veteranos da profissao de escriba automotivo esta profissao que cada dia e mais rara me dizem que voce so realmente pode se sentir velho quando carros que avaliou zero km aparecem como classicos antigos para serem reavaliados por voce o aniversario de 25 anos das incriveis peruas audi rs4 me fizeram sentir velho na verdade nao deveria experimentei nova apenas a terceira geraçao b8 que apareceu em 2012 entao sao apenas 12 anos no passado nao 25; mas mesmo assim a noticia me deixou pensativo o rs4 e um carro que me marcou profundamente por motivos nao so simples como potencia a controlabilidade mas principalmente filosoficamente e por isso que decidi nesta vespera de feriado falar sobre o rs4 nao de forma documental e historica mas sim em forma de pensamentos particulares meus sobre o assunto o que convencionamos aqui nesta augusta publicaçao denominar de pensata falar sobre o carro esportivo moderno e o carro moderno em geral e a minha experiencia com o rs4 isso por ser facil a um jovem moderno gostar de um rs4; mas pode tambem alguem avesso a qualquer intervençao eletronica nos comandos alguem que gosta de todas as facetas do controle e descontrole dos veiculos antigos gostar de algo tao seguro impassivel e moderno quanto um rs4 um rs4 e um carro moderno de uma forma que hoje e comum mas no seu lançamento nem tanto; veja que agora fora versoes especiais ou mais baratas ate o bmw m3 tem traçao nas quatro rodas a influencia da audi aqui e clara o rs4 e uma coisa que so podia ter saido da audi de ferdinand piech na verdade o real fundador do significado atual da marca piech um herdeiro da porsche exilado na audi empurrou a agenda tecnologica do engenheiro alemao de jaleco branco ate o seu limite e toda linha rs e o pinaculo disso essa agenda e algo que muita gente tem medo de falar a respeito por ser muito facil de defender e muito dificil de criticar ela coloca a eficiencia na funçao desejada em primeiro lugar e coloca tudo em plano secundario eficiencia e medida em numeros; nossa iteraçao com a maquina que dirigimos e tudo menos numero o controle da maquina e o que realmente nos atrai para ela nos que vemos mais que apenas transporte ou mesmo competiçao nos nossos automoveis visto por este prisma quanto mais o carro se deixa controlar por nos melhor e nao existe unidade de mediçao para isso eu sou um proponente da escola que que prega controle total do carro sem intervençao nenhuma entre o homem e a maquina o rs4 sempre foi um carro da escola moderna talvez um dos inventores dela aquela onde tudo e automatizado e seguro cheio de babas eletronicas e computadores que operam cambio freio e acelerador a sua revelia mas compensam isso com velocidades incriveis e extraordinarias em toda situaçao com toda segurança nao deveria gostar do rs4; mas eu gosto e ja explico o motivo mas antes vale um pequeno resumo do que e um rs4; prometo que sera pequeno o audi rs4 os bmw m nasceram no fim dos anos 1970 com o supercarro m1 mas viraram versoes bravas de carros normais que sao hoje a partir do m5 de 1984 praticamente na mesma epoca aparecia o mercedes benz 190e 2 3 16 percussor do que seria no futuro os mercedes amg na mesma epoca a audi criava a divisao rs mas demorou para fazer um carro de rua com o nome rs; depois de varios s menos focados aparece pela primeira vez no famoso audi rs2 de 1994 e olha so era uma perua [caption id= attachment_364208 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro rs4 1999[/caption] interessante isso de cara a audi mostra que a intençao e diferente nada de caros de corrida que pegaram uma curva errada no fim do circuito e acabaram nas ruas como foi o inicio do bmw m e do 190e 2 3 16 audi eram carros de utilidade ampliada algo exemplificado pela traçao total e agora um esportivo que pode tambem levar cargas [caption id= attachment_364209 align= aligncenter width= 999 ] segunda geraçao 2006[/caption] em 1999 aparece o primeiro rs4 e a versao rs do audi a4 b5 que substituira o audi 80 o primeiro audi 80 b1 e o nosso passat 1974 e o b2 nosso santana em 1994 1995 o primeiro rs4 tinha paralamas alargados mais pneus rodas e freio e um v6 biturbo de 2 7 litros e cinco valvulas por cilindro projetado e fabricado na cosworth inglesa dava 381 cv a 7 000 rpm e 45 mkgf a 6 000 rpm o acelerador ja era eletronico mas tinha cambio manual de seis marchas pesava 1620 kg e fazia o 0 100 km/h em 4 9 segundos; limitado a 250 km/h [caption id= attachment_364210 align= aligncenter width= 999 ] b8 terceira geraçao 2012[/caption] as duas geraçoes seguintes do rs4 a b7 de 2006 e a b8 de 2012 abandonam o v6 biturbo por um v8 aspirado de 4 2 litros em varias versoes de potencia e o atual b9 volta ao v6 biturbo agora uma moderna unidade de 2 9 litros com inicialmente 450 cv no b7 o v8 aspirado era acoplado a uma caixa getrag manual de seis velocidades; no b8 somente uma caixa dct de sete velocidades [caption id= attachment_364178 align= aligncenter width= 999 ] a atual quarta geraçao[/caption] vale a pena falar um pouco deste v8 uma unidade interessantissima que inclusive foi parar nos primeiro r8 de motor central traseiro e um v8 todo de aluminio dohc e cinco valvulas por cilindro uma floresta de 40 valvulas pequenas deslocava 4163 cm³ e dava inicialmente 420 cv mas tambem era leve aos 216 kg era girador bravo e esportivo como algo vindo da italia cortava a 8250 rpm no b8 dava 450 cv eu e o rs 4 um carro moderno nunca sera minha escolha do coraçao aquela que ja descrevi como sendo a mais dificil de encontrar aquela que nos conecta ao automovel em outro nivel um que nos remeta a varias lembranças ou mesmo crie novas; a elusiva mas divina porçao que e do coraçao e nao do cerebro mas ainda assim nao e apenas um carro para usar sem pensar a porçao da fome o dogao depois do baile o carro moderno e excelente para se usar todo dia com seu isolamento conforto e confiabilidade plena; e so nao ter os irritantes sistemas de segurança adas e ter algo que de algum prazer ao volante para nos animar a andar com ele um cambio manual bom um motor vivo uma direçao mais precisa e comunicativa que o normal https //flatout com br/wogh quando um carro fala ao coracao/ e e nisso que o rs4 e sensacional e transcende todo outro audi que ja andei bom confesso que so andei no rs4 b8 tanto na versao perua quanto no cupe e so posso imaginar como sao os outros imagino o b7 pouco menos potente mas com cambio manual ainda melhor sera mas sobre isso mais adiante primeiro pode ser uma perua o que aumenta sua utilidade como automovel depois tem traçao integral o que torna ele incrivelmente seguro e tranquilo em qualquer situaçao esse tipo de coisa e util e sempre bom mas nada excitante; nao e so um carro moderno se fosse so isso mas o rs4 b8 vinha com aquele incrivel v8 o motor emana so musica e tem a exata quantidade de força e potencia que ainda e plenamente usavel no mundo real ai fora sem exagero inutil que nunca sera usado exemplo certa vez eu e meu amigo belli andamos por uma romeiros chuvosa ele de rs4 b8 eu de r8 v10 com quase 600 cv o r8 deveria despachar a perua sem problema algum; na verdade os dois andavam absolutamente juntos como parece ser verdade sempre em carros acima do valor de 350 cv fora de uma reta completamente desimpedida onde existe uma mas e mais que isso como no r8 o v8 e mais ferrari que carro alemao turbao grita gira espoca como se estivessemos nas montanhas perto de maranello com uma boa vontade total de ser completamente explorado e com a longa faixa util de rotaçao que faz todo aspirado bravo legal e o toque de genialidade de ligaçao comigo que dava aquele carro de outra forma insipido e inodoro indistinguivel de tantos outros um ar de divino tera o rs4 moderno v6 e turbo esta ligaçao nao tenho como afirmar mas me parece que e impossivel com toda sua precisao e velocidade similares acredito que este toque se perde neles mesmo o cambio dct do rs4 b8 remoto como videogame que e nao tirava da alegria que era dirigir o carro com o v8 aspirado parece combinar mais neste tipo de veiculo que mesmo um cambio manual o modo que despejava as marchas uma atras da outra para cima ou para baixo ao comando dos paddles atras do volante era perfeito para o carro tambem nao acredito que o carro de 2024 imbuido de tantas intervençoes e comandos remotos que irritam e incomodam mais que ajudam pode fazer esquecer aquele carro antigo o antigo nao insiste em me avisar e incomodar com irrelevancias como faixas na rua que posso ver e respeitar se assim desejar quando andei com este carro em 2015 meu carro particular era uma outra perua alema uma bmw 328i manual de 1996 ela tambem me agradava na epoca da mesma forma que a rs4 um carro moderno mas com algo a mais que fazia o dirigir ser mais humano que robotico nao era como tanta coisa hoje algo que nos faz sentir dominado pela maquina um protagonista de asimov traido por coisas que se impoem como melhores que nos nos protegendo de nossas açoes e vontades para meu proprio bem dizem mas o audi mostrava tambem como evoluimos pneus suspensoes e traçao se somavam nela como algo quase magico em termos de controle claro que ainda existem limites eles estao so tao longe que a maioria das pessoas nao chega nem perto deles em carros antigos aprendemos a andar alem do limite e sabemos tudo o que esperar deles nesses melhor nem tentar fora de pista; mas nao conhecer o mundo alem desses limites nos deixa um pouco preocupados inevitavelmente mas e de outra forma fabuloso em certas situaçoes o som que emana daquele motor em carga plena e sensacional devia ser adotado oficialmente como o grito de acasalamento do macho humano adulto vem acompanhado de uma subida de giro super rapida e um empurrao contra a cadeira que deixa qualquer um feliz as marchas sao engolidas por um cambio rapido e positivo o carro e vocal girador e suave acelerando a trinca de adjetivos que e o que realmente importa para se gostar de um motor um exemplo de como evoluimos para terminar numa nota positiva na saida dos pedagios com o rs4 mesmo debaixo de chuva acelerava com força e sem drama algum o carro ignorava o chao molhado e acelerava reto sem desvio sem nem deslizar pneu algum deixei o carro na audi em sao paulo e voltei pelo mesmo caminho na castello branco com a minha bmw 328i perdido em meus pensamentos diminui para os regulamentares 40 km/h para passar pela cancela de pagamento automatico do segundo pedagio depois de jandira quando a cancela abriu fiz algo que fizera repetidas vezes sem medo naquele dia molhado com a peruinha audi de 450 cv cravei o pe para sentir o tambem forte seis em linha de 193 cv do meu carro acelerar na hora a traseira bagunçou e quase fui parar no muro ops um carro divertido e um carro seguro sao duas coisas diferentes me lembrei imediatamente ha necessidade de um carro seguro e familiar ser tao potente quanto o rs4 pessoalmente acredito que so se tiver outras qualidades alem de somente força nao era a estabilidade sobre humana nem sua potencia alta que fazia o rs4 sensacional ainda que ambas façam parte indivisivel do que ele e era o seu v8 em si e e dele que me lembro quando falamos deste carro de seu barulho vontade e longa faixa util de giro em cada marcha todo carro para ser legal de verdade tem que ter algo errado mas maravilhoso de sua forma particular e um v8 de ferrari aspirado numa benigna e docil perua audi 4x4 e errado para caramba adoramos muito tudo isso
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