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Civic Type R quebra recorde em Suzuka – e bate tempo da Ferrari F40
Depois de ser atualizado para a linha 2020 e receber pequenas melhorias na versão Limited Edition, o Honda Civic Type R começou mais uma de suas tradicionais turnês de recordes pelos principais circuitos do planeta. Desta vez, o Type R começou em casa, completando o circuito de Suzuka em apenas 2:23,993, superando o recordista anterior, o Renault Megane RS Trophy-R em pouco menos de meio segundo.
A marca também é melhor que a da Ferrari F40, que marcou 2:25,26 no programa Fastest Laps nas mãos de ninguém menos que Keiichi Tsuchiya. Para quebrar o recorde, o Type R Limited Edition precisou perder 20 kg em relação ao Type R convencional. Destes, 12 kg se foram eliminando o isolamento termoacústico e 8 kg foram reduzidos da massa não-suspensa com as rodas forjadas BBS.
Além da dieta, o Civic Type R Limited Edition também ganhou suspensão adaptativa e uma nova calibragem para a direção. O motor foi mantido o mesmo 2.0 turbo de 310 cv e 40,7 kgfm, combinado ao câmbio manual de seis marchas e diferencial de deslizamento limitado. (Leo Contesini)
Dodge apresenta Charger Redeye
Em seu processo de hellcatização do mundo a Dodge decidiu que um sedã de 717 cv não era suficiente para alguns pais de família. Então nasceu o Charger Redeye, que mantém o motor V8 Hellcat, mas com um sutil aumento de potência que o levou aos 807 cv. Sim: oitocentos e sete cavalos-vapor em um sedã de cinco lugares com isofix para cadeirinhas no banco traseiro.
É claro que este agora é o sedã mais potente do planeta, o que também o torna capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3,5 segundos e de chegar aos 326 km/h. Caso você esteja se perguntando, este é o recorde de velocidade para um sedã de quatro portas atualmente. Ironicamente um sedã americano, e não alemão ou italiano como em outros tempos.
A força é domada pelo câmbio de oito marchas automático, com um novo conversor de torque e cardã reforçado com 41 estrias. A suspensão e os freios continuam os mesmos do Hellcat, com amortecedores adaptativos, modos de condução, line lock (line lock em um carro de família… isso é que eu chamo de educação automobilística) e freios de 398 mm da Brembo na dianteira. (Leo Contesini)