ola pessoal continuo a contar aqui a saga do meu subaru impreza 1994 que lhes apresentei no primeiro post deste project cars neste post vou abordar um pouco das manutençoes que fiz nele e de mais surpresas desagradaveis que surgiram ao longo da caminhada como havia comentado peguei este carro em uma troca ja sabendo que teria muita coisa para fazer ate porque o projeto do antigo dono ainda estava em andamento tanto a mecanica quanto o interior estavam muito aquem do que eu imaginava mas apesar disso o visual exterior era um grande conforto aos olhos o carro chegou aqui em sao paulo em uma sexta feira vespera do subaru fest de 2013 o video abaixo mostra exatamente como o carro estava quando chegou e a parte mais engraçada como ele soava [youtube id= mi99jisg1qg width= 620 height= 350 ] com essa barulheira longe de ser algo agradavel mistura de ar combustivel extremamente gorda e embreagem patinando essa saidinha nao poderia ser diferente #fail na semana seguinte levei o carro em um mecanico especializado em subaru e que ja tinha uma experiencia com carros da marca com turbo nao original de fabrica sai de la novamente com uma lista enorme e claro isso contemplava algumas coisas obvias como por exemplo a embreagem que estava nas ultimas e a subida do escape para a turbina que estava furada fora isso decidimos instalar um novo radiador velas cabos de velas e discos de freios os amortecedores dianteiros estavam estourados e as molas estavam cortadas o que deixava o carro mais baixo do que a minha paciencia permitia nessa ocasiao ele me explicou mesmo que sem muito sucesso por conta da minha limitaçao com mecanica acerto e afins um pouco da situaçao do carro e o que precisava ser feito nele quando o carro foi turbinado as valvulas injetoras originais da subaru haviam sido substituidas por valvulas de volkswagen retrabalhadas a bomba original por uma de gti de maior capacidade e tambem foi adicionado um dosador de combustivel hpi esse conjunto ate permitia que o carro fosse acertado o bastante para andar melhor do que antes mas nada espetacular alem de bicos e bombas melhores so a instalaçao de uma injeçao programavel deixaria o carro confiavel sem muita opçao a curto prazo finalizei os reparos instalei ainda uma embreagem exedy do impreza sti e decidi postergar qualquer outra melhoria mecanica principalmente porque realizar um passo maior necessitaria muito dinheiro os bicos de gol mi retrabalhados permaneceriam la ate que fosse definido algo em relaçao a troca da injeçao por hora o objetivo era dar uma aprimorada no visual trazendo mais originalidade para o carro e tentar extrair algumas doses de adrenalina com o conjunto [youtube id= ik7drrs0o4q width= 620 height= 350 ] neste video ainda estava com a embreagem antiga dando seus ultimos suspiros alteraçoes visuais nesse meio tempo resolvi arregaçar meu cartao de credito com as compras no ebay como ocorre com boa parte dos importados o site oferece uma infinidade de peças comecei comprando um jogo de farois e lanternas originais da versao sti essa era uma das minhas primeiras experiencias solo com o carro e mesmo de relativa facilidade demorei algumas horas para deixar tudo alinhado e sem tire ups o resultado do des tuning era animador nessas fotos e possivel ver tambem um pouco do estrago que as molas baixas e minha pericia no volante haviam causado no para choque dianteiro abaixo proximo aos milhas o proximo item da lista de desejos era a troca das rodas o carro veio com as originais aro 14 do modelo gl e o acabei escolhendo as rodas da versao gt aro 15 na cor dourada o triste ou nao fim de um ej18 depois de tudo acertado escape remendado embreagem nova entre outros era claro que eu iria tentar aproveitar todo potencial do carro depois de alguns meses rodando por ai viagens e centenas de esticadas de farol o cansado motor com 250 000 km começou a apresentar sintomas de que algo ia dar errado sendo o mais notavel deles uma fumaça branca que saia do escapamento em rotaçoes mais elevadas em um primeiro momento trabalhamos com a hipotese de ser algum problema com a turbina substitui a turbina td04 por uma em bom estado e logo depois foi instalada uma nova bomba de oleo no motor mesmo assim o problema persistiu e so depois de varios dias na oficina que foi diagnosticado que a pressao de oleo do motor estava muito baixa sem conhecimentos avançados de mecanica a merce de diagnostico alheio e tendo gasto muito dinheiro com outras coisas tentando resolver o problema recebi a noticia de que seria necessario abrir o motor mal sabia eu que esse fato alguns meses depois iria elevar o projeto para niveis nao esperados com uma espectativa de custos entre r$ 4 000 e r$ 7 000 dependendo do estrago ficava dificil apostar na ideia de abrir e reparar o motor ej18 original do gl e ainda assim ter que investir por volta de r$ 5 000 para instalar uma injeçao programavel sem contar que os recursos do ej18 por se tratar de uma versao aspirada sohc e mais simples entre os motores da serie ej acabaria nao correspondendo com os demais investimentos que seriam necessarios a partir de entao fora isso ainda faltariam investimentos em freios suspensao e ate em um cambio melhor a partir desse momento um swap completo de uma versao wrx ou sti começava a ficar viavel perto do que gastaria investindo no conjunto que eu ja tinha o swap passados alguns meses desde que o carro abriu o bico eu ja havia pesquisado um pouco de tudo sobre as possibilidades desde de soluçoes hardcore como importar as peças de um wrx sti japones ou no sentido oposto simplesmente arrumar o meu motor e tirar a turbina partir pra algo mais low profile por ter passado muito tempo sem resolver nada tambem por questoes financeiras a situaçao toda e abstinencia do carro ja estavam me torturando cheguei a anunciar o carro e quase o vendi em partes cheguei a um ponto que nao dava mais pra empurrar o problema com a barriga e em um final de semana de agosto de 2014 coloquei como meta resolver o que faria ate definitivamente com carro ate a proxima segunda feira quando estava prestes a aplicar o plano b de tirar a turbina e acabar com a farra eis que tive um estalo vendo um daqueles costumeiros videos do colin mcrae avoando com os imprezas eu me dei conta que o que eu tanto queria ja estava na minha garagem so precisava faze lo voar siga seus sonhos jovein eu para mim mesmo decidi enfim investir na bagaça e ceder a alguns excessos que ate entao evitara lembrei de um wrx 2003 batido de um conhecido que estava a venda e decidi que ia tentar barganhar algo seja o que fosse a fim de resolver o problema do meu carro definitivamente depois de alguns minutos de negociaçao e condiçoes que foram oferecidas acabei conseguindo concretizar a compra o proximo capitulo como era de se esperar o swap nao foi nada facil o trabalho nao consistia apenas de substituir um motor pelo outro mas tambem toda a parte eletrica transmissao suspensao interior e injeçao eletronica do wrx para iniciar a desmontagem do gc contei com o apoio do amigo ricardo freitas da acf performance para que o carro pudesse ser levado ao funileiro para uma repintura do cofre o wrx doador do swap foi enviado para o andre lira da oficina racingbox que ficou responsavel pelo processo de swap um trabalho extremamente artesanal e diferente do que imaginavamos muito menos plug & play por hoje e so abaixo um teaser de algumas coisas que estarao na proxima parte um abraço por leonardo baggio project cars #196
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