toda categoria profissional ja inventada depois de regulamentada e reunida em entidades de classe tende a se fixar em um objetivo comum que nunca e o da profissao em si medicos salvam vidas arquitetos desenham predios e assim por diante; esses sao os objetivos das profissoes mas os medicos arquitetos e engenheiros como um grupo so tem um objetivo real em comum o de propagandear sua importancia e uma tendencia natural humana essa nao e la moralmente muito legal mas e uma tendencia involuntaria ate vem do orgulho de ter feito coisas que poucos fora desta categoria sabem como e dificil realizar vem do desejo de que esse trabalho de alguma forma apareça mas inevitavel mencionar centrado no orgulho que e que e pecado na maioria das religioes registradas estas calçadas que sao em aprendizados milenares de como funciona a felicidade ensinam que nao se faz coisas para sua gloria pessoal fama e fortuna se faz simplesmente porque e o que sabemos fazer nao espere nada em troca; esperar reconhecimento e receita de frustraçao e o que ensinam seguir esses ensinamentos e dificil claro e ainda mais hoje em dia epoca que milhoes de assuntos e coisas brigam incessantemente pela atençao de todos e sumir de evidencia e sinal de decadencia financeira proxima aumentar a propria importancia virou questao de sobrevivencia por este motivo companhias e pessoas tem medo de palavras como gambiarra nao e a toa o aurelio define a gambiarra como recurso geralmente provisorio para resolver um problema algo de conotaçao nao definitiva nas coxas mas eu e muitos colegas engenheiros usamos o termo de uma forma mais generosa talvez por nao ter uma palavra tao boa para definir nossas melhores ideias talvez porque gostemos de usar o termo degradante como piada interna o motivo nao importa o fato e que entre nos pelo menos em minha experiencia a gambiarra e algo admiravel nao e um termo pejorativo apenas engraçado; define uma soluçao nao convencional para um dado problema nao diz respeito a algo provisorio ou mal feito como da a entender o sr holanda; diz respeito a criatividade quem nunca fez uma gambiarra diziamos ainda nao e engenheiro de verdade empresas nunca usariam o temo gambiarra oficialmente em documentos internos e/ou reunioes formais engenheiros nunca usariam esta palavra para definir o que criaram por escrito ou em registros parecidos mas em particular voce sabe muito bem que ja fez uma e ate e orgulhoso dela tenho certeza sem elas sem a criatividade humana todo trabalho seria chato demais para aguentar a pior morte e a da alma e nada assassina ela tao bem quanto um trabalho onde nenhuma criatividade i e gambiarra existe quando se projeta qualquer peça em um veiculo de produçao seriada algumas coisas basicas precisam ser conhecidas a primeira quanto dinheiro ha para se investir de inicio para fazer as ferramentas moldes e fabricas necessarias para esta produçao em serie depois qual e o volume de produçao pretendido; na verdade algo que e usado para determinar o preço da tal peça e por ultimo apenas na listagem algo que devia sempre vir em primeiro lugar seu desempenho este ultimo o desempenho e normalmente definido por normas e/ou requisitos a serem cumpridos quanto mais claramente se define esses objetivos melhor sera a peça e em ultima instancia o carro erre no que pediu e o engenheiro lhe entregara algo extremamente bem projetado mas inutil acerte e tudo vai bem esses requisitos sejam ele de desempenho ou custo determinam o sucesso e o fracasso do engenheiro em seu projeto se atingiu o desempenho no custo esperado ou menor chefe feliz se saiu caro nem tanto se o desempenho nao foi atingido menos ainda se nada foi atingido foi bem te conhecer hoje a industria nao gosta mais de deixar nada nas maos de pessoas; existem procedimentos rigidos para cada passo do projeto desta forma pretende ter a segurança de nunca errar consegue mas as custas de zero criatividade gente deprimida e produtos que dao sono antigamente o engenheiro era bem mais livre dentro de seus parametros de custo e desempenho ninguem queria saber como faria para chegar la o que importava era a salsicha quantos e quais animais ou outros materiais menos nobres foram moidos para faze la era melhor nao saber a responsabilidade era totalmente do engenheiro errou foi voce que errou acertou tambem e engraçado notar como em muitas empresas hoje o erro e sempre fugir do procedimento o carro nao anda mas todos os procedimentos foram seguidos entao tudo bem nao ha culpados outra coisa que alguns perseguem mais do que deveriam segurança mas divago; o que queria contar hoje e uma historia minha particular de uma dessas gambiarras uma que como muitas neste projeto tenho muito orgulho de ter feito o vw delivery estive na vw pela duraçao deste projeto o primeiro vw delivery um veiculo leve para os padroes de caminhao um 5 ton com rodado simples traseiro e freio hidraulico novidade na fabrica e um 8 ton com rodado duplo e freios a ar comprimido como todo pesado a cabine era a antiga vw derivada do furgao lt alemao ali em uma de suas ultimas atualizaçoes; ao mesmo tempo na alemanha andava o projeto da nova cabine constellation [caption id= attachment_306422 align= aligncenter width= 924 ] o delivery atual[/caption] a cabine podia ser antiquissima mas num caminhao leve tinha as dimensoes corretas; a nova era muito grande para eles como pode se ver no delivery atual parecia um peru de natal num pires disse um gerente na epoca como os engenheiros de cabine estavam na alemanha fui contratado para o delivery nessa funçao nunca trabalharia tanto eu e um estagiario responsaveis por uma cabine inteira acabamentos internos e externos juntos mas por isso mesmo tinha total liberdade sendo cobrado apenas por resultados; depois teria saudades disso o carro era todo novo exceto a cabine bruta; mesmo ela acabou extensamente modificada as unicas partes que nao alterei foram o teto e as portas isso pelo simples motivo que como o chassi era todo novo e moderno a cabine tinha que parecer nova tambem por fora tudo era novo no acabamento por dentro menos; o dinheiro nao era infinito e em algum lugar tinhamos que economizar no painel de instrumentos porem algo incomodava todo mundo do design vw aos engenheiros e gerentes passando tambem pelo marketing planning e vendas o instrumento central combinado chamado na empresa de cluster era um desenho antigo parecendo saido dos anos 1970 o que nao deve estar muito fora da realidade era composto de tres modulos separados presos a uma moldura plastica o central velocimetro era plano; os outros dois eram montados em angulo a este plano a esquerda o tacometro sem tacografo que era separado e digital nos vw a direita seis lugares para instrumentos diversos; poucas vezes todos os buracos eram usados ali [caption id= attachment_306435 align= aligncenter width= 800 ] o painel anterior ao delivery[/caption] no delivery um caminhao novo parecia fora de lugar nem em sonho podiamos fazer algo totalmente novo ali; o custo disso e enorme monstruoso um desproposito para aquele projeto todo mundo tinha ideias mirabolantes entao a mais maluca claro que vou contar usar o instrumento combinado do vw fox [caption id= attachment_306436 align= aligncenter width= 999 ] na kombi ja pequeno demais [/caption] o painel do fox era um sucesso dentro da vw aqui fora todo mundo o achava ridiculamente simples e pequeno mas isso nao era tao aparente para dentro dos portoes da fabrica entao era seus criadores proclamavam aos quatro ventos lembram do que disse sobre se fazer importante que era o mais barato cluster de todo o mundo se voce ja trabalhou na industria sabe como essas palavrinhas soaram forte para um certo tipo de pessoa virou uma febre eventualmente kombi e o gol receberiam versoes dele e os caras queriam colocar aquela coisa minuscula no painel dos caminhoes tambem [caption id= attachment_306418 align= aligncenter width= 500 ] o painel entao corrente na vw caminhoes [/caption] felizmente uma alma caridosa com patente enxergou o absurdo da ideia assim que o estilo preparou um prototipo artesanal naquele painel grande o cluster parecia uma luz espia de tao pequeno mas o problema permanecia os delivery teriam apenas dois instrumentos no modulo direito para reduçao de custo neste que pretendia ser um caminhao barato como todo vw o enorme modulo parecia ainda mais feio e inutil nele [caption id= attachment_306437 align= aligncenter width= 999 ] os modulos separados [/caption] foi ai que eu e o designer residente da vw caminhoes fabio heringer o design era na planta de sao bernardo do campo; so ele os representava em resende um bom amigo que tinha uma vocaçao para humorista tao grande quanto para desenhar nos reunimos na tela de cad do fujita o meu desenhista mor para tentarmos inventar algo note que fazer isso foi ideia nossa e totalmente informal parece obvio e corriqueiro mas de novo a industria mudou muito desde entao imagino o tanto de permissao necessaria hoje e a burocracia envolvida [caption id= attachment_306419 align= aligncenter width= 568 ] como ficaram os modulos no delivery uma so caixa plastica integrada[/caption] mas enfim ficamos os tres mexendo nos modulos virtualmente ate acharmos uma soluçao e chegamos nela era o seguinte uma grande moldura plastica nova plana desenhada para ficar bonita e moderna nela alinhados no plano tres instrumentos contagiro velocimetro temperatura e combustivel esses dois ultimos pequenos [caption id= attachment_306416 align= aligncenter width= 568 ] a moldura externa desenhada pelo fabio [/caption] por tras desta moldura iam os tres modulos antigos claro o mais esquisito era o da direita era inclinado para alinhar numa reta os dois instrumentos centrais claro que as faces dos instrumentos teriam que ser novas mas isso era esperado tudo deveria ser recalibrado para esta posiçao torta tambem mas perfeitamente possivel [caption id= attachment_306420 align= aligncenter width= 568 ] o conjunto montado [/caption] o investimento a mais na verdade era so da moldura plastica e seu molde de injeçao fariamos ela nova e bonita algo que parecesse novo moderno eureka o projeto todo mundo gostou da ideia e aprovou imediatamente o fabio desenhou ele mesmo a moldura e apesar de restriçoes geometricas chatas e bem feias conseguiu atingir o objetivo ficou bem legal infelizmente as caixas plasticas completas do painel antigo que pretendiamos usar montadas por tras geometricamente nao funcionariam; tivemos que criar uma caixa tripla nova tambem plastica onde montariamos os mecanismos do cluster anterior o projeto do caminhao era enorme e nao existia tempo a perder assim que fizemos tudo isso liberamos os desenhos e fomos atras do proximo problema efetivamente esquecendo do cluster mas o tempo passa rapido quando estamos ocupados e um certo dia o representante do fornecedor dos instrumentos aparece na minha mesa e joga em cima dela uma peça grande e azul o cluster do delivery eu e o fugita que como um ninja de repente apareceu na mesa ficamos tao felizes que tiramos uma foto hoje olho para ela e rio de nossa felicidade boba; pais orgulhosos de um pedaço de plastico idiota incrivel mas a alegria claro duraria pouco peguei a peça e fui com o fugita e o fabio no caminhao ver como ficaria certamente linda um reflexo de nossa genialidade compartilhada mas nao era para ser a peça era muito menor que a abertura na qual devia encaixar perfeitamente de volta a prancheta camaradas o que aconteceu foi o seguinte para projetar a moldura pegamos o modelo catia em 3d do cluster antigo e em cima dele criamos o nosso em nenhum momento pegamos uma trena e medimos a peça real para comparar; por algum motivo perdido na historia a abertura no painel era 15 mm maior e o cluster de produçao 15 mm maior em comprimento que o desenho oficial so no comprimento o resto das dimensoes estavam iguais parece algo bobo; mas podia ser um molde de injeçao que valia o equivalente a 4 anos de salario meu no lixo por sorte numa visita tensa ao fornecedor conseguimos determinar que era possivel modificar o molde existente ajudou que cheguei sem armas eu errei e a vw vai pagar o conserto parece uma atitude obvia mas voce ficaria surpreso com o que rola na realidade em situaçoes assim no fim qualquer boa vontade da liderança para com nossa ideia genial foi para as cucuias claro o que ficou foi o erro e o custo em tempo em dinheiro mas tudo bem mesmo de verdade hoje o que me importa isso para mim bom e a lembrança de um trabalho superlegal com dois caras divertidos e a peça que continua prestando serviços em caminhoes brasil afora engenheiro existe para criar coisas afinal de contas e nao para receber elogios e promoçoes; todo resto embora tambem legal e importante no final das contas e mero barulho
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