exatos 20 anos apos a estreia do primeiro filme velozes e furiosos 9 f9 the fast saga esta nos cinemas de la para ca muita coisa mudou e a principal delas e o foco da franquia se os tres primeiros titulos sao voltados de fato as corridas ilegais a partir do quarto filme a familia de dom toretto tornou se uma especie de divisao especial do fbi para investigar crimes internacionais cometendo mais crimes so que com o amparo da lei ou algo assim e a cada novo filme os produtores dao um jeito de envolver carros na historia ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] uma coisa porem nao muda nunca dom toretto sempre aparece com um dodge charger preto ou melhor quase sempre no terceiro filme dom so aparece em um extra apos os creditos e com outro carro mas enfim e em velozes e furiosos 9 o carro esta mais ousado do que nunca tem ate motor central traseiro e cambio de lamborghini [caption id= attachment_292353 align= aligncenter width= 2560 ] detalhe do cambio com direito ao logo da audi sob o touro da lamborghini [/caption] justiça seja feita o novo velozes começa com corridas e mostra jack toretto pai de dom e jakob toretto esse ultimo vivido por john cena participando de uma prova da nascar em 1989 a mesma na qual ele morreu como o proprio dom conta a brian o conner la no primeiro filme ou seja nao venha reclamar de spoilers mas e o charger que rouba a cena mais uma vez primeiro porque ele e a ligaçao mais visivel do novo filme com os classicos segundo porque ele ficou mais absurdo do que nunca https //www youtube com/watch v=onwwebwqyte nao nao e por que ele tem um motor hellcat isso ate que e normal a essa altura ate por que o hellcat e um v8 hemi e oferecido como crate engine e ja se tornou um dos motores mais populares para swaps envolvendo os mopar fica tudo em casa o negocio e o seguinte nesse charger o hellcat fica atras dos bancos em posiçao central traseira como em um supercarro e ate o cambio e de supercarro porque ligado ao v8 hellcat esta um transeixo lamborghini entao mesmo se voce nao curte o direcionamento tomado pela franquia velozes e furiosos nao ha como nao admitir que ao menos nos carros o nivel dos projetos nunca esteve tao alto velhos amigos se a ideia de um dodge charger restomod com swap e uma infinidade de modificaçoes lhe soa familiar e porque e mesmo ja faz algum tempo que os americanos da speedkore praticamente fazem um todos os anos ja falamos de um deles la em 2015 o dodge charger chamado tantrum que trocava a carroceria original por uma replica de fibra de carbono e tinha um v8 de nove litros debaixo do capo em 2018 foi a vez do charger evolution uma reinterpretaçao da receita que trocava o motor de arrancada por um hellcat e elevou a barra em design e execuçao instalada em grafton wisconsin a speedkore ja trabalhou outras vezes com a equipe de velozes e furiosos para se ter ideia ja faz mais de 15 anos que dennis mccarthy diretor de veiculos da franquia ha varios anos chamou a speedkore para fazer o plymouth road runner com o qual dom aparece em desafio em toquio de 2006 segundo o que mccarthy contou ao top gear em entrevista recente a ideia para o charger de motor central traseiro no nono filme veio quando ele topou com os caras da speedkore no ultimo sema show na ocasiao a oficina mostrou um dodge charger moderno com carroceria widebody motor hellcat preparado para entregar mais de 1 500 cv e traçao integral mas mccarthy soube em primeira que a equipe estava preparando um charger 1968 com motor central traseiro e imediatamente decidiu que aquele carro estaria no filme foi assim que a speedkore construiu nove exemplares do dodge charger com motor central traseiro para as filmagens todos com as mesmas modificaçoes externas que garantiram uma transformaçao mudança radical nas proporçoes da carroceria com os para lamas traseiros bem mais largos e uma postura mais assentada apenas dois porem receberam de fato um hellcat atras dos bancos os outros eram apenas cenograficos os dois carros segundo o proprio mccarthy ficarao guardados para serem usados em exibiçoes e outras tarefas promocionais mas a speedkore nao poderia deixar de fazer mais um para ser usado como eles bem entenderem e esse o carro que aparece nas fotos uma replica perfeita e oficial do hero car de velozes e furiosos 9 ah e ele ate ganhou um nome proprio hellacious inspiraçao em le mans dennis mccarthy contou um pouco sobre a ideia do carro ao top gear a faisca inicial veio da propria speedkore claro mas segundo ele ha algo mais profundo no projeto os caras da speedkore me mostraram o que estavam fazendo e a gente sempre procura fazer algo diferente depois de tantos filmes e preciso mudar um pouco as coisas disse mccarthy e o motor central traseiro e algo que eu sempre quis fazer devo admitir que o conceito todo foi inspirado no ford gt40 eu adoro essa cara de anos 60 esse jeitao de le mans sempre tem um carro no qual a gente coloca mais empenho e nesse caso foi o charger que na verdade e um hellcat com o acerto do demon parece um tanto forçado falar em um charger inspirado em le mans mas nao somos nos que estamos falando foi o idealizador do carro alem disso de charger sobrou muito pouco apenas o teto segundo a speedkore todo o restante foi feito sob medida como em um prototipo de fato o charger usa uma estrutura tubular construida do zero com subchassis dianteiro e traseiro suspensao por braços triangulares sobrepostos na dianteira e na traseira sendo que a suspensao dianteira foi feita pela detroit speed enquanto o conjunto traseiro foi feito pela race car replicas os amortecedores de competiçao foram fornecidos pela qa1 as especificaçoes exatas nao foram divulgadas mas o arranjo supostamente e o mesmo dos carros usados nos filmes mccarthy mencionou ao top gear que o projeto so precisa de alguns ajustes mas deve fornecer uma boa base para uso serio na pista em track days e coisas do genero nem de longe trata se de um veiculo so de arrancada apesar da tradiçao dos muscle cars nesse aspecto o subchassi traseiro alem de acomodar o motor tambem foi necessario para adaptar o cambio na verdade um transeixo a unidade de seis marchas do lamborghini gallardo completo com trambulador era o unico setup relativamente facil de encontrar e acessivel para o projeto acredite encontrar o cambio do gallardo e instalar o hellcat no lugar do motor v10 lamborghini foi menos trabalhoso que uma eventual adaptaçao de um cambio manual tremec ou algo do tipo para a aplicaçao central traseira um detalhe que pode ser um pouquinho decepcionante diferentemente dos carros usados pela produçao do filme que de fato tiveram o v8 hellcat acertado para chegar ao nivel de potencia do demon ou seja 819 cv com gasolina de alta octanagem e 851 cv com combustivel de competiçao de 100 ron o carro da speedkore manteve o motor de 6 2 litros exatamente como saiu da caixa ou seja com so 717 cv em planeta nenhum isso e pouco na verdade pode ate ser interessante porque em situaçoes comuns o hellacious se comporta exatamente como qualquer dodge hellcat zero quilometro e e confiavel do mesmo jeito por outro lado certamente ha outras coisas para ajuda lo a andar mais quando chega bem a hora de andar mais os freios por exemplo sao um jogo da brembo com pinças de seis pistoes na frente e quatro pistoes atras um freio hidraulico foi instalado para travar as rodas traseiras e facilitar as derrapagens controladas e as rodas foram feitas sob medida pela hre parceira de longa data da speedkore com 18x10 5 polegadas na frente e 18x12 5 polegadas na traseira e borracha que nao acaba mais tudo e arrematado com uma carroceria de fibra de carbono cujas linhas foram assinadas por sean smith da sean smith design ele e o cara por tras do charger evolution do tantrum e tambem de alguns projetos da ringbrothers a outra oficina americana que gosta de levar os muscle cars americanos alem do limite [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 292348 292355 ] se voce quiser ver o charger da speedkore em açao e so ir ate o cinema para assistir ao novo velozes e furiosos o carro que aparece na telona e praticamente igual a esse e o hellacious de verdade certamente vai ser usado promocionalmente em algum momento esperamos que na pista onde ele com certeza nao faria feio
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.