Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Um dos primeiros Escort XR3 brasileiros foi encontrado abandonado quase zero km
Um dos primeiros Escort XR3 fabricados no Brasil foi encontrado recentemente abandonado por 30 anos em uma garagem de São Paulo/SP. O autor da descoberta é o “arqueólogo” automotivo Reginaldo de Campinas.
Reginaldo conta em seu Facebook que o carro foi comprado em dezembro de 1984 e está parado desde janeiro de 1985. Sim, o proprietário rodou apenas um mês com o esportivo. O motivo é trágico: pouco depois de comprar o XR3, o proprietário morreu afogado durante suas férias no Pantanal Mato-Grossense. O carro ficou em posse do irmão, que não permitiu que ele fosse vendido.
Passados 30 anos da morte do proprietário, o irmão também morreu, e com isso o carro foi vendido para Reginaldo com apenas 955 km rodados e com os plásticos envolvendo o banco. Veja a galeria completa com o carro limpo no site do Reginaldo.
Lewis Hamilton é tricampeão mundial de Fórmula 1
Depois de uma classificação encurtada, uma largada adiada pela chuva torrencial e uma corrida absolutamente imprevisível, Lewis Hamilton venceu o GP dos EUA de Fórmula 1 no Circuito das Américas e conquistou seu terceiro título mundial com três etapas de antecedência.
O GP começou com Nico Rosberg na pole e Hamilton logo atrás. Na curva 1 Hamilton deu um chega-pra-lá em Nico e assumiu a ponta. Logo em seguida veio o safety car virtual para a remoção dos pedaços de carro deixados pela colisão entre os pilotos da Sauber, Felipe Nasr e Marcus Ericsson. após a relargada, Hamilton e Rosberg continuaram a batalha pela vitória — algo que daria a Rosberg chances matemáticas de se tornar campeão.
Sebastian Vettel, que largou em 15º, chegou a encostar na dupla da Mercedes nas voltas finais. Com uma série de paradas nos pits, ele chegou à quinta posição e, mais tarde, ultrapassou a dupla da Red Bull que ocupava o terceiro e o quarto lugar. O ritmo do tetracampeão, contudo, não foi suficiente e ele terminou a prova a quase quatro segundos de Hamilton e a meio segundo de Rosberg. Com o título, Hamilton iguala os feitos de Senna, Piquet, Lauda e Stewart, ficando atrás somente de Schumacher, Fangio, Prost e Vettel em número de títulos.
Qual o melhor Lamborghini de todos os tempos?
A Lamborghini não teve muitos modelos de série ao longo dos seus pouco mais de 50 anos de carreira — foram menos de 20, se você não considerar cada versão especial ou variação de combinação de câmbio, tração e motor — o que certamente facilitaria a resposta para esta pergunta. Contudo, as opiniões certamente são diversas dependendo de quem responde — os mais jovens certamente mencionarão o Gallardo ou o Aventador, enquanto os mais idosos certamente optarão pelo Miura ou talvez até os primeiros GT da marca.
Para responder a pergunta de forma mais precisa, não há pessoa mais qualificada neste planeta do que Valentino Balboni, um mecânico da linha de produção que foi escolhido a dedo pelo próprio Ferruccio Lamborghini para ser o piloto de testes da marca. Assim, ele passou mais de 40 anos ao volante de cada touro mecânico saído das linhas de produção de Sant’Agata Bolognese — na verdade ele dirigiu cerca de 80% da produção, o que não deixa de ser impressionante.
Em uma entrevista recente para a revista Road & Track, Balboni disse achar o Miura o melhor Lamborghini de todos os tempos, por suas qualidades mecânicas e desempenho, obviamente, e também completou dizendo que “não acha que em 50 anos carros como o Aventador serão tratados como o Miura é hoje”, e também que não há motivos para que um Miura não dure mais 100 anos se mantido corretamente. Se você está com seu inglês em dia, leia a entrevista completa aqui.
Nova Toyota Hilux já tem data de lançamento no Brasil
A Toyota já está literalmente fazendo a contagem regressiva para o lançamento da nova geração da Hilux no Brasil. Ela lançou nesta semana um hotsite com um cronômetro contando o tempo restante para a estreia daquela que é descrita como “a melhor Hilux de todos os tempos”.
De acordo com o site, a picape começará a chegar às lojas na segunda metade de novembro, duas semanas depois de sua apresentação à imprensa. Ela chega inicialmente nas versões SR, SR-V e SR-X — todas com motor diesel, tração 4×4 e câmbio automático. Os preços partem de R$ 166.000, R$ 181.000 e R$ 192.400 respectivamente, segundo o pessoal do site Vrum. Os modelos flex devem ficar somente para o início de 2016. Para acessar o site e receber mais informações da picape, basta clicar aqui.
Agora você pode financiar um Porsche no Brasil
Quer dizer, “pode” se seu crédito for aprovado, claro. Talvez você nunca tenha pensado a respeito, mas carros de altíssimo padrão como os Porsche no Brasil não são financiados como carros comuns. Esse tipo de carro geralmente é comprado à vista, com algum outro carro igualmente caro dado como parte do pagamento ou então com um parcelamento curto.
Mas agora a Eurobike, que é proprietária de revendas da Porsche em Ribeirão Preto e Brasília, anunciou um plano especial de financiamento no qual é possível adquirir qualquer modelo da marca com entradas variando entre 30% e 49% do valor total e saldo restante em 12, 18 ou 24 vezes, com parcela final de 50% e garantia de recompra depois da quitação.
Uma palestra gratuita sobre design de transportes
Nesta próxima quarta-feira, 28 de outubro, vai acontecer no IED (Instituto Europeo Di Design) uma palestra sobre Transportation Design com o palestrante Riccardo Balbo, diretor do IED em Turin, Itália. Para quem é engenheiro ou pretende trabalhar na área de design, ou ainda é um entusiasta curioso para aprender sempre mais a palestra é uma boa pedida.
Na palestra Balbo abordará novidades tecnológicas e a importância da produção criativa favorável à inovação para o setor automotivo. Autoridade em Transportation Design, ele participou e comandou diversas pesquisas científicas nas áreas da tecnologia, automobilismo e urbanismo. Em sua visão, o desenvolvimento de projetos autênticos – frutos não da fantasia, mas de processos sociais e culturais – também decorrem da evolução tecnológica. Para participar, basta se inscrever pelo link.