teorias da conspiraçao sao acima de tudo democraticas os cientistas que propuseram estuda las descobriram que elas fascinam pessoas de todas as etnias idades ideologias religioes classes sociais escolaridade ou qualquer outro elemento demografico que voce colocar na conta a ciencia explica nosso cerebro tende naturalmente a procurar padroes que se encaixem e façam sentido quando algo nos parece fora do padrao começamos a formular teorias para buscar uma explicaçao para historias que vao de encontro com o que tomamos como normal e um mecanismo natural da mente humana que ajudou o desenvolvimento da nossa percepçao e tambem nossa evoluçao a desconfiança de que havia algo errado fez com que nossos ancestrais se prevenissem de ataques e sobrevivessem os mesmos cientistas que descobriram a ausencia de barreiras demograficas na crença em teorias da conspiraçao tambem perceberam quatro elementos comuns a maioria delas sempre ha um grupo de interesse; esse grupo sempre age secretamente; a açao visa alterar/derrubar instituiçoes conquistar poder esconder a verdade ou tirar proveito de alguma situaçao; e o preço a pagar e o bem comum uma das teorias conspiratorias mais famosas no imaginario automobilistico brasileiro e o carro movido a agua desenvolvido no rio grande do sul nos anos 1970 durante o regime militar a historia conta que o engenheiro frances jean chambrin chegou ao brasil com a tecnologia necessaria para que os carros pudessem ser abastecidos com agua reduzindo a dependencia do petroleo como matriz energetica seu trabalho acabou apresentado ao primeiro escalao do governo federal e depois ao governo do rio grande do sul que lhe arranjou um laboratorio na brigada militar de porto alegre/rs para desenvolver o projeto classificado pelo governo como um assunto confidencial o laboratorio e os trabalhos de chambrin eram realizados de forma discreta sem alarde os militares acreditavam realmente que poderiam desenvolver algo revolucionario ali mas depois de apenas quatro anos o governo federal ordenou o encerramento do projeto e a lacraçao do laboratorio — que so voltou a ser reaberto em 2012 depois de diversos saques e um desabamento do telhado a historia tem todos os elementos de uma teoria conspiratoria — existe um grupo agindo em segredo militares para alterar instituiçoes a matriz energetica de combustiveis a custa do bem comum o cancelamento do projeto a dependencia do petroleo — e por isso ganhou popularidade ao longo destes 40 anos afinal jean chambrin desenvolveu mesmo um carro movido a agua por que os militares encerraram o projeto e mandaram lacrar o laboratorio o que aconteceu com a tecnologia desenvolvida pelo engenheiro frances ele era realmente engenheiro para responder estas perguntas precisamos pegar o delorean do dr emmett lathrop brown e voltar ate a frança de 1957 foi ha exatos 60 anos que o jean pierre marie chambrin começou a estudar uma alternativa viavel ao petroleo como matriz energetica para os carros ele e metade dos engenheiros da frança naquele ano a terra dos gauleses havia acabado de sair de um conflito militar no canal de suez iniciado por uma tentativa do egito de tomar para si o canal e assim controlar o escoamento de petroleo do oriente medio para a europa foi a famosa crise de suez que afetou o preço do petroleo em uma europa em processo de motorizaçao essa crise resultou em uma corrida pela busca de alternativas ao petroleo exatamente como no brasil dos anos 1970 jean chambrin entao com 32 anos imaginou um reator que pudesse quebrar a molecula de agua para obter hidrogenio e usa lo para a combustao como alternativa a gasolina em sua oficina credenciada citroen em rouen na normandia ele instalou seu laboratorio de desenvolvimento do reator de hidrogenio para motores em parceria com seu cliente o engenheiro eletricista jack jojon o primeiro reator de chambrin levou 17 anos para ser desenvolvido e foi apresentado ao publico em uma materia publicada na ediçao de julho de 1974 da revista l automobile intitulada incrivel eu vi funcionar o primeiro motor movido a agua em 2017 chamariamos isso de clickbait mas naquele distante 1974 a materia nao foi vista como sensacionalismo afinal o mundo acabara de passar pela primeira crise do petroleo e mais uma vez engenheiros se dedicaram a busca do santo graal da combustao chambrin novamente era um deles ao jornalista jean paul thevenet chambrin e jojon explicaram como funcionava aquele milagroso motor movido a agua a base era a quebra da molecula de agua por eletrolise como fonte de hidrogenio combustivel para isso o reator de chambrin usava os gases de escape para aquecer uma mistura de agua e alcool a 800º c o aquecimento da mistura era uma forma de aumentar a eficiencia da eletrolise e a mistura com o alcool servia para reduzir o calor especifico de forma que a transferencia de calor fosse mais rapida esse processo de aquecimento era ainda otimizado pelo uso de uma caldeira multi tubos que como seu nome sugere usa varios tubos de pequeno diametro para otimizar a transferencia de calor para a agua alcool contida neles a divisao do volume total em pequenos tubos faz com que a transferencia ocorra mais rapidamente a mistura aquecida entao encontrava uma carga eletrica para realizar a eletrolise quebrando as moleculas de agua e gerando o hidrogenio que alimentaria o motor e geraria gases de escape [gallery columns= 2 link= file size= large type= grid ids= 167331 167332 ] veja a seguir a traduçao do trecho da entrevista a l automobile no qual jojon explica o principio do reator p mas como funciona este motor em comparaçao a um motor convencional r jack jojon amassa seu cigarro e muito facil existem duas partes neste motor uma e mecanica a outra e eletronica a parte mecanica e uma camara de quebra da agua do tipo caldeira multi tubos a parte eletronica e a segunda e aquela na qual enviamos uma tensao muito alta varios quilovolts a alguns pico amperes n r pico e o prefixo que designa a trilionesima parte e em alta frequencia o principio e o seguinte voce sabe que a agua quebra e se transforma em oxigenio e hidrogenio a entre 2 000º e 2 300º por isso e preciso reduzir esta temperatura usando principios fisicos que e o caso da escolha que fizemos ou quimicos que e o caso do sistema que sera empregado nos futuros reatores de temperatura altissima ou com a ajuda de quatro ou cinco reaçoes a 730º ou a 1 050º o que quebrara a agua recuperando o hidrogenio e o oxigenio chambrin e eu fizemos o contrario basicamente seguimos o seguinte raciocinio podemos facilmente atingir cerca de 700º ou 800º a partir desse momento devemos encontrar uma soluçao simples e pouco custosa que nos permita manter esta temperatura e depois quebrar a agua como se ve procedemos por etapas imediatamente pensamos no alcool simplesmente porque e muito miscivel com a agua e porque ja temos problemas suficientes sem pensar em um mecanismo ou soluçoes mais complexas entao temos um produto — uma mistura se preferir — que entra no tubo de admissao a 750º e encontra uma barreira de potenciais momento a partir do qual ocorre a separaçao que faz funcionar o motor quando falo de barreira de potenciais quero dizer que estao presentes tres elementos precisos primeiro uma frequencia de qualquer tipo segundo uma alta frequencia que visa quebrar a molecula terceiro uma frequencia relativamente baixa cujo objetivo e delimitar a area e o volume e sabido que certos metais como o niquel ou ligas como o inox sao catalisadores que permitem obter a quebra a uma temperatura mais baixa se nao uma melhor eletrolise especialmente se usarmos uma onda quadrada a uma certa frequencia ou os melhores harmonicos desta frequencia embora nao tenham explicado exatamente de onde vem os quilovolts usados na quebra da molecula chambrin e jojon fizeram o citroen ds que carregava o motor experimental rodar 100 km diante do jornalista incredulo segundo a dupla de cientistas o motor reduzia o consumo de combustivel pela metade uma vez que funcionava com uma mistura de partes iguais de agua e alcool e ele ainda nem estava concluido chambrin disse a revista que o projeto estava em 70% de seu desenvolvimento e que tres meses seriam suficientes para torna lo viavel [gallery columns= 2 link= file size= large type= grid ids= 167333 167335 ] nessa entrevista a dupla ja mencionava um dos principais elementos de uma teoria conspiratoria a possibilidade de derrubar uma instituiçao nesse caso a grande industria do petroleo uma vez que seu motor poderia rodar futuramente ate mesmo com agua nao potavel p alem dos fabricantes de automoveis voce conhece outros opositores r sim e claro e muito normal ideologias a parte achar que o petroleo e essencial para a produçao de energia no mundo e uma piada atençao nao estou dizendo que outra fonte de energia seja capaz de gerar em seu lugar lucros monumentais de forma tao simples e rapida nao existe e este e o drama e o privilegio do petroleo nao queremos virar o mundo de cabeça para baixo nao e nosso negocio por ter alguma experiencia sabemos que em medio prazo um carro pode funcionar com 5% de gasolina e 95% de alcool se isso pode destruir todo um sistema economico repito nao e nosso interesse p tem certeza o resultado de sua invençao destroi como voce disse um mito um sistema em termos morais e algo aceitavel mas economicamente nao pode incorrer em grandes riscos r isto nao e novo toda invençao destroi alguma coisa sabemos perfeitamente que o proprio cientista precisa evitar que sua descoberta destrua a civilizaçao mas a civilizaçao do petroleo e uma civilizaçao falsa ha 50 anos ela e uma civilizaçao facil porque e imediatamente lucrativa ela instalou a preguiça e involuntariamente retraiu a noçao de pesquisas que se agarravam a descoberta de outras fontes de energia e quando falo de outras fontes nao falo apenas da agua hoje o desejo de todos em garantir a independencia nacional coloca tudo em questao temos que saber para onde ir este e o problema tres meses se passaram chambrin foi entrevistado em outubro daquele mesmo ano por jean loup nory do l auto journal na ocasiao ele ja havia avançado e restavam apenas tres semanas de desenvolvimento em 1975 seu reator de hidrogenio foi instalado em dois renault 16 em clientes que apostaram no invento depois de alardear aos quatro ventos que estava prestes a criar uma alternativa ao petroleo chambrin foi convidado a realizar um teste pela uniao tecnica das industrias de automoveis motos e bicicletas utac na sigla em frances uma associaçao analoga a sae americana ou um inmetro da industria de veiculos chambrin concordou em encarar o teste e a bancada de engenheiros e cientistas da utac o resultado o artigo de nory na ediçao de 1º de julho de 1975 do l auto journal explica em detalhes o que aconteceu jean chambrin continua a fazer barulho ele ousa mas poderia ele se livrar de seu motor movido a agua que anuncia publicamente ha nove meses a publicidade que fez e continua a fazer recai sobre seus ombros e um processo irreversivel contra o qual nao podemos fazer nada na epoca isto e em outubro de 1974 ele conseguiu atrair algumas pessoas que pagaram uns poucos milhares de francos ele ate conseguiu instalar sua invençao em dois renault 16 quando o encontrei em outubro de 1974 ele me disse categoricamente que bastariam tres semanas de trabalho para deixar seu carro pronto estamos em junho de 1975 devemos acreditar que em sua oficina em rouen as semanas nao tem a mesma duraçao que a nossa a menos e claro que embriagado pelos vapores de alcool ele tenha adormecido sobre seu motor a agua e sobre os problemas mais que espinhosos da quebra da agua apenas tres semanas ha alguns dias ele disse em uma entrevista que nao tem os meios nem tempo para trabalhar com dedicaçao como de tres semanas passamos a nove meses e preciso admitir que seu trabalho tem avançado de forma singular desde entao depois de varias recusas jean chambrin finalmente aceitou os testes propostos a ele pela utac sigla para o frances de uniao tecnica das industrias de automoveis motos e bicicletas em montlhery testes de seu famoso renault 16 movido por sua dieta maravilhosa maravilhosa e preciso dizer um verdadeiro milagre primeiro a velocidade maxima ele nao passou de 94 6 km/h ante os 148 do carro produzido em serie por este angulo a potencia original de 65 cv e estrangulada abruptamente em seu motor a agua caindo para 35 cv quanto aos testes de consumo real a metamorfose tambem foi profunda no dinamometro de chassi com uma mistura de 15% de agua e 85% de alcool o renault 16 consumiu 34 litros desta mistura impura em 100 km sendo claro isso significa que o carro equipado consumiu 28 9 litros de alcool por 100 km 2 90 francos por litro enquanto um carro normal se contenta sob as mesmas condiçoes com 10 5 litros de gasolina 1 83 franco por litro uma segunda serie de testes com 60% de alcool e 40% de agua demonstrou que ele consumiu 45 litros da mistura ou seja 28 litros de alcool puro por 100 km nao duvide que diante destes resultados jean chambrin contestou os numeros os metodos usados e ate a competencia da utac que lembre se realiza este tipo de teste ha decadas mas estes resultados ainda merecem alguma atençao primeiro para felicitar jean chambrin de a ele parabens por divertir o mundo com tanta obstinaçao por ter atraido e incomodado jornalistas de todo o mundo para ouvir suas teorias absurdas sobre a quebra da agua parabens tambem por ter sido capaz de passar tanto tempo falando sobre fenomenos que mal conhecia isso continuara um recorde sejamos serios pode um modesto mecanico reivindicar o vasto conhecimento e experiencia de todos aqueles pesquisadores que estao trabalhando na quebra da agua ha anos por outro lado ele conseguiu em um almoço que presidiu em outubro passado se impor diante de especialistas eminentes e fe los crer que guardava os segredos de uma invençao real e e por isso que devemos parar um instante sobre este assunto havia engenheiros pesquisadores especialistas de todos os tipos eles ouviram e assistiram a demonstraçao e apesar das flagrantes inconsistencias que me importei em registrar para a posteridade eles acreditaram que havia uma possibilidade eles nao afirmaram mas disseram coisas como porque nao vamos ver somente nosso colega do l equipe jean bemardet contestou o engano o que fara jean chambrin agora que a utac mostrou que era apenas um motor a alcool lançado ao terreno escorregadio do ridiculo a ele resta uma saida brilhante dizer ao mundo que os franceses nao entenderam que somos burros e que para nos punir vendera seu motor milagroso a uma potencia estrangeira que ofertas colossais chegaram a ele e que por apenas pelo espirito civico que continuou o desenvolvimento na frança e que como os franceses lhe demonstraram ingratidao ele ira para outro lugar entao boa viagem monsieur chambrin jean loup nory ironicamente foi exatamente o que monsieur chambrin fez pegou seu projeto e partiu para outro lugar contratado por um empresario de maceio a chegada ao brasil a historia de jean chambrin no brasil começou em maio de 1976 quando aos 51 anos ele foi contratado por jarbas oiticica da estaçao experimental de cana de açucar de maceio ele chegou como um renomado engenheiro frances com algo conceito no meio cientifico mas nao se encontra nenhuma publicaçao cientifica atribuida a sua autoria chambrin encontrou no brasil o ambiente perfeito para continuar o desenvolvimento de seu invento um pais que estava investindo em alcool combustivel com uma concentraçao de agua inigualavel um governo nacionalista louco por uma alternativa ao petroleo e com uma certa queda por estrangeiros com uma boa historia e essa boa historia era o segredo para fazer o carro movido a agua como contou jose luis costa em um artigo publicado em 2011 no jornal gaucho zero hora chambrin instalou seu reator em um corcel e foi testado com sucesso no parque de motomecanizaçao do exercito em recife/pe de la ele foi ate brasilia onde chamou a atençao do general ernesto geisel justamente quando o governo federal estava desenvolvendo o pro alcool em abril de 1977 ele ganhou um contrato da empresa brasileira de transportes urbanos ebtu uma estatal criada em 1975 para coordenar e efetivar o transporte urbano em todo o pais que lhe pagou um salario de aproximadamente r$ 15 000 em valores atualizados — quase r$ 500 por dia — para que instalasse o reator nas frotas de onibus das principais metropoles brasileiras chambrin estava com a vida ganha se nao fosse um traço de sua personalidade ele se recusava com veemencia a revelar os principios de funcionamento do reator quando os tecnicos da ebtu foram avaliar o funcionamento do reator em um caminhao prototipo eles questionaram os principios de funcionamento sem entender como o reator funcionava os tecnicos nao concluiram a avaliaçao e o contrato foi rompido nos dois anos em que passou desenvolvendo o reator em maceio e o prototipo da ebtu chambrin conheceu uma jovem viuva do rio grande do sul no hotel onde morava na capital alagoana sem ter mais o que fazer por ali chambrin mudou para o sul em outubro de 1978 foi o inicio do projeto chambrin como conhecemos no ano seguinte o governo do rio grande do sul soube do projeto de chambrin e vislumbrando a possibilidade de obter vantagens com o invento decidiu firmar uma parceria com o engenheiro a proposta foi levada ao governo federal e aprovada pelo general joao baptista de oliveira figueiredo o governo gaucho entao solicitou que o comando da brigada militar que e o nome da policia militar do rio grande do sul encontrasse um local para servir de laboratorio a chambrin esse local era o quartel central do corpo de bombeiros em porto alegre foi ali que em julho de 1980 chambrin adaptou seu reator em um caminhao mercedes benz 1113 1969 e em um ford corcel 1974 os dois veiculos foram testados em viagens entre porto alegre e osorio e caxias do sul segundo a materia trinta anos de um segredo de estado publicada em 2011 no jornal zero hora o corcel rodou 9 4 km com um litro de alcool 50%/agua 50% e o caminhao fez 4 5 km com um litro da mesma mistura na mesma proporçao o projeto acabou classificado como uma questao de segurança nacional visto que pretendia revolucionar a matriz energetica e poderia trazer beneficios ao brasil so que ao transforma lo em um experimento de interesse nacional alem do apoio governamental praticamente irrestrito chambrin tambem seria fiscalizado pelo governo o governo federal designou um grupo tecnico que tinha em seu quadro o coronel licio de freitas pereiras do sni especialista em questoes energeticas; e o engenheiro edmar fleury pereira filho do conselho nacional de desenvolvimento cientifico e tecnologico cnpq responsavel pela supervisao do projeto do caça amx usado ate hoje pela força aerea brasileira e pela aeronautica militare italiana com o sucesso dos testes do corcel e do mercedes 1113 o governo do rio grande do sul investiu mais de r$ 500 000 para patentear o invento de chambrin e ainda seria preciso aproximadamente outros r$ 800 000 para efetuar os registros de patente no exterior mas antes que todo esse dinheiro publico fosse investido em uma invençao cujo principio seu inventor se recusava a revelar o engenheiro fleury decidiu fazer uma nova serie de testes com o reator de chambrin e encontrou falhas no projeto o que colocou sua credibilidade em jogo desmoralizado o frances fez mais uma vez o que o jornalista jean loup nory sugeriu em seu artigo de outubro de 1975 disse que fleury nao entendera nada porque era bitolado insinuou que havia uma sabotagem e começou a negociar sua invençao com investidores privados diante do risco de a pesquisa bancada pelo governo acabar caindo nas maos de outros paises o que poderia causar prejuizos incalculaveis ao pais — ainda que seu funcionamento nao tivesse sido comprovado pelos tecnicos do cnpq — o governo do rio grande do sul ordenou que a oficina fosse lacrada e proibiu a entrada de chambrin no local no final de 1982 o cnpq por meio do engenheiro fleury propos a que os motores fossem levados para analise em sao paulo com a condiçao de que chambrin nao interferisse nos testes o frances enviou a fleury uma carta dizendo que os testes poderiam nao ser eficazes porque ja estava havia tres meses proibido de entrar em sua oficina o que impediu ajustes necessarios nos motores o cnpq nunca respondeu https //www youtube com/watch v=dllaefh0z7w chambrin ainda tentou continuar seu projeto voltando a maceio para instalar seu reator nos onibus locais porem a frota composta por modelos e marcas diversos inviabilizavam o projeto em 1985 ele voltou a porto alegre onde sua oficina continuava lacrada e guardada por policiais armados 24 horas por dia e iniciou uma açao judicial para recuperar seus equipamentos ele nunca conseguiu a justiça ate foi rapida para o padrao brasileiro vs governo mas quando o galpao foi aberto em 1988 os carros estavam desmontados e nenhum reator estava onde chambrin havia deixado em 4 de novembro de 1989 chambrin sofreu um ataque cardiaco e morreu em sua casa aos 64 anos sem revelar os principios do reator que leva seu nome a oficina so voltou a ser aberta em 2013 quando o governo do estado liberou o predio por requisiçao da brigada militar [caption id= attachment_167415 align= aligncenter width= 999 ] foto fernando gomes/agencia rbs[/caption] [caption id= attachment_167416 align= aligncenter width= 999 ] foto fernando gomes/agencia rbs[/caption] ate hoje o projeto chambrin carrega a aura de teoria conspiratoria — e provavelmente continuara assim ate o dia em que for esquecido a explicaçao na qual queremos acreditar e que ele tinha conseguido fazer o carro rodar com agua de forma eficaz mas forças ocultas agiram para desmoraliza lo e impedir o mundo de usar agua de torneira de poço ou ate do esgoto para abastecer nossos carros motos e caminhoes em nome do dominio da industria petrolifera mas se voce considerar os fatos sem procurar um padrao que de a esta historia algum sentido vera que o reator nao foi a unica coisa que chambrin repetiu no brasil la como ca ele ganhou fama alardeando um invento revolucionario depois flertou com a possibilidade haver inimigos devido ao hipotetico potencial de mudança no status quo geopolitico entao atribuiu o fracasso dos testes aos metodos e a suposta falta de visao dos engenheiros e quando se viu sem saida desistiu das parcerias alegando sabotagem e considerando apenas os fatos deixando de lado a hipotese de forças ocultas fica evidente que o projeto foi cancelado simplesmente porque chambrin estava torrando dinheiro publico sem apresentar soluçoes concretas e viaveis e ainda se recusava a abrir o jogo sobre o funcionamento do reator o governo percebeu o que estava acontecendo e decidiu que aquilo nao iria mais acontecer jean chambrin tambem nao foi um pioneiro as primeiras pesquisas para uso do hidrogenio como combustivel datam do inicio do seculo 19 e desde entao cientistas de todo o mundo estao procurando uma forma de viabilizar o uso deste gas tao abundante no planeta atualmente a industria automobilistica — sejam os fabricantes de carros ou seus fornecedores registra mais de 5 000 patentes todos os anos em 2013 somente a toyota registrou 1 100 registros de patentes de powertrain — uma media de tres patentes por dia — e todas elas visavam reduzir a dependencia do petroleo e seus efeitos colaterais ou aumentar o desempenho reduzindo o consumo de energia assim sutilmente voltamos as palavras que jean loup nory sabiamente registrou para a posteridade ha 42 anos pode um modesto mecanico reivindicar o vasto conhecimento e experiencia de todos aqueles pesquisadores que estao trabalhando na quebra da agua ha anos
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