na virada dos anos 2000 ocorria uma guerra entre as principais fabricantes de motocicletas japonesas honda suzuki e kawasaki pelo titulo de moto mais rapida do planeta e esta briga deu lugar a algumas maquinas verdadeiramente epicas como a suzuki hayabusa a honda super blackbird e a kawasaki ninja zx 11 e a coisa ficou tao extrema que pouco depois as companhias entraram em um acordo para limitar a velocidade maxima de qualquer moto produzida em serie a 300 km/h embora na pratica muitas vezes este limite estivesse apenas no velocimetro mesmo sem marcaçao a moto continuava ganhando velocidade muito tempo antes porem as coisas eram diferentes em outra virada a dos anos 1950 sequer existia uma industria de motocicletas no japao a honda que viria a se tornar a maior fabricante de motos do planeta ainda estava engatinhando com suas scooters quem reinava eram os ingleses e por um breve periodo nenhuma motocicleta britanica foi capaz de superar a vincent black lightning ate o nome dela era matador nao a vincent black lightning foi lançada em 1948 e criada com este exato objetivo ser a motocicleta mais veloz do planeta por sorte a vincent que ainda era uma fabricante relativamente jovem estava no topo do mundo em tecnologia pouco tempo antes eles ja haviam colocado no mercado a moto mais inovadora de seu tempo a black shadow que deu origem a black lightning antes de prosseguir um pouco de historia a vincent foi fundada em 1928 quando o engenheiro philip vincent comprou a moribunda hrd motorcycles uma fabricante que tinha potencial com motos velozes e bonitas mas que acabou sucumbindo a problemas de qualidade philip vincent que nao era bobo começou a construir suas proprias motos usando a marca the vincent hrd algo que so mudou apos a segunda guerra mundial era uma forma de aproveitar parte da fama que a hrd ja tinha de qualquer forma hoje em dia ninguem lembra das vincent como hrd elas sao conhecidas apenas como the vincent e que belas motos aquelas eram embora usassem motores de outras fabricantes como a jap as vincent tinham quadro proprio e desenho limpo sem exagero nos elementos cromados e sem decoraçao desnecessaria o que fazia com que as motos tivessem um desenho mais moderno quase a frente de seu tempo em seus primeiros anos a vincent tambem fez experiencias com triciclos veiculos anfibios e ate mesmo automoveis contudo o que realmente deu resultado foram as motos esportivas como a vincent comet de 1934 que usava o primeiro motor projetado pela propria vincent o monocilindrico meteor de 500 cm³ e 26 cv em 1936 veio a vincent rapide que foi a primeira moto com motor v twin feita pela companhia o motor de 998 cm³ entregava saudaveis 45 cv e era capaz de levar a rapide ate os 160 km/h embora o fato nao fosse verificado a vincent anunciava a moto como a mais veloz do planeta e de fato ela era tao potente que a embreagem abria o bico muito facilmente https //www youtube com/watch v=yex_58fkqsu de qualquer forma tres anos depois teve inicio a segunda guerra mundial que colocou a fabricaçao de motos em segundo plano mas deu a vincent tempo de aperfeiçoar seus projetos a segunda serie da rapide lançada em 1946 era uma moto radicalmente diferente de sua antecessora usando um novo quadro que tinha o motor como componente estrutural e oferecendo uma construçao mutito mais compacta ela era uma moto de 1 000 cm³ com dimensoes de uma 500 cm³ o novo motor de 55 cv foi aproveitado na sucessora da rapide a black shadow que por sua vez deu origem a black lightning no entanto eram escolhidos apenas os melhores motores e eles eram acertados para garantir desempenho superior ao da rapide para começar alem do motor da rapide ela aproveitava diversos elementos introduzidos na segunda fase como o motor como componente estrutural com a carcaça do cambio de quatro marchas integrada o motor era pintado de preto para combinar com o nome da moto e destaca la das demais o quadro do tipo backbone dispensava o berço traseiro e tambem era usado como reservatorio de oleo a suspensao traseira era do tipo cantilever com braços duplos enquanto a dianteira usava um garfo do tipo girder com molas de 180 lb com um sistema hidraulico oferecido nos exemplares que vieram depois os freios eram a tambor com 180 mm de diametro e sapatas simples o desempenho matador da vincent black shadow era de fato sem precedentes de acordo com a fabricante a black shadow era uma das primeiras motos a ultrapassar os 200 km/h mais precisamente sua velocidade maxima era de 201 km/h no entanto eles queriam mais https //www youtube com/watch v=cgtc4tbvo 4 como muitas fabricantes da epoca a vincent queria provar o valor da black shadow nos estados unidos disputando recordes de velocidade maxima nas planicies de sal de bonneville e foi por isto que ainda em 1948 foi lançada uma versao especial chamada black lightning os caras eram mesmo bons para escolher nomes a vincent black lightning trazia algumas modificaçoes interessantes em relaçao a black shadow original como componentes de liga leve banco para apenas uma pessoa pedais recuados e para lamas de aluminio com isto ela ficava mais leve pesando 170 kg cerca de 30 kg a menos que a black shadow o motor por sua vez recebia componentes reforçados tinha os dutos de admissao alargados carburadores maiores e taxa de compressao elevada podendo chegar a 12 5 1 com isto o v twin de 998 cm³ chegava aos 70 cv e era capaz de levar a moto ate os 240 km/h e isto na versao de produçao o modelo feito para quebrar bonneville era especial em setembro de 1948 o piloto rollie free foi ate os eua com a primeira vincent black lightning fabricada desprovida de quaisquer acabamentos e perdendoo farol a lanterna e ate mesmo o banco a moto perdeu mais alguns quilos e free conseguiu atingir uma velocidade media de 239 1 km/h durante as primeiras sessoes de testes foi entao que ele teve uma ideia inusitada em busca de qualquer vantagem aerodinamica por menor que fosse ele tirou quase toda a roupa ficando vestido apenas com seu calçao de banho deve ter funcionado porque em sua melhor tentativa aferida ele conseguiu percorrer uma milha em 23 9 segundos e chegou aos 241 905 km/h seu objetivo era ao menos quebrar a barreira dos 240 km/h obviamente free fez questao de guardar para a posteridade o seu feito e mandou tirarem uma foto sua de sunga deitado em cima da moto era assim que os pilotos ficavam a fim de reduzir sua area frontal ao minimo possivel esta foto se tornou uma das imagens mais iconicas da historia do motociclismo em todos os tempos dois anos depois em 1950 free retornou a bonneville para tentar quebrar o seu proprio recorde com a mesma moto ele conseguiu chegando aos 251 99 km/h ainda que no fim da puxada ele tenha perdido o controle e levado um belo tombo ele nao se feriu a moto estava equipada com uma carenagem de fibra de vidro que servia a dupla funçao de cortar o ar com mais facilidade e proteger o piloto no caso de uma queda o sucesso em bonneville porem nao se refletiu em vendas foram feitas apenas 31 unidades da vincent black lightning entre 1948 e 1955 depois disto a vincent deixou de fabricar motos naturalmente as black lightning que sobreviveram aos dias de hoje sao incrivelmente valiosas podendo ultrapassar facilmente os £ 900 000 mais de r$ 4 25 milhoes em conversao direta havia um motivo justo para isto as vincent eram motos construidas a mao cuidadosamente e custavam caro como consequencia foram vendidas apenas 11 000 unidades desde o fim da segunda guerra o que nem de longe era suficiente para justificar os investimentos mais rentabilidade era oferecida pela fabricaçao de motores mas tambem nao era suficiente a vincent ainda tentou sobreviver fabricando jet skis na verdade o jet ski vincent amanda foi um dos primeiros do mercado e ajudou a definir o formato atual destes veiculos mas nao deu certo sua execuçao nao era das melhores o motor de 50 cm³ nao era dos mais empolgantes e o casco de fibra de vidro costumava rachar depois de muito tempo exposto ao sol o que nao e exatamente o que se espera de um veiculo de lazer aquatico alem disso o reino unido do pos guerra nao era o melhor mercado do mundo para um jet ski https //www youtube com/watch v=qmt6fzkn jg assim a companhia que ja havia feito a moto mais rapida do planeta pediu falencia em 1959 11 anos depois nao por acaso porem os motores da vincent continuaram populares depois que as atividades da fabrica foram encerradas era comum que as motos da norton recebessem motores vincent dando origem as chamadas norvin
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.