fala pessoal meu nome e fabio aro sou de sao paulo e trabalho com fotografia automotiva a escolha da profissao foi ate mais pela parte automotiva que pela parte fotografia como era de se esperar vou contar sobre o carro que meu pai e eu compramos em 2002 um pontiac firebird trans am 1974 com motor de 400 polegadas cubicas e cambio th400 automatico de tres marchas sempre fui doente por carros e em 2000 quando tinha 14 anos comecei a procurar com meu pai um muscle car do final da decada de 60 ate metade da decada de 70 entre os modelos que mais procuravamos estava o camaro e mustang o trans am era um sonho de infancia mas como nunca havia visto um no brasil sequer o procurei quando digo que nao havia visto trans am vale a pena ressaltar um detalhe que bastante gente confunde o trans am e uma versao do firebird sendo uma das quatro disponiveis nesta ordem coupe esprit formula e trans am o formula e o mais comum no brasil que e aquela versao que tem dois scoops virados pra frente enquanto o trans am e a versao topo de linha com muitas diferenças mecanicas aerodinamicas e esteticas enquanto procurava o carro certo vimos muita coisa legal e outras ate arriscadas de mustang mach 1 1969 — que havia capotado e ficou com as colunas amassadas fato que nos obrigou a desistir de restaura lo — ate um camaro 1969 z28 com pacote rs preto com faixas brancas e motor 302 motor que foi homologado para correr na trans am do mesmo ano e e raro mesmo nos eua por r$35 000 00 mas o valor era muito alto pra epoca considerando que um maverick gt perfeito valia entre r$ 5 000 e r$ 7 000 eis que um belo dia de 2002 meu pai achou em um daqueles sites pessoais da geocities o anuncio de um trans am nao era um site de anuncio o antigo dono fez um site extremamente amador para anunciar o carro detalhe o carro estava em ilheus na bahia no anuncio dizia que se tratava de um trans am e ao questionarmos se o carro era mesmo genuino — e nao uma outra versao transformada em trans am coisa bem comum de acontecer — e se valia a pena a viagem o antigo dono garantiu que pagaria a viagem se nao valesse eu estava no segundo colegial e teria uma semana de provas e por isso nao poderia ir mesmo nao aguentando de ansiedade entao meu pai e nosso mecanico foram ate la pra ver o bicho o antigo dono dizia a verdade era mesmo um trans am comparamos o vin numero de identificaçao do veiculo no painel do carro com um livro que tinhamos sobre firebirds e conferia era um dos 4 664 trans am fabricados naquele ano porem como nao sao so alegrias o carro estava sem escape com os coletores de escape dentro do porta malas sem linha de combustivel e varios outros detalhes que impediam que ele funcionasse ele tinha apenas 43 mil milhas originais e estava com seu segundo dono o mecanico improvisou uma linha de combustivel e bomba externa e fez o motor funcionar vendo que estava tudo ok fechamos a compra nunca vou esquecer dos dias seguintes quando o carro veio — lentamente — de guincho para sao paulo lembrando claro que eu tinha 16 anos de idade e a paciencia de um minotauro atras de um invasor no labirinto o carro nao chegava nunca e lembro do medo do carro ser roubado abduzido ou teletransportado pra um universo paralelo medo real de ele nao chegar por alguma razao lembro que estava saindo da escola e minha mae disse no carro que o trans am havia chegado fui direto do colegio pra ver o carro no mecanico e foi exatamente isso que vi quando cheguei la lembro de sensaçao ate hoje de ver um sonho de infancia parado na minha frente rodeei o carro olhei por varios minutos e ficava repetindo algo como nossa nossa nossa e entrei no carro o cheiro de graxa misturado com gasolina e mofo de todos esses anos e inconfundivel nesse tipo de carro e quase consigo sentir esse cheiro agora na frente do computador o carro veio com as rodas originais que sao as conhecidas honeycomb colmeia de 15x7 e pneus continental 215/65r15 as rodas porem haviam sido pintadas de dourado o carro alias havia sido pintado de preto anteriormente por isso as rodas douradas para ficar parecido com o modelo de 1977 1978 como no filme com burt reynolds agarra me se puderes smokey and the bandit 1978 apesar de muita gente confundir o formula com o trans am nove a cada dez vezes que alguem vem perguntar sobre o carro a pergunta e e um formula 400 isso virou um monstro tao gigante que na lista de carros do webmotors existe a opçao formula 400 como se fosse um outro carro entao vamos la este e um firebird formula e este e um firebird trans am esteticamente mudam os spoilers na frente dos pneus que tem funçao de reduzir o arrasto aerodinamico deixando o carro mais estavel em velocidades mais altas a saida de ar quente no paralamas dianteiro que servia para desviar o ar que entrava pela frente do carro indo pro cofre do motor e deixavando a frente alta como um balao cheio alem do spoiler traseiro que exercia mais de 70kg de pressao aerodinamica na traseira a partir de 80km/h outra coisa curiosa e o shaker hood que era virado pra tras muita gente diz ue mas o formula que e inferior ao trans am tem os scoops virados pra frente e o trans am tem o shaker virado pra tras nao e menos eficaz nao e eu ja li que o trans am havia sido o primeiro modelo de produçao em serie e grande escala e ser desenvolvido em tunel de vento mas ha controversias de toda forma sendo ou nao o primeiro ele foi desenvolvido em tunel de vento e foi extremamente otimizado com isso parte do ar que passava pelo para brisa ficava preso entre o capo e o vidro criando uma zona de baixa pressao e fazendo com que o ar entrasse acelerado pra dentro do scoop considerando que e um carro americano e da decada de 70 foi um baita feito numa pesquisa mais minuciosa pelo vin do nosso carro descobrimos que ele era originalmente vermelho buccaneer red com a fenix no capo preta e asas laranja a pontiac tinha um site chamado pontiac historic services no qual disponibilizava a capivara inteira do carro paguei um valor simbolico de u$12 00 e eles me enviaram uma copia de toda documentaçao do nosso carro todos os opcionais que foram escolhidos estavam marcados com um x a mao incrivel esse tipo de preocupaçao em preservar a historia dos automoveis a funilaria e pintura contudo serao as ultimas etapas do projeto e honestamente estou mais preocupado em curtir o carro dirigindo o do que o deixando lindo e fraco de motor o que me leva a falar sobre a parte importante do projeto a preparaçao do motor hoje da pra dividir a preparaçao em duas partes sendo que atualmente o carro se encontra no final da segunda antes de falar da primeira parte da preparaçao e legal explicar um pouco sobre a potencia original que e uma historia um pouco complicada e longa em 1969 e 1970 o motor de 400 pol³ 6 6 litros chegou ao seu auge de potencia na historia do firebird que na versao ram air iv tinha 375 cv brutos a 5 000 rpm e 62 mkgf de torque a 3 900 rpm digo brutos pois nos anos 70 a mediçao de potencia usava outros criterios sem considerar perdas de correias polias acessorios etc porem mesmo sendo potencia bruta a pontiac declarava a potencia abaixo do real por uma questao de brigas internas com a chevrolet que por ser a irma maior do grupo gm tinha prioridade nos veiculos uma estrategia obvia de vendas especialmente com o camaro e corvette para ilustrar em 1989 a ediçao especial de 20 anos do trans am ediçao que usava um v6 turbo tinha apenas 240 cv — somente 5 cv a menos que o corvette do mesmo ano ninguem entendia como ele ia de zero a 100 km/h em 4 6 s e o quarto de milha em pouco mais de 13 segundos — numeros extremamente impressionantes mesmo em 2014 alem de ser muito mais rapido que o corvette que ia de zero a 100 km/h na casa dos 7 segundos altos depois de muito tempo mediram a potencia desses trans am e descobriram que ele tinha mais de 400 cv e a pontiac foi boicotada pela chevrolet pelo simples fato que um trans am nao poderia ser mais que um corvette ate porque ele custava menos [youtube id= h8duia3hyze width= 620 height= 350 ] muita gente costuma brincar que o trans am e o primo rico do camaro e na verdade ele e justamente um meio termo entre o camaro e a corvette depois de muitos anos mediram tambem esses motores ram air iv de 1969 e 1970 em dinamometros de bancada e a potencia era de 420 a 430 cv mas no começo dos anos 70 veio a crise do petroleo que obrigou as montadoras a baixarem a potencia dos carros por conta de consumo e tambem pela emissao de poluentes em 1974 a potencia do trans am baixou pra 225 cv entre aspas pois nao eram bem 225 cv mas sim 225 net horsepower que alem de considerar todas as perdas por acessorios correias e ate mesmo transmissao considerava inclusive a resistencia aerodinamica e atrito dos pneus no chao em outras palavras depois de pesquisar muito descobri que esse motor tem na verdade cerca de 290 cv reais como medimos hoje em dia com acessorios correias polias etc dai surgiu a vontade de em um futuro distante deixa lo com pelo menos essa potencia de 1969 e 1970 [youtube id= fkcn5zgzfya width= 620 height= 350 ] fomos ajustando varias peças no carro desde o carburador original um rochester quadrijet de 650 cfm e segundo estagio a vacuo — que estava com entrada de ar falso o distribuidor que estava com o platinado flutuando a linha de combustivel que precisou ser inteira refeita o tanque que precisava de tratamento quimico todos os fluidos que precisavam ser trocados o escape que precisou ser refeito — dois canos diretos em 2 5 cada com um abafador flowmaster em cada cano entre outras coisas para deixar o carro usavel mas ainda nesta fase original [youtube id= le2if38lh5w width= 620 height= 350 ] em um determinado dia o radiador que servia para arrefecer tanto a agua do motor quanto o oleo do cambio teve uma das aletas furadas e acabou misturando a agua do motor no oleo do cambio a partir disso o cambio começou a patinar entao resolvemos abri lo para conferir os discos ficaram bem enferrujados e a bomba de oleo ja nao era tao eficiente entao refizemos o cambio inteiro que ficou perfeito e agora era algo riscado da lista a proxima etapa foi a suspensao trouxemos amortecedores koni classic e um kit completo buchas de p u da energy suspension o carro mudou completamente ficou rigido mas como os pneus tem perfil alto 215/65r15 eles fizeram um papel de amortecedor e o carro ficou apenas firme de um jeito excelente [youtube id= niggwumgaf0 width= 620 height= 350 ] e assim o carro rodou bastante tempo ate que falhava bastante por conta do distribuidor original e da entrada de ar falso no carburador o motor se divertia fazendo 1 km/l mas a gente nao ate que resolvemos fazer a primeira etapa de upgrade no motor que consistia em igniçao admissao carburaçao e acessorios para o motor funcionar original usando componentes modernos mas isso e assunto para o proximo post entao como teaser vai uma foto de antes/depois do dia em que pegamos o carro ao final dessa primeira etapa no proximo post alem de falar sobre a primeira etapa da preparaçao vou pincelar um pouco da segunda etapa que e a etapa atual e a preparaçao de verdade do motor pra chegar em 450 cv reais ate o proximo post por fabio aro project cars #72
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