FlatOut!
Image default
História

Uma breve história do conversível de teto rígido

O teto rígido retrátil é tão comum e onipresente hoje em dia que a gente acaba por noticiar carros com teto de lona como algo diferente e especial. É o caso do magnífico Aston Martin DB12 Volante lançado hoje, sobre quem falamos hoje no zero a 300: vem com um teto de lona tradicional, que pode ser em várias cores e tem nada menos que oito camadas, para manter o mundo lá fora... bem, lá fora né? Afinal de contas, se queres comungar com o planeta (ou com o escapamento fumarento de caminhões diesel), há opção de se andar com o teto baixado. O que fez um amigo me perguntar: quando apareceu o teto rígido retrátil? Esta é uma história de evolução bem interessante, que pouca gente conhece. Sabemos que quem popularizou de verdade o esquema foi a Mercedes-Benz com seu SLK de 1996; antes dele foram poucos, e todos um pesadelo para manter-se funcionando à contento. Mas defin