o motor dois tempos nao existe mais praticamente fora de aplicaçoes miniaturizadas e portateis como cortadores de grama seu tempo passou e foi embora e mesmo que um dia volte sera algo diferente outra coisa o diminuto tamanho pela potencia e o seu som caracteristico acompanhado do cheiro e da fumaça azul sumiu para sempre [caption id= attachment_310559 align= aligncenter width= 800 ] yamaha r5[/caption] mas sumiu para sempre em veiculos zero km ne ainda existem em dkws e saabs mundo afora e em milhares de motos diferentes por ai nao ha motivo para tristeza existem milhares de opçoes para conseguir um dois tempos ainda hoje so nao existem zero km a yamaha sempre foi a principal provedora de dois tempos e duas rodas aqui no brasil sim tambem e conhecida pelos 4 tempos hoje em dia como nao poderia deixar de ser mesmo nos anos 1970 ja fabricava motores assim prevendo um futuro sem dois tempos que parecia inevitavel mas se a honda sempre foi a moto de quatro tempos por aqui a yamaha era o dois tempos por isso se a honda era onde voce encontrava os pilares da sociedade the nicest people na yamaha se via gente de sangue nos olhos invariavelmente arregalados por horas ouvindo um ringadingadin incessante e de deixar gente normal maluca dono de yamaha cheirava a oleo dois tempos quando subia na moto colocava uma faca entre os dentes e certamente nao seria identificado como uma pessoa normal centamente nao era the nicest people mas de alguma forma you meet the worst people in a yamaha nao era um slogan aceitavel ainda assim que pena que nao usaram seria ao menos honesto muito da fama da marca por aqui veio de uma de suas motos mais lendarias a rd350 chamada inicialmente de viuva negra por se meter em mais acidentes fatais que o normal era considerada uma moto assassina o que e um absurdo nenhum veiculo mata ninguem quem mata sao os motoristas; era so um reflexo da sanha por desempenho e aventura que caracterizava os compradores das yamahas aqui na honda comparativamente menos pessoas morriam claro seus pilotos eram mais prudentes e tranquilos uma piada recorrente entre os amantes das dois tempos e que os donos de honda so demoravam mais para morrer tedio e uma causa mortis bem mais lenta e dolorosa melhor ir rapidamente diziam estas pessoas e de preferencia numa grande bola de fogo gloriosa e gigantesca abastecida por gasolina e oleo dois tempos visivel por satelites dando manchete no plantao do jn e acusando variaçoes na escala richter em um sismografo a 300 km de distancia sim o piloto da moto dois tempos e um cara dramatico por natureza ou pelo menos foi pelo pouco de tempo que passou neste plano a rd350 viuva negra a yamaha importou para ca antes da proibiçao em 1976 muitas motos de quatro tempos grandes mas nao eram muito populares alta performance era o mantra nos anos 1970 e as suzuki dois tempos e as honda de 4 cilindros em linha eram os reis do pedaço mas existia uma yamaha para desafia las claro a supostamente assassina rd350 a historia da rd350 começa quando a yamaha lança a nova geraçao de bicilindricos dois tempos modulares que usava o mesmo virabrequim e caixa inferior para motos de 250 e 350 cm³ em 1970 a moto 250 media 54 x 54 mm e a 350 64 x 54 numa mesma linha montavam se partes de baixo iguais ate que em certo ponto se diferenciavam pistoes e cilindros aletados diferentes para as 250 e 350 o baixo custo de produçao e a chave para o baixo preço de mercado a yamaha r5 de 1970 foi a primeira 350 com este motor era um dois tempos tradicional com admissao e escape por meio de janelas de admissao simples mas ao mesmo tempo a yamaha estava melhorando a dirigibilidade de seus modelos off road as dt com valvulas de admissao de palheta entao era natural converter r5 para este sistema em 1973 o bicilindrico 2t da marca recebe tambem as valvulas de admissao por palhetas eram as rd250 e 350 se tornaram motocicletas extremamente populares mundo afora porque eram bonitas e andavam como motos maiores e mais pesadas graças a boa potencia e peso moderado as economias de produçao reduziram seus preços e as rds se tornaram por um tempo moto mais vendida nos eua por exemplo em competiçoes amadoras eram tambem extremamente populares junto com as tz de competiçao foram instrumentais em praticamente acabar com as 4t nas pistas so voltariam nos anos 1990 por meio de regulamentos de categorias que os favoreciam como nas ruas as leis acabavam com o 2t nao sua ineficiencia a rd350 era uma moto sensacional linda limpa estreita e leve era ainda assim extremamente potente o bicilindrico de 347 cm³ dava 39 cv a 7500 rpm e o cambio de seis marchas close ratio ajudava a manter a moto onde ela gostava nas faixas superiores de rotaçao o freio dianteiro era um disco ainda uma novidade principalmente neste deslocamento a moto tinha ciclistica condizente com a epoca e era capaz de chegar a 170 km/h [caption id= attachment_310564 align= aligncenter width= 942 ] a tz350 de competiçao[/caption] seu parentesco com as tz de competiçao era claro os quadros parecendo identicos a diferença era principalmente peso e inclinaçao do garfo dianteiro na rd a inclinaçao era 27° e na tz 25° os quadros parecem semelhantes lado a lado a diferença de peso e substancial porem com o quadro rd de rua pesando quase o dobro do quadro de corrida da tz ao contrario do que leva a crer a fama brasileira de viuva negra ler um teste de epoca mostra uma moto de estabilidade exemplar disse a cycle world em 1973 acelere rapidamente ate uma certa velocidade desacelere usando os freios faça uma serie de curvas em um bom angulo de inclinaçao sem arrastar o cavalete lateral ou central e aqui que o rd 350 se destaca as curvas de alta velocidade exibiram caracteristicas quase neutras da moto com pouca tendencia a sobresterço quando se aplica acelerador nao tinha tendencia de empurrar a frente tambem ou virar sobre si mesmo em curvas lentas parecia que a yamaha estava nos trilhos a roda traseira seguindo fielmente a linha da roda dianteira os freios que aqui todos acham insuficientes tambem foram bem vistos pela revista americana os excelentes freios tambem fizeram parte do charme da rd 350 embora bastante ofuscado pelo poder de frenagem sem fading do disco dianteiro de 10 5 pol o freio a tambor traseiro teve um bom desempenho e apresentou fading apenas leve durante nossos testes de parada o freio dianteiro possui pinça de dupla açao na qual ambas as pastilhas sao forçadas no disco para realizar a operaçao de frenagem em vez do projeto anterior onde apenas uma pastilha se move e a pinça flutua em alinhamento quando o freio e usado la fora a rd350 evoluiu para a ainda mais potente rd400 mas aqui a importaçao parou em 1976 e poucas vieram a rd350 talvez por seu desempenho superior em toda situaçao acaba com uma terrivel fama por aqui injustificada claro mas uma fama de qualquer forma a volta nos anos 1980 o tempo como sempre passa depressa e incessantemente; quase dez anos depois da ultima rd350 aparecer a venda por aqui no salao de duas rodas de 1984 a yamaha mostra finalmente algo interessante para os motociclistas brasileiros uma rd350lc ja nao era sem tempo; desde 1980 a honda cb400 e sua sucessora cb450 reinavam absolutas e sozinhas nesta faixa aqui no brasil e todos comentavam que os planos da honda em breve trariam uma 750 cm³ para ca embora nao fosse claro ainda se uma vf v4 ou uma cb quatro em linha a yamaha escolheu bem sua resposta a rd350lc o lc aqui significando liquid cooling refrigeraçao liquida estava na categoria da cb450 mas poderia acompanhar qualquer 750 de quatro tempos no mundo real; uma jogada de mestre que sacudiu o mercado mas este mercado teve que esperar e muito a moto apresentada ainda tinha farol dianteiro redondo e uma semicarenagem presa a ele e era importada a nacionalizaçao de uma serie de itens e a construçao de uma nova fabrica em manaus eram medidas necessarias para a venda dela aqui o que demorou dois anos [caption id= attachment_310553 align= aligncenter width= 926 ] em testes no brasil ainda com o nome japones rz [/caption] acabou sendo um longo desenvolvimento que resultou numa moto diferente de aspecto mais moderno carenagem integral farol quadrado e grafismo diferente o motor era bem mais evoluido do que a moto dos anos 1970 agora era refrigerado a agua e no escape existia o ypvs uma valvula rotativa comandada eletronicamente que variava a altura da porta de escape na admissao valvulas de palhetas alimentado por dois carburadores mikuni um26 o motor media os mesmos 64 x 54 mm 347 cm³ mas agora dava nada menos que 55 cv a 9000 rpm e 4 74 kgfm a 8 500 rpm o cambio era de seis marchas e o quadro tradicional berço duplo tubular a suspensao traseira era do tipo monoamortecida com balança de aluminio modernissima os freios eram impressionantes tambem tres discos de 267 mm duplo ventilado dianteiro e solido traseiro leves rodas de 18 polegadas calçavam pneus 90/90 na frente e 110/80 atras era uma moto pequena leve estreita uma delicia de ver ate parada mas tinha força de gente grande a yamaha declarava 200 km/h de final e uma aceleraçao de 0 100 km/h em apenas 5 segundos; numeros proximos dos da enorme e carissima honda cbx750f que tambem entraria em produçao em 1986 a moto permanece a venda com atualizaçoes esteticas ate 1993 praticamente sozinha no mercado parando apenas pela concorrencia das importadas que chegaram na decada de 1990 a honda ate tentou a cbr 450 tinha ciclistica moderna esportiva carenagem mas o motor calmo das cb 450 e foi um fracasso de novo o brasileiro reviveu o mito da viuva negra e o colocou nesta rd350 tambem agora ainda era mais fora de proposito de novo era uma moto estavel e segura se dirigida de forma segura o fato de que pessoas obcecadas por velocidade abusavam dela nao e culpa da moto ne mas nao pode se dizer que ela nao pedia isso mesmo em marcha lenta tudo vibrava sincopadamente e nervosamente ao som hipnotizante e maluco da marcha lenta daquele motor bravo a vibraçao parava quando se acelerava e ai um arrepio percorria a espinha e so uma coisa importava a deliciosa facil e viciante velocidade era algo sensacional aquilo de qualquer forma a yamaha nunca teria o status de uma honda 750 por aqui claro essa braveza e vibraçao toda nao pegava bem para os pilares da sociedade que passeavam calmamente de honda 750 voce sabe the nicest people nao ela era a escolha de um certo tipo especial de pessoa diferente aquele mesmo o dono de yamaha que cheirava a oleo dois tempos quando subia na moto colocava uma faca entre os dentes e certamente nao seria identificado como uma pessoa normal aquele que preferia morrer de forma gloriosa e barulhenta de preferencia visivel de fora da terra e registrado indelevelmente por um sismografo a escolher algo mais chato e seguro da concorrente isto gente chama tradiçao anos entregando coisas especiais para pessoas especiais a melhor coisa para uma marca e isso uma forma de ser identificada uma forma de fornecer algo unico uma proposta de venda sem nenhum par pequena ou grande essa audiencia lhe garante mais que simplesmente sucesso de venda; te torna uma lenda lembrada com amor e carinho por motociclistas velhinhos e calejados que contam historias a luz de fogueiras para jovens atentos bom isso e claro na remota possibilidade de algum deles ter sobrevivido algum deles por ai
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