a tela do waze apontava que eu estava a pouco menos de 3 5 km do meu destino em condiçoes normais este e um percurso que qualquer motorista e capaz de completar em cinco minutos a menos que ele esteja na zona oeste de sao paulo as 18 30 de uma terça feira de acordo com o aplicativo eu ainda levaria ridiculos 22 minutos para completar estes 3 5 km mas ao longo destes 22 minutos o horario estimado de chegada mudou tres vezes e no fim das contas levei uma hora para rodar 3 5 km a cada avanço milimetrico que eu fazia com o carro eu usava um dispositivo muito cultuado por nos entusiastas mas completamente inadequado para o transito de qualquer cidade de medio ou grande porte de 2020 o cambio manual sim eu escolhi comprar um carro com cambio manual porque gosto de controlar o carro gosto de trocar as marchas gosto de tudo o que todo mundo gosta no cambio manual mas principalmente porque eu nao moro em sao paulo eu nao dirijo em horarios de pico eu sequer dirijo na cidade eu troco de marchas dez vezes cada vez que saio de casa para fazer algo na cidade ou entao saio para curtir as estradinhas sinuosas que cortam a minha regiao ai as marchas fazem parte da brincadeira mas toda vez que me vejo no transito paulistano ou de qualquer cidade congestionada — ou seja quando mergulho na realidade da maioria das pessoas — o maldito cambio automatico se mostra cada vez mais sensato e a preferencia nacional por ele me parece mais que justificada por isso hoje eu gostaria de fazer uma defesa do cambio automatico e de outras duas tecnologias injustiçadas os controles de traçao e de estabilidade começando pelo cambio automatico alem de cogitar seriamente em te lo em meu proximo carro de uso diario eu discordo daquela afirmaçao categorica de que ele nao transmite as sensaçoes ou emoçao acho que isso tem mais a ver com o conjunto do que com a pobre transmissao automatica primeiro porque os bons cambios automaticos modernos sao suficientemente rapidos para que voce consiga manter uma tocada agil e divertida — especialmente se eles tiverem trocas manuais acho que os cambios automaticos se tornam enfadonhos quando esperamos que eles reajam como um cambio manual ou com a velocidade de um cambio de competiçao pregos e parafusos tem a mesma finalidade mas da mesma forma voce nao da marteladas na cabeça do parafuso o cambio automatico deve ser utilizado de forma diferente do manual https //www youtube com/watch v=dn7ck_jxv_u evidentemente nao estou falando de usar um cambio automatico para baixar tempo no track day embora isso seja possivel dependendo do seu cambio automatico mas quando voce so pode ter um carro e passa a maior parte do tempo no transito urbano por que nao abrir mao do pedal de embreagem voce nao vai ser menos entusiasta por dirigir um automatico — especialmente porque sendo entusiasta sabera extrair o maximo dessa transmissao depois temos os controles de estabilidade e traçao que sao alvo de criticas quando nao podem ser desativados pelo motorista e aqui tenho outra situaçao de experiencia propria eu tinha acabado de trocar os quatro pneus do meu carro por um jogo de michelin pilot sport havia feito a geometria da suspensao de acordo com o manual do carro e com a supervisao do meu mecanico de confiança isso ja deixou o carro muito bem equilibrado no dia seguinte peguei a estrada ao longo de 800 km debaixo de chuva mantendo velocidade constante sem preocupaçoes porque apesar do piso molhado eu tinha pneus para escoar a agua e as duas redes de segurança pra ajudar — sem falar no abs eu nao precisava dirigir com excesso de cautela como um elefante andando em uma loja de cristais e claro que alguns controles de traçao tem uma programaçao mais intrusiva estou falando de voce up tsi mas em geral os programas de estabilidade evoluiram de forma que eles so atuam em situaçoes de risco ou se voce fizer alguma besteira muito grande — o que da no mesmo mesmo nos carros mais esportivos estes sistemas sao suficientemente tolerantes para permitir que voce se divirta se souber o que esta fazendo claro sem o risco de arrebentar o carro em uma barreira alem disso ainda que voce tenha habilidade para controlar um carro em situaçoes de emergencia estas duas redes de segurança aumentam a probabilidade de voce escapar do pior nao acho que seja uma concessao inteligente a se fazer esse ponto de vista sobre estas tecnologias foi algo que desenvolvi principalmente depois de me envolver com o universo das duas rodas nao que eu dirija motos por ai mas durante alguns anos fui o tradutor das materias estrangeiras da extinta revista cycle word brasil e me chamava a atençao como a tecnologia de assistencia ao condutor era algo celebrado e desejado pelos motociclistas e entusiastas exatamente o oposto do que acontecia no universo dos carros wheelie control freios combinados controle de freio motor sincronizaçao de rotaçoes nas reduçoes e todo tipo de assistencia ao piloto eram bem vindas talvez porque os erros sejam mais dolorosos em uma moto do que na cabine de um carro e isso me levou ao questionamento porque o publico das quatro rodas e mais resistente as mudanças talvez tenha a ver com o fato de que o controle sobre o carro e uma habilidade que separa alguns entusiastas dos meros usuarios do automovel tornar o carro mais facil de dirigir nesse contexto eliminaria o desafio de dominar a maquina — seria algo como domar um leao sedado mas eu enxergo a simplificaçao do automovel de outra forma primeiro a sobrevivencia de um produto ou de uma pratica depende de sua popularidade se queremos dirigir no futuro e bom que mais gente comece a dirigir e continue dirigindo e para isso dirigir precisa ser algo facil e sem misterios segredos macetes ou tecnicas especiais depois porque a simplificaçao e a evoluçao inevitavel do automovel os primeiros motoristas precisavam saber ajustar o ponto de igniçao enquanto dirigiam o carro eles precisavam conhecer o carro a fundo para poder usa lo — e isso nao era uma vantagem porque limitava sua utilizaçao voce consegue imaginar um motorista dos anos 1980 reclamando da chegada da injeçao eletronica ou indo mais longe consegue imaginar um motorista que precisava ligar o carro na manivela dizendo que os carros modernos nos isolam do motor da maquina porque voce so gira uma chave em vez de rodar o virabrequim com suas proprias maos e sentir a compressao dos pistoes [caption id= attachment_240121 align= aligncenter width= 960 ] guia para ajustar o ponto de igniçao do ford t pela alavanca no volante[/caption] com todos os sistemas do carro interligados como acontece hoje podemos extrair mais do conjunto e graças ao cambio automatico e ao controle de traçao que podemos ter um seda familiar de 817 cv como o charger hellcat a dodge alias mostrou como os controles eletronicos podem ser usados a favor dos entusiastas com o demon a essa altura voce deve estar preparando o argumento de que desempenho nao e tudo e que a experiencia de controlar o carro tambem tem seu apelo — as vezes ate mais que a velocidade e os tempos de volta eu concordo com isso e e por isso que pretendo manter um carro manual na minha garagem mas ao seu lado estara um modelo automatico e tecnologico que me levara ao destino de forma mais rapida mais economica e mais segura mesmo quando o destino for a viagem
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