na decada de 1980 um seda medio foi o carro mais vendido do brasil parece dificil de acreditar mas aconteceu mesmo por tres anos consecutivos em 1984 1985 e 1986 o automovel mais vendido do pais foi o chevrolet monza por ai se pode calcular o tamanho de sua popularidade o chevrolet monza foi lançado em 1982 para ficar entre o chevette e o opala oferecendo uma plataforma mais moderna e refinada que ambos com motor transversal comando no cabeçote e traçao dianteira assim como o chevette e o opala o monza tambem era um projeto de origem europeia o original era o opel ascona c lançado na alemanha em 1981 um ano antes da chegada do monza ao brasil os dois carros eram praticamente identicos e as diferenças entre eles eram apenas detalhes como emblemas e design das rodas no brasil o nome monza foi adotado porque ascona poderia ser associado a palavra asco que quer dizer nojo ou repulsa [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 243073 243074 ] nosso monza foi vendido como hatchback nos primeiros anos ganhando a carroceria seda apenas no ano seguinte inicialmente com quatro portas e a partir de 1984 tambem com duas portas bonito bem acabado e confiavel o monza brasileiro teve uma vida longa e prospera dando origem ate mesmo a uma versao esportiva o hot hatch monza s/r vendido entre 1985 e 1988 reestilizado em 1991 com linhas mais retas e uma dianteira mais baixa o monza ganhou o apelido tubarao e continuou vendendo relativamente bem ate ser substituido pelo vectra b em 1996 mais de 850 000 exemplares do monza foram vendidos no brasil em seus 14 anos de carreira mas o nome monza ja havia sido usado antes pela gm tanto nos eua quanto na europa e continua sendo usado ate hoje na china e e sobre isto que vamos falar neste post o primeiro monza 1975 a 1980 o nome monza foi usado pela primeira vez na decada de 1960 para uma versao mais cara do chevrolet corvair o compacto com motor boxer a ar montado na traseira que a fabricante vendeu entre 1959 e 1964 mas o primeiro chevrolet monza de fato foi lançado nos eua em 1975 o chevrolet monza original nasceu em um periodo conturbado os eua ainda se recuperavam da crise do petroleo de 1973 e gm precisava de um carro que fosse compacto esportivo e acessivel para ocupar uma posiçao abaixo do chevrolet camaro que permanecia fiel a formula dos pony cars e so ganharia uma terceira geraçao em 1982 foi uma estrategia diferente do que a ford fez com o mustang ii de 1974 transformando o em um compacto meio sem graça o monza de 1975 era um compacto baseado no chevrolet vega com quem dividia o entre eixos de 2 464 mm e o motor quatro cilindros de 2 3 litros mas era 100 mm mais longo seu estilo era mais arrojado que o do chevrolet vega com uma traseira fastback que praticamente formava uma linha continua com o teto john delorean que na epoca era um dos altos executivos da chevrolet chamava o monza de vega italiano associando seu estilo ao da ferrari 365 gtb daytona ainda que a semelhança fosse apenas passageira ao longo de seu periodo em produçao o chevrolet monza original teve alguns motores diferentes incluindo os quatro cilindros de 2 3 e 2 5 litros um v6 de 3 2 ou 3 8 litros e um v8 de 4 3 litros cinco litros ou 5 7 litros o que pouca gente sabe e que o chevrolet monza quase teve um motor rotativo wankel era o plano da gm utiliza lo desde o inicio tanto que os americanos pagaram us$ 50 milhoes a alema nsu para isto porem temerosos pela falta de eficiencia energetica e por problemas com a selagem dos rotores levaram a gm a desistir do wankel inicialmente oferecido apenas como um hatchback de duas portas e quatro lugares o chevrolet monza foi vendido nos eua apenas entre 1975 e 1980 e teve pouco mais de 730 000 exemplares fabricados nao da para dizer que ele foi um fracasso pelo contrario mas ele so fez sucesso quando a chevrolet decidiu dar a ele diferentes versoes de carroceria incluindo uma perua de quatro portas um cupe de tres volumes e um hatchback convencional de cinco lugares de todo modo no inicio da decada de 1980 a gm estava pronta para estrear nos eua a nova plataforma j que era global e deu origem ao chevrolet cavalier ao cadillac cimarron ao buick skyhawk ao oldsmobile firenza e ao pontiac j2000 e claro ao opel ascona e ao chevrolet monza sobre os quais vamos falar logo logo opel monza 1978 a 1986 o segundo monza da gm foi um opel lançado pouco depois do monza norte americano em 1978 ele era a versao cupe do opel senator que por sua vez era um modelo mais luxuoso baseado no opel rekord e eo rekord e era o antecessor do opel omega que conhecemos tao bem se parece confuso e porque a linha da opel era mesmo confusa na decada de 1970 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 243063 243064 ] o opel monza era considerado um cupe executivo e tinha a ambiçao de disputar publico com o bmw serie 6 e o mercedes benz w126 mas ele nao foi exatamente bem sucedido nesta abordagem em grande parte porque compartilhava muitos componentes com o opel rekord que era um modelo bem mais barato incluindo o tecido dos bancos o quadro de instrumentos e diversos itens de acabamento do interior por outro lado ele tinha traçao traseira e fazia isto https //www youtube com/watch v=gkf3ycdcomm outro problema era o cambio manual de quatro marchas um projeto proprietario da opel que sofria problemas de durabilidade e nao estava a altura do motor de seis cilindros do monza o opel cih que deu origem ao motor do nosso omega 3 0 anos depois pouco tempo depois foi adotado um cambio de cinco marchas da getrag bem mais robusto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 243082 243061 ] o opel monza passou por um facelift em 1982 ganhando farois mais largos e baixos e lanternas traseiras ligadas por uma regua de acrilico que tomava toda a largura da traseira em 1983 foi lançado o monza gse que tinha um motor seis cilindros de tres litros com 24 valvulas e 180 cv era um bom cojunto especialmente considerando a suspensao independente nas quatro rodas que garantia excelente manejo sendo um modelo mais caro o opel monza vendeu relativamente pouco cerca de 43 000 exemplares entre 1978 e 1986 o monza moderno o nome monza tornou a ser usado pela general motors em 2013 quando foi apresentado no salao de frankfurt o conceito opel monza um cupe hibrido movido por um motor eletrico mais um motor a gas natural de 1 3 litro como extensor de autonomia na epoca chegou se a especular que o carro daria origem a um modelo de produçao entretanto com as mudanças no mercado e a recente compra da opel pela psa peugeot citroen o plano foi abortado isto posto o nome monza retornou anos depois recentemente começou a ser vendido na china um chevrolet monza desenvolvido localmente o atual monza foi criado para ficar abaixo do chevrolet cruze e oferece apenas motores turbinados um 1 0 de 123 cv e um 1 3 de 161 cv ambos de tres cilindros [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 243076 243077 ] o motor 1 3 so vem acoplado a um cambio de dupla embreagem e seis marchas ja o 1 0 pode ser adquirido tambem com um cambio manual de seis marchas acha que este novo monza teria espaço por aqui
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.