se ha algo que fascina todo e qualquer entusiasta este algo sao engine swaps que colocam motores de veiculos maiores em veiculos menores — como motos com motor de carro ou carros com motor de aviao e afins voce nao curte talvez todos nos tenhamos la no fundo o desejo de ter um carro com motor de aviao ou melhor aeronautico e por isso existem tantos exemplos ao longo da historia — famosos e desconhecidos diga se e e por isso tambem que fizemos esta lista com os mais incriveis carros com motor aeronauticos e similares que existem ou existiram no mundo packard bentley mavis [youtube id= blpxirvn4ms width= 620 height= 350 ] um dos membros do vintage sports car club — um dos maiores clubes de antigomobilismo do reino unido com mais de 7 500 associados — construiu este monstro em 2010 usando um motor packard 4m 2500 usado em avioes e barcos trata se de um v12 de 42 litros construido na decada de 1930 que com a ajuda de um compressor mecanico entrega 1 500 cv e 275 mkgf de torque cada cilindro desloca aproximadamente 3 5 litros e tem 170 mm de diametro enquanto o curso dos pistoes e de 160 mm sem induçao forçada a potencia e de 860 cv — para se ter uma ideia e exatamente o que a ferrari fxx k consegue com seu v12 de 6 3 litros mas nos duvidamos que a fxx k consiga disparar o alarme dos carros a sua volta so com o rugido da marcha lenta quer mais dizem por ai que o lendario e imortal lemmy frontman do motorhead ja foi dono do mavis quem mais poderia ser hein brutus [youtube id= wjn7lhe83cc width= 620 height= 350 ] voce sabe que alguem ou algo e lendario e digno de respeito quando so precisa de um nome para falar dele por exemplo o lemmy do motorhead dispensa o ian fraser lemmy kilmister porque so existe um lemmy so existe um brutus — e nao se sabe ao certo a sua historia a versao mais aceita diz que logo apos o fim da segunda guerra alguns alemaes decidiram dar uma nova utilidade a um dos varios motores aeronauticos que ainda nao haviam sido colocados em avioes — no caso um v12 de 46 litros construido pela bmw o carro usado como base foi um american lafrance 1908 — construido por uma das varias empresas que fabricavam automoveis no inicio do seculo passado — pois era o maior que os alemaes conseguiram encontrar para acomodar aquela usina de 1 8m de comprimento 1 1m de altura 87 cm de largura e mais de meia tonelada o motor entrega algo entre 500 e 750 cv a 1 500 rpm dependendo da fonte que se consultar e e capaz de rodar tranquilamente a mais de 100 km/h sem ultrapassar os 800 rpm tudo isto enquanto ruge como uma besta do apocalipse tucker 48 agora nem so de motores descomunais e carros maiores ainda e feito o universo dos automoveis com motores aeronauticos o tucker 48 conhecido tambem como tucker torpedo que muitos dizem poderia ter mudado a historia da industria automotiva para sempre se nao fosse um suposto lobby das outras fabricantes americanas que temiam a concorrencia tambem usou um motor aeronautico originalmente preston tucker imaginou seu carro com um flat 6 de 9 6 litros com camaras de combustao hemisfericas injeçao de combustivel e valvulas atuadas hidraulicamente nao por arvores de comando o motor se mostrou problematico por todos os estagios de desenvolvimento e por isso tucker decidiu adotar um motor aeronautico — o franklin o 335 tambem era um boxer de seis cilindros e arrefecido a ar mas bem menor 5 4 litros e foi bastante modificado alem de receber sistema de arrefecimento liquido infelizmente o tucker 48 nao deu certo — e seu sucessor o tucker carioca tambem nao mini jet [youtube id= cezwpkowxby width= 620 height= 350 ] avançando varios anos no tempo temos este mini cooper com dois motores na dianteira o 1 6 turbo do mini cooper s — preparado para render 220 cv — e na traseira um motor a jato rolls royce allison 250 c20b que entrega o equivalente a 420 cv cada um dos motores move um dos eixos o que significa que na pratica o mini jet tem 640 cv e traçao integral foi construido pela bmp design oficina e preparadora especializada no mini moderno [youtube id= w8qorpmval8 width= 620 height= 350 ] por fora as unicas indicaçoes de que tem algo estranho neste mini sao o suporte da placa que e na verdade a saida da turbina e o teto elevado — feito assim para abrigar as entradas de ar para o motor a jato e uma valvula que fecha estas entradas quando o motor que fica no porta malas nao esta em uso goggomobil com motor radial de 10 litros dentre os microcarros fabricados na alemanha depois da segunda guerra o goggomobil e sem duvida o mais cuti cuti deles — olha so para ele fabricada entre 1955 e 1969 originalmente esta belezinha era movida por um flat 2 refrigerado a ar de apenas 250 cm³ 0 25 litro — que tinha trabalho para empurrar os 420 kg do carrinho e por isso logo cresceu para 300 e depois para 400 cm³ a potencia nao mais que 20 cv [youtube id= f2v7b7 gdra width= 620 height= 350 ] obviamente o motor ainda era fraco mas um alemao chamado uwe wulf encontrou a soluçao em 2009 ele pegou um goggomobil o depenou inteiro e colocou nele um motor radial de nove cilindros e 10 2 litros construido pela empresa russa vedeneyev o chamado m14p produzia 360 cv e foi feito para avioes de caça da decada de 1930 nao para microcarros ah jura e por isso ocupa todo o espaço que seria destinado ao banco traseiro do goggomobil fiat mefistofele em 1908 a fiat decidiu entrar na briga dos grandes premios que deram origem a formula 1 com o sb4 que tinha um motor de 18 litros — e foi um dos precursores do fiat s76 de 1910 que vimos ontem foi em uma das corridas que o britanico ernest eldridge viu este carro e assim que surgiu a oportunidade o comprou anos depois com o intuito de transforma lo em um quebrador de recordes de velocidade [gallery columns= 4 link= file ids= 30439 30440 30441 30442 ] para tal ele trocou o motor original por outro tambem fabricado pela fiat mas para uso aeronautico o seis em linha de 21 7 litros se chamava type a 12 bis e entregava 320 cv a apenas 1 800 rpm — algo impressionante para a epoca mesmo que o motor fosse extremamente longo e pesado por isso para acomodar a nova usina de força eldridge alongou e reforçou o chassi do carro usando peças de onibus [youtube id= u1qvh085rky width= 620 height= 350 ] por causa da fumaça e das barulhentas explosoes causadas pelo motor de aviao o carro foi rebatizado como fiat mefistofele — o nome de um demonio folclorico alemao que tambem costuma ser usado para se referir ao proprio satanas em julho de 1924 o mefistofele se tornou o carro mais rapido ao atingir os 234 98 km/h em arpajon na frança — recorde que durou apenas 32 dias e ao que tudo indica foi o ultimo recorde de velocidade a ser estabelecido em vias publicas rolls royce phantom ii + v12 merlin [youtube id= nu3l atelbu width= 620 height= 350 ] tudo em casa este rolls royce phanton ii recebeu um v12 merlin que tambem era fabricado pela rolls royce e usado em avioes de caça como o hawker hurricane com deslocamento de 27 litros e absurdos 1 030 cv dependendo da altitude e o engine swap com motor de aviao perfeito para os mais puristas — e tao insano quanto qualquer outro sunbeam 1000 hp o sunbeam 1000hp foi simplesmente o primeiro carro na historia a atingir os 300 km/h — e com louvor tendo alcançado os 327 97 km/h em daytona beach — um dos primeiros locais onde recordes de velocidade começaram a ser disputados regularmente no ano de 1927 esta maquina britanica nao tem um motor v12 de 22 4 litros mas sim dois — um em cada ponta com comando nos cabeçotes e quatro valvulas por cilindro os dois motores rendiam juntos cerca de 900 cv — o 1000 hp no nome foi uma licença poetica que nao o impediu de entrar para a historia blastolene special [youtube id= qp5smvst15w width= 620 height= 350 ] voce com certeza ja viu este cara antes — se nao foi na tv ou na internet foi em gran turismo 4 onde seu nome era tank car o blastolene special foi construido pelo escultor randy grubb que usou como inspiraçao os antigos carros feitos para quebrar recordes de velocidade no inicio do seculo 20 o motor escolhido foi o v12 de um tanque patton m47 — uma verdadeira monstruosidade de 29 36 litros que entregava originalmente 810 cv ao comprar o blastolene special jay leno tratou de mandar instalar dois turbocompressores — elevando a potencia para mais de 1 600 cv e o torque para mais de 418 mkgf e uma curiosidade o carro so entrou no game porque os produtores da serie gran turismo foram ate a garagem de jay leno capturar o ronco de alguns dos carros eles viram o blastolene special e o acharam tao fodastico que decidiram inclui lo no jogo — simples assim agora antes que voce questione o fato de que o blastolene special nao tem motor de aviao mas sim motor de tanque de guerra saiba que ate dariamos uma explicaçao plausivel — mas o tank car nao daria e por isso nos tambem nao vamos dar se reclamar vamos manda lo atras de voce
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