vivemos num mundo engraçado hoje em dia o cada vez mais exige um numero cada vez maior de equipamentos basicos ja praticamente nao existem mais carros sem ar condicionado sem direçao assistida e mesmo o cambio manual ja esta ficando raro isso falando so de coisa grande; existe inclusive gente que acha um absurdo freio de estacionamento com acionamento convencional mecanico por alavanca ou pedal parece que tudo no carro tem que ser acionado como em um controle remoto sem nem mesmo um infimo esforço e segurança queremos mais airbags que dedos na mao queremos abs queremos controle de estabilidade queremos tudo mas por outro lado reclama carros estao caros demais o preço alto dos carros nao e somente ligado a isso claro; a conjuntura economica o dolar os volumes baixos de produçao as condiçoes especificas brasileiras tudo isso e fator claro poupem a choradeira mas qualquer um que parar para olhar isso com calma vai entender que quanto mais coisa se coloca num carro mais caro ele fica obvio ne gente devia ser mas nao e tem gente que acha que basta o governo mandar criar uma lei ou um procedimento de crash test para homologar venda que o aumento de custo desaparece pelo mero fato de nao aparecer na lista de opcional com preço declarado lembre que airbags eram opcionais na maioria dos carros baratos e ninguem repito ninguem os comprava era caro sim ha uma reduçao de preço por aumento de volume de produçao mas esta reduçao nao e para zero ne o carro com menos coisa tambem fica mais leve mais simples e consome menos energia seja ela vinda de qualquer tipo de motor o que diminuiria fortemente tambem a pegada carbonica veja uma transmissao automatica ao lado de uma caixa manual desmontadas fora do carro e entenda que a automatica e maior mais pesada e mais cara e o carro aonde ela vai tem que ser tambem maior mais pesado e mais caro como consequencia direta um up carro criado para ser eficiente em combustivel mas nao barato nao dava possibilidade de caixa automatica so manual robotizada por isso nao cabia o carro tinha eu ser leve e pequeno relativamente as normas que deveria atender mas ninguem quer saber disso ne gente todo mundo quer e mais um carro barato hoje em dia faria sucesso entre frotistas mas encontraria poucos amigos entre este publico acostumado ao bem bom embora entendendo totalmente que o mundo mudou e estando totalmente conformado com isso nao deixo de ficar triste principalmente porque um carro barato ainda e um carro atende a mais basica das suas funçoes e a mais importante nos liberta com ele podemos ir e vir para onde bem entendermos a hora que quisermos com quem quisermos e pelo caminho que quisermos mais gente poderia ter isso o mercado podia aumentar fazendo uma mare crescente que tambem levantaria o barco dos carros sofisticados parece algo impossivel ne mas ja foi feito aqui e com resultados otimos nos ja projetamos carros baratos de verdade aqui mesmo no brasil e eu sei disso pelo simples fato de que estava la o carro mais barato do mundo como desafio de engenharia e financeiramente fazer um carro realmente barato e algo muito dificil os americanos por exemplo nunca acreditaram em lucros neles existiam para aumentar o volume de produçao de componentes a escala da produçao e dar viabilidade a fabricas grandes que entao teriam lucros em carros maiores carros pequenos lucros pequenos era o ditado naquele pais na europa e japao conseguiam mais sucesso com isso mas pode ver para cada fusca existe um karmann ghia para cada corolla existe um ae86 e um mr2 os lucros quando se fala em carros baratos e sempre menor hoje onde nao ha mais limites para o que se pode cobrar por um carro a industria claramente foge deles muito por isso se voce me perguntar ha espaço para um ataque disruptivo imaginativo aqui carros baratos e legais como foram o fusca o mini e o 2cv mas divago; o que queria dizer e que para se fazer um carro barato de verdade algumas coisas sao importantes primeiro o projeto do carro que deve ser focado no resultado e nao se perder colocando equipamentos demais mesmo opcionais apenas depois a estimativa de volume de produçao deve ser precisa e o volume alto; escala faz preço menor e por ultimo a fabrica deve ser eficiente para o volume pretendido nao basta um projeto bem feito tudo tem que funcionar junto o meu primeiro projeto grande como engenheiro foi justamente algo assim um que pretendia fazer o carro mais barato do mundo veja bem isso nao significa que seria vendido ao menor preço do mundo; apenas que seria o mais barato para se produzir a empresa queria fazer um carro pequeno e barato com a margem de lucro do grande em porcentagem; algo que a gm pelo menos nunca tinha conseguido antes para isso tudo era novo alem do carro uma nova fabrica e um novo metodo de produçao a legislaçao brasileira sem muitas exigencias ajudava na epoca realizado pela gm esse projeto se chamou blue macaw a arara azul eu era senao uma mera engrenagenzinha nesta imensa maquina que criou o chevrolet celta; um engenheiro projetista sentado numa estaçao de cad cgs um sistema hoje defunto da gm desenhando a tampa do porta malas do carro conforme o que pedia o engenheiro da peça uma participaçao pequena mas que me deu um ponto de observaçao vantajoso para assistir esse incrivel projeto se desenrolar lopez a ideia do blue macaw começou com a fabrica na verdade começou com uma figura lendaria que passou relativamente rapido pela industria mas deixou um rastro para o bem ou para o mal inesquecivel jose ignacio lopez de arriortua inaki lopez era um executivo basco que entrara na gm espanhola em 1980 e se tornara chefe de compras da subsidiaria da opel em russelsheim em 1987 entao sede efetiva da gm europa la ele estabeleceu metodos de produçao orientados pelo preço ao consumidor que reverteu a pratica comum de entao seu foco foi na reduçao dos preços dos fornecedores para que um preço final objetivo dos carros pudesse ser alcançado enquanto esteve na opel os preços dos insumos do fabricante cairam continuamente enquanto os preços no mercado geral aumentaram a reduçao dos preços dos fornecedores foi conseguida atraves de negociaçoes sistematicas de preços num mercado competitivo onde um maior numero de fornecedores enfrentava montadoras cada vez mais integradas o sucesso de lopez nessas negociaçoes de preços que resultaram em um impacto positivo no entanto a medida que os fornecedores lutavam cada vez mais para entregar ao custo muitos nao aguentaram e faliram outros escorregaram na qualidade; acaba por criar megafornecedores que juntam varios em uma empresa so com mais força de negociaçao [caption id= attachment_307594 align= aligncenter width= 640 ] gm em gravatai rs[/caption] na verdade e o pai do processo atual que espreme todo ponto da cadeia sem escrupulos por preços mais baixos avaliando minuciosamente cada parte do processo para quem trabalha na industria foi o fim de qualquer relacionamento amistoso entre fornecedores e fabricantes de automoveis mas lopez teve tanto sucesso que se tornou vice presidente global de compras da gm um cargo de enorme poder e nele continuou implementando seus metodos implacaveis que resultaram em economias relatadas de us$ 1 bilhao em 1993 a volkswagen contratou lopez para se juntar ao fabricante alemao em wolfsburg nao e a toa que o presidente da vw era evil dr piech; um implacavel e inescrupuloso lider reconhece seus semelhantes mas sua passagem pela vw foi ainda mais controversa a gm o acusou de espionagem corporativa e processou o armisticio teria custado a volks o pagamento de us$ 100 milhoes em indenizaçao e o compromisso de gastar outro us$ 1 bilhao na compra de peças da rival em 1996 lopez deixava a vw e voltava ao seu pais sem nunca mais aparecerem cargo importante efetivamente aposentado em uma fazenda de sua propriedade [caption id= attachment_307595 align= aligncenter width= 999 ] vw caminhoes em resende rj[/caption] mas para nos brasileiros o que interessa realmente neste imbroglio e que o pivo do tal processo de espionagem era justamente um novo metodo de produçao de automoveis bolado por nosso amigo jose ignacio lopez de arriortua o consorcio modular o plano de lopez era estender a reduçao de custos atingida em componentes para os automoveis completos o fabricante ainda projetaria o carro e seria dono da fabrica mas todo funcionario ligado a produçao seria de fornecedores a fabrica se dividiria em modulos como armaçao de carroceria bruta montagem final pintura powertrain etc e o fabricante pagaria um preço por cada modulo negociado pela organizaçao de compras como qualquer componente no final da linha de montagem a qualidade era checada pelo fabricante que comprava o carro do consorcio modular unico lugar do chao de fabrica com funcionarios do fabricante esta area se chamaria buy off todo investimento em ferramental e instalaçoes eram do fabricante e tambem cada peça do carro era comprado por ele o consorcio era tao somente a transformaçao da mao de obra em uma peça que podia ser negociada e comprada por valores sempre menores cruel mas genial e quis o destino que fosse tentado aqui tanto a gm em gravatai para o projeto blue macaw quanto a vw em resende em sua nova fabrica de caminhoes depois do fim da autolatina foram criados como baloes de ensaio para este novo metodo de produçao o blue macaw eu trabalhava num escritorio de engenharia alemao instalado em sao bernardo do campo entao; meu primeiro emprego ao sair da faculdade foi uma baita escola trabalhando para a gm aprendi a projetar carroceria em 3d aprendi a desenhar e realizei o projeto de um par de tampas de porta malas quando fomos contratados para desenhar o blue macaw alugou se um novo andar e mais gente chegou; eu era agora coordenador de um grupo de 4 desenhistas; iriamos fazer a tampa do porta malas junto com outros times para o resto da carroceria e acabamentos uma reuniao aconteceu com os engenheiros de carroceria e o engenheiro chefe onde os objetivos e o projeto nos foram expostos em detalhe era algo impressionante e ambicioso os objetivos foram claros o que sempre e uma delicia o carro mais barato do mundo para chegar a isso todos os recursos do gigante que era a general motors estavam disponiveis eu por exemplo pedi referencia de fechaduras da concorrencia para avaliar; recebi duas caixas com exemplos de todas as fechaduras do mundo e uma estimativa de seu custo de ferramental e peça todas as fechaduras do mundo voce ouviu corretamente as mais promissoras foram serradas no meio para que pudesse medi las e entende las melhor a fechadura da tampa traseira e um bom exemplo de como foi feito este carro como voces devem saber a base mecanica do carro que depois ficou conhecido como celta era a do corsa 4200 lançado em 1994 esta base mecanica seria bem modificada e reprojetada como todo resto do carro mas o corsa era a base a referencia desempenho do carro seria melhor que o do corsa menos peso mas existia um rigido objetivo de reduçao de peso e custo para cada peça dele pois bem o corsa tinha la atras uma capelinha com um botao e fechadura com chave dessa capelinha descia um arame para acionar a fechadura de verdade la embaixo escondida do exterior para o celta descobrimos algo muito mais leve e barato aqui mesmo no brasil no palio a fechadura era uma peça so la embaixo sem capelinha e acesso remoto; nao existia maçaneta tambem sua funçao realizada por um rebaixo no para choque nao tinha botao tambem a chave era necessaria para se abrir o corsa era mais bonito e funcional; mas fazia um carro mais pesado e caro; pense nisso sempre que reclamar de algo simples demais em seu carro tudo tem um motivo e neste carro tudo foi analisado assim mais barato e mais leve sempre o painel de instrumentos era feio e com cara de brinquedo da playskool sim mas era leve e o mais barato painel do mundo famosamente se reclamou muito no inicio de que nao existia porta mapas nas portas; isso e claro evitou um molde extra e o preço e peso de uma peça extra o painel de porta como o painel de instrumentos era uma so peça plastica simples por todo lado o celta era tao somente o que se propos ser transporte barato e a critica pode criticar quanto quiser o povo comprou ele em grandes quantidades o carrinho realmente passou um pouco do ponto na simplicidade no fim depois do lançamento foi constantemente melhorado mas ainda e um dos mais focados projetos que participei e um que cumpriu todos seus objetivos foi um sucesso de vendas e com uma margem de lucro como esperada uma mudança total na forma que se fazia automovel criou uma nova fabrica no sul do pais e fez a gm crescer como pretendia primeiro passo para se tornar lider depois com o onix tambem produzido la algo que ficou muito bom no celta foi a estabilidade em curvas um trabalho primoroso em ajuste pelo campo de provas da gm e o baixo peso ajudaram a fazer um carrinho bem legal de guiar a moda se voce esquecesse a extrema simplicidade interna e o banco um pouco alto para os de maior estatura mas ate hoje o celta e pouco reconhecido; apenas sua estabilidade e desempenho ate hoje impressionantes relativamente a sua baixa potencia sao lembrados por alguns para a maioria era apenas um corsa pelado para mim foi uma escola de como foco em um objetivo e o mais importante em qualquer projeto e de como um carro barato e simples pode ser tao interessante e importante quanto um mais caro e sofisticado um belo projeto olhando o trabalho de engenharia se e um carro legal ou nao deixo para voces julgarem; nao cabe a um dos criadores julgar sua criaçao para a empresa quem julga e o publico com seu dinheiro ou compra na quantidade esperada ou nao e por esse prisma posso apenas dizer que atingiu o objetivo
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