o termometro acusa menos de dez graus celsius no ar minhas costelas estao sendo pressionadas com força contra os generosos apoios laterais de seus bancos de couro e tenho certa dificuldade para chegar ao limite de aderencia lateral dos pirelli p zero num improvisado touge na madrugada da serra da cantareira zona norte de sao paulo em algumas saidas de curva o asfalto se encontra molhado e sujo mas a traçao integral me faz estilingar para a frente acompanhado da trilha sonora mecanica dos seis cilindros em linha transversais quanto menos aderencia no piso mais diferença faz a traçao nas quatro rodas algumas horas mais cedo descarregava um jogo e meio de rodas e pneus r compound do porta malas tarefa que seria quase impossivel em um seda pouco antes fui abordado por um casal abastado de uns cinquenta anos de idade que se encantaram com a perua e resgataram as memorias de uma caravan diplomata que eles compraram zero quilometro na trans am antiga concessionaria gm de sao paulo durante todo esse tempo uma pergunta apenas ecoava na minha cabeça onde raios foram parar as peruas centro de gravidade mais baixo aerodinamica superior visibilidade melhor peso reduzido dinamica excelente e segura as vantagens das peruas em relaçao aos suvs sao inumeras mesmo assim nosso mercado cedeu a tentaçao emergente de tratar carros como imoveis o parametro se tornou o metro quadrado e a altura do andar mesmo que isso traga uma serie de consequencias negativas em eficacia energetica conforto e dinamica a tentaçao de culpar os fabricantes e grande mas nisso a culpa e mesmo nossa a posiçao altinha de dirigir e a cara de jipinho sao preferencias nacionais esmagaram as peruas valorizaram os suvs e tambem aparecem com força la fora ainda que na europa as peruas sigam com solidez fazia um bom tempo que nao acelerava uma perua esportiva meu ultimo contato havia sido com uma audi rs4 2013 no autodromo de zeltweg hoje chamado de red bull ring na austria e ao reencontrar esta categoria desta vez com a volvo v60 t6 r design fiquei perplexo da mesma forma e o carro perfeito para levar a familia se divertir sozinho carregar um zilhao de tralhas e sempre dar aquela olhadinha para tras ao apertar o controle remoto do alarme ou o seu coraçao nao se aceleraria com esta visao a volvo tem muita tradiçao com peruas esportivas em abril os entusiastas comemoraram o aniversario de vinte anos do caixote voador 850 btcc british touring car championship ou campeonato britanico de turismo de 1994 sob comando da equipe do lendario tom walkingshaw e como veremos o legado continua firme e forte contra todos os obstaculos especialmente os verticais temperos e recheios saborosos desde o segundo semestre do ano passado a volvo traz apenas as versoes esportivas r design do seda s60 e da perua v60 a motorizaçao t5 tem traçao dianteira e traz o novo quatro cilindros drive e com 245 cv e 35 7 mkgf de torque mais cambio automatico de oito marchas; e a top de linha t6 mantem ao menos por enquanto o seis cilindros em linha turbinado de 304 cv e 44 8 mkgf com cambio automatico de seis marchas e traçao nas quatro rodas confira os preços e cores disponiveis volvo s60 t5 drive e r design r$ 157 950 t6 r design l6 205 950 volvo v60 t5 drive e r design r$ 162 950 t6 r design l6 r$ 209 950 nao sao veiculos baratos e o pacote de equipamentos justifica em parte esta etiqueta ar digital de duas zonas com saidas traseiras farois bi xenonio ativos acompanham o esterçamento do volante bancos aqueciveis e com ajustes eletricos para o motorista revestimentos de couro camera de re sensores de estacionamento traseiro e dianteiro de chuva e crepuscular controlador automatico de velocidade rodas aro 19 sistema multimidia com tela de 7″ e gps controles de estabilidade e de traçao e teto panoramico sao alguns dos principais equipamentos fora isso a t6 ainda traz uma porçao de sistemas auxiliares de segurança detector de pedestres com frenagem automatica alertas de cansaço do condutor e de mudança involuntaria de faixa leitura automatica de placas de velocidade aviso sonoro e visual de proximidade excessiva ao veiculo adiante [gallery columns= 4 link= file ids= 14847 14848 14849 14850 ] a r design como faz supor o nome tem mais pimenta no tempero motor recalibrado para choques agressivos difusores saias rodas esportivas com pneus 235/40 r19 amortecedores e molas 15% mais rigidos e 15 mm mais baixos; e no caso da t6 traçao integral por sistema haldex em condiçoes normais de uso 95% da traçao e dianteira mas em uso extremo ate 50% do torque e transferido para as rodas traseiras e um curioso motor 3 0 turbinado de seis cilindros em linha instalado na transversal o fato de ele ficar um pouco adiante do eixo dianteiro ajuda a explicar a distribuiçao de peso 61 7 38 3 que nao e das melhores a carroceria baixa e larga com linha de cintura alta e ascendente area envidraçada estreita emoldurada por frisos de aluminio e lanternas traseiras verticais resultam num baita de um conjunto atraente e sofisticado mesmo com quatro anos nas costas ela foi apresentada no salao de paris de 2010 a v60 segue atual e com personalidade forte quando voce abre a porta do motorista e recebido por este belo par de bancos que resumem bem o espirito da v60 r design quem gosta de sofisticaçao vai gostar da densidade da espuma da qualidade do couro e das costuras duplas contrastantes e do fato de serem aqueciveis mao na roda em manhas de inverno especialmente no sul do pais e os petrolheads vao sacar na hora os enormes apoios laterais mas acima de tudo vao se impressionar com a altura do ponto h que e a posiçao relativa do quadril do motorista que faz o pivo entre o encosto e o assento do banco em resumo voce se senta baixo muito baixo na v60 r design suas pernas se esticam para a frente como em um corvette e a coluna de direçao telescopica tem a maior amplitude de ajuste que eu ja vi da pra deixar o volante quase como em um stock car proximo ao peito e desta forma sutil que esta perua passa a sua mensagem confortavel sim mas com tratamento especial para direçao esportiva a ergonomia de pilotagem e sublime e as regulagens sao generosas o suficiente para deixar a posiçao quase como em um suv argh a arquitetura de boa parte do painel e dos comandos segue a mesma filosofia o instrumento principal do cluster todo digital em tft e o conta giros tendo como satelites a temperatura do sistema de arrefecimento e um grafico de potencia relativa a rotaçao do motor e impossivel nao lembrar do superesportivo lexus lfa todos os plasticos do painel possuem emborrachamento fosco resultando em quase ou nenhum reflexo no para brisa mesmo durante o meio dia o unico pecado esta nos comandos do sistema de infotainment que traz tela de 7 camera traseira e gps de serie com quase 30 teclas destas doze compoem um teclado alfanumerico algo que envelhece o design apesar da bela textura de aluminio negro no console central e dificulta o seu uso pela visao panoramica a curva de aprendizado do infotainment e mais longa do que a media [gallery columns= 4 link= file ids= 14863 14864 14865 14866 ] um detalhe muito importante da linha 2014 e que faltou nos primeiros anos da r design e a adiçao das borboletas atras do volante para trocas de marchas manuais a cabine atende bem a cinco adultos com 1 80 m mas nao ha exatamente um latifundio de espaço para os joelhos atras o angulo do encosto traseiro e reclinado e bastante confortavel como da pra ver na foto acima o porta malas comporta 430 litros e tem uma area enorme possibilitando o transporte de objetos compridos com os bancos rebatidos a capacidade sobe para 1 241 litros fazendo dela uma bela companheira para transportar aquelas peças do seu interminavel project car devoradora de curvas e de combustivel junte os ingredientes e comece a salivar plataforma ford eucd derivada da c1 do focus traçao nas quatro rodas motor seis em linha turbinado bitolas largas centro de gravidade baixo suspensao firme e pregada no chao e como cereja do bolo uma ergonomia de pilotagem tipica de esportivo com quadril baixo e pernas horizontalizadas a v60 t6 e prato cheio para quem gosta de acelerar em linha reta ela estica com vontade zero a 100 km/h em 6 2 e maxima de 250 km/h mas e nas curvas que a perua vai arrancar palavroes de admiraçao de sua boca a carroceria baixa e larga combinada aos p zero resultaram em um conjunto de dinamica bastante impressionante especialmente em curvas de media demora um pouco para voce encontrar o limite de aderencia lateral da volvo v60 t6 r design porque embora a massa de 1 822 kg seja transmitida com franqueza aos ocupantes ela apoia e agarra muito mais do que voce supoe em um primeiro instante a velocidade do passo de curva aumenta e aumenta e ela continua pregada so quando voce estiver la pelos 0 9 g e que a frente ira começar a desgarrar com sutileza a tocada e bastante segura e previsivel ajudada pelo sistema de direçao eletro hidraulica nele apenas a bomba e eletrica de carga ajustavel com feedback satisfatorio dos pneus as maos para ir rapido com a v60 t6 use com sutileza os freios nas entradas de curva traga ela pra dentro na tangencia ela aponta mais do que voce espera e ai que esta o pulo do gato use com inteligencia o pedal da direita o torque e uma bela porrada digna de um v8 aspirado 44 8 mkgf entre 2 100 rpm e 4 200 rpm mas lembre se de que ate metade desta força pode ir parar nas rodas traseiras aliviando o trabalho do eixo frontal a sacada e encontrar o tempo certo de estilingar sem fazer a frente espalhar nem desperdiçar tempo em touges improvisados aconselho ficar esperto com os freios embora o pedal tenha rigidez perfeita para direçao esportiva e desacelerem a perua com solidez os discos sao apenas suficientes com 335 mm de diametro com 19 polegadas de roda 380 mm seriam mais recomendaveis o diametro maior nao apenas ajudaria a arrefecer melhor o sistema como tambem traria mordidas mais confiantes pois o ponto mais distante de atuaçao das pinças em relaçao ao centro de rotaçao do disco aumentam o torque da frenagem o cambio automatico de seis marchas faz seu papel de forma correta sem atrapalhar o uso no momento em que o pe direito pesa e trabalhando de forma suave e bem mapeada em conduçao civilizada o unico porem e o fato de como em todo automatico haver a necessidade de esperar o giro cair mais do que em um sistema de dupla embreagem para se fazer reduçoes forçadas caso queira conferir como a traçao integral ajuda em situaçoes de baixa aderencia confira o video abaixo quando acelerei a v60 t6 r design no velopark em fevereiro do ano passado note que esta versao ainda nao tinha as borboletas para trocas de marchas manuais [youtube id= os5yu1xdw0q width= 620 height= 349 ] certo mas e como a perua trata no dia a dia antes de mais nada nao posso deixar de valorizar o trabalho que a volvo fez na suspensao da v60 a forma como ela absorve irregularidades e falhas no nosso piso e quase paradoxal em relaçao a sua dinamica esportiva ainda mais quando consideramos pneus de perfil tao baixo e um veiculo confortavel que permite uso relaxado sem excesso de cuidados voce so vai sentir alguma coisa em obstaculos mais recortados como tartarugas e degraus na pista mas mesmo assim a absorçao e excelente o isolamento acustico tambem merece palmas embora seja algo de se esperar em um veiculo na faixa dos r$ 200 mil a quietude predomina e chega ate a abafar o ronco do seis cilindros mais do que gostariamos todas essas qualidades de conforto e a sensaçao de sofisticaçao fazem desta perua uma baita de uma companheira como veiculo de uso diario bem ao menos ate voce olhar para o computador de bordo o torcudo e musical motor de seis cilindros tem bastante sede de forma que dirigindo civilizadamente a media de consumo dificilmente ira passar dos 7 km/l na cidade tempere isso com uma conduçao mais entusiasmada e voce devera ficar na casa dos 5 km/l esta sueca e uma belissima companheira mas como boa festeira nao nega encher o caneco bottom line considerando que praticamente todas as peruas premium do mercado nacional dependem ou de encomenda ou de importaçao privada para serem adquiridas a v60 t6 r design figura quase como uma categoria a parte dentro deste nicho afinal a espetacular audi rs4 passa dos r$ 400 mil mais do que o dobro da volvo e a passat variant embora seja uma bela perua e custe quase r$ 80 mil a menos r$ 124 350 nem de longe traz a mesma emoçao seja visual ou dinamica desta forma esta perua figura como uma alternativa familiar entusiasta ao oceano de suvs que existem no mercado especialmente o seu primo xc60 t5 drive e r design por r$ 193 950; t6 l6 top por r$ 224 950 e t6 r design l6 por r$ 249 950 eu nao tenho nenhuma duvida de que peruas sao automoveis muito melhores do que os suvs por conceito mas se ha algo que o mercado nunca teve esta e a logica qualitativa isso acaba deixando a v60 especialmente a t6 com um certo ar de exclusividade o que nao deixa de ser bacana se voce quer uma opçao mais racional ao bolso e eficaz energeticamente fique com a v60 t5 drive e r design de r$ 162 950 embora nao haja traçao integral os 245 cv e 35 7 mkgf de torque do modelo quatro em linha fornecem numeros mais que saborosos ainda mais com o cambio de oito marchas vale tambem lembrar que a linha t6 tera mudanças em breve no powertrain a t6 drive e tem 306 cv e certamente trara numeros de consumo bem menores por outro lado o berro rouco do atual motor seis em linha traz uma experiencia muito mais intensa e envolvente qual seria a sua escolha [ fotografias fabio aro ] ficha tecnica volvo v60 t6 r design motor seis cilindros em linha transversal 2 953 cm³ 24v cabeçote com duplo comando de valvulas gasolina turbo potencia 304 cv a 5 600 rpm torque 44 8 mkgf entre 2 100 rpm e 4 200 rpm transmissao automatica de seis marchas traçao integral suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo multibraços freios discos ventilados na frente e atras com abs e ebd pneus pirelli p zero 235/40 r19 dimensoes 4 63 m de comprimento 1 86 m de largura 1 48 m de altura e 2 77 m de entre eixos peso 1 822 kg itens de serie ar digital de duas zonas farois bi xenonio ativos bancos aqueciveis e com ajustes eletricos para o motorista revestimentos de couro camera de re sensores de estacionamento traseiro e dianteiro de chuva e crepuscular controlador automatico de velocidade rodas aro 19 direçao eletro hidraulica sistema multimidia com tela de 7″ e gps volante multifuncional air bags frontais laterais e de cortina freios abs com ebd controles eletronicos de estabilidade e de traçao teto panoramico isofix volvo call sistemas de segurança auxiliares detector de pedestres com frenagem automatica sistema de alerta de cansaço do condutor sistema de alerta de mudança involuntaria de faixa leitura automatica de placas de velocidade; alerta de proximidade em velocidade do carro adiante preço r$ 209 950 julho de 2014
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