nas primeiras decadas do seculo passado os carros nao eram onipresentes nas ruas e os fabricantes de automoveis ainda nao eram conglomerados bilionarios sendo assim uma simples carta de um cliente poderia realmente mudar algumas coisas em um carro foi exatamente assim que surgiu o veiculo simbolo da cultura automotiva australiana a ute o ano era 1932 e a historia conta que a mulher de um fazendeiro cansada de se sujar a caminho da missa no domingo por usar o mesmo carro que seu marido usava para trabalhar mandou uma carta para a ford australiana embora se pareça com uma lenda urbana a historia e oficial e segundo a companhia a carta dizia exatamente o seguinte meu marido e eu nao temos como pagar por uma carro e uma picape mas precisamos de um carro para ir para a igreja no domingo e de uma picape para levar os porcos para o mercado na segunda feira voces podem ajudar se isso tivesse acontecido hoje provavelmente a mulher mandaria um tweet para a ford e receberia uma resposta padronizada isso se fosse respondida mas naquela epoca alguem la dentro leu a carta e provavelmente pensou olha talvez a gente possa sim uma tipica picape da epoca este alguem foi um diretor chamado hubert french que encaminhou a carta para o gerente de vendas scott inglis este por sua vez procurou o superintendente da fabrica slim westman e ambos foram ate a sala do departamento de design se hoje uma equipe de design consiste em dezenas de pessoas naquela epoca o trabalho todo era feito por um homem so lewis thornet bandt de apenas 22 anos nao se sabe muito a seu respeito mas o pouco que se sabe e o suficiente este cara foi o pai da ute depois de ler a carta bandt foi para casa cheio de ideias ford model 40 deluxe coupe picapes nao eram novidade nenhuma naquela epoca contudo eram veiculos mais rudimentares — adaptaçoes com capota de lona e caçambas de madeira com conforto reduzido para os passageiros a mulher do fazendeiro queria conforto e roupas limpas e um veiculo de trabalho do inicio do seculo 20 jamais poderia oferecer isso westman inglis e bandt entao começaram a pensar em uma soluçao nao era uma questao de simplesmente cortar a traseira de um cupe — no caso um ford model 40 v8 de duas portas — e colocar uma caçamba no lugar a rigidez da carroceria ficaria comprometida o projeto exigia modificaçoes mais extensas bandt entao incluiu alguns reforços estruturais na cabine e diferentemente das picapes que existiam ate entao a caçamba seria fundida ao habitaculo e nao um componente separado aqueles porcos vao ter um transporte de luxo foi o que bandt supostamente disse a westman ao desenhar os primeiros esboços em um quadro negro westman gostou do que viu e pediu que fossem produzidos dois prototipos alem de resolver o problema da resitencia a torçao a soluçao criou uma das caracteristicas que diferenciam picapes convencionais dos coupe utilities — ou simplesmente utes o habitaculo era identico ao do cupe a prova d agua e com espaço para duas pessoas o entre eixos de 2 84 metros somado a caçamba de 1 65 metros de comprimento e capacidade para levar 550 kg de carga util faziam daquele o veiculo perfeito para atender as necessidades da cliente o motor era o mesmo v8 do cupe acoplado a um cambio manual de tres marchas a suspensao dianteira usava feixes de molas transversais e amortecedores enquanto a traseira usava molas semi elipticas e amortecedores de serviço pesado na traseira assim que viu os prototipos scott inglis autorizou uma produçao inicial de 500 veiculos westman disse que seriam necessarios au$ 18 mil e foi prontamente atendido depois de uma fase de aperfeiçoamento as primeiras utes sairam da linha de produçao em 1934 isso quer dizer que em 2014 a ute completa 80 anos confortaveis acomodaçoes para os passageiros e um grande espaço de carga no compartimento traseiro o trabalho de bandt colocou a ford australiana em evidencia e a cidade de geelong onde ficava a sede da companhia no mapa nao demorou para que henry ford ficasse sabendo sobre aquele novo tipo de picape que estava fazendo bastante sucesso em seu pais de origem bandt entao foi convocado para fazer uma visita a detroit para que pudesse apresentar pessoalmente seu projeto ao fundador da companhia henry ford gostou tanto do carro apelidado por ele de kangaroo chaser caçador de cangurus em uma traduçao livre que pediu para que seus designers desenvolvessem projetos semelhantes para o mercado americano voce pensou no ford ranchero pois e foi ali que plantaram a semente ford ranchero de volta a geelong bandt seguiu sua carreira como chefe do departamento de design da ford australiana funçao que exerceu por 48 anos depois de se aposentar ele procurou uma ute 1934 original para restaurar foi este seu carro de uso diario — que ele registrou com a placa ut 001 — no qual sempre era visto dirigindo por geelong ironicamente o veiculo que ele ajudou a projetar foi tambem o responsavel por sua morte em fevereiro de 1987 quando retornava das gravaçoes de um video comemorativo pelo bicentenario da australia bandt sofreu um acidente batendo de frente contra um caminhao carregado de areia e morreu no local seu legado contudo durou decadas a criaçao da ute deu os primeirs passos em direçao a uma rivalidade historica entre duas fabricantes no pais a ford australiana e a holden subsidiaria da general motors na australia segundo a ford australiana cerca de 22 mil unidades da ute de primeira geraçao foram vendidas entre 1940 e 1954 foi este sucesso que motivou a general motors a lançar seu cupe utilitario a base era o holden 48 215 tambem conhecido como holden fx um seda com motor de de seis cilindros em linha e 60 cv lançada em 1951 a ute 50 2106 nao demorou a se tornar um serio concorrente para a criaçao da ford em 1961 a ford lançou sua ute derivada do seda falcon xk que usava um seis em linha de 2 3 litros e 90 cv aquela altura o modelo da holden ja havia conseguido ultrapassar a ford em vendas o falcon representava uma grande evoluçao com sua carroceria mais baixa e alongada e nas decadas que se seguiram as duas companhias sempre lançavam modelos equivalentes a transiçao entre a decada de 60 e a decada de 70 foi talvez a epoca mais interessante para as utes enquanto o falcon seguia uma evoluçao constante a holden apresentava o kingswood que substituia o special que por sua vez era uma evoluçao do 48 215 com um estilo contemporaneo e motores de seis cilindros em linha e v8 de origem chevrolet embora fosse muito parecido o kingswood de primeira geraçao hk jamais teve algo a ver com o opel rekord que deu origem ao nosso opala mas nao va dizer que voce nao imaginou um opala ute ao ver esta foto foi com o lançamento da primeira geraçao do holden commodore em 1978 que as utes começaram a tomar a forma que tem hoje foi tambem nesta epoca que o interesse dos entusiastas pelas utes começou a aumentar — elas nao eram mais apenas carros de trabalho o commodore tambem foi responsavel por colocar a holden na frente da ford nas vendas — incluindo as picapes talvez isso se deva ao fato de que embora a ford tenha criado a ute e com o falcon da decada de 60 dado um belo salto a frente da holden a ute do oval azul permaneceu atrasada em relaçao ao seda ate o final da decada de 90 — enquanto carro ganhava geraçoes novas a picape permanecia com a base do modelo lançado no fim dos anos 70 recebendo apenas reestilizaçoes com isso a holden tomou força e a iniciativa de criar um novo nicho o das utes esportivas a primeira delas foi a ute ss ainda baseada no baseada no kingswood de 1982 desde entao o modelo ss se tornou uma versao obrigatoria em todas as geraçoes — e obrigou a ford a seguir o mesmo caminho com o falcon holden ute ss 2002 a briga ficou realmente seria com a introduçao dos modelos hsv holden special vehicles em 1987 desde o inicio dos anos 90 a holden oferece versoes de alto desempenho da ute com tratamento hsv a ford seguiu pelo mesmo caminho com a fpv ford performance vehicles fundada em 2002 firmando de vez a rixa entre os fas das duas marcas a cultura ao redor das utes e muito forte com fazendeiros comerciantes e entusiastas apreciando suas picapes ate hoje e a rivalidade permanece forte como sempre o ponto alto foi a hsv maloo r8 lançada em 2000 e que seis anos mais tarde quebrou o recorde de velocidade para picapes com seu v8 ls2 de seis litros e 403 cv a maloo atingiu os 271 km/h — 22 km/h a mais do que a recordista anterior e sabe qual era a dodge ram srt 10 que tinha o motor v10 do dodge viper contudo o recorde e motivo de controversia ha quem nao considere as utes como verdadeiras picapes devido ao fato de elas serem derivadas de carros faz sentido visto que nos eua uma picape e um veiculo mais pesado muitas vezes com carroceria sobre chassi e traçao traseira ou integral mas nao podemos esquecer que a ram srt 10 e uma picape americana e talvez eles so estejam querendo defender seu recorde — afinal se as utes nao sao picapes o que elas sao o que realmente importa e que a ford australiana voltou a responder a altura e para cada modelo da holden ha um equivalente na concorrencia no caso da maloo temos o ford falcon ute gs com motor v8 de 428 cv apesar do culto as picapes as vendas ja nao geram mais lucro suficiente para justificar a produçao — o publico australiano prefere comprar seus utilitarios novos importados da tailandia caso da ford ranger mitsubishi l200 e toyota hilux sendo assim a holden ja anunciou o fim da produçao do commodore na australia pra 2017 para a ford australiana a situaçao e ainda pior a divisao ira cessar suas atividades em 2016 o futuro das utes agora e incerto mas ao menos pudemos ve las completar 80 anos de serviços prestados e burnouts epicos [youtube id= zxi1nfcrkhc width= 620 height= 350 ] [ fotos john lloyd five starr photos ]
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