FlatOut!
Image default
Projetos

Um Jeep hot rod com quatro motores Harley Davidson é o engine swap mais americano que já vimos


Quando se trata de hot rods, a receita mais comum é um chassi dos anos 30 modificado, com teto rebaixado, rodas descobertas e um motor V8 americano — pode ser um clássico Flathead ou algo mais moderno e potente. O Jeep da foto acima é um hot rod, claro, e ele tem oito cilindros, o que é ótimo. Acontece que, como você deve ter percebido, ele não tem um V8 debaixo do capô (que capô?), mas sim quatro motores bicilíndricos Harley Davidson. Mais americano do que isto, impossível.

Para falar a verdade, transformar o Jeep em um hot rod (o chamado Jeep Rod) não é exatamente novidade — existem alguns projetos bem insanos espalhados por aí. Basta uma pesquisa rápida para comprovar. Nenhum deles, porém, tem um trem de força tão ousado quanto este.

jeep-rod (13)

A criação não tem nome, e foi anunciada na seção de veículos do eBay simplesmente como “outros”. A base, porém, é um Jeep CJ5 1978, que teve a suspensão completamente refeita e a porção dianteira do chassi alongada para receber o novo conjunto mecânico. Note os amortecedores da suspensão dianteira posicionados à frente da grade feita sob medida. O criador deste frankenstein sem dúvida tem talento para a coisa..

Mas vamos logo falar do que interessa: no lugar do motor original — que, levando em consideração o ano de fabricação, poderia ser um quatro-cilindros, um seis-em-linha, um V8 ou um motor a diesel Perkins de 3,1 litros —, estão quatro motores Harley Davidson Evolution.

jeep-rod (8)

O motor Evolution, ou simplesmente Evo, começou a ser produzido em 1984 e equipou diversos modelos da Harley Davidson. Disponível em versões de 883 a 1.340 cm³, atualmente equipa a Harley Davidson Sportster. Trata-se de um V-twin com um ângulo de 45° entre os cilindros, comando no bloco e, na versão 1340, capacidade para entregar 58 cv a 5.000 rpm.

jeep-rod (10) jeep-rod (11)

Usando quatro deles, na prática o criador deste Jeep Rod criou um motor “W8” de 5,3 litros e cerca de 230 cv, supondo que os motores não tenham sido preparados. Apesar de não parecer muita potência para um hot rod, devemos lembrar que originalmente os motores do Jeep não costumavam ir muito além dos 80 cv — ainda que fosse mais do que o suficiente para enfrentar terrenos irregulares nas trilhas, não era garantia de muita emoção na hora de dirigir no asfalto. Bem, o mesmo não pode ser dito deste projeto — apenas o ronco dos quatro motores Harley funcionando em uníssono já nos convence de que este Jeep é algo incomparável:

Apesar do caos no cofre do(s) motor(es), o dono do projeto conseguiu fazer com que os quatro motores refrigerados a ar funcionassem em harmonia, levando a potência para as rodas traseiras através de uma transmissão automática de três marchas TH400, da General Motors. É aí que você se dá conta: um Jeep hot rod com quatro motores Harley Davidson, oito cilindros e câmbio automático… não dá para ser mais americano do que isso!

jeep-rod (6)

No momento, o hot rod está anunciado no eBay. O dono diz que é um “projeto em andamento”, o que é bem perceptível pelos poucos itens de acabamento instalados (detalhe para as lanternas em forma de cruz-de-malta), mas que é perfeitamente guiável e sempre rouba a cena em eventos. E tem até vídeo para provar:

O valor pedido é de US$ 11.500, ou cerca de R$ 36 mil em conversão direta. Honestamente, achamos um preço bem atraente (considerando que nos EUA é possível comprar um carro rodando por 500 pratas) e não duvidamos que este Jeep rod consiga um novo dono até a próxima quarta-feira, quando acaba o prazo — ainda mais com 40 visualizações por hora. Nós realmente adoraríamos que isto acontecesse, pois esta criação deverá ficar ainda mais incrível quando for totalmente finalizada!

 

ESTA Chevy GMC 500 2.0 16V Turbo
PODE SER SUA!

Clique aqui e veja como