nao obstante o monte de jeep no titulo a historia de hoje e uma historia da alfa romeo em essencia principalmente a segunda parte que aprendi na minha recente viagem a argentina mas que mostra realmente todo o espirito alegre e despreocupado mas profundamente tecnico e eficiente da famosa marca italiana alfa romeo 1900 1950 sim e uma historia que so podia vir da alfa romeo e toda sua cultura e revolve tambem do exato momento e automovel que mudou decisivamente sua historia e cultura no pos guerra o alfa romeo 1900 de 1950 muito esquecido esse carro de qualquer forma deve ser o mais importante da historia da empresa pois foi com ele que ela deixou suas origens de fabricante de supercarros esportivos e de pista de ser a ferrari do pre guerra para ser fabricante de sedas de alta produçao em serie o 1900 era um monobloco de aço estampado como todo carro moderno ate hoje com um motor dohc na dianteira traçao traseira e suspensoes independente na frente e eixo rigido atras a alfa entao faria dali em diante so coisas assim basicamente sedas ainda sofisticados e de preço um pouco acima dos mais mundanos como a fiat mas sedas de alta produçao de qualquer forma este carro transformou totalmente a alfa romeo fnm jk e um carro que esta proximo de nos tambem aqui na america do sul seu sucessor o alfa romeo 2000 de 1958 usava a mesma mecanica mas uma carroceria toda nova este carro viria ao brasil produzido sob licença na fnm com o nome de jk a partir de 1960 depois viraria o fnm 2150 em 1969 e finalmente o alfa romeo 2300 em 1974 com respectivos aumentos de cilindrada e atualizaçao de mecanica e/ou carroceria https //flatout com br/alfa romeo 2300 unico nao italiano/ seu motor um quatro em linha dohc com cabeçote de aluminio mas bloco de ferro fundido e o mesmo do 1900 apenas atualizado e com cilindrada aumentada e o antecessor direto do famoso motor twin cam todo de aluminio que estreou na giulietta em 1954 mas e diferente dele a mais obvia e visivel diferença o angulo maior entre as valvulas/comandos o 1900 portanto e o pai dos nossos alfa romeo brasileiros tambem mas o mais estranho e que acabou sua historia na argentina fabricado pela mesma empresa que fabricava entao os jeep e usando seus motores de jeep como isso aconteceu ja conto; mas antes uma tangente necessaria falando do inverso como o 1900 virou tambem um jeep o jeep da alfa romeo esta e uma historia de novo que so podia vir da italia pois nos anos 1950 a alfa romeo era estatal; entao quando o exercito italiano resolveu e foi permitido a ele depois de perder uma guerra comprar de novo jipes a escolha naturalmente caiu sobre a alfa romeo sim tem um alfa dohc nesse jipe mas nada mais nao natural que isso a alfa romeo so fazia motores de duplo comando exoticos e carros gt ou de luxo; sabia fazer veiculos de carga grandes a diesel mas jipes o resultado e o mais maluco jipe da historia um com o motor dohc do entao novissimo alfa romeo 1900 chamava se alfa romeo 1900 m mas e mais conhecido pelo apelido alfa romeo matta que significa louco tinha traçao nas quatro rodas suspensao dianteira independente novidade entao neste tipo de carro e foi produzido de 1951 a 1954 foi criado a pedido do ministerio da defesa italiano e existiu nas versoes militar ar 51 e civil ar 52 o ar 51 autovettura da ricognizione carro de reconhecimento foi o resultado da solicitaçao de um veiculo leve de reconhecimento para uso em estradas pavimentadas nao pavimentadas e de montanha; essencialmente algo para o lugar dos jeep willys da segunda guerra a versao civil o ar 52 foi posteriormente desenvolvida a partir do ar 51 militar; diversas variantes foram produzidas adaptadas para uso na agricultura combate a incendios e manutençao de estradas apenas 2 007 unidades militares ar 51 para o exercito italiano e 154 unidades civis ar 52 foram produzidas em 1954 o exercito italiano abandonou o ar 51 e mudou para o fiat campagnola que era mecanicamente muito mais simples barato e parrudo o motor basico do matta era o mesmo quatro cilindros em linha dohc 8 valvulas com camara de combustao hemisferica e vela central e 1 884 cm³ 82 55 x 88 mm do seda 1900 mas aqui tinha lubrificaçao por carter seco e ao inves dos 90 cv do seda 1900 ou os 100 cv do 1900 ti de carburador duplo no matta o motor fornecia 65 cv a 4 400 rpm 12 5 mkgf a 2500 rpm graças a um pequeno carburador solex 33 pbic de 1 corpo e ajuste para torque e suavidade era um jipe chassi separado e carroceria minima os freios eram tambor claro mas na dianteira havia uma sofisticada suspensao independente por duplo a sobreposto entao novidade em carros deste tipo com traçao nas quatro rodas o cambio era de quatro marchas manual com traçao total selecionavel pesava 1250 kg e chegava a incrivel velocidade de 105 km/h o alfa romeo da kaiser jeep ika bergantin entao chegamos na segunda parte desta historia que se passa na argentina ao mesmo tempo em que o matta aparece e o substituto do 1900 o carro que conhecemos como fnm jk esta em desenvolvimento na italia alheio a tudo isso esta a ika industrias kaiser argentina uma joint venture entre a kaiser americana dona da jeep entao o governo argentino por meio da iame e capital publico a ika e o primeiro grande produtor de automoveis da america latina começando em 1954 e o primeiro jeep sendo produzido la em 1956 a parte factual e chata da historia do alfa romeo 1900 na argentina e facil de contar quando o carro deixou de ser fabricado na italia o ferramental foi vendido para a ika que tacou seus motores transmissao e eixo traseiro no carro e o vendeu na argentina como o ika bergantin os motores eram de jeep valvulas laterais quatro cilindros em linha 2 480 cm³ e 77 cv tres marchas na coluna opcionalmente havia o seis em linha da mesma familia no bergantin super 6 com 3 707 cm³ e 115 cv este ultimo um carro capaz de quase a mesma velocidade que o alfa original aos 170 km/h o bergantin nao foi um grande sucesso porem com apenas 8000 unidades produzidas de 1960 a 1962 muito pelo preço alto como todo ika praticamente tudo era fabricado na argentina carroceria eixo transmissao e motor inclusos o bergantin foi o primeiro argentino com sistema eletrico de 12v cabeça chata os motores do bergantin eram assim mas e como o bergantin aconteceu que e a historia legal e uma historia extremamente emblematica da diferença entre a alfa romeo e todas as outras empresas do mundo diz respeito ao encontro da empresa com jim mcloud o famoso presidente da ika e um eficientissimo e workaholic no classico idioma dos grandes empresarios americanos a autobiografia de mcloud e sensacional mas a gente pelo meio do livro ja entende que a vida dele na ika e uma correria absurda incessante e incrivelmente dificil como o homem arrumou tempo para fazer tanto nao parece algo possivel mcloud precisava de um carro medio; o ika carabela um kaiser manhattan argentino era grande e caro demais para o pais na europa fecharia um acordo para fazer renault dauphine e gordini na ika mas ainda faltava um carro medio sabendo do fim do alfa romeo 1900 em 1958 entra em contato com a empresa de milao como era extremamente proativo fez tambem sua engenharia comprar um 1900 na argentina e montar um prototipo com mecanica kaiser; ja foi para a conversa sabendo que o carro funcionaria assim era jim mcloud a negociaçao que se segue e tao diferente da correria e estresse da vida de mcloud ate entao que merece ser contada por ele mesmo mcloud aqui com fangio e o torino a alfa famosa por seu design e qualidade de veiculos e com uma origem que remontava aos primordios da industria automotiva era entao propriedade da finmeccanica uma entidade do governo italiano a sede e a fabrica da alfa ficavam em milao manuel ordonez que falava italiano muito bem alem de alguns outros idiomas recebeu a tarefa de fazer o contato inicial com a gerencia da alfa e foi para milao em abril de 1958 quando chegou a milao decidiu se em uma reuniao inicial que o conceito teria que ser discutido com o dr igino alloisio vice diretor geral que estava de ferias na riviera italiana como ele me contou mais tarde ordonez foi a portofino e encontrou alloisio tomando sol em uma daquelas plataformas flutuantes longe da praia tenho uma imagem mental de manuel nadando ate la se apresentando e dizendo a alloisio que queriamos suas ferramentas e matrizes de 1900 para construir um carro na argentina alfa romeo 1900 embora a primeira reaçao tenha sido um pouco fria e nao apenas por causa da temperatura da agua alloisio disse que analisaria o assunto e nos retornaria ordonez retornou a buenos aires e manteve contato em poucas semanas tinhamos uma reuniao marcada em milao nesse interim houve muitas trocas tecnicas entre a nossa equipe de engenharia e a alfa em relaçao as nossas ideias de adaptaçao mas a alfa nao se pronunciou sobre se mesmo em principio estava considerando seriamente nossa proposta ordonez e eu chegamos em milao para a proxima reuniao na manha de 8 de setembro de 1958 depois de nos refrescarmos um pouco fomos aos escritorios da alfa onde tive o prazer de conhecer o dr alloisio que foi muito simpatico e receptivo e me afeiçoei imediatamente a ele ele sugeriu que talvez fizessemos um tour pela fabrica o que durou praticamente o dia inteiro e incluiu a magnifica coleçao de carros classicos da empresa alfa romeo 1900 na manha seguinte nos encontramos novamente com o dr alloisio e apos a habitual troca de gentilezas e uma xicara de cappuccino alloisio perguntou voce ja conhece o lago de como quando respondi o contrario ele sugeriu que fossemos ate la para almoçar por mim tudo bem mas fiquei pensando que gostaria de receber uma resposta positiva de uma forma ou de outra entramos em um carro eramos quatro ja que um dos funcionarios de dottore alloisio o eng vigo estava conosco a unica coisa animadora que notei foi que vigo estava carregando uma maleta volumosa ika bergantin como era maravilhoso e almoçamos em um dos magnificos hoteis com vista para o lago nao houve uma palavra sobre negocios durante o almoço mas finalmente quando todos os pratos foram retirados e estavamos tomando cafe alloisio disse sr mccloud suponho que o senhor gostaria de saber se estariamos dispostos a deixa lo usar as matrizes do 1900 ele entao acenou para vigo que tirou uma pasta grossa de tres argolas de sua pasta e a entregou a mim o livro continha uma lista completa de todas as matrizes e ferramentas de montagem necessarias para a produçao da carroceria monobloco de quatro portas do alfa romeo 1900 a alfa havia feito sua liçao de casa alloisio declarou que sua empresa venderia o conjunto de ferramentas a ika por um milhao de dolares com a condiçao de que o veiculo produzido na argentina nao carregasse de forma alguma qualquer identificaçao alfa romeo nem que nossa publicidade pudesse associar a empresa ao produto argentino embora uma associaçao alfa romeo fosse valiosa nao era tao importante para nos quanto conseguir o carro a carroceria tinha o estilo pininfarina e posteriormente obtivemos a aprovaçao da pininfarina para afixar um logotipo na tampa do porta malas o preço de um milhao de dolares inegociavel era uma fraçao do que custaria para projetar e construir um conjunto comparavel de ferramentas a alfa romeo tambem disponibilizou seus projetos para bancos interiores layout de instrumentos etc um acordo em principio foi finalizado e retornamos a argentina e foi assim que o alfa romeo 1900 descontinuado acabou seus dias na argentina com motor de jeep mas o mais legal e a historia acima pois mostra como a alfa era diferente eficiente e produtiva mas curtindo a vida adoidado existe uma historia mais emblematica do que e a alfa romeo do que esta se existe desconheço; todas as glorias em pista nao mostram o espirito livre mas tecnicamente dedicado deste tipo de empresa italiana que nunca desapareça
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