os icones do nosso tempo estao morrendo e triste dizer isto mas e verdade musicos atores escritores cineastas que se tornaram personalidades do seculo xx estao ficando velhos e nos deixando para sempre e o mesmo esta acontecendo com personalidades admiradas no meio automotivo john surtees e tom tjaarda sao exemplos recentes que no ultimo dia 9 receberam a companhia de vic edelbrock jr que morreu em sua casa na california de causas naturais como seu nome deixa claro otis victor edelbrock jr era filho de otis victor edelbrock o fundador da companhia que leva seu sobrenome e ja esta ha decadas entre as mais importantes do aftermarket americano especialmente no segmento dos muscle cars e impossivel encontrar um fa de muscle cars que nao gostaria de ter um v8 com um par de cabeçotes ou coletores de admissao da edelbrock ou mesmo um motor inteiro e embora seu pai tenha fundado a empresa foi vic edelbrock jr quem a tornou a gigante que e hoje a edelbrock foi fundada em 1938 por vic edelbrock que tinha apenas 25 anos na epoca mas trabalhava com carros desde os 14 anos de idade para ajudar a sustentar a familia depois que a mercearia familia foi destruida em um incendio em 1931 com a grande depressao ele se mudara do kansas para a california onde foi morar com seu irmao e começou a trabalhar em um estacionamento la em 1933 conheceu sua esposa a irlandesa katie collins ela tinha dezenove anos ele vinte e dois e os dois se casaram em junho daquele ano dois meses depois de se conhecerem o mais incrivel e que katie estava noiva na epoca depois de casado com katie vic edelbrock juntou se a seu novo cunhado e os dois abriram uma oficina mecanica edelbrock porem logo deixou o negocio indo trabalhar por conta propria em 1934 a empreitada se mostrou bem sucedida logo de cara e edelbrock teve de mudar a oficina para um lugar maior pelo menos tres vezes ate 1936 quando vic edelbrock jr nasceu no dia 23 de agosto o pontape inicial para a fundaçao da edelbrock veio em 1938 quando o vic pai comprou seu primeiro project car um ford 32 ele era um dos que haviam sido conquistados pela adrenalina dos recordes de velocidade na decada de 1930 cena que começou nas planicies de sal de bonneville em utah mas logo se espalhou para os estados vizinhos o ford 32 preparado por vic edelbrock tinha um coletor de admissao em seu v8 flathead projetado pelo proprio edelbrock com a ajuda do amigo tommy thickston nao satisfeito com o desempenho do coletor vic decidiu desenvolver sua propria peça o coletor batizado como slingshot tinha como diferencial a presença de dois dutos para a instalaçao de carburadores arranjados na forma de um y ou de um estilingue slingshot em ingles os carburadores stromberg ficavam lado a lado de uma forma que nao era possivel com outros coletores de admissao na epoca e o ganho de potencia era significativo o ford 32 de vic edelbrock acabou se mostrando primordial para o nascimento de sua empresa era no carro que ele testava diferentes componentes de performance que desenvolvia e tornou se um dos mais conhecidos automoveis no lago seco de el mirage onde vic e outros entusiastas iam acelerar era um verdadeiro hot rod sem para lamas farois ou acessorios que so agregavam peso e era capaz de chegar aos 180 km/h imagine isto no fim dos anos 1930 vic edelbrock entao começou a fabricar mais unidades do slingshot para vender algo que nao tinha planejado mas parecia o caminho certo segundo consta cerca de 100 unidades do coletor foram fabricadas na serie original foi ali o começo de uma ligeira mudança de ramo o slingshot foi o primeiro produto a usar o nome edelbrock como uma marca com o inicio da segunda guerra mundial em 1939 a oficina de vic edelbrock como varias outras dedicou se a industria belica fabricando componentes para avioes militares as corridas haviam sido banidas pelo departamento de transportes dos estados unidos mas nas horas vagas em segredo vic edelbrock continuou desenvolvendo seus componentes de alto desempenho para automoveis ele sabia que o conflito nao iria durar para sempre e com isto esperava sair na frente dos colegas na hora de voltar a acelerar depois que a guerra acabou em 1945 vic edelbrock comprou um predio novo para dar inicio de uma vez por todas as atividades de sua companhia como fabricante de peças de performance ele acabou de certa forma dando inicio ao mercado de componentes aftermarket nos eua antes disto os entusiastas construiam suas proprias peças o hot rod de edelbrock restaurado sendo assim da para entender o tamanho da responsabildade que vic edelbrock jr entao com 26 anos recebeu quando assumiu a presidencia da empresa em 1962 depois que seu pai morreu de cancer o vic pai havia transformado a edelbrock em uma das maiores companhias de preparaçao do planeta especialmente depois de 1955 quando a chevrolet apresentou seu motor v8 small block e a edelbrock foi uma das primeiras empresas a desenvolver componentes de preparaçao para o mesmo foi uma epoca muito importante na historia da companhia que apesar de seu sucesso ainda era pequena em 1962 eram dez funcionarios e lucros de $ 450 mil por ano estes dez funcionarios cuidavam da fabricaçao de coletores cabeçotes e carburadores e da distribuiçao dos mesmos vic edelbrock e vic edelbrock jr vic jr se formou em gestao de negocios pela universidade do sul da california em 1958 e assumiu o cargo do pai como presidente e chefe executivo da edelbrock ocupando a posiçao ate 2010 ele foi o responsavel por um crescimento exponencial da empresa investindo em infra estrutura e na diversificaçao da linha de produtos ele transformou os coletores de admissao para o v8 small block da chevrolet em seu produto mais vendido e tornou a fundiçao de aluminio o principal foco da companhia com carburadores pistoes bielas cabeçotes virabrequins comandos de valvulas e coletores kits de injeçao suspensao e freios cabos eletricos bombas de combustivel e superchargers tambem estao entre os produtos oferecidos [youtube id= cx1ski1y2ly width= 620 height= 350 ] foi sob o comando de vic edelbrock jr que a empresa se mudou em 1987 para sua atual sede em torrance na california em um complexo com mais de 37 000 m² em 1990 foi construida a unidade de fundiçao de aluminio na cidade de san jacinto que com cerca de 100 funcionarios ajudou a edelbrock a atender a demanda do mercado em 2004 a empresa ja tinha 722 funcionarios e um lucro anual de us$ 126 milhoes vic edelbrock jr fez questao de se manter envolvido a fundo nas atividades da companhia ate sua morte foi so em 2010 que ele deixou a presidencia ficando apenas com o cargo de chefe executivo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.