sempre que voce olhar para uma ferrari disputando uma competiçao ela sera vermelha o mesmo vale para os mercedes e audi em relaçao ao prata ou aos carros japoneses com o branco — veja os modelos nismo por exemplo claro nada disso e regra os subaru ficaram mais famosos com a pintura azul e os porsche de corrida sempre mudaram de acordo com seus patrocinadores mas voce faz ideia de como isso começou as cores nacionais as pinturas de corrida sao quase tao antigas quanto os carros e obviamente as corridas eu disse quase pois elas apareceram no começo o seculo xx mais precisamente na gordon bennett cup uma corrida anual realizada entre 1900 e 1905 considerada o primeiro grande premio da historia numa epoca em que nao haviam equipes e patrocinadores esta prova internacional exigiu que cada participante corresse com as cores de seu pais nessa primeira era do automobilismo a frança adotou o azul a italia o preto a belgica o amarelo a alemanha o branco e os eua o vermelho como voce ve no video abaixo [youtube id= fkmoyhu56gg width= 620 height= 350 ] o reino unido por sua vez nao conseguiu usar suas cores nacionais — vermelho azul e branco — pois elas ja estavam em uso como o pais ja usava locomotivas e outras maquinas pintadas em tons de verde eles optaram por usar esta cor que se consolidou como cor oficial britanica quando a gordon bennett cup foi sediada na irlanda e em respeito ao pais eles adotaram o verde shamrock aquele trevo de tres folhas dos irlandeses em seus carros mas foi somente nas decadas de 1920 e 1930 que as cores nacionais foram definidas para valer os alemaes da mercedes benz e auto union adotaram chapas de aluminio sem pintura em seus carros de corrida abandonando o tradicional branco e o sucesso dos alfa vermelhos tiraria a cor dos eua que passaram a pintar seus carros de branco com o chassi azul os britanicos por sua vez ficaram com a pintura verde consolidada pelas diversas vitorias dos bentley na decada de 1920 o esquema de cores nacionais continuou a ser usado ate o fim dos anos 1960 quando alguem teve a ideia de usar a carroceria do carro como espaço publicitario e elas começaram a ser pintadas com as cores dos patrocinadores do piloto ou de sua equipe mas antes disso as pinturas de corrida tiveram uma pequena evoluçao em relaçao as cores nacionais as faixas de corrida as faixas de corrida depois de algum sucesso nas pistas dos eua o piloto e construtor americano briggs cunningham determinou se a vencer as 24 horas de le mans com pilotos e carros de seu pais em 1951 cunningham levou a le mans um par de cadillacs pintados com as cores nacionais conforme a tradiçao da epoca mas ja esboçava uma forma de diferenciar seus carros dos demais competidores verdes vermelhos azuis e prateados seus carros tinham as laterais brancas com o teto em azul escuro variando a tradicional pintura branca com base azul no ano seguinte ele adotou um novo esquema nunca visto ou imaginado ate entao em uma epoca de imagens em branco e preto cunningham decidiu pintar duas faixas azuis paralelas de forma longitudinal sobre a carroceria branca de seus c4r com essas faixas eles seriam reconhecidos mais facilmente pelo publico das arquibancadas que ate entao so tinha os numeros como referencia e tambem em fotografias e videos as faixas foram usadas pela equipe ate 1963 a ultima ediçao de le mans disputada pela cunningham que deixou a competiçao sem realizar seu desejo do triunfo americano na europa nao importa a cor as faixas distinguem os carros de todos os outros no ano seguinte carroll shelby entrou em cena com sua experiencia de campeao e levou consigo seus novos cupes daytona shelby chegou a frança determinado a mostrar ao velho enzo ferrari com quantos rednecks se faz uma vitoria para lembrar o mundo das origens americanas os carros ganharam o mesmo esquema de pintura dos cunningham porem com as cores invertidas faixas brancas sobre fundo azul a adoçao das faixas de corrida por shelby representou nao apenas a consolidaçao das cunningham stripes como icones de esportividade mas tambem as transformou na pintura oficial dos carros americanos em corridas internacionais consagrada definitivamente com a vitoria geral dos ford gt40 na ediçao de 1966 de le mans e do gt40 mkii em 1967 os carros da shelby american tambem foram os primeiros a levar para as ruas as faixas de corrida carroll shelby sabia como poucos conquistar a atençao da midia e do consumidor e decidiu decorar seus carros de rua com o elemento mais caractaristico de seus icones das pistas o primeiro deles foi o mustang shelby gt350 em 1965 a partir de 1967 as faixas tornaram se um opcional aplicado nas concessionarias as faixas de cunningham tambem inspirou outras equipes de corrida a adota las adaptando as faixas cada uma ao seu modo a cooper passou a usar faixas mais estreitas e nas extremidades laterais do bico do seu t45 de formula 1 em 1958; e a lotus esticou uma faixa a partir da tradicional boca amarela de seu type 25 tambem de formula 1 em 1962 as faixas logo foram copiadas por praticamente todas as fabricas que faziam um carro esportivo de apelo popular ao redor do planeta surgiram variaçoes como faixas duplas mais estreitas unicas e largas ou deslocadas para os lados do carro chevrolet dodge plymouth pontiac e ate os europeus como renault e opel aderiram a moda e tinham a carroceria de seus esportivos cortada por faixas de corrida a popularizaçao contudo acabou banalizando as faixas e em meados da decada de 70 as fabricas ja haviam percebido que decorar os modelos de desempenho comum com as faixas de corrida era um bom negocio e com o perjorativo apelido de go faster stripes elas foram aos poucos abandonadas pela rejeiçao do publico e a chegada dos novos tempos pos crise do petroleo o apelo das faixas de corrida so voltaria em 1996 com uma ajuda do esportivo americano mais marcante de sua geraçao o dodge viper gts o sucesso do gts — que tambem foi a le mans porem sem as faixas — deu inico a um revival que permanece ate hoje aplicadas em versoes modernas dos muscle cars e ate em esportivos europeus como o mini cooper e o renault clio gordini no mercado nacional as faixas de corrida estamparam a carroceria dos classicos chevrolet opala ss dodge charger r/t e ford maverick gt elas cairam em desuso tambem no fim da decada de 1970 e so voltariam a cena para embalar os esportivos de imagem como o uno sporting e ate carros comuns voltados ao publico jovem como o chevrolet onix propaganda sobre rodas ao contrario do que se pensa e do que o top gear falou certa vez as pinturas de patrocinadores nao começou com a lotus em 1968 os americanos ja usavam carros pintados com as cores e logotipos de patrocinadores desde a primeira metade da decada e em 1967 por exemplo o turbine car de parnelli jones ja usava a pintura vermelha dos lubrificantes stp assim como seu logotipo e ate uma inscriçao oil treatment na formula 1 o primeiro carro a usar cores de um patrocinador foi o brabham do piloto independente john love seu carro era pintado com as cores dos cigarros gunston e estreou no gp da africa do sul de 1968 em seguida foi a vez da lotus de colin chapman que nao apenas cedeu a carroceria de seus carros como tambem alugou o nome da equipe que passou a se chamar comercialmente gold leaf team lotus naquele mesmo 1968 o ford gt40 conquistava sua terceira vitoria em le mans com as cores da gulf oil que patrocinava a equipe de john wyer desde entao as cores do automobilismo nunca mais foram as mesmas claro houve algumas exceçoes ao longo dos anos a ferrari por exemplo nao abre mao de seu rosso corsa como cor predominante abrindo exceçoes para pequenos espaços de seus carros como as asas ou duto de admissao do motor que geramente sao pretos ou brancos dependendo do patrocinador a lotus em seus derradeiros anos na f1 nos anos 1990 chegou a usar uma pintura que combinava o tradicional british racing green com as cores de patrocinadores os japoneses da honda e da toyota tambem mantem o predominio do branco tradicional do pais geralmente combinado com azul e/ou vermelho em seus carros ja os subaru por sua vez ficaram tao famosos com a pintura azul dos cigarros 555 no wrc que a fabricante adotou o tom como cor oficial de seus modelos esportivos mesmo apos o fim do patrocinio as cores corporativas no mundo globalizado onde marcas e pilotos de diversas nacionalidades se misturam as cores nacionais ja nao fazem muito sentido por isso quando nao sao substituidas pelas cores dos patrocinadores quem estampa a carroceria sao as cores oficiais de seus fabricantes e por isso que os carros da mclaren sempre sao apresentados em laranja e os bmw de corrida usam a cor branca como base e detalhes em azul claro azul escuro e vermelho as cores de sua divisao m a ferrari tambem opta pelo vermelho embora diga se que a cor oficial da scuderia e o amarelo de seu emblema outro caso sao os audi e mercedes sempre com sua pintura prateada como os tradicionais silver arrows dos anos 1930 — embora a mercedes ocasionalmente combine o prata com o preto e a audi use o branco ou o cinza claro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.