O Volkswagen Up!, o futuro popular da marca e substituto do Gol G4, chega em março e promete agitar — e muito — o segmento de entrada do mercado nacional. Confira tudo o que sabemos até agora sobre ele!
Depois de ser flagrado inúmeras vezes por veículos especializados e de ter informações a seu respeito reveladas a conta-gotas, finalmente a VW tirou o Up! de trás das cortinas e, logo de cara, tem previsões otimistas sobre o modelo: a ideia é que, para o mercado brasileiro, ele seja um “novo Fusca”. Mas será que ele tem vocação para “carro do povo”? Isto é algo que, para ver, temos que esperar.
Mas também não vamos esperar no escuro: a Volks também revelou informações importantes do modelo antes do lançamento, como a faixa de preço (cerca de R$ 29 mil) e a lista de equipamentos.
Embora tenha um visual descolado e bem próximo do modelo europeu, a VW propõe com o Up! nacional um carro prático e econômico. O motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, que entrega 82 cv e 10,4 mkgf quando abastecido com etanol, deixa isto claro com seus números: 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e máxima de 165 km/h. Em compensação, o consumo divulgado pelo Inmetro é dos melhores: 9,1 km/l na cidade e de 9,9 km/l na estrada (etanol), e de 13,2 km/l e 14,3 km/l (gasolina, respectivamente).
Para aumentar a autonomia (a Volkswagen fala em 715 km), o tanque de combustível do modelo europeu de 35 litros foi substituído por um de 50 litros — 15 litros a mais.
Um popular no Brasil precisa levar cinco pessoas e ter bagagem suficiente para uma viagem em família. Sendo assim, o Up! nacional cresceu em comprimento para ampliar a capacidade do porta-malas, que agora pode carregar 285 litros de bagagem — 64 a mais do que o modelo europeu e leva também o estepe (o europeu só tem um kit de reparos), e o banco traseiro agora leva três pessoas (com três encostos de cabeça disponíveis em quase todas as versões, inclusive). A coluna C mais larga evidencia que a região traseira foi o alvo do crescimento: com 3,6 metros, o Up! brasileiro mede 6,5 cm a mais do que o europeu. O entre-eixos continua com 2,42 metros e a largura, com 1,64 metros. A carroceria é 2 cm mas alta, mas por causa da suspensão elevada — modificação mais do que esperada, tendo em vista a baixa qualidade do asfalto brasileiro em relação ao europeu.
O Up! será oferecido por aqui em quatro versões: Take Up!, Move Up!, High Up! e BWR Up!. Esta última se divide em três — Black, White e Red.
O Take Up! será o modelo básico, traz painel de instrumentos simples — sem conta-giros —, rodas aro 13 com calotas, limpador e desembaçador no vidro traseiro, bancos do motorista com ajuste de altura e acabamento interno cinza. Os opcionais incluem ar-condicionado, direção assistida, direção elétrica, som com Bluetooth, vidros e travas elétricos e rodas de 14 polegadas. A versão Move Up! traz computador de bordo, prateleira no porta-malas, banco traseiro com três apoios de cabeça e rodas de 14 polegadas, além de preparação para som e conta-giros, que está presente em todas as versões a partir daqui.
A versão High Up! traz todos os itens anteriores, mas a direção elétrica é de série, bem como vidros e travas elétricos. Ele também traz faróis de neblina, painel na cor da carroceria e rodas de liga leve de 15 polegadas. Além disso, o volante tem regulagem de altura e os retrovisores (com repetidores dos piscas) trazem ajuste elétrico. Ar-condicionado e bluetooth são opcionais assim como bancos de couro e o sistema de GPS Maps & More, que pode ser acoplado ao painel e permite também observar certas funções do carro, como a temperatura do motor, pressão do óleo e o alerta dos sensores de estacionamento na traseira.
O BWR Up! traz ar-condicionado de série, emblemas com o nome de cada cor, som com Bluetooth e rodas de 15 polegadas com desenho exclusivo e acabamento correspondente às versões Black, White e Red.
Além de soluções práticas, como a prateleira no porta-malas, e algumas apostas como os bancos dianteiros com encosto de cabeça embutido e um visual diferente da identidade habitual da Volkswagen, dois grandes fatores que a marca considera essenciais para seu novo modelo de entrada são a segurança e o custo de manutenção. Em relação ao primeiro, o Up! nacional recebeu a nota máxima no teste de colisão frontal do Latin NCAP, com cinco estrelas no quesito proteção para adultos e quatro para crianças. Além disso, o modelo traz sistema Isofix para cadeirinhas infantis no banco traseiro. Quanto ao custo de manutenção, o Up! é o novo melhor do País no índice de reparabilidade do CESVI. Quanto menor a nota, melhor, e o Up! tirou 11 — desbancando o Citroën C3, que levou 14 pontos.
Estamos no fim de janeiro e o lançamento oficial acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro. A Volkswagen já revelou muita coisa sobre seu novo popular, mas ainda falta saber quanto vai custar cada versão. De qualquer forma, a prova de verdade acontecerá daqui a algumas semanas, depois que as vendas começarem. Você acha que o Up! tem tudo para dar certo?