a esta altura voce ja deve saber que a alfa romeo vai voltar a formula 1 no ano que vem voltar porque na verdade nao sera um retorno da equipe alfa romeo a formula 1 na verdade a sauber vai usar motores ferrari sob a marca alfa romeo e passara a se chamar alfa romeo sauber f1 team para a temporada 2018 na real a sauber ja usa motores ferrari desde 2010 e a companhia de maranello ja fornece o motor do giulia v6 qv para a alfa romeo na pratica as coisas vao continuar como estao so o nome da equipe mudou [gt40 content search= alfa romeo widget= 1 title= sim tem alfa romeo no gt40 ] ninguem aqui esperava que a alfa romeo voltasse com tudo com uma equipe propria de formula 1 mas nao deixa de ser meio broxante saber disso por outro lado tambem e uma boa oportunidade para revisitarmos a historia da alfa romeo na formula 1 ate porque os italianos do cuore sportivo estao entre as mais tradicionais equipes da maior categoria do automobilismo e mais o proprio enzo ferrari começou la o inicio de tudo quando dizemos que a alfa romeo e uma das mais tradicionais equipes do automobilismo nao estamos brincando as primeiras corridas de grand prix realizadas na historia datam dos anos 1900 mais precisamente 1907 e eram realizadas de forma independente sem um campeonato que as unificasse as fabricantes francesas como bugatti e delahaye dominaram as provas nos primeiros anos mas no inicio da decada de 20 os italianos começaram a mostrar seu talento a alfa romeo foi uma das que mais brilharam neste periodo com carros como o 40 60 hp dotado de um quatro cilindros de seis litros; e o p2 com seu inovador oito cilindros em linha nomes como giuseppe campari antonio ascari ugo sivocci e o proprio enzo ferrari se destacavam nas corridas na verdade da para dizer mais a com o alfa romeo p2 a equipe venceu seu primeiro campeonato internacional de grand prix o automobile world championship ou world manufacturer s championship em 1925 faziam parte da competiçao o grande premio da italia em monza; o gp da belgica e spa francorchamps; as 500 milhas de indianapolis voce sabe onde; e o gp da frança em montlhery fora o punhado de outros gps que nao contavam pontos para a prova com isto rapidamente a alfa romeo tornou se uma potencia dos grand prix e seguiu com esta reputaçao ate 1934 por que ate 1934 porque naquele ano a mercedes benz e suas flechas de prata chegaram e tomaram de assalto a competiçao sem cerimonia os altamente tecnologicos para a epoca monopostos prateados da mercedes so nao venceram tres de todas as corridas de grand prix oficiais realizadas entre 1935 e 1939 eram carros absurdos com motores de oito cilindros gigantescos equipados com compressores mecanicos e potencia que dizem chegava aos 600 cv nas corridas que nao faziam parte do calendario a alfa conseguiu certo sucesso com o classico 8c e seu oito em linha de 2 9 litros com supercharger e 300 cv nesta epoca a equipe de corrida da alfa romeo se chamava alfa corse e era comandada por enzo ferrari mas esta historia nao e sobre a mercedes e sobre a alfa e a alfa decidiu que nao era hora de reagir a segunda guerra mundial estava se aproximando e os italianos deixariam para contra atacar depois do fim do conflito a consagraçao no pos guerra e o começo da formula 1 em 1946 ano seguinte ao fim da segunda guerra a alfa romeo surpreendeu com o 158 o monoposto havia sido criado para a temporada de 1938 mas nao foi levado a serio nem mesmo pelo pessoal da alfa romeo pois os mercedes nao davam chance para ninguem mas enquanto cumpria tabela nas pistas e fornecia veiculos militares ao exercito a equipe italiana aproveitou para desenvolver seus motores um detalhe em 1939 enzo ferrari foi demitido por uma razao que nunca ficou clara dizem que porque il commendatore queria manter controle total sobre a operaçao da equipe mas a alfa nao permitiu mal sabia eles que as historias de ambos se cruzariam muitas vezes ainda ao longo das decadas [youtube id= k9 bz0nbrii width= 620 height= 350 ] terminada a guerra e retomadas as atividades automobilisticas o resultado veio imediatamente o motor do alfa romeo 158 era um oito em linha de apenas 1 5 litro que naturalmente aspirado entregava 190 cv com a adoçao de um compressor roots para a temporada de grand prix de 1946 a potencia saltou para 350 cv e tal qual a mercedes benz havia feito antes da segunda guerra a alfa romeo nao deixou pedra sobre pedra praticamente todas as corridas de grand prix disputadas entre 1946 e 1949 com exceçao de tres foram vencidas pela alfa com o 158 entao veio a formula 1 propriamente dita que teve seu primeiro campeonato realizado em 1950 a alfa romeo venceu mais uma vez com o 158 com nino farina ao volante e no ano seguinte o argentino juan manuel fangio fez o mesmo com o 159 alfetta evoluçao do 158 que contava com um eixo dedion na traseira em vez do eixo rigido usado ate entao com comportamento dinamico superior e 420 cv o alfa romeo 158/159 alfetta tornou se um dos carros mais bem sucedido na aurora da formula 1 e um dos mais beberroes tambem em troca da alta potencia o oito em linha fazia apenas 0 6 km/l enquanto a maioria dos adversarios conseguia chegar aos 4 km/l o futuro era promissor para a alfa exceto por um detalhe ou melhor um homem quem se voce disse enzo ferrari acertou depois da demissao enzo ficou proibido de usar seu nome em seus carros durante quatro anos mas depois disto voltou a atuar com a scuderia ferrari que alias em 1950 passou a construir carros de rua para financiar seus esforços nas pistas por mais que o alfa 159 fosse um carro competente tambem era um carro velho com 13 anos de carreira a alfa romeo naquela epoca era controlada pelo governo italiano recorrendo ao governo para financiar o desenvolvimento de um novo carro a alfa corse teve o pedido recusado em resposta abandonou a formula 1 e ficou de fora da categoria por 25 longos anos anos 70 fornecendo cuores sportivos ha certa discordia entre os alfistas ha quem diga que o tal cuore sportivo e o motor de um alfa romeo e ha quem diga que e apenas o escudo com o emblema que esta na dianteira de quase todo carro feito pela alfa romeo de qualquer forma achamos que fica poetico dizer que a partir dos anos 60 a alfa romeo começou a fornecer seus cuores sportivos para outras equipes era ate mesmo uma forma de manter os motores atualizados e prontos para um eventual retorno nos anos 60 motores quatro cilindros e v8 foram usados por equipes como a cooper a de tomaso e na decada de 70 ate mesmo a mclaren aquela altura a alfa concentrava seus esforços nas de prototipos esporte com o alfa romeo tipo 33 que usava um motor v8 de dois litros na decada de 1960 e nos anos 70 passou a usar um flat 12 projetado por carlo chiti que havia trabalhado com enzo ferrari mas abandonou a scuderia em 1962 para fundar sua propria equipe/preparadora a autodelta [youtube id= lurjgts47jo width= 620 height= 350 ] autodelta e alfa romeo se aproximaram pela primeira vez logo em seguida e a parceria rendeu o alfa 33 competiu entre 1966 e 1977 em diferentes configuraçoes de carroceria embora nao tenha vencido nenhuma corrida o tipo 33 ficou famoso por ser um dos automoveis de competiçao mais bonitos de todos os tempos especialmente na decada de 60 e tambem permitiu que em 1976 a alfa romeo fizesse um acordo com a brabham para fornecer motores a equipe britanica o motor da alfa entregava 515 cv razoavelmente mais potente que os 470 cv do motor v8 cosworth que era usado na epoca mas tambem era um motor mais pesado que consumia mais combustivel e oleo e fluido de arrefecimento e consequentemente uma coisa nao compensava a outra [youtube id= j7xpxissnxw width= 620 height= 350 ] apesar de precisar de quatro tanques de combustivel e de uma estrutura bastante leve para garantir bom desempenho os carros da brabham equipados com motores alfa romeo nao fizeram tao feio o bt46 por exemplo venceu duas corridas na temporada de 1978 na suecia e na italia em ambas com niki lauda ao volante detalhe o projetista do brabham bt46 foi gordon murray o pai do mclaren f1 o acordo com a brabham permaneceu ate 1979 quando a equipe britanica passou a usar motores cosworth e depois bmw de qualquer forma a alfa romeo ja planejava voltar a f1 por esforço proprio o primeiro retorno a decadencia e o fim da equipe e importante deixar claro desde ja depois de 1951 a alfa romeo nunca mais venceu outro campeonato ou mesmo outra corrida como equipe no entanto isto nao impediu os italianos de participar ativamente da f1 ate meados da decada de 80 o primeiro passo dado para o retorno da alfa romeo a formula como 1 foi dado em 1977 quando a autodelta empresa italiana que funcionava como preparadora e equipe de fabrica da alfa conseguiu permissao para dar inicio ao desenvolvimento de um novo monoposto para a categoria mais importante do automobilismo credenciais eles tinham graças a autodelta o alfa romeo giulia sprint havia se tornado um dos carros de turismo mais bem sucedidos dos anos 60 [youtube id= tgxs8w1go_q width= 620 height= 350 ] o motor do alfa 177 era muito parecido com o do prototipo 33 entao em 1979 estreou o alfa romeo 177 que tinha sua propria versao do motor flat 12 usado ate entao pela brabham no fim daquele ano o motor foi substituido por um v12 de tres litros e um angulo 60° separando as bancadas de cilindros ainda que fosse mais eficiente e compacto o alfa romeo 179 equipado com ele nao foi muito bem sucedido com bruno giacomelli ao volante a alfa nao conseguiu mais que uma pole position no gp dos eua em watkins glen em 1980 e um terceiro lugar no gp de caesars palace em las vegas a segunda e ultima pole position da alfa romeo na formula 1 foi conquistada dois anos depois no gp dos eua de 1982 pelo alfa romeo 182 que usava o mesmo v12 mas tinha aerodinamica retrabalhada ao menos o ronco do motor a 12 000 rpm era algo memoravel de se ouvir triste porque no ano seguinte a alfa romeo viu se obrigada a abandonar o motor naturalmente aspirado e aderir a sobrealimentaçao para 1983 aproveitando tambem foi decidido que o novo carro equipado com um v8 turbinado nao seria feito pela autodelta e sim por um cara chamado gerard decarouge que andava fazendo sucesso na formula 3 com motores alfa o v8 turbinado entregava 650 cv era bem menos potencia que o declarado por equipes como bmw ferrari e renault mas o carro tinha um trunfo sua base era totalmente plana o que representava grande vantagem aerodinamica ao criar uma zona de baixa pressao sob o carro que fazia com que a pressao do ar passando sobre ele o pressionasse para baixo aumentando o downforce alfa romeo 185 o pior carro que eu ja pilotei segundo riccardo patrese essa doeu seria uma bela formula pun intended se nao fosse por um particularidade a partir das temporadas seguintes a fia impos um limite de 220 litros para o tanque de combustivel dos carros e proibiu as paradas para abastecer o v8 da alfa nao era o mais economico de todos o que acabou com os planos da alfa de seguir no primeiro escalao da formula 1 era preciso reduzir a pressao do turbo para o motor nao beber tanto a partir dai a coisa foi ficando cada vez mais deprimente em 1984 e 1985 a alfa romeo frequentemente se via sem combustivel antes do fim da corrida a gota d agua ocorreu no gp de monza de 1985 quando eddie cheever ficou sem gasosa faltando cinco voltas para o fim da prova do lado de casa sem esperanças no fim de 1985 a alfa romeo saiu da formula 1 pela segunda vez em 1987 e 1988 equipes como a ligier e a osella ainda utilizaram motores alfa romeo mas os contratos foram todos encerrados antes de 1990 [youtube id= zbtdulz35jm width= 620 height= 350 ] e uma pena uma pena mesmo que esta historia tenha tido um fim tao triste no entanto vale lembrar que nos so a contamos porque mesmo que seja apenas fornecendo motores ferrari rebatizados a alfa romeo voltou a colocar seu nome em uma equipe de formula 1 sera que novas glorias os aguardam independentemente da resposta a gente sabe que voce ficou feliz e esperançoso com a noticia a alfa romeo e uma das poucas fabricantes de carros que conseguem ser apaixonantes mesmo quando erram mais do que acertam bem vinda de volta alfa sauber romeo
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