em novembro de 2015 emblemas da alfa romeo começaram a aparecer nos carros da ferrari na formula 1 sinalizando que a lendaria fabricante italiana poderia voltar para a mais alta categoria do automobilismo no fim de 2017 veio o anuncio a alfa seria a patrocinadora titular da sauber f1 team que na epoca ja usava motores ferrari que passaria a se chamar alfa romeo sauber agora em 2019 a sauber anunciou que competira nesta temporada sob o nome alfa romeo racing sem sauber aproveitando esta deixa decidimos contar como foi a trajetoria da alfa romeo na formula 1 na primeira parte deste especial vimos que a alfa romeo começou a disputar corridas logo que foi fundada em 1910 a companhia italiana acompanhou o surgimento e a popularizaçao do esporte a motor na europa e nos anos 1930 ja havia vencido diversos grand prix as corridas espalhadas pela europa que a partir de 1950 foram unificadas e transformadas no que hoje chamamos de formula 1 pilotos como tazio nuvolari enzo ferrari e juan manuel fangio ajudaram a alfa romeo a construir uma excelente reputaçao naquele periodo e o talento dos engenheiros e mecanicos da companhia garantiram que mesmo com baixissimo orçamento e componentes defasados a alfa romeo dominasse o primeiro mundial de formula 1 da historia em 1950 repetindo o feito em 1951 se houvesse um campeonato de construtores ela seria bicampea para continuar competindo em 1952 a alfa romeo pediu ajuda ao governo italiano que na epoca era dono da companhia alegando falta de recursos financeiros o governo virou as costas para a alfa que decidiu entao abandonar o esporte a motor apesar de nos anos 1960 e 1970 fornecer motores para algumas equipes independentes entre elas a march e a brabham a alfa romeo se manteve longe das corridas por mais de duas decadas focando se em vez disto em campeonatos de turismo e provas de longa duraçao com prototipos esporte desde a segunda metade da decada de 70 porem a alfa planejava um retorno a mais alta categoria do automobilismo e isto aconteceu em 1979 a polivalente autodelta conforme mencionado na primeira parte deste post em 1961 dois engenheiros se juntaram para formar uma equipe de corridas carlo chiti que ja havia trabalhado para a alfa romeo e lodovico chizzola que anteriormente era engenheiro da ferrari os proposito da dupla era construir carros de corrida com mecanica alfa romeo trazendo a companhia de volta a gloria das decadas de 40 e 50 nao demorou para que as duas companhias se aproximasse ja em 1962 a autodelta e a alfa romeo cooperaram na criaçao do belo giulia tz tubolare zagato um cupe feito em torno do conjunto mecanico simpatico seda giulia porem com estrutura tubular e uma bela carroceria projetada pela zagato dai seu nome o carro participou de diversos campeonatos de turismo na europa e nos eua e graças a ele a autodelta tornou se encarregada de preparar diversos carros da alfa romeo nao apenas para campeonatos de turismo mas tambem para as corridas de prototipos esporte nas decadas de 1960 e 1970 alias a autodelta contribuiu enormemente para o desenvolvimento do flat 12 que a alfa romeo empregou em seu tipo 33 que conquistou os titulos de 1975 e 1977 do world sportscar championship wsc o flat 12 usado pela brabham na formula 1 entre 1976 e 1979 era uma derivaçao do motor do tipo 33 foi por conta de seu sucesso que ainda em 1977 a autodelta ficou encarregada de levar a alfa romeo de volta a formula 1 dois anos depois no grande premio da belgica de 1979 estreava o alfa romeo 177 batizado assim porque o trabalho de desenvolvimento começou em 1977 o motor era praticamente o mesmo flat 12 usado pela brabham e tambem pela propria alfa romeo no wsc acoplado a uma caixa manual de seis marchas da hewland ja o carro foi desenhado pelo projetista frances robert choulet e consistia em uma estrutura do tipo spaceframe de aluminio rebitado e suspensao por braços sobrepostos com amortecedores inboard na dianteira era um carro belissimo com sua pintura em vermelho escuro mas suas qualidades nao iam muito alem disto o motor flat 12 era pesado a aerodinamica era desajeitada e o melhor resultado do alfa romeo 177 foi um 12º lugar com o piloto italiano vittorio brambilla ao volante no gp de monza naquela mesma corrida porem um novo carro estreou o alfa romeo 179 com bruno giacomelli ao volante embora tenha abandonado a prova na primeira volta por causa de uma acidente o alfa 179 parecia promissor alem de trazer uma carroceria completamente reformulada com maior refinamento aerodinamico o carro tinha um novo motor agora um v12 com angulo de 60° 2 991 cm³ e 530 cv em 1980 a alfa romeo assinou um contrato com marlboro que levou suas cores aos carros da equipe em um esquema que se tornaria lendario com a mclaren anos mais tarde infelizmente apesar de ser mais leve e eficiente o v12 nao ajudou a alfa romeo a ter resultados muito melhores apenas dois quintos lugares nos gps da argentina e da alemanha com bruno giacomelli ao volante o italiano tambem conquistou uma pole position no gp dos eua em watkins glen mas sequer conseguiu terminar a prova https //www youtube com/watch v=1l0v9bqrolu em 1981 o recem contratado mario andretti ainda deu um pouco de esperança aos italianos ao ficar com a quarta posiçao no grande premio da california mas foi algo passageiro andretti nao subiu mais ao podio e uma subita melhora no desempenho de bruno giacomelli nas duas ultimas corridas quarto lugar no gp do canada e o terceiro lugar no gp de caesar palace em las vegas nao foi suficiente para garantir mais que dez pontos na temporada rendendo a alfa a nona colocaçao no campeonato o ultimo ano do alfa romeo 179 foi 1982 porem apenas nas duas primeiras corridas a alfa romeo ja estava preparando seu sucessor o alfa romeo 182 que estreou no grande premio do brasil mas apesar do novo carro aquela temporada trouxe poucas boas surpresas andrea de cesaris recem chegado a equipe conquistou uma pole position no gp dos eua e foi o terceiro colocado no gp de monaco enquanto bruno giacomelli obteve como melhor resultado o quinto lugar no gp da alemanha com sete pontos a alfa terminou a temporada na decima colocaçao fracassos sucessivos iniciado 1983 a alfa romeo viu se obrigada a aderir a sobrealimentaçao e aproveitou para realizar uma mudança drastica encerrar a parceria com a autodelta seu novo carro batizado alfa romeo 183t foi projetado pelo engenheiro frances gerard ducarouge ainda que na verdade fosse uma atualizaçao do alfa 182 a grande novidade era um novo motor um v8 turbinado de 1 5 litro capaz de entregar 650 cv era bem menos potencia que o declarado por equipes como bmw ferrari e renault mas o carro tinha um trunfo sua base era totalmente plana o que representava grande vantagem aerodinamica o desenho do assoalho criava uma zona de baixa pressao sob o carro fazendo com que a pressao do ar passando sobre o monoposto pressionasse o mesmo baixo aumentando a downforce tinha tudo para ser uma receita muito eficiente nao fosse por um porem a partir das temporadas seguintes a fia impos um limite de 220 litros para o tanque de combustivel dos carros e proibiu as paradas para abastecer o v8 da alfa nao era o mais economico de todos era preciso reduzir a pressao do turbo para que o motor nao bebesse tanto mas isto significaria menos potencia e consequentemente um carro mais lento aos trancos e barrancos andrea de cesaris e mauro baldi aquele era o primeiro ano sem bruno giacomelli conseguiram rendimento um pouco melhor com o alfa romeo 183t cesaris foi o segundo colocado no grande premio da alemanha e no gp da africa do sul; baldi foi o sexto no gp de monaco e o quinto no gp da holanda juntos os dois conquistaram 18 pontos para a alfa romeo que ficou com a sexta colocaçao no campeonato https //www youtube com/watch v=j4 isdgfixw talvez os italianos tenham ficado otimistas com o resultado mas os problemas com consumo de combustivel foram ficando cada vez mais recorrentes e deprimentes em 1984 e 1985 anos em que correu com as cores da benetton a alfa romeo frequentemente se via sem combustivel antes do fim da corrida o fundo do poço ocorreu no gp de monza de 1985 quando eddie cheever ficou sem gasolina faltando cinco voltas para o fim da prova era a ultima gota d agua no fim daquele ano a alfa romeo saiu da formula 1 pela segunda vez entre 1983 e 1987 a equipe italiana osella ainda utilizou o antigo motor flat 12 da alfa romeo em seus carros mas a parceria passou longe de ser frutifera ou memoravel o que o futuro guarda para a alfa romeo na formula 1 ainda e cedo pra dizer em 2015 trinta anos depois de sua segunda debandada a alfa firmou um contrato de patrocinio com a sauber uma maneira mais facil de colocar seu nome de volta na maior categoria do automobilismo a equipe suiça teve desempenho apenas mediano em 2015 ficando com a oitava posiçao e em 2016 e 2017 amargou um decimo lugar em 2018 primeiro ano da alfa romeo como patrocinadora titular a sauber conquistou 48 pontos talvez seja otimismo demais imaginar que a alfa romeo racing passe a ser mais do que apenas um nome mesmo se 2019 for um ano melhor a propria alfa romeo mudou assim como a formula 1 nao da para esperar uma volta ao passado com o mesmo nivel de competitividade ainda assim gostamos de ver o cuore sportivo de volta
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