os palpites pega o sandero rs voce nao vai se arrepender vai de polo msi e mais carro mas eu estava decidido a arrematar aquele pote de sorvete conhecido como up tsi nao e nem perto de esportivo como o rs nem tem o conforto e qualidade de rodagem do polo mas tem duas qualidades que eu valorizo em um carro uma boa entrega de potencia e baixo consumo de combustivel meu carro anterior era um focus 1 6 de 113 cv entao o polo 1 6 msi teria um desempenho semelhante embora gastando menos combustivel seria mais confortavel na estrada tambem onde passo a maior parte do tempo ao volante o sandero rs eu conheço bem um p*** carro legal um esportivo de verdade capaz de acelerar o dia inteiro na pista e voltar para casa sem problemas — como eu e o juliano fizemos no track day do flatout em 2021 foi nessa parte da volta para casa que eu conheci o lado do sandero rs que me fez descarta lo como novo carro o consumo que mal chegou aos 9 km/l na viagem praticando o autocontrole como nunca na vida nao e um carro para a estrada embora muita gente tenha tentado me convencer disso no fim o up tsi prevaleceu e ai eu peguei a estrada com ele logo na primeira semana com o carro uma viagem de 800 km cruzando serras e margeando o litoral tudo como eu esperava nao precisava negociar ultrapassagens; nele querer e poder em praticamente todas as situaçoes o consumo variou entre 16 km/l e 19 km/l dependendo do trecho so nao cheguei com um unico tanque porque nao gosto de rodar com menos de 1/4 mania de quem ja queimou duas bombas de combustivel o que mais me incomodou na viagem foi a suspensao do carro o mao tem razao o up e um carro duro mas este nao e o problema o que me incomodou e que apesar de ser um carro bom de curva e agil nas mudanças de direçao qualquer perturbaçao numa curva mais animada — como uma rara ondulaçao no asfalto ou um dos pouquissimos remendos das rodovias brasileiras — pode deixar o carro imprevisivel especialmente na traseira [caption id= attachment_344345 align= aligncenter width= 1600 ] as rodas originais[/caption] mais tarde comecei a fazer os planos instalar rodas de 15 polegadas com offset sutilmente mais positivo para aumentar as bitolas manter os pneus estreitos para nao ferrar o desempenho/economia e instalar o kit de molas eibach que se encontra aos montes por ai o feijao com arroz da suspensao foi quando um dos flatouters entrou em cena ou melhor em contato mesmo com uma mensagem privada que dizia resumidamente leo nao faça isso o flatouter um engenheiro com experiencia profissional em dinamica veicular me explicou as causas daquilo que eu percebi no carro e apos uma conversa que se estendeu por dias e envolveu alguma pesquisa me ajudou a definir as mudanças ideais para nao comprometer a qualidade de rodagem ate entao eu so sabia que o up brasileiro tem um acerto de suspensao completamente diferente do estrangeiro devido ao seu comprimento mais longo e claro a necessidade de lidar com a pavimentaçao das ruas e rodovias brasileiras por isso o up brasileiro tem um calço na suspensao dianteira de aproximadamente 25 mm enquanto a suspensao traseira usa molas mais longas que a tornam cerca de 30 mm mais elevada que a europeia na dianteira o calço esta montado entre o prato superior da mola e o coxim o que significa que ele nao afeta o curso de suspensao — um bom sinal pois o curso da suspensao dianteira e relativamente curto com pouco mais de 50 mm enquanto carros do mesmo segmento tem de 65 mm a 75 mm se o calço fosse posicionado entre a mola e o prato eu nao poderia retira lo sob a pena de reduzir o curso pela metade a suspensao dianteira tambem e menos rigida que a traseira que tem mais curso por ser mais alta o que resulta naquele comportamento imprevisivel com aceleraçao lateral mais alta as curvas de serra em velocidade mais elevada para resolver isso eu precisaria diminuir o rake do carro e colocar molas mais curtas na traseira porem mantendo a carga proxima da original https //flatout com br/tudo sobre offset e como ele pode afetar a geometria da suspensao/ o maior problema das molas esportivas disponiveis para o up no mercado e que elas sao sempre mais curtas com menos elos — o que significa que elas tem carga maior justamente o que eu nao quero na frente molas mais curtas reduzem o curso enquanto na traseira as molas com maior carga mantem o problema da traseira mais firme que a dianteira que resulta na imprevisibilidade depois de pesquisar comprimentos e cargas das molas altura dos calços comprimentos de batentes e compatibilidade de peças encontramos a soluçao ideal na dianteira a unica modificaçao sera a retirada do calço da tropicalizaçao o que deve reduzir a altura de rodagem em 25 mm sem afetar o curso da dianteira na traseira para reduzir a altura de rodagem e equilibrar o rake o negocio e usar as molas eibach que reduzem a altura de rodagem em cerca de 30 mm como o rake e relativamente exagerado na suspensao original a reduçao 5 mm maior na traseira ainda deve deixa la mais alta que a dianteira porem em uma razao mais equilibrada como a mola e progressiva — ela tem o inicio de curso mais macio como pretendido mas com o fim de curso mais rigido o que minimiza o risco de se atingir o batente ha ainda a opçao de usar um batente dianteiro pouco mais longo que o original segundo nossa fonte junto ao fornecedor do componente os batentes do golf mk4/bora servem na haste do amortecedor do up o batente original tem 63 mm enquanto o do golf tem 83 mm e o do bora 103 mm o do bora nao e adequado pois aumenta o batente em 40 mm em uma suspensao com 50 mm de curso ja o do golf e apenas 20 mm mais longo contudo como nao tenho problema de atingir o batente na dianteira dispensei essa ideia — pode alterar a curva de açao da mola e o ajuste ideal exige tentativa e erro ou seja trabalho demais para resolver um problema que eu nao tenho [caption id= attachment_344344 align= aligncenter width= 852 ] as rodas que pretendo usar[/caption] por ultimo quanto as rodas decidi usar as originais de 15 polegadas do up pos facelift com pneus 185/60 se voce tem uma mande uma mensagem no instagram pois terei a certeza de que o scrub radius nao sera afetado negativamente alem disso ninguem vai pensar que meu up caretinha e um carro preparado e assim eu viajo sossegado
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