nos ultimos meses a mercedes amg lançou e vem desenvolvendo tantos carros que as vezes ate a gente confunde qual versao e qual nao e para menos os caras querem oferecer mais de 40 modelos ate o fim do ano que vem atualmente somente uma classe da mercedes ainda nao tem uma versao amg a classe b — que na pratica e a minivan da classe a felizmente hoje o negocio ficou facil a classe a tem apenas a versao 45 amg a45 cla45 e gla45 as demais classes tem ou terao as versoes 63 e uma mais basica 43 exceto a classe s e a g nas quais a 63 e a basica e a 65 e a topo de linha o amg gt e outra exceçao por ser o modelo proprio da amg claro nem sempre foi assim por diversos motivos algumas criaçoes da amg acabaram esquecidas ou ofuscadas por outras versoes mais populares como a amg sempre representou a essencia de criar e modificar carros temos a obrigaçao de nao deixar que o tempo leve a lembrança desses esportivos por isso aqui estao nove modelos amg que voce — e muita gente — provavelmente nao conhecia ou nao lembrava 190e 3 2 amg esqueça as versoes cosworth elas sao muito mainstream a verdadeira joia desta geraçao e a 190e 3 2 amg baseada no modelo comportado modelo 2 6 o unico seis em linha da w201 ela foi um dos ultimos amg feitos a moda antiga quando aufrecht e melcher ainda ditavam as regras em grossaspach a receita basica foi aumentar a cilindrada com novos pistoes bielas e virabrequim instalar novos para lamas levemente modificados rodas maiores e suspensao mais rigida tudo feito a mao e claro com a nova cilindrada o motor produz 232 cv a 7 200 rpm e leva o baby benz aos 260 km/h depois de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 7 segundos e a amg em sua mais pura e brutal essencia e36 amg w124 o 500e ganhou a fama de super seda mas pouca gente lembra ou percebe que ele nunca foi um amg propriamente dito enquanto a porsche fabricava esse atleta com roupa de executivo a amg fazia algo mais modesto mas igualmente purista em vez de um v8 escandaloso a amg desenvolveu um equilibrado seis em linha de 3 6 litros com 280 cv potencia proxima a do motor v8 m119 usado no e420 da epoca para aplicar em todos os tipos de carroceria do w124 o que significa que houve cupes sedas conversiveis e peruas e36 amg todas com cambio manual tipo dogleg como deve ser um driver’s car o mais raro deles e o e36 amg conversivel com apenas 68 exemplares construidos entre 1993 e 1995 — 54 com o volante no lado esquerdo e 14 com o volante no lado direito e60 amg w124 em 1993 quando a amg se tornou uma divisao da daimler benz eles continuaram produzindo seu e36 por encomenda mas passaram tambem a oferecer um pacote opcional para o e500 se voce escolhesse o pacote 957 a amg equiparia seu classe e com uma versao de seis litros do motor v8 m119 com 400 cv e 62 mkgf capaz de levar o super seda aos 100 km/h em 5 segundos o nome tambem era modificado de 500e ou e500 eles passavam a se chamar e60 amg so que se voce procurar pelo chassi ira pensar que trata se de apenas um e500 com bodykit e emblemas amg isso porque esses primeiros carros mercedes/amg eram modelos prontos que foram enviados para a amg para modificaçao a fabricaçao propria da amg partindo do monobloco limpo so começou em 1998 por isso esses carros traziam no vin card a informaçao do pacote 957 amg technology package [youtube id= jfulb492j9e width= 999 ] as exceçoes sao 45 exemplares do e60 produzidos entre 1992 e 1993 que fazem parte de uma serie da propria amg baseada no e500 limited eles tinham menos potencia 376 cv e tambem eram pouco mais lentos na aceleraçao de zero a 100 km/h precisando de 5 2 segundos para completar a tarefa s70 e s73 w140 sabe aquelas caracteristicas repetidas quando se fala de um carro alemao esse carro tem todas elas elevadas a decima potencia alem de ser solido como uma rocha robusto e confiavel como um panzer ele e tao grande que nao pode ser distribuido pela europa em trens e tem um v12 de sete litros que produz 500 cv — potencia proxima a do lamborghini diablo na epoca e tao raro que nem mesmo o google consegue encontrar muito sobre ele o que sabemos e que o s600 no qual o s70 e baseado tinha 445 cv e chegava aos 100 km/h em 5 5 segundos e continuava ate os 288 km/h com 80 cv a mais nao e exagero pensar em algo proximo dos 300 km/h havia tambem o s73 amg com o v12 que mais tarde iria parar na traseira do pagani zonda e do roadster sl73 amg a potencia era a mesma do 7 0 525 cv obtida com comandos de valvulas mais agressivos pistoes com mais taxa e bielas reforçadas alem de um remapeamento da ecu original somando o s70 e o s73 fram feitos apenas 112 exemplares sob encomenda e todos eles sao pretos c55 amg w202 voce ja deve ter ouvido falar do c36 amg meu preferido dessa geraçao e deve ter fantasiado com o c43 amg o primeiro classe c com um v8 mas um c55 amg talvez seja novidade para voce como muitas versoes amg da epoca o c55 era um opcional do c43 amg e isso significa que voce precisava desembolsar uma pequena fortuna para que a amg fizesse o favor de colocar o motor 5 4 do e55 no seu classe c essa quantia e pouco conhecida mas colecionadores de todo o mundo dizem que chegava a mais de 50% do preço de um c43 amg por isso foram feitos apenas 59 destes c55 amg — ao menos um deles roda pelo brasil com esses 347 cv o c55 amg chega aos 100 km/h em 5 5 segundos e chega aos 300 km/h sem o limitador eletronico sl73 amg r129 ja falamos dele antes mas este carro merece ser lembrado sempre que possivel o sl r129 e um conversivel maravilhosamente bem projetado rapido e seguro geralmente encontrado com motores de seis cilindros raramente com v8 e ocasionalmente com 12 cilindros e claro que estes sao os mais desejaveis embora rarissimos apesar de sua raridade houve quem optasse por envia los a amg para um pequeno upgrade que o transformava no lendario sl73 amg la o motor v12 de seis litros era modificado para deslocar 7 3 litros e produzir 525 cv assim o roadster era capaz de chegar aos 100 km/h antes de voce contar ate cinco sendo um dos conversiveis mais caros de sua epoca nao espanta que foram produzidas apenas 89 unidades do sl73 depois no fim dos anos 1990 esse v12 acabou tornando se a base do trem de força do pagani zonda so isso clk dtm amg antes do c coupe black series havia o clk amg black series o primeiro modelo a destilar a magia negra da amg embora ele fosse um pouco mais pesado que o clk63 comum o motor de 514 cv e 64 1 mkgf o levava do zero aos 100 km/h em 4 segundos e a maxima de 300 km/h limitada eletronicamente so que ele nao foi o modelo mais radical do clk em 2004 antes da amg sonhar com o black series ela produziu uma ediçao especial do clk 55 amg inspirada nos modelos que disputavam a dtm na epoca ate o bodykit era praticamente o mesmo dos carros do campeonato mas em vez do v8 de quatro litros e menos de 500 cv usados por força do regulamento o clk dtm amg pode usar uma versao ainda mais brutal do v8 5 4 do clk 55 ele recebeu um compressor mecanico que levou a potencia dos 367 cv para 582 cv [youtube id= gqrpjbfeb5i width= 620 height= 350 ] alem do motor as bitolas foram alargadas em 74 mm na dianteira e 110 mm na traseira some isso a suspensao de competiçao e a pneus esportivos e o carro era capaz de atingir 1 35g de aceleraçao lateral para ir do zero aos 100 km/h bastava afundar o acelerador por 3 8 segundos e se voce tivesse estrada para isso ele poderia chegar aos 322 km/h o clk dtm amg foi produzido somente em 2004 e as primeiras unidades so puderam ser compradas por clientes selecionados kimi raikkonen e jenson button tem os seus a amg produziu ainda 80 exemplares do clk dtm amg com teto conversivel em 2006 a unica diferença alem do teto e a velocidade maxima limitada a 300 km/h r63 amg se soa estranho ver tantos suvs com a marca amg imagine entao uma minivan pois foi o que a mercedes fez em 2007 tudo bem ela nao e exatamente a minivan que voce imagina mas e tipicamente o carro que familias americanas comprariam para viajar so que mesmo com seu visual de perua inchada o r63 amg tem seu apelo um v8 6 2 de 510 cv e 64 1 mkgf conectado ao cambio 7g tronic de sete marchas recalibrado pela amg para trocas mais rapidas com isso a familia chega aos 100 km/h em cinco segundos cravados e segue ate os 250 km/h velocidade maxima limitada pela ecu da mamae alem disso o r63 amg usa o sistema de traçao integral 4matic o problema e que o carro acabou ficando pesado demais e por isso foi mal recebido pelo publico e pela critica e acabou vendendo pouquissimo foram vendidos apenas 84 exemplares nos eua e ha outra meia duzia rodando pelo brasil — uma delas supostamente pertenceu a rubens barrichello com tao pouco interesse no fim de 2007 o r63 deixou de ser produzido
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