o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro o carro do futuro dizem que para saber como sera seu carro no futuro basta olhar para o mercedes classe s de hoje porque a sonderklasse tem sido desde seu lançamento nos anos 1930 a vitrine tecnologica de uma marca que sempre procurou dar um passo a frente quanto se trata dos elementos que caracterizam os carros de luxo houve um tempo em que a luxuosidade sobre rodas era definida pela opulencia e pelo poder mecanico — era uma representaçao iconografica feita de aço madeira e couro da personalidade de seus ricos e poderosos proprietarios os anos trouxeram novas tecnicas novos materiais novos anseios a robustez e o conforto entram em cena e seguem como protagonistas ate que tudo se populariza entao veio a hora das novas tecnologias quando as fabricantes foram obrigadas a usar airbags e abs em seus carros novos na europa e eua a classe s da mercedes benz ja os usava havia quase duas decadas desde o inicio dos anos 1980 foi nesta epoca que um jovem aristides descobriu os carros da mercedes e neles viu seu carro do futuro crescendo com os mercedes nossos gostos e personalidade começam a se formar logo na primeira infancia a partir dos quatro ou cinco anos de vida uma criança exposta aos carros nesta fase tem boas chances de se tornar um admirador destas maquinas o mesmo acontece com seu paladar basico ou com seu gosto pelos automoveis a relaçao do jovem aristides com os carros acontecia unicamente a bordo dos modelos mercedes de seus pais que apreciavam as qualidades dos carros da marca e faziam questao de te los naturalmente ele desenvolveu o gosto por estes carros especialmente depois de ganhar um autorama que trazia um 500sec azul entre os modelos em miniatura por alguns anos contudo aristides acabou afastado daqueles carros que o embalaram na infancia apos a morte de seu pai a familia acabou comprando carros de outras marcas e sua relaçao com os mercedes so foi retomada na vida adulta quando começou a se envolver com os carros antigos entre modelos ford e cadillac ele decidiu que teria um mercedes como aquele que ganhou na infancia [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 288187 288188 288182 288183 ] entra em cena seu amigo de longa data dudu luqueze especialista nos modelos mercedes que foi incumbido de encontrar o carro o mercedes 500sec entre 1971 e 1980 a mercedes quebrou sua tradiçao e nao produziu uma versao cupe da classe s desde a segunda metade dos anos 1940 a marca tinha versoes longas curtas cupes e conversiveis de todas as suas tres classes a exceçao era a classe sl criada em 1954 com o lançamento do 300sl encorpada pelo 190sl no fim da decada e continuada com o classico pagoda w113 foi justamente ela a causadora desta quebra na tradiçao mercedica em 1971 quando a terceira geraçao da classe sl r107 foi lançada a mercedes decidiu trazer de volta a versao cupe c107 mas aquela altura o sl ja nao era mais um carro tao esportivo como fora em sua genese e estava mais para um gra turismo de luxo pronto para ocupar o espaço que fora ate ali do classe s cupe a carreira do sl como cupe de luxo da mercedes contudo durou somente dez anos em 1981 o roadster seguiu em frente mas o c107 deixou de ser fabricado para devolver o posto ao seu legitimo herdeiro o classe s cupe c126 como seu codigo sugere ele era baseado na nova geraçao da classe s w126 apresentada na europa em 1979 para atravessar os anos 1980 com as novas tecnologias que vinham sendo desenvolvidas como os ineditos airbags e o sistema de freios anti travamento que havia sido lançado no ano anterior alem de estar preparado para os itens de conveniencia que seriam oferecidos nos anos modelo posteriores com o retorno da classe s cupe a mercedes voltava a ter um cupe de luxo legitimo projetado do zero para este finalidade uma vez que o c107 era baseado na arquitetura mecanica menos refinada da classe e w114 o famoso /8 — algo que a mercedes jamais voltou a repetir com sua sonderklasse [gallery type= grid link= file size= medium ids= 288203 288202 288201 288200 288206 288198 288194 288191 288199 ] isso refletiu na qualidade de rodagem nos itens de conforto e conveniencia e principalmente no desempenho e nas tecnologias do modelo — que era exatamente o que se esperava de um modelo da classe mais especial da mercedes o c126 tinha alem dos freios abs e airbags bancos com aquecimento e ajustes eletricos e informaçoes do carro exibidas em um display lcd mas o destaque claro eram os motores v8 m117 que tinham 230 cv nos primeiros anos e chegaram aos 300 cv nos lendarios e desejados 560sec com quase 5 6 litros de deslocamento o c126 durou tanto quanto seu antecessor bastardo de 1981 a 1991 ao substitui lo a mercedes criou uma nova classe que seria usada ate o inicio da decada passada a classe cl que apesar das semelhanças com o sl da epoca r129 era um legitimo classe s derivado da plataforma w140 encontrando um 500sec durante a busca pelo 500sec azul encomendado pelo amigo dudu luqueze encontrou um exemplar ja conhecido no meio mercedista brasileiro coincidentemente nas maos de um amigo de longa data dos tempos em que viveu em itu/sp o carro era de sao paulo e em um determinado momento do passado foi para o rio de janeiro onde reapareceu deteriorado e mal cuidado de volta a sao paulo o 500sec ganhou uma restauraçao parcial de acordo com as especificaçoes originais o dois aristides e dudu encontraram o amigo ituano e foram ver o carro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 288170 288171 288173 288175 ] era um 500sec 1984 midnight blue um tom de azul que so se revela distante do preto sob a luz do sol um classico da mercedes aristides ficou louco pelo carro e decidiu comprar na hora antes mesmo do test drive o teste alias revelou a qualidade do carro toda a parte de suspensao trabalhava como se estivesse em 1984 completamente refeita com componentes originais controlando os movimentos e filtrando os inconvenientes do caminho [gallery type= grid link= file size= medium ids= 288195 288204 288203 ] no lado de dentro contudo o tempo havia deixado suas marcas sobre o couro cinza dos alemaes que ja estava sujo marcado puido e rasgado dependendo de onde voce olhasse ja ponderado aristides fez uma oferta e nos dez dias seguintes manteve a negociaçao ate que no decimo dia finalmente arrematou a versao real daquele carrinho que chamara sua atençao decadas antes enfim o mercedes do futuro com o carro comprado a dupla aristides e dudu foi a salto proximo a itu buscar o 500sec que voltou rodando para santo andre/sp antes de seguir definitivamente para a garagem de aristides o carro foi levado a mw motorsports para uma revisao completa e tambem para a restauraçao do interior refeito de acordo com o padrao original da mercedes apos a revisao mecanica e a restauraçao do interior aristides finalmente começou a usar sua sonhada mercedes 500sec o carro ainda precisa na opiniao dele um tratamento nas madeiras do acabamento interno e de um jogo de rodas original da mercedes — as atuais sao do modelo correto porem sao reproduçoes exatas mas por enquanto aristides esta mais preocupado em curtir seu mercedes do futuro nao e exatamente o sentido daquele ditado do inicio desta historia mas e melhor assim nao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.