o volkswagen golf de oitava geraçao ja esta batendo na porta depois que ele for lançado o que deve ocorrer ate o final deste ano sera questao de tempo ate que a volkswagen apresente um novo gti que se mantiver o padrao das ultimas sete geraçoes tem tudo para se manter como referencia no segmento dos hot hatches dito isto decidimos dar sequencia a nossa serie sobre quase todos os hot hatches de diferentes fabricantes com a volkswagen afinal o golf gti mk1 pode nao ter sido o primeiro de todos os hot hatches mas ele foi o responsavel por popularizar a categoria depois dele as concorrentes se apressaram em lançar suas proprias versoes da receita como a maior parte dos hot hatches da volkswagen possui decadas de historia e possivel que tenhamos mais de dois posts dedicados a fabricante alema afinal sao muitos modelos com diferentes geraçoes e versoes esportivas vamos começar com alguns dos nomes mais importantes das decadas de 1970 e 1980 golf gti nao ha muito misterio aqui alem de ser o primeiro hot hatch da volkswagen o golf gti foi um dos primeiros hot hatches da historia e possivelmente o mais iconico da decada de 1970 ele foi lançado em 1976 dois anos depois da estreia do golf e estabeleceu o template basico dos hot hatches classicos motor mais potente suspensao mais baixa e firme decoraçao esportiva na carroceria e uma boa lista e interior equipado com volante de pegada mais firme bancos de maior apoio e acabamento diferenciado inicialmente o golf gti era movido por um motor 1 6 da familia ea827 a mesma que deu origem ao nosso ap visualmente ele era muito parecido inclusive entregava 110 cv e 14 kgfm de torque suficientes para levar o hatchback de 810 kg de zero a 100 km/h em 9 7 segundos com maxima de 182 km/h o cambio era manual de quatro marchas seu verdadeiro trunfo porem era a dinamica a suspensao macpherson na dianteira eixo de torçao na traseira mais baixa e firme era muito bem calibrada e o entre eixos curto 2 400 mm como no fusca garantia agilidade na hora de mudar de direçao as rodas de 13 polegadas calçavam pneus 175/70 e abrigavam discos de freio ventilados na dianteira com 240 mm de diametro os freios traseiros eram a tambor a volkswagen nao esperava vender mais que 5 000 unidades do golf gti por acaso o numero necessario para homologa lo em competiçoes de turismo da fia contudo seu sucesso estrondoso garantiu uma vida longa tanto que 45 anos depois o golf gti ainda e a referencia entre os hot hatches em 1982 a volkswagen deu ao golf gti um pouco mais de pimenta aumentando o deslocamento do motor para 1 8 litro e a taxa de compressao de 9 5 1 para 10 1 a potencia passou a 112 cv e o torque a 15 6 kgfm com isto o gti 1 8 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 9 2 segundos e atingia a velocidade maxima de 186 km/h graças tambem ao novo cambio manual de cinco marchas [caption id= attachment_224472 align= aligncenter width= 999 ] alargadores funcionais nos para lamas as bitolas eram visivelmente maiores[/caption] foi so em 1983 que o golf gti foi lançado nos eua a versao norte americana porem chamava se vw rabbit gti alem dos farois quadrados do tipo sealed beam a legislaçao norte americana tambem exigia lanternas traseiras mais largas e para choques mais volumosos mas no geral o rabbit gti era praticamente igual ao golf gti e mantinha as mesmas qualidades [gallery type= grid link= file ids= 224468 224469 224470 ] a segunda geraçao do golf tambem foi lançada na europa em 1983 e a volkswagen nao titubeou em atualizar a versao gti de acordo inicialmente o gti mkii usava o mesmo motor 1 8 8v de 112 cv da primeira geraçao mas em 1986 foi introduzido o golf gti 16v [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 224477 224476 ] com comando duplo no cabeçote o motor do golf gti 16v era capaz de entregar 139 cv e 17 1 kgfm de torque e de levar o carro de zero a 100 km/h na casa dos oito segundos com velocidade maxima proxima dos 200 km/h golf rallye embora fosse esteticamente muito parecido com o primeiro golf o mk2 era um carro maior e mais sofisticado e o mesmo valia para suas versoes esportivas com as quais a volkswagen começou a explorar diferentes soluçoes de engenharia por diferentes razoes o golf rallye e um excelente exemplo criado em 1989 para a homologaçao do golf no campeonato mundial de rali o wrc o golf rallye tinha carroceria alargada nao muito diferente do audi quattro ou do lancia delta hf integrale; visual exclusivo na dianteira com farois retangulares projetores e uma nova grade; e um motor 1 8 8v supercharged debaixo do capo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 224482 224481 ] capaz de entregar 160 cv e 22 9 kgfm de torque o motor era acoplado a uma caixa manual de cinco marchas que levava a força do motor para as quatro rodas atraves de um sistema com diferencial haldex de acoplamento viscoso com isto alem de apresentar muito mais estabilidade o golf rallye era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 6 segundos com velocidade maxima de 209 km/h foram feitos apenas 5 000 exemplares do golf rallye quantidade minima para homologa lo no grupo a do wrc nenhum deles foi vendido oficialmente fora da europa golf limited uma das variantes mais desconhecidas do golf de segunda geraçao e a limited lançada em 1990 trata se de uma serie especial feita com base no golf gti com os componentes de traçao nas quatro rodas do golf rallye o motor tambem trazia um supercharger porem tinha cabeçote multivalvulas e com isto entregava saudaveis 210 cv e 25 7 kgfm de torque fazendo do limited o golf mais potente produzido em serie superado apenas pelo golf r mk4 lançado em 2003 que tinha 241 cv https //www youtube com/watch v=qvbirayy_py era o suficiente para garantir desempenho superior ao de qualquer outro golf o limited ia de zero a 100 km/h em 7 2 segundos e tinha velocidade maxima de 210 km/h esteticamente ele diferia do golf gti pelo friso azul em volta da grade pelos emblemas da vw motorsport e pelas rodas bbs de 15x6 5 polegadas alem dos para choques mais volumosos do modelo norte americano mesmo sendo voltado primariamente ao mercado europeu o golf limited foi feito especialmente para executivos do grupo volkswagen e era construido a mao pela divisao de competiçao da marca a vw motorsport por isso apenas 71 exemplares foram feitos a maioria com carroceria de quatro portas e todos eles extremamente recheados para a epoca com vidros e retrovisores eletricos freios abs direçao hidraulica bandos dianteiros regulaveis em altura e teto solar scirocco gt apesar de ser vendido e anunciado como um cupe feito com base na plataforma do golf o volkswagen scirocco lançado em 1974 era um hatchback apenas a linha do teto tinha caimento mais suave formando uma traseira fastback o scirocco ja possuia um perfil naturalmente mais esportivo por conta de seu design que privilegiava a silhueta e o espaço para os ocupantes do banco da frente mas a volkswagen nao deixou de dar a ele versoes mais apimentadas começando pelo scirocco gt que foi lançado em 1976 e tinha exatamente o mesmo conjunto mecanico do golf gti motor 1 6 8v de 110 cv e cambio de quatro marchas bem como as demais modificaçoes de acordo com a vw ele era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 8 segundos https //www youtube com/watch v=an wrf_x17e o nome da versao variava de acordo com o mercado na alemanha era o scirocco gti na frança gtx nos eua apenas gt a segunda geraçao do scirocco foi lançada em 1981 e adotou um visual mais moderno com para choques melhor integrados a carroceria e uma dianteira mais baixa com quatro farois retangulares que lembrava muito o passat e da mesma forma que o golf gti o scirocco gti tambem ganhou o motor 1 8 8v de 112 cv em 1982 junto com o cambio manual de cinco marchas ele tinha força o bastante para ir de zero a 100 km/h em 9 3 segundos com maxima de 192 km/h a razao para a ligeira queda no no desempenho foi o aumento de peso de 970 para 1 045 kg reflexo da carroceria mais volumosa e da oferta de equipamentos mais generosa da mesma forma que o golf gti mk2 o scirocco gti mk2 adotou o motor 1 8 16v de 139 cv em 1986 com visual distinto dotado de para lamas alargados e spoilers frontal e traseiro o scirocco gti com comando duplo no cabeçote ia de zero a 100 km/h em 8 1 segundos com maxima de 210 km/h
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