unisia jecs skyline estas tres palavras para mim so existem em letras maiusculas o motivo e que foi assim em maiusculas que as li pela primeira vez nao lembro exatamente que ano era mas consigo me recordar exatamente a sensaçao de apos vencer a quinta e ultima corrida do campeonato grand touring car trophy no circuito de mid field raceway uma das pistas originais do game uma das mais legais alias sendo uma das poucas do tipo figure 8 presentes o carro que eu usava era o famoso nissan skyline silhouette foumula era um erro de digitaçao pois o correto e mesmo formula da geraçao r30 que existiu de verdade e competiu no all japan sports prototype championship ou simplesmente jspc o campeonato japones de esporte prototipos o unisia como eu chamava foi o premio [gt40 content search= jdm widget= 1 ] o silhouette era um carro bacana para dizer o minimo ele foi o primeiro carro de corrida que eu ganhei em gt2 o game que me transformou em um gearhead claro eu ja conhecia o primeiro gran turismo quando nem fazia ideia de que era um game tao recente foi lançado em 1997 e eu joguei em 2000 ou 2001 quando tinha entre nove e dez anos de idade acho e curioso tambem me lembro perfeitamente de acreditar que o futuro ainda estava distante e hoje sequer tenho certeza de quando foi que isto tudo aconteceu eu tambem nao imaginava que um dia meu trabalho me levaria a escrever a respeito daquela epoca dezessete anos depois ou seriam dezoito nao importa meu ponto e que o tempo passa e as coisas mudam [youtube id= e701qhycr0o width= 620 height= 350 ] e impressionante como este video me arrepia toda vez enfim acabei divagando o caso e que gran turismo 2 era um jogo muito superior ao primeiro titulo lançado em 11 de dezembro de 1999 completam se 19 anos terça feira gt2 tinha graficos um pouco melhores uma das melhores introduçoes ja feitas para um game de corrida quase 650 carros e 27 pistas gran turismo tinha apenas 140 carros e 11 pistas alem disso tambem houve uma melhora significativa na dinamica dos freios que nao travavam com tanta facilidade quanto antes tornando bem menos frustrante a tarefa de contornar uma curva sem perder a traseira de certa forma gt2 era mais facil tanto que cheguei muito mais longe do que em gran turismo [youtube id= nic6wzoalti width= 620 height= 350 ] outra diferença bastante elogiada do primeiro para o segundo titulo foi a inclusao de uma quantidade maior de fabricantes e modelos de fora do japao mas no fim das contas a maioria dos carros ainda era japonesa e boa parte dos modelos de competiçao vinha do mundo real alguns ate ainda estavam na ativa algo de que nao me dava conta na epoca principalmente porque a internet ainda nao havia chegado direito a pequena angatuba no interior de sao paulo onde a maioria das pessoas ainda sequer tinha acesso regular a um computador enfim o skyline silhouette foumula nao era exatamente um skyline embora de fato respeitasse a silhueta do skyline r30 incluindo no desenho das portas como mandava o regulamento ele tinha construçao tubular e tambem enormes alargadores de para lamas como todos os outros carros que competiam no jspc ele tinha um motor de 570 cv no caso o quatro cilindros lz20b da nissan com dois litros e turbocompressor [youtube id= xme5 rete04 width= 620 height= 350 ] era forte o bastante para que eu nao tivesse dificuldade em vencer aquela ultima corrida do 80 s sports car cup no circuito de tahiti road ainda que nao tenha sido bem sucedido no mundo real o skyline so começou a vencer com a chegada da geraçao r32 o godzilla em 1989 o silhouette formula fez a alegria do meu eu de nove anos de idade ou seriam dez ora tanto faz mas eu estava falando do unisia jecs skyline chega de maiusculas por ora pois entao ele me deixou embasbacado me lembro de ficar verdadeiramente maravilhado ao ver que sua potencia era de 702 cv deve ser um foguete pensei comigo e fiquei extremamente satisfeito em ver que aquele carro era mesmo um foguete foi vencendo corridas com o unisia jecs skyline que eu acumulei dinheiro o bastante para comprar o escudo pikes peak e o cultus pikes peak dois dos carros mais potentes e velozes de gran turismo 2 na epoca eu dividia o playstation com meu irmao que e dois anos mais novo que eu e compartilha comigo minha paixao por carros e tenho certeza tambem sente toda a nostalgia ao reviver mentalmente esta epoca de nossas vidas [youtube id= ohz6tv_tale width= 620 height= 350 ] e inevitavel para mim a paixao por automoveis sempre sera ligada aos jogos de corrida em especial gran turismo 2 que foi o game que me apresentou a grande parte dos carros que conheço e admiro hoje em dia mesmo que na epoca eu nao tivesse noçao de que no decorrer das horas e horas que passava em frente a televisao cce de 14 polegadas que para mim tinha o tamanho perfeito para exibir os graficos poligonais do playstation em sua melhor qualidade estava se formando o entusiasta que sou hoje mesmo que entre esta epoca e o começo de minha carreira como jornalista automotivo em 2010 como tradutor do jalopnik brasil tenha se passado quase uma decada foi ali que eu redescobri os carros por assim dizer durante minha adolescencia com o primeiro emprego as primeiras garotas o começo de uma vida social nao dei muita bola para eles no jalop br como carinhosamente chamavamos o site nao demorou tanto para que as traduçoes começassem a dividir espaço com posts autorais e para que tivesse inicio a minha transiçao de tradutor para reporter e assim pesquisando diariamente sobre carros aprendi tudo sobre todos aqueles carros bacanas que acelerava em gran turismo 2 incluindo o silhouette formula e claro o unisia jecs skyline como tambem estava estampado em sua lateral com nove ou dez anos de idade eu nao fazia ideia do que o nome daquele carro queria dizer claro era um skyline mas o que era a unisia jecs que o patrocinava pois hoje sei que se trata de uma companhia de eletronicos que fundada em 1973 com a participaçao da bosch e da nissan e que hoje pertence a hitachi a unisia jecs tem entre seus produtos ecus e sistemas de injeçao eletronica e era a companhia que patrocinava o nissan skyline gt r r33 de masahiro hasemi na temporada de 1999 do all japan grand touring championship o jgtc principal campeonato de turismo do japao na epoca inscrito na categoria gt500 o unisia jecs skyline tinha um quatro cilindros com comando duplo no cabeçote turbo e mais de 700 cv [youtube id= mkyie7nzskq width= 620 height= 350 ] o unisia jecs skyline contudo nao foi um grande destaque seu melhor desempenho foi um quarto lugar na etapa do circuito de mine um autodromo mais lado b do japao que definitivamente nao tao conhecido quanto fuji speedway suzuka e motegi que alias tambem faziam parte do calendario agora se foi um carro vencedor ou nao e mero detalhe neste contexto meu ponto e o seguinte o unisia jecs skyline e a alegoria perfeita para explicar o que para mim e a coisa mais bacana de gostar de carros ser parte do seleto grupo de pessoas que enxerga nestas maquinas de quatro rodas muito mais do que uma caixa fechada com rodas volante e motor feita para levar pessoas e coisas de um ponto a outro claro cada um de nos tem seu carro favorito sua fabricante favorita sua epoca automotiva favorita existem fas de muscle cars norte americanos da decada de 60 existem os que apreciam superesportivos europeus existem aqueles que nao trocariam um icone jdm da decada de 90 por nenhum outro carro mas todos nos gostamos de carros isto nos une [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e por que isto aconteceu so por causa do nome do carro unisia jecs skyline para quem nao e ligado em carros pode nao significar absolutamente nada mas dentro da comunidade automotiva existe uma parcela que sabe exatamente o que estas tres palavras querem dizer juntas pessoas que como eu jogaram gran turismo 2 ha quase vinte anos e passaram por uma experiencia parecida ao serem apresentadas a todos aqueles carros de corrida poligonais no playstation e que muito provavelmente se tornaram fas de um skyline que sequer ganhou uma corrida apenas pelo fato de ele ter aparecido no game e preciso admitir que boa parte da motivaçao para este texto foi uma dose cavalar de nostalgia atualmente a nostalgia anda em alta em especial pelos anos 90 e 2000 justamente por causa das pessoas da minha faixa etaria que viveram a infancia e a adolescencia naquela epoca e este e justamente este o meu ponto eu entendo perfeitamente o motivo para mim a simples mençao ao unisia jecs skyline seja em uma pagina no facebook ou em uma pesquisa ao acaso no google evoca nao apenas a imagem de um skyline de competiçao obscuro do qual e dificil ate mesmo encontrar fotos evoca toda uma experiencia a trilha sonora da casa dos meus pais o som mono do alto falante da tv de 14 polegadas a escola de manha o almoço na velocidade da luz para poder voltar a acelerar os carros da minha garagem virtual as ferias dedicadas inteiramente a eles saber que ha outros que vao se identificar com isto tudo nao e apenas a melhor parte de escrever sobre carros e talvez a melhor parte de ser um entusiasta
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