FlatOut!
Image default
Técnica

Você nunca viu o flat-12 do Porsche 917 desse jeito


Depois de vencer as 24 Horas de Le Mans consecutivamente entre 1960 e 1965, a Ferrari finalmente foi derrotada pela Ford em 1966, uma história que conhecemos muito bem tanto no especial do FlatOut quanto nas telas dos cinemas. Uma derrota múltipla, no fim das contas, porque a Ford continuou vencendo em 1967, 1968 e 1969. Após a quarta vitória, a Ford se retirou definitivamente da prova francesa, o que abriu caminho para a Ferrari voltar a triunfar em La Sarthe... se não fosse o surgimento de um novo rival ainda mais forte que o GT40: o Porsche 917. Com os holofotes voltados para a disputa da Ford contra a Ferrari, a Porsche acabou um tanto esquecida nos relatos das 24 Horas de Le Mans durante os anos 1960, ainda que estivesse com um desempenho muito consistente ao longo daquela década. Na edição de 1964, por exemplo, ela disputava com o 904, e terminou a prova em sétimo, atrás das Ferrari e do Daytona Coupé da Shelby/Ford. Em 1965 o 906 foi atualizado e terminou em quarto e quinto. Em 1966 a For