tenho uma lembrança mais do que especial com o toyota supra com pintura da castrol ele era o carro que estava estampado no meu cd pirata claro de gran turismo era meu primeiro contato antes mesmo de jogar com um dos automoveis mais iconicos do game e ele nao estava la por acaso afinal tambem era um dos carros mais emblematicos do automobilismo japones ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] como varios outros carros presentes nos primeiros gran turismo o castrol tom s supra gt era um carro do mundo real ele competiu pela no jgtc japanese grand touring car championship atual super gt na decada de 1990 sob os cuidados da equipe tom s e com o suporte propria depois de conquistar o titulo de 1997 a tom s continuou competindo com patrocinio da castrol ate a temporada de 2001 depois que o contrato acabou a tom s seguiu ate meados da decada de 2000 usando o supra no jgtc mas a pintura branca vermelha e verde do lendario a80 foi a que ficou gravada na memoria dos fas a tom s atuou quase como equipe de fabrica da toyota na decada de 1990 ajudando a desenvolver e fabricar os prototipos ts010 e 92c v no grupo c de prototipos esporte no final daquela decada a tom s usou o supra com as cores da castrol para competir contra rivais do calibre do nissan skyline gt r e do porsche 911 gt1 dois carros foram feitos e um deles foi encontrado recentemente e recuperado pela propria equipe apos mais de duas decadas trancado em um galpao agora a tom s planeja restaura lo e correr com ele mais uma vez quando a situaçao geral do planeta normalizar na verdade foi justamente por causa da pandemia que o carro foi encontrado ou quase isso de acordo com o site japanese nostalgic car as preparadoras e equipes japonesas começaram a compartilhar fotos antigas e relatos de corridas do passado em suas paginas no facebook afinal muita gente esta passando por surtos de nostalgia nesta quarentena experiencia propria alias e isto gerou bastante envolvimento da comunidade de fas em uma destas publicaçoes um fa deu a letra de que um supra da tom s havia sido avistado em um galpao na cidade de chugoku no oeste da ilha de honshu a principal do japao algumas fotos foram enviadas a tom s que no final do mes passado conseguiu encontrar o carro e compra lo da pessoa que estava com ele https //www youtube com/watch v=dj5em38mp7a&feature=emb_title a propria tom s ainda nao sabe exatamente como o carro foi parar la sera preciso investigar mais a fundo segundo a preparadora eles acreditam que alguem conseguiu comprar o carro das pessoas que trabalhavam na tom s na epoca e que ele foi escondido no galpao mas ainda e cedo para tomar esta versao como verdadeira e qualquer hipotese ainda deve ser levada como especulaçao de qualquer forma a tom s tem preocupaçoes maiores o que eles querem fazer e restaurar o carro e dar a ele a oportunidade de acelerar de novo a tom s racing esclarece que o carro nao e o mesmo que venceu os titulos dos pilotos e construtores na categoria gt500 em 1997 conduzido por michael krumm e pedro de la rosa com o numero 36 aquele carro tambem esta longe dos holofotes no momento ha fotos e videos feitos ha mais de dez anos que mostram o carro em um evento da toyota chamado dream drive realizado em 2009 mas aquela foi sua ultima apariçao em publico de que se tem noticia e mesmo assim existe a possibilidade de ser uma replica bem feita https //www youtube com/watch v=skc9mi14wii este carro tambem competiu na mesma epoca e tambem usou o numero 36 em algumas ocasioes o que so ajuda a tornar a historia toda mais confusa o piloto japones masanori sekiya dividiu o volante do carro com os colegas toshio suzuki takuya kurosawa e norbert fontana durante as temporadas de 1997 e 1998 embora nao tenha conquistado titulos com ele sekiya levou o supra ate o vice campeonato de 1998 tanto a pintura da castrol quanto a mecanica eram identicos nos dois carros e nenhum deles tinha um 2jz debaixo do capo mas sim um motor 3s gte da toyota com cabeçote preparado pela yamaha era o mesmo motor do toyota celica que competiu no wrc com turbo garrett e 480 cv o carro em questao porem teve a mecanica removida antes de ser guardado no galpao e ao longo dos anos ele tambem nao foi muito bem cuidado https //www youtube com/watch v= 22ly6rsrpm [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 263211 263210 ] embora pareça estruturalmente integro e a carroceria esteja em boas condiçoes assim como a pintura este supra e um carro de competiçao que esta parado ha pelo menos duas decadas e certamente precisara de um makeover completo para retornar a seu estado original https //youtu be/rik1ub1426s para 2020 a tom s planejava competir com o novo toyota supra a90 na super gt com as provas canceladas porem a equipe tem tempo livre para trabalhar no supra da castrol o problema sao os custos e por isto foi aberta uma campanha no site japones de financiamento coletivo makuake a campanha tem tres niveis com ¥10 milhoes o equivalente a por volta de r$ 500 000 o supra sera restaurado por dentro e por fora e ele podera ser levado para eventos com ¥30 milhoes cerca de r$ 1 5 milhao o carro recebera um conjunto mecanico mais simples para ser conduzido normalmente por fim com ¥50 milhoes por volta de r$ 2 5 milhoes o carro recebera mecanica de competiçao e podera ir para a pista como e de costume nestas campanhas a tom s oferece alguns premios pelas contribuiçoes variando de acordo com a quantia e se tratando da reforma de um lendario carro de competiçao japones estas recompensas podem ficar bem interessantes quem contribuir com ¥100 000 cerca de r$ 5 000 por exemplo ganhara um convite para o evento de revelaçao do carro pronto quem doar ¥500 000 cerca de r$ 25 000 ganhara um adesivo de fibra de carbono e um passe de temporada para a super gt em 2021 quem contribuir com ¥1 milhao aproximadamente r$ 50 000 ganhara o passe de temporada e acesso a area vip da tom s e as doaçoes maiores de ¥3 milhoes ¥5 milhoes e ¥10 milhoes darao direito a todas as recompensas anteriores mais o direito de ter seu nome gravado em algum lugar do carro a asa traseira o capo as rodas ou a ecu e os doadores ainda poderao ir ao japao ficar com o carro por um dia inteiro e ainda conduzi lo na pista a tom s aceita doaçoes do mundo todo mas adverte que os residentes em outros paises terao de se locomover ate o japao por sua conta o que convenhamos e um preço pequeno a se pagar para poder dirigir um icone da decada de 1990 das pistas de corrida e dos games
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