É fácil ficarmos impressionados com motores de 1.200, 1.500 cv até lembrarmos que estes caras existem: os dragsters Top Fuel que disputam arrancadas da NHRA nos EUA que, com motores V8 de mais de oito litros, compressor mecânico e nitrometano no tanque, costumam render 10.000 cv — pelo menos. Fica ainda mais impressionante quando você descobre que depois de cada puxada, o motor é quase todo refeito — em menos de uma hora.
Estamos falando de uma equipe organizada, de seis pessoas, cada uma com funções específicas e ciente do que fazer e quando fazer — afinal, quando se coloca um monoposto com 10.000 cv e 1.700 mkgf de torque logo atrás do piloto para chegar aos 160 km/h em 0,8 segundo, muita coisa pode dar errado e tudo precisa estar perfeito. É um verdadeiro balé mecânico — e, uma vez assistindo a este vídeo, você nunca mais irá duvidar da complexidade dos motores V8 americanos.
Dizemos isto porque, apesar de tantos superlat