o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro eu devo confessar que o esporte e dificil para mim; manter medias de velocidade nunca foi o meu forte algo dentro de mim que nao consigo explicar o que e me impele a andar quao rapido ache seguro em qualquer situaçao; como as situaçoes mudam o tempo todo media e algo que me elude entao naquele dia ensolarado em algum lugar do interior paulista quando a estrada de mao dupla se mostrou vazia ate tao longe a minha vista podia alcançar ao no topo daquele morro eu desisti virei para meu navegador naquela prova do rali classico sao paulo o indefectivel guilherme @147c moreira e disse bicho esquece velocidade so me diz onde que tenho que ir e segura ai ao mesmo tempo cravei o pe e o chevette gritou feliz como um cavalo ansioso finalmente de redeas soltas podendo galopar como queria desde que saimos de casa sim eu sei nao devia fazer isso e tal mas enfim o que interessa aqui nao e isso mas sim o que aconteceu em seguida o numero de largada do rali era dado por ordem cronologica do ano de fabricaçao do carro e meu chevette 1975 estava la na casa dos 20 e poucos fomos passando todos os carros com numeros menores e rimos com a cara de espanto de todos recalculando freneticamente suas planilhas de media para garantir que algo nao estava errado foi mal pessoal; sim o errado era eu logo chegamos aos numeros pequenos os carros mais antigos do rali foi quando vi ele pela primeira vez uma apariçao totalmente alienigena no meio de 2022 um speedster dos anos 1930 mas com um detalhe inescapavel era enorme esguio estreito preto em cima de um chassi enorme e com bitolas generosas parecia um carro de corrida de indianapolis dos anos 1930 so que em escala 3x1 e o barulho um sincopado borbulhar obviamente de algo de alta capacidade mas desestressado; força bruta pura emanava do escape aberto em cima do carro o piloto e navegador estavam apertados em espaço exiguo obviamente algo que e ate engraçado num carro tao grande quando cravava o pe o chao parecia tremer em unissono com o carro; e o treco realmente se movia rapido mais tarde em uma das paradas estava batendo um papo com uma turma quando um amigo veio e me disse vem ca preciso que voce traduza um negocio para mim era justamente o gigantesco speedster agora parado descansando em meio a porsches e corvettes 50 anos mais novos que ele mesmo que eles hoje sejam tambem carros de quase 50 anos de idade parado no meio dos carros modernos parecia ainda maior do que rodando era positivamente gigante hoje mais para um scania que para um saab mais f 14000 que maverick se e que me entendem tudo era em grande escala incrivelmente parrudo e de epoca nada ali parecia ser de uma replica ou hot rod moderno; parecia algo de 1925 1932 com certeza freios chassi rodas tudo gritava correto para o periodo veja bem sem falsa modestia e muito raro um carro sobre o qual nao sei nada pelo menos alguma coisa normalmente eu sei sobre quase todos os carros que ja me foram apresentados mas confesso que o roadster preto me deixou completamente discombombulado o capo aberto primeiro me deixou em duvidas a respeito ate do numero de cilindros; pera ai tem 12 velas deste lado entao do outro 24 cilindros nao deve ser um v12 com duas velas por cilindro meu cerebro abriu ficharios desesperadamente jogou papel velho para cima correu o dedo sobre gavetas e mais gavetas sem descobrir um automovel v12 pre guerra com duas velas por cilindro e valvulas laterais que parecesse com aquilo mas o pior e que o nome estava gravado no cabeçote seagrave o que e um seagrave ali seu chute era tao bom quanto o meu tive que dizer para o amigo cara nao faço ideia do que seja isso o que estamos fazendo aqui hoje bom explicando finalmente o que era aquele maravilhoso carro aquela freakin’ awesome beast que nos acompanhou naquele dia sensacional de rali pelo interior de sao paulo de nada kiko o seagrave v12 speedster do guilherme [caption id= attachment_324592 align= aligncenter width= 999 ] o guilherme e seu filho e co piloto o felipe[/caption] nao e a toa que nao sabia o que era o carro e uma criaçao exclusiva um special um hot rod uma criaçao unica de um individuo chame ela como quiser o guilherme da ros malacarne e nao somente seu dono e o mentor intelectual desta magnifica criaçao realizada pela oficina boraci em sao bernardo do campo e um special dos anos 1930 realizado quase 100 anos depois deles aparecerem o special e um antecessor dos hot rods e depois contemporaneo dele; e um carro criado para velocidade normalmente se usando um chassi de uma marca motor de outra e por ai adiante como o famoso bu merc de briggs cunningham um mercedes ssk com motor e chassi buick [gallery ids= 324630 324629 324628 324627 324626 324623 324624 324625 324631 ] nesta tradiçao este magnifico speedster das fotos que o dono chama de seagrave v12 speedster devia se chamar buick seagrave v12 special ou o malacarne special como era tambem comum para imortalizar seus criadores mas nao importa como o chamemos o importa e o que ele e uma obra de arte mecanica sem par aqui em nosso pais e provavelmente em qualquer pais isso porque o v12 seagrave nao e um motor comum em lugar nenhum do mundo a seagrave e na verdade uma das mais antigas produtoras de fire engines nos eua este o nome que os americanos dao para caminhoes bombeiro com capacidade de bombear agua para apagar incendios a seagrave fire apparatus ainda existe mas hoje claro nao produz mais motores [gallery ids= 324601 324600 324599 ] o v12 em questao que guilherme achou abandonado por mais de 10 anos numa oficina em sao paulo veio de um desses caminhoes da seagrave fabricado nos anos 1940 e na verdade um motor de origem bem mais nobre e o ultimo motor da marca de luxo americana pierce arrow o v12 lançado em 1932 pela empresa de buffallo nova jersey media entao 461 8 cid ou 7568 cm³ e tinha 175 hp mas a pierce arrow nao durou muito depois disso e ao acabar o motor v12 e todos os seus ferramentais foram vendidos para a seagrave [gallery ids= 324571 324566 324565 ] a seagrave por sua vez melhorou e aumentou o deslocamento do motor e usou nos seus caminhoes bombeiro ate meados dos anos 1960 esta unidade em questao foi retirada de um deles e acabou no carro do guilherme ele queria mesmo um motor aeronautico outra coqueluche na epoca mas teve que se contentar com este enorme v12 de caminhao o maior motor possivel no minimo de carro possivel era seu desejo o motor e enorme mede 95 25 x 101 6 mm para um total de 8685 cm³ 530 cid 8 7 litros em 12 cilindros num v a 40º e um motor de valvulas laterais o escape e admissao pelo meio do v uma camara de combustao relativamente pequena e 6 89 1 de taxa de compressao as cameras sao todas usinadas trabalhadas a mao tem duas velas por cilindro para um complexo emaranhado de 24 velas e 24 cabos; o motor pierce arrow tinha so 12 velas alimentado por dois carburadores zenith 28 12 dava originalmente 215 hp a 3600 rpm e 58 3 mkgf de torque o carter comporta mais de 12 litros de oleo e a lubrificaçao outro ponto onde a seagrave aperfeiçoou o v12 em relaçao ao original o motor teve que ser totalmente restaurado claro para a nova aplicaçao foi comprado em 2018 junto com o cambio um eaton de 5 velocidades; curiosamente o cambio tinha duas saidas para carda uma para a bomba d’agua de alta capacidade do caminhao bombeiro ambos nao sao exatamente algo facil de se restaurar; peças de reposiçao tem que ser feitas e nao compradas se e que me entendem mas posso atestar que funciona como um relogio hoje [video width= 480 height= 848 mp4= https //cdn flatout com br/wp content/uploads/2022/10/whatsapp video 2022 10 04 at 10 24 32 mp4 ][/video] o carro em que seria montado precisava ter um chassi parrudo entao para suportar bem o motor de caminhao enorme o escolhido foi um chassi buick de 1926 que alem do chassi em si forneceu suspensoes os freios grandes nas quatro rodas eixo traseiro e tudo mais o motor foi severamente recuado no chassi claro; agora so dois ocupantes se sentariam quase em cima do eixo traseiro entao o motor se posicionaria no meio do carro para equilibrar massas nos eixos o chassi foi reforçado para sua nova aplicaçao [gallery ids= 324598 324596 324597 ] os freios do buick sao muito bons enormes tambores mas o acionamento mecanico por varao exige um pouco de força segundo o guilherme as suspensoes de eixo rigido e feixe de molas sao do buick tambem inclusive com os amortecedores a fricçao mecanicos o entre eixos e enorme de 132 polegadas ou 3353 mm e os pneus 700x20 em rodas raiadas de 20 polegadas de diametro o carro pesa proximo de 1500 kg a carroceria e uma obra de trabalho manual excepcional foi completamente desenhada e executada na oficina boraci e toda em chapa de aço batida a mao em cima de estrutura de madeira como na epoca mas tudo novo persianas do capo colete do radiador tudo feito a mao a partir do zero artesanalmente o passageiro fica atras do piloto para manter a carroceria estreita e ambos sentam praticamente em cima do eixo traseiro vendo um capo compridissimo e enorme e como em 1930 e e sensacional mas o mais legal e que o guilherme gosta mesmo e de andar com ele diz que valeu a pena o trabalho de restauro do motor certamente dificil e caro funciona como um relogio alem dos ralis ja foi ate araxa com ele uma viagem de 1300 km nosso tipo de cara o carro tem uma saude incrivel e e sem duvida uma experiencia unica na direçao o guilherme diz que e completamente confiavel que pode ir para onde quiser com ele a qualquer hora o v12 e belissimo alem de enorme e exotico com suas 24 velas e obviamente forte; a energia aqui nao vem de velocidade e giro vem de força mesmo aquele torque gostoso que so pode vir de um motor grande trabalhando desestressado [gallery ids= 324541 324548 324547 324551 324552 324546 324544 324555 324557 ] e mais e uma obra de conhecimento e habilidade mecanica como nunca vimos aqui no brasil carros deste tipo feitos se respeitando a epoca sem descambar para um chassi moderno com freios brembo ou coisa que valha e sensacional lembra a gente que nao e necessario desempenho moderno para acompanhar trafego moderno por exemplo ha de se mencionar a qualidade do trabalho e da mao de obra; o carro todo nao e over mas e claramente feito com cuidado e precisao em todas as suas peças e detalhes e nao entenda errado apesar de usar peças de outros carros ele foi construido totalmente na oficina e e uma obra da qual eles devem ficar orgulhosos parabens um carro realmente sensacional e algo feito por gente que sem duvida nenhuma conhece respeita e gosta realmente de automoveis nao so na forma moderna e evoluida mas todas as outras possiveis tambem eu sei que meu queixo caiu e ainda nao voltou para o seu lugar original que carro
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