ah os engine swaps sua existencia garante em igual proporçao o nascimento de aberraçoes e de carros nada menos que incriveis mas ha uma enorme area cinza entre esses dois extremos e convenhamos e ai que estao os projetos realmente intrigantes voce leu o titulo voce viu a foto e aqui estamos para confirmar sim trata se de uma ferrari 308 fabricada em 1981 classico que deu origem a 288 gto e por extensao a f40 e que ja recebeu um quatro cilindros honda k24 no cofre e tambem acabou de ganhar um kit widebody da liberty walk porque aparentemente uma ferrari com motor japones nao e herege o bastante a carroceria tem que ficar niponica tambem ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] logo mais vamos tratar das questoes filosoficas a respeito do projeto mas antes de qualquer coisa que fique claro essa ferrari 308 nao e um devaneio de alguem muito louco e cheio de dinheiro mas sim um projeto serio feito com o maior cuidado e sem prazo para terminar qualquer um que tenha sido razoavelmente ativo nas comunidades automobilisticas nos ultimos dez anos conhece mike burroughs ou ao menos seu trabalho ele e dono do site stanceworks um dos veiculos que ajudaram a popularizar a estetica dos carros rebaixados impecaveis com suspensao a ar e cambagem negativa que inundaram a cena na decada passada o proprio mike burroughs ficou conhecido por alguns projetos assim em especial usando modelos da bmw fabricados nas decadas de 70 e 80 e de certa forma ajudou a construir a estetica do euro look na epoca mas agora ele decidiu embarcar em seu projeto mais radical funcional e ousado agora na verdade e uma imprecisao conformemike contou a road and track a ideia para o projeto ja existe faz um bom tempo para começar mike queria uma 308 ha tempos desde que estava na faculdade meu pai apresentava os programas de tv da motor trend e da car and driver e adorava esse carro entao eu sempre quis um ele contou a revista a semente foi plantada ha uns dez anos e isso nunca me saiu da cabeça pode ser surpreendente vindo de um cara que dedicou boa parte de sua carreira ao movimento do stance mas a 308 sera um carro totalmente funcional voltado para time attacks provas de volta rapida com regulamento bastante frouxo onde sempre brotam projetos insanos nesse tipo de competiçao da se igual atençao a motor freios aerodinamica e reduçao de peso com o unico objetivo de baixar tempos de volta ja vimos muscle cars hot hatches e ate sedas esportivos preparados para time attack mas uma ferrari com motor k24 e algo novo ate para os mais calejados e a combinaçao perfeita para viralizar automaticamente nas internets embora esse provavelmente seja o menor dos objetivos o maior deles segundo o proprio mike e ter um carro bem acertado potente confiavel e claro estiloso de que adianta andar rapido em um carro feio ele brinca em um dos videos sobre o projeto em seu canal e e ai que entra a segunda parte da heresia um kit widebody da liberty walk empresa que acaba de ganhar representaçao oficial no brasil alias para quem se interessar em fazer algo parecido entao temos uma ferrari com motor japones e bodykit japones e interessante a filosofia de mike ele diz que a compra da ferrari por si so ja seria a realizaçao de um sonho mas como e o sonho dele tudo sera feito do jeito dele [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 288513 288514 ] e um projeto de enorme magnitude claro mas foi pensado de forma surpreendentemente racional o que fica evidente ao se analisar o momento da ferrari 308 no mercado fabricada entre 1975 e 1985 a precursora das ferrari v8 modernas custava entre us$ 20 000 e us$ 30 000 ha cerca de dez anos hoje segundo o site dupont registry os preços mais baixos ficam na casa dos us$ 40 000 mas ja e possivel exemplares impecaveis custando de us$ 150 000 a us$ 200 000 se esperasse mais mike provavelmente teria desistido por causa do preço e ai que entra outra questao e uma que contribui ainda mais para alimentar a ideia de que seu projeto e uma heresia das grandes o bom estado relativo do carro mesmo a mais barata das 308 nos eua ainda e um carro razoavelmente bem conservado sem problemas mecanicos irreparaveis ou danos estruturais severos o bastante para justificar a transformaçao em um monstro de frankenstein como esse ou seja a ferrari estava inteira funcional e ate bonita ate mike compra la e picota la inteira mas e ai por que um honda e nao um v8 ferrari e ai amigos que entram duas coisas primeiro claro os custos segundo a vontade de fazer algo diferente e fora da caixa mas ao mesmo tempo pratico e que oferecesse inumeras possibilidades com o v8 origianal do carro mike ficaria restrito em mao de obra receitas de preparaçao e convenhamos confiabilidade para uso pesado na pista alem disso a 308 gtbi originalmente nao era um foguete seu motor de tres litros com cabeçote de duas valvulas por cilindro e injeçao bosch k jetronic entregava modicos 205 cv quando novo bem manco como adoram dizer os pilotos de teclado testada em dinamometro apos a compra a 308 gtbi de mike foi ainda mais decepcionante 143 cv nas rodas https //www youtube com/watch v=x0dqpmzn2tc o motor k24 por outro lado e praticamente o oposto moderno absolutamente robusto e muitissimo receptivo a preparaçoes com dezenas e dezenas de receitas aspiradas e sobrealimentadas para escolher; muito suporte do aftermarket; e facilimo de encontrar nos eua ele foi oferecido em uma serie de modelos da honda do civic a minivan odyssey e ja vinha de fabrica com 207 cv praticamente a mesma potencia do motor v8 usado pela gtbi americana a versao europeia era mais potente com 214 cv contra os 205 cv do modelo us spec no caso de mike seu k24 veio de um acura tsx um honda accord rebatizado colocando de forma resumida e esta acoplado a uma caixa manual de seis marchas que tambem sera aproveitada pelo projeto mike diz que os motores k da honda em especial o k24 estao em uma bela fase para modificaçoes especialmente agora que existem projetos turbo com mais de 1 000 cv sem modificaçoes no miolo agradeça ao overengineering da honda mike no video abaixo mike tambem aborda a questao do peso o motor f106 da 208 gtbi pesa com todos os acessorios cerca de 385 kg o k24 por sua vez tem apenas 140 kg nas mesmas condiçoes mesmo que olhando por fora os dois motores nao tenham dimensoes tao diferentes assim e inegavel o ganho em leveza https //www youtube com/watch v=4s7bcqkuc9k colocar o motor no carro mostrou se um desafio moderado em boa parte porque o v8 da 308 gtbi ja era instalado na transversal instalar outro v8 em posiçao longitudinal como o famigerado ls da chevrolet era uma opçao mas demandaria um retrabalho consideravelmente maior no chassi de qualquer forma mike teve de fabricar suportes sob medida e tambem recuar o motor no cofre para alinhar o eixo de saida do cambio as rodas da ferrari todo o espaço extra no cofre sera utilizado para acomodar os acessorios os coletores feitos sob medida e o turbocompressor garrett instalar o motor porem foi so o começo ainda sera preciso fazer o acerto da ecu e acertar o carro de acordo com a nova potencia e ainda sera preciso montar a suspensao e os freios com direito a coilovers h&r e o interior que de acordo com mike sera feito sob medida https //www youtube com/watch v=ltkm5eut0bw o projeto pode ser acompanhado no youtube mike explica tudo o que esta fazendo com detalhes e no momento esta as voltas com o bodykit te aconselhamos fortemente a conferir tudo antes de formar uma opiniao da ate para colocar legendas em ingles e traduzir automaticamente caso queira mas antes o que a gente acha quando o flatouter mauricio chamou nossa atençao para o projeto no grupo secreto do flatout as opinioes se dividiram entre os membros alguns disseram que nao fariam jamais um swap em uma ferrari outros defenderam a ideia de um motor ls e alguns apoiaram com os mesmos argumentos de mike o k24 e mais confiavel oferece mais possibilidades de preparaçao e custa bem menos igualmente na equipe do flatout as opinioes se dividiram nao posso falar por meus colegas mas posso falar por mim eu nao condeno e provavelmente gostaria de dar umas aceleradas nesse carro nao faria um swap assim mas nao por principios por achar que o v8 ferrari e iconico demais para ser trocado assim ou que as ferrari sao carros sagrados por exemplo e sim simplesmente porque meu estilo e outro nao posso deixar de comentar porem que o carro ja esta causando polarizaçao especialmente no forum ferrari chat possivelmente a maior concentraçao de donos e entusiastas da marca de maranello o projeto foi postado la por outro usuario e imediatamente surgiram criticas e elogios em igual proporçao nao se pode agradar a todos mike ate apareceu por la e apresentou os argumentos que reproduzimos aqui conseguindo apoiadores e detratores a principal critica mike pegou uma ferrari inteira demais acontece que segundo o proprio simplesmente nao se encontra carros como esses em desmanches prontos para receber um motor novo se ele tivesse encontrado um provavelmente teria optado por pagar menos e incomodar menos gente sem duvida alguma esse carro ainda vai render bastante pano para a manga e algumas discussoes aqui nos comentarios voce esta ansioso para ver essa ferrari com quatro cilindros girando a 9 000 rpm ou acha herege demais fotos mike burroughs/stanceworks ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
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