a personalidade e os gostos de uma pessoa começam a se formar logo na primeira infancia a partir dos quatro ou cinco anos de vida as brincadeiras que voce faz os brinquedos que voce tem os estimulos que voce recebe e as habilidades que voce desenvolve nessa fase da vida ajudam a definir quem voce sera dali em diante se voce esta no dia 12 de outubro lendo o flatout e bem provavel que seus brinquedos dessa fase da vida tivessem quatro rodas como os meus tiveram acatando uma sugestao dos leitores e mergulhando em uma retrospectiva introspectiva trago hoje uma viagem por alguns brinquedos marcantes dos anos 1980 e 1990 para quem se tornou um entusiasta nos anos 2000 se me permitem um toque pessoal pensando nessa historia de formaçao dos gostos pessoais e começando a relembrar os brinquedos la da segunda metade dos anos 1980 notei que sempre tive carrinhos e afins ou brinquedos musicais como xilofones pianos de brinquedo e ate um teclado eletronico mais de 30 anos se passaram e meus brinquedos continuam assim apenas mais caros e maiores mas divago como diria marco antonio oliveira voltando a 1985 e as mais vagas das minhas memorias eu preciso citar meu primeiro brinquedo de quatro rodas — que na verdade tinha mais de quatro rodas porque era um trem de madeira com pinos coloridos simulando os passageiros o trenzinho era chamado piui segundo as anotaçoes que minha mae fez em um album mas e um trem generico vendido ate hoje — e que voce deveria dar para seu filho nos primeiros anos depois quando eu mal tinha completado dois anos ganhei um jipe eletrico daqueles de sentar e dirigir nao era como os modernos porque as rodas dianteiras eram fixas e ele tinha um daqueles direcionadores circulares na parte de baixo era um brinquedo para usar dentro de casa e para crianças de ate tres ou quatro anos nunca mais vi um igual — nem para ilustrar essa materia como ele ficou guardado ate depois do nascimento do meu irmao mais novo eu lembro de detalhes do jipinho como o direcionador e o compartimento de pilhas que usava nove pilhas tamanho d embaixo do banco supermaquina trombada vai e volta ja mais consciente e habilidoso ganhei os brinquedos que hoje sao os classicos da epoca o caminhao de fricçao da supermaquina e a propria supermaquina o trombada e o vai e volta o conjunto da supermaquina era da finada glasslite e era apenas uma reproduçao dos veiculos que passavam na serie de tv — e como na serie o carrinho entrava na traseira do caminhao; era a graça do brinquedo depois havia o trombada se voce teve um desse certamente ira lembrar do cheiro da borracha que formava a dianteira desse carrinho e ela era de borracha porque batia e deformava foi produzido pela estrela durante os anos 1980 e dispensava pilhas era uma replica do dodge daytona turbo z dos anos 1980 e seu funcionamento era bastante simples ao bater com alguma força em qualquer obstaculo firme sua dianteira se retraia e as portas se abriam simulando um acidente de verdade para arrumar bastava abaixar a tampa do porta malas que a frente se consertava https //www youtube com/watch v=tx00rmqqidg o outro o vai e volta era uma evoluçao dos antigos bate e volta o modelos originais eram eletricos e precisavam de duas pilhas d lançados em 1978 foram os primeiros modelos do tipo e andavam em linha reta ate bater em um obstaculo quando isso acontecia o sistema direcional girava e o carrinho mudava de direçao para seguir em movimento em sua primeira versao o modelo era uma replica do fusca e era oferecido nas versoes sedan camping policia pronto socorro e bombeiros depois veio o fiat 147 em 1981 e o chevrolet monza em 1984 — ambos eram oferecidos como bombeiro ambulancia e policia rodoviaria mais tarde vieram os modelos vai e volta o sistema era bem mais simples porem dispensava pilhas o carrinho tinha um eixo dianteiro rotativo de 180 graus voce lançava o carrinho para longe e o movimento das rodas carregava um sistema de corda que girava o eixo ao contrario para trazer o carrinho de volta ao lançador o vai e volta teve duas versoes a primeira era um mazda rx7 fb do inicio dos anos 1980 e era oferecido em azul amarelo e vermelho depois houve uma versao picape cujo modelo nao identificamos mais tarde o vai e volta virou um camaro de terceira geraçao tambem oferecido nas mesmas cores ferrorama autorama motorama de todos os rama que a estrela ofereceu no brasil nao tive nenhum mas algum tio ou primo teve por sorte tive dois tios muito proximos um deles apenas 20 anos mais velho outro somente 9 anos mais velho entao alguns brinquedos deles guardados na casa dos meus avos acabavam se tornando meus brinquedos temporariamente destes o que mais usei foi o ferrorama aquele primeirao da caixa azul com o logotipo cromado era o modelo xp300 com locomotiva de estilo classico onde ficavam as pilhas tamanho c o vagao de carvao o vagao tanque e o vagao de carga como nao era exatamente novo faltavam peças e eu improvisava trilhos diferentes passando por baixo dos sofas e moveis da sala de estar da dona maria https //www youtube com/watch v=p qe2kvojq8 por alguma razao um dia ao chegar para as ferias o autorama estava maior e com mais peças provavelmente um dos meus primos misturou o xp500 ao xp300 do meu tio o xp500 tinha pilastras para elevar a pista e fazer pontes ou seja agora o trem poderia sair de baixo do sofa e passar por cima do pe da mesa de centro antes de voltar para o tunel de tapete https //www youtube com/watch v=1sf_gzmwatw o autorama da estrela era brinquedo da casa da outra avo de um tio que fazia faculdade em outra cidade e nunca estava em casa por isso o caminho para o autorama ficava livre o modelo era o serie corrida dos campeoes com a pista grande premio brasil que vinha com o williams de piquet e uma ferrari desatualizada — aparentemente a 312t que deixou de ser usada em 1980 anos mais tarde quando consegui subir em escadas e fuçar a parte de cima dos armarios descobri o autorama que foi do meu pai um modelo tyco produzido pela estrela em 1966 com um simca chambord e um fusca nunca o liguei porque era muito antigo e fragil por ultimo lembro do motorama mas nunca cheguei a brincar muito com ele porque era um brinquedo sem graça honestamente era uma pista em 8 com um slot no qual uma moto movida a corda corrida lado a lado com outra https //www youtube com/watch v=kz90zql26wy a pista tinha uma rampa tipo gangorra para nao ficar completamente sem graça mas nada alem disso para piorar mecanismo de corda nao tem hora de parar entao a moto as vezes ficava parada no meio da pista dando uma baita broxada na corrida e por isso que quase ninguem lembra dele tomy racing cockpit/turbo drive um dos grandes brinquedos entusiastas dos anos 1980 foi o tomy racing cockpit vendido no brasil a partir de 1990 pela tec toy com o nome turbo drive foi quando ganhei o meu — e comecei a carrega lo para cima e para baixo como se fosse um negocio pequeno e leve para um garoto de seis anos https //youtu be/kqo1ntnhg6q trata se de um cockpit totalmente analogico com uma tela de projeçao que exibe uma pista circular retroiluminada onde voce precisa dirigir o carrinho sem bater ou sair da pista https //youtu be/b6jf3fqdopk o cambio a direita e na verdade o seletor de velocidade e o volante tem uma ligaçao mecanica direta com o carrinho exibido na tela o brinquedo foi lançado em 1986 no japao e logo ganhou o mundo usava quatro pilhas d e na parte de tras ou da frente lembrava vagamente um porsche 911 havia ainda uma versao mais simples o video driver junior que nao tinha painel de instrumentos e o carrinho ficava fixo na tela mesmo com o brinquedo desligado o funcionamento era o mesmo mas o cambio tinha apenas duas velocidades as miniaturas e os kits de montar ja chegando aos anos 1990 — e com os importados começando a dar as caras ganhei as primeiras miniaturas eu ja havia ganhado um daqueles onibus que a bandeirante fazia com carroceria metalica e pinturas de empresas nacionais mas o negocio começou a ficar serio quando meu pai me deu um kit revell nivel 1 de pressao sem cola de uma picape gmc de raspar neve e claro que nao fazia sentido algum pra um moleque de seis anos mas pela primeira vez eu estava montando meu carrinho em vez de desmontar na mesma epoca aquelas miniaturas chinesas de corda começaram a aparecer com modelos do mercedes r017 ferrari testarossa e f40 sempre com rodas iguais e tambem as miniaturas mais serias da burago que ainda era italiana apareceram nas primeiras importadoras claro elas eram carissimas mas eu consegui comprar algumas e ganhar outras destas italianas tive uma ferrari 456gt 1 24 alfa romeo 8c 2300 spider touring 1 18 benetton b190 1 18 e um kit de montar do corvette 1957 tambem 1 24 em compensaçao havia as miniatura da maisto e da serie road tough que eram significativamente mais baratas e me ajudaram a montar minha garagem em escala destas eu consegui comprar o ford thunderbird 1955 duas chevrolet nomad 1957 e um toyota land cruiser 1989 todos 1 18 minha ultima miniatura foi comprada em 1997 quando eu ja tinha 13 anos e comprei uma dodge ram r/t 1 24 da maisto nessa mesma epoca ganhei um violao e mudei meu foco temporariamente para outros brinquedos mas isso e papo para outra hora enquanto isso aproveitem para fazer o mesmo nos comentarios e recapitular os brinquedos que influenciaram voces nessa estrada rumo ao entusiasmo automotivo a caixa de comentarios e toda de voces
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