pense num cupe com motor v12 e centenas de cavalos de potencia mas sem a pretensao de ser um esportivo imagine um carro que em vez da agressividade visual gratuita escolheu a performance elegante acima de tudo ao contrario de supermaquinas que se sentem mais a vontade em pistas de corrida e mesmo dos bmw da serie m que priorizam a adrenalina e a relaçao quase aspera entre o asfalto e seus motoristas a serie 8 foi feita para longas e confortaveis jornadas com um desses voce se sente capaz de cruzar os cinco continentes antes do por do sol em velocidade transonica sem amassar a roupa sem dores nas costas — e com bastante espaço para bagagem esta historia começou no inicio dos anos 80 quando a primeira geraçao dos cupes serie 6 estava perdendo folego na briga com adversarios recem atualizados como porsche 928 e mercedes sl em 1984 os engenheiros bavaros começaram a trabalhar no projeto e31 o primeiro bmw desenvolvido em cad o resultado foi um cupe de grandes dimensoes com uma frente que lembra a do esportivo m1 uma linha fina de grade nariz e lanternas complementadas por farois escamoteaveis e que como a maioria dos designs desse tipo fica muito mais bonito e limpo com os farois principais guardados seguida por um longo capo e cabine recuada as portas nao tinham moldura nos vidros nem coluna central — o que realçava ainda mais seu perfil sinuoso depois de cinco anos de desenvolvimento ele foi apresentado ao publico no salao de frankfurt de 1989 e imediatamente cativou os olhares pelo design durante a semana do evento a bmw recebeu mais de 5 000 encomendas mesmo com o modelo entrando em produçao somente no ano seguinte a um preço alto de us$ 100 000 a fila de espera chegou a desesperadores tres anos em seu lançamento o 850i era um dos mais modernos carros produzidos em serie alem de ser o primeiro bmw equipado com suspensao traseira multilink trazia um dos primeiros controles eletronicos de traçao e estabilidade foi tambem pioneiro no uso de um acelerador eletronico que dispensava cabos essencial para os modos adaptativos de conduçao por dentro requinte combinado com espaço acabamento tipico alemao uma profusao de botoes e ajustes eletricos e um dos primeiros ar condicionados de duas zonas da historia longo baixo e largo o e31 tinha coeficiente de arrasto aerodinamico de apenas 0 29 — numero atingido pelos atuais modelos da bmw o motor seria o v12 de cinco litros da serie 7 que produzia 300 cv de potencia e 42 mkgf de torque moderados por duas opçoes de cambio automatico de quatro velocidades e manual de seis — outra vez um dos primeiros automoveis com esse tipo de opçao acelerava de 0 a 100 km/h em 6 8 segundos com maxima limitada a 250 km/h apesar dos numeros e porte de um supercarro a dinamica do serie 8 e um pouco peculiar primeiro por causa do peso quase duas toneladas de puro metal que nao o tornam exatamente agil em trechos travados as intervençoes eletronicas tambem podem atrapalhar uma tocada mais agressiva o modo sport aumenta a carga dos amortecedores deixa a direçao mais precisa e direta e as respostas do acelerador bem mais afiadas a suspensao traseira quando no limite trabalha a cambagem e a convergencia das rodas para evitar saidas de traseira mas tambem acabava causando sub esterço e rolagem exagerada em 1992 a bmw eliminou boa parte dessas limitaçoes com o 850 csi um modelo que recuperou a sigla dos cupes 3 0 csi e 635 csi da decada de 70 se voce quiser da para chama lo de m8 uma vez que a bmw motorsport colocou as maos no projeto a cilindrada subiu para 5 576 cm³ gerando 380 cv de potencia e 56 1 mkgf de torque a velocidade maxima continuou limitada em 250 km/h mas a aceleraçao passou a ser feita de zero a 100 km/h em seis segundos cravados como um bom csi o novo modelo recebeu spoilers mais agressivos e teve sua altura rebaixada em 15 milimetros a suspensao perdeu o polemico ajuste eletronico ganhando em troca molas e amortecedores mais firmes freios reforçados direçao mais direta e um diferencial traseiro de deslizamento limitado mas o grande destaque de ficçao cientifica do modelo foi o active rear axle kinematics um sistema hidraulico que esterça as rodas traseiras em angulos de ate 2 5 graus no mesmo sentido das rodas dianteiras sensores computadorizados analisam a tomada de curva e o esterçamento do volante para agir sobre o eixo traseiro e permitir que o csi faça trajetorias que carros com o seu peso e tamanho geralmente capotariam tentando o csi so nao foi batizado de m8 porque a marca tinha planos de lançar uma versao ainda mais potente com este nome esta perola perdida existiu como prototipo e prometia barbarizar nao chegou a ser fabricada em serie mas merece um post a parte no ano seguinte foi lançada uma versao de entrada a 840ci com o novo motor v8 de quatro litros e 286 cv potencia um pouco mais baixa que a do 850i a primeira guerra do golfo 1990 1991 causou um aumento nos preços dos combustiveis e as tendencias do mercado automotivo da segunda metade da decada de 90 acabaram reduzindo o interesse do publico pela serie 8 do 850csi por exemplo foram fabricadas apenas 1 510 unidades a marca deixou de produzir as versoes v12 em 1996 mantendo somente o 840i no mercado por mais tres anos o fim do modelo marcou tambem um momento de indefiniçao da bmw depois dele a marca lançou o z8 um roadster com caracteristicas de supercarro que teve vida bem curta; trouxe de volta a serie 6 que gerou a fantastica m6 e ate arriscou reviver a linhagem csl com o m3 a beleza atemporal e a elegancia imponente na atitude nao sou um superesportivo do serie 8 porem permanecem nas lembranças de todo aficionado que sonha com longas viagens a 250 km/h com o conforto e a dinamica que so um grand tourer pode oferecer
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.