ola a todos meu nome e erich policarpo e hoje venho contar um pouco da minha viagem ate o museu da lamborghini que fica em sant agata bolognese italia a regiao e bem rica em cultura para quem gosta de automobilismo; o museu da ferrari e proximo alem do museu da ducatti os autrodomos de imola e mugello tambem nao ficam muito distantes o museu da lamborghini nunca foi um ponto de grande visitaçao e na verdade ele e um pouco pequeno mas tive um motivo bem especial para decidir por essa visita uma exposiçao de todos os carros que ayrton senna piltou na sua carreira sim no museu da lambo o que talvez em um primeiro momento nao faça muito sentido banner na entrada do museu eu e mais tres amigos saimos de graz austria e dirigimos por 560km ate chegar ao museu a cidade e bem pequena fica na regiao metropolitana de bolonha a maior cidade e capital da regiao emilia romana valeu wikipedia o museu e um espaço em conjunto com a fabrica e possui um pequeno bar em frente no qual e possivel alugar um lamborghini huracan para andar nas ruas ou ate mesmo em circuito o preço como e de se imaginar e um pouco salgado sao €120 para 10 minutos e €200 para 20 minutos isso para dirigir na rua para andar em circuito voce precisa agendar e desembolsar algo em torno de €1 800 por cinco voltas huracan para aluguel entrando pelo portao ja e possivel sentir a atmosfera no lugar os carros sao tratados como obras de arte e tudo desde o predio ate a iluminaçao tem todos os detalhes muito bem pensados bem ao estilo italiano como dito o museu e a fabrica ficam no mesmo lugar sendo a fabrica a entrada pela direita e o museu pela esquerda entrada da lamborghini pois bem chega de enrolaçao e vamos ao que interessa no terreo do museu estavam expostos cerca de 15 carros da lambo e alguns poucos motores dos carros que mais chamaram a atençao estavam o miura o diablo e o mais extremo de todas o sesto elemento esse um dos carros mais insanos que ja vi o miura exposto era o segundo prototipo produzido pela lamborghini e como esperado estava em perfeito estado de conservaçao segundo prototipo do lamborghini miura o diablo apesar de estar pintado com uma cor que nao e uma das minhas favoritas chamava muita atençao o seu design esta marcado na mente dos gearheads nascidos na decada de 80 e que cresceram vendo esse carro em revistas nunca tinha visto um de perto e o carro e realmente impressionante equipado com motor v12 6 0 era capaz de produzir quase 600cv o carro exposto ja e um dos modelos com farois de lente lisa nao os classicos com farois escamoteaveis o veiculo exposto ja com farois de lente lisa pneus traseiros com 335mm de largura detalhe do escapamento o sesto elemento esta em um outro nivel de insanidade o carro e totalmente feito de fibra de carbono inclusive as rodas nao tem assentos apenas espuma presa no chassis o para choque traseiro e basicamente composto pela tampa do diferencial entre outras loucuras o resultado final e um carro que tem massa de impressionantes 999 kg e combinado com um motor v10 5 2l de 570hp e capaz de acelerar de 0 100km/h em 2 5 segundos lamborghini sesto elemento fibra de carbono em todas as partes do veiculo a carroceria parece ser mais curta do que o powertrain deixando exposta a tampa do cambio roda em fibra de carbono nesse video e possivel ver o carro em açao no circuito de imola pilotado pelo richard hammond do top gear [youtube id= zrt1hw_ 0a8 width= 620 height= 350 ] a primeira parte do museu e bem bacana mas subindo as escadas… ai ficou mais interessante estavam todos la desde o kart ate a williams que infelizmente levou o nosso idolo no dia mais triste na historia recente do brasil a exposiçao e cheia de fotos nas paredes contando a historia do nosso querido ayrton mostrando desde o dia a dia ate momentos de preparaçao para as corridas alem das fotos um telao exibe o documentario senna o brasileiro o heroi o campeao a todo momento visao geral dos carros os carros expostos foram todos carros guiados por senna e apenas a williams e a mclaren estavam sem motor/cambio; os outros carros estavam todos completos a toleman tinha um adesivo da sua participacao em goodwood e parecia que era guiada com certa frequencia inclusive ela pingava oleo no chao alem dos carros alguns capacetes e a primeira ediçao da moto ducati 916 senna tambem estavam la expostos diversos capacetes expostos ducati 916 senna varias fotos contando a historia de senna senna guiou o carro da formula ford 1600 em 1981 ano em que ganhou 12 corridas das 20 disputadas esse desempenho o colocou na formula ford 2000 em 1982 ano em que teve uma performance ainda mais impressionante ganhando 22 das 27 corridas e garantindo assim o campeonato britanico e europeu de formula ford 2000 carro da formula ford 1600 a esquerda e formula ford 2000 a direita ja na formula 3 em 1983 senna foi campeao ganhando 13 corridas naquele ano o seu maior rival foi martin brundle hoje comentarista da sky sports britanica pra quem tiver o ingles afiado vale a pena procurar um streaming da sky sports f1 para assistir as corridas de formula 1 pra quem assim como eu ainda acompanha pois a transmissao deles e muito completa fica a dica o carro da formula 3 ja era bem mais refinado do que o das categorias anteriores o carro de senna era da equipe west surrey racing e tinha um motor toyota aspirado quatro cilindros 2 0 com potencia maxima de 165 cv detalhe da entrada de ar do motor do carro de formula 3 interior do carro de formula 3 toleman ja na formula 1 ayrton correu no seu primeiro ano 1984 com a toleman a grande corrida de ayrton esse ano foi o gp de monaco o qual chovia muito e senna depois de largar em 13° chegou em segundo muito proximo de prost aquela tinha tudo para ser a primeira vitoria de senna esse exemplar exposto foi o mesmissimo carro que senna pilotou naquela corrida o pequeno adesivo cinza com o numero 19 na lateral indica a participaçao no festival de goodwood a tolleman era equipada com um motor hart 415t 1 5l turbo que produzia mais de 600cv na epoca infelizmente a foto do interior do carro nao ficou muito boa os carros estavam virados de frente a uma grande area envidraçada e o interior do carro escuro com a camera virada pra muita luz nao deu muito certo podemos ver esse carro em açao aqui [youtube id= ergjg67d4kg width= 620 height= 350 ] sistema de dois aerofolios na traseira motor hart 1 5l turbo 4 cilindros detalhe do turbo e da pequena valvula vista traseira reparem no motor exposto uma coisa impensavel nos dias de hoje interior da toleman parte traseira do cockpit o pneu naquela epoca tambem era bem largo lotus apos o primeiro ano de formula 1 senna foi contratado pela lotus equipe a qual ele defendeu de 1985 a 1987 o carro exposto e de 1986 e esta equipado com o motor renault ef15b 1 5l v6 turbo foi com esse mesmo carro que senna ganhou o gp da espanha e o gp de detroit daquele ano o gp da espanha foi marcado por uma grande disputa de senna e mansell e no final o mansell de pneus novos chega a 0 014s sim 14 milesimos de ayrton em um dos finais mais acirrados da historia da formula 1 o video abaixo mostra os melhores momentos dessa corrida [youtube id= _1ic_kwj0is width= 620 height= 350 ] no gp de detroit as coisas foram um pouco mais tranquilas e ayrton cruzou a linha de chagada a mais de 30s do segundo colocado sei que a maioria dos leitores nao gosta da formula 1 atual mas olhando os resultados das corridas da epoca e possivel notar que a media de abandono por problemas mecanicos era de + 50% ou seja se 24 carros largavam 12 em media tinham algum problema de direçao suspensao cambio ou motor principalmente o espetaculo nao tem o mesmo apelo o piloto nao briga tanto pelo controle do carro e tudo parece mais facil mas o nivel de engenharia do carro e fantastico os profissionais que trabalham com isso sao realmente os melhores do mundo em suas respectivas areas logo pra quem gosta de engenharia como eu ainda vale a pena seguir de perto a formula 1 lotus de 1986 na minha opniao um dos carros mais bonitos que senna guiou painel com mostradores analogicos pressao de admissao menor do que 2 bar nem era considerada os tres pedais reparem como sao proximos a alavanca do cambio era um pouco inclinada a lateral do piloto era muito menos protegida nessa epoca mclaren a mclaren provavelemente e o carro que os fas devem mais associar a senna pois seus tres titulos mundias foram conquistados com a equipe sempre equipado com o motor honda que nada lembram os motores honda de hoje na formula 1 senna foi campeao em 1988 1990 e 1991 com a mitica mclaren com as cores vermelha e branca da malrboro o carro exposto infelizmente nao tinha motor nem cambio alem de um painel que nao era real foi nessa epoca em que senna viveu os melhores e piores dias na formula 01 os melhores momentos sao diversos como a sua volta magica em donington park 1993 a sua vitoria no brasil em 1992 depois de sofrer com problemas no cambio e senna segurando mansell em monaco 1992 volta em donington park [youtube id= tfwrychxdkq width= 620 height= 350 ] senna vencendo em interlagos depois de problemas mecanicos [youtube id= wsptlklw2iq width= 620 height= 350 ] senna e mansell em monaco [youtube id= ysqipj2lszs width= 620 height= 350 ] video on board de senna perseguindo as williams [youtube id= wrpelprvdn0 width= 620 height= 350 ] a sua intensa batalha com prost foi uma das mais famosas da historia da formula 1 e um momento muito duro para senna momento o qual exigiu muito do piloto vista frontal da mclaren vermelha e branca de numero 8 com a parte mais triste do documentario passando ao fundo a mclaren tem o design muito clean sem muitos adereços aerodinamicos inexplicavel ver todos esse carros juntos interior da mclaren williams foi a williams o ultimo carro ele e bonito e tem um desenho marcante mas eu nao gosto muito pelas muitas lembrancas tristes que esse carro traz a intençao de senna era ter guiado para a williams ja em 1993 entretando ele foi vetado por prost senna tinha se oferecido para guiar de graça pela williams tamanha a vontade de ser campeao novamente a williams em 1993 tinha um carro muito superior mas apos ter o seu complexo sistema de suspensao ativo banido para 1994 o carro de ayrton era um carro muito dificil de guiar e com muito a ser melhorado o sistema ativo da williams era capaz de ajustar o carro para cada curva do circuito o que tornava o carro muito estavel esse sistema pode ser visto em açao nesse video [youtube id= 7ame4v3qzkc width= 620 height= 350 ] quem estiver com o ingles afiado e tiver tempo pode assistir esse documentario [youtube id= lqipaa7kdts width= 620 height= 350 ] nesse video e possivel ver como a williams era estreita o que levou a mudança na barra de direçao [youtube id= smrq2ynafv0 width= 620 height= 350 ] na sua ultima pole postion no brasil mesmo tento problemas para controlar o carro senna enfiou mais de 1 5s em damon hill seu companheiro de equipe [youtube id= pxqi3czx0no width= 620 height= 350 ] williams de 1994 painel fake da williams e possivel notar botoes para ajustes a direita muito diferente das alavancas para regular a suspensao que eram usadas nos anteriores espero que voces tenham gostado e que eu possa ter passado pelo menos um pouco da emoçao que foi ver todos esses carros juntos claro que senna tinha muitos defeitos e ele colecionou varios desafetos na sua carreira mas em um momento tao complicado como o que estamos passando no pais nada melhor do que alguem para nos inspirar como ayrton if you are no longer go for a gap which exists you are no longer a racing driver aplique isso na sua vida mesmo que voce nao seja um racing driver — e muito provavelmente voce sera bem sucedido um abraço
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