quao idiota e o mao let me count the ways… em minha defesa ando cheio de coisas aleatorias para resolver e ate domingo estava com um resfriado chato de resolver daqueles compridos que so servem para acabar com o bom humor da gente ta nao justifica nada mas achei que deveria dizer algo em minha defesa antes de continuar olhei por cima onde era o evento da vw que deveria participar ontem e vi que iniciaria em um hotel na barra funda em sp ok acordo bem cedo para nao pegar transito e boa e esqueci do assunto de madrugada do dia seguinte acordei joguei a mochila no virtus e piquei a mula para sao paulo estava tudo no material enviado mas o fato e que o mane foi para sao paulo inadvertido que o que começava la em sao paulo era o translado o evento era em itu coisa de 30 km de minha casa terça feira e dia de rodizio do virtus eu sou um idiota eu escapei do rodizio por estar escapando do transito sai realmente cedo e cheguei no hotel as 7h em ponto mas como das 7 as 10h nao podia sair de novo sob pena de multa tive que fazer o roteiro completo pegando um carro da vw e indo a itu fazendo os test drive e tudo mais e voltando eu podia ter saido de casa as 9 30h e fazer um passeio tranquilo com o chevette azul ate o local do evento um clube de golfe e estar de volta em casa em coisa de 2 3 horas no total translado incluso mas nao o mane tem que ir ate sp e de volta nao uma mas duas vezes e ainda por cima esperar hora de rodizio no fim consegui acabar cedo as avaliaçoes em itu e chegar cedo de volta; sai de sp pela segunda vez no mesmo dia ainda antes de começar a parte da tarde do rodizio paulistano mas foi um dia vamos dizer assim interessante e no fim foi bom nao para mim claro; mas espero para voces queridos leitores que teimam em escutar este idiota aqui o meu humilde carro da familia um virtus msi 1 6 aspirado manual e basico ano/modelo 2019 me proveu uma interessante e inesperada perspectiva na volta depois de andar em alguns vw novinhos ano/modelo 2024 quase uma epifania na verdade explico no final mas antes tenho que cumprir com voces a funçao que fui realizar nesta viagem maluca e destrambelhada avaliar alguns vw ano/modelo 2024 o taos que me levou e trouxe de sp e os novos id buzz e tiguan lançados no evento e necessario como contexto para a tal epifania do mane em questao mas pode ser tratado em duas partes se voce quiser pular a introduçao e o final estara informado sobre os carros e boa se e so o que procura aqui suficiente mas claro se voce chegou ate aqui nao pode pular a introduçao tarde demais bom eu avisei que era um idiota; voce continuou a ler sob sua conta e risco vw id buzz bom vamos começar com o veiculo mais diferente do dia a nova kombi 100% eletrica o vw id buzz ja havia sido anunciada a sua chegada mas o dia de ontem foi a primeira vez que os jornalistas puderam ter contato e andar com ele aqui em terra brasilis andamos pouco meia hora cada um em trecho urbano na historica cidade de itu onde tudo e famosamente grande apesar de ser pouco e suficiente nao acredito que exista muito mais a se aprender dele alem disso e uma olhada com paciencia no carro estatico tambem disponivel falta so uso carregando gente e coisas a praticidade no dia a dia e comportamento em limite; e quem quer saber o comportamento no limite de onibusinho eletrico de luxo se voce respondeu eu te conto mesmo sem ter experimentado eu mesmo ou ouvido opinioes de outrem limite alto dado pelo peso e pneus gigantes subesterço seguro depois posso ser um idiota mas ja vivi muito tempo nessa industria para saber exatamente o que fizeram ali nesse sentido primeiro vamos falar no elefante na sala o preço voce vai achar estranho mas tenho que reportar nao ha preço o carro so podera ser obtido para uso por meio de assinatura o serviço vw sign&drive e um aluguel o carro permanece de outro voce usa como seu no final do contrato ele e recolhido nao nao tem opçao de compra no final; dono de id buzz no brasil so a vw ou quem trouxe de forma independente; ja vieram algumas assim ouvi que esses pagaram de 699 a 800 mil reais pelo privilegio a assinatura tambem e carissima a mais barata contrato de 48 meses e rodando no maximo 1500 km/mes e de r$ 12 990 por mes a mais cara 24 meses e 3100 km de franquia por mes pede para voce pagar r$ 17 890 por mes eu disse que compraria 24 kombis velhas pelo valor desse contrato uma cada mes mas estranhamente ninguem riu a vw vai trazer somente 70 carros inicialmente entao e assim nao da para comparar com nada nao da para encarar como um produto normal com competidores seu preço o fato de que e so aluguel e sua natureza e vamos dizer assim diferente tudo isso impede que se possa fazer qualquer avaliaçao neste sentido e um daqueles carros para quem pode ter tudo em duplicata e vai pegar isso tambem dificil de avaliar mercadologicamente entao falemos do carro e uma van grande e espaçosa para cinco passageiros a cabine nao e tao avançada como uma kombi claro; so o para brisa e avançado como e numa c4 picasso por exemplo eu tive uma c4 picasso do posto do motorista lembra muito da posiçao de dirigir ao cambio que parece alavanca de seta de pisca; da janelinha entre parabrisa e porta; ate a falta de console central e os apoia braços e saidas de ventilaçao nas colunas o desenho do interior e diferente e o carro e mais silencioso e um pouco mais potente mas e bem parecido o que e estranho por ser 100% eletrico e de traçao traseira o carro e mais comprido que um c4 picasso aos 4712 mm o citroen tinha 4470 ou 4590 na versao grand e tem grande entre eixos aos quase 3 metros mas por dentro apenas o porta malas gigante parece realmente diferente o carro alem de enorme e eletrico por isso o peso de 2470 kg nao espanta mas se move muito bem pelo seu tamanho claro tem 31 6 mkgf desde zero rpm e da bem saudaveis 204 cv motor traseiro traçao traseira e bateria em toda extensao do assoalho o 0 100 km/h segundo a vw e de 10 2 segundos; parece mais vivo que outros vw como o tiguan que andamos no mesmo dia que faz a prova em 9 segundos cravados; efeito do torque desde zero rpm claro a velocidade maxima e limitada em 145 km/h o que e totalmente compreensivel alta velocidade consome bateria; carro enorme pesado e muito isolado do exterior e acidente esperando acontecer por falta de percepçao de velocidade mas para mim seria um deal breaker o carro parece otimo como toda van duas portas eletricas de correr na lateral lugar com folga para 5 pessoas e muita carga o porta malas e enorme tomadas usb e lugar para celular em toda porta o acabamento e obviamente vw que nao e ruim num polo mas levanta sobrancelha em um que custaria oito polos se fosse vendido nao ha por exemplo teto solar de vidro nos carros brasileiros algo onipresente em carro de luxo hoje as cores alegres e claras do interior porem e uma faixa de legitima imitaçao de madeira clara no painel alegram o ambiente um pouco e escondem essas origens um cadiquinho e agradavel tambem isolado totalmente do exterior como uma camera de privaçao sensorial o motor nao faz barulho e o exterior fica la do lado de fora mesmo nem em rolls royce vi tanto isolamento do exterior e controle que parece remoto como se de repente estivesse num jogo virtual mas com força g um carro de luxo mesmo que a suspensao seja mais para o lado firme no painel aparecia o range autonomia 395 km mais do que suficiente; se voce tem lugar para recarregar em casa da para usar bem nao tao despreocupadamente como um a gasolina mas sabemos que os eletricos vem com este fardo; nao vale a pena discutir freios regenerativos ajudam a recarregar mas sao estranhos; parece freio quando tira o pe talvez de para se acostumar mas sei nao melhor deixar desligado; sem ele anda como um carro automatico normal apenas extra silencioso e uma agradavel van full size e nao existem mais elas no mercado ate a volta da kia carnival pelo menos vale a pena pelo preço a gente combinou que nao ia falar disso ne a resposta parece obvia; mas nao importa o carro esta aqui para iniciar a vw nos eletricos e mais um simbolo que um produto agora que e estranho nao poder ser comprado de forma alguma e taos e tiguan [caption id= attachment_354730 align= aligncenter width= 999 ] o novo vw tiguan ou sera o taos nao pera [/caption] como hoje estamos sendo totalmente honestos uns com os outros vou confessar algo que deveria ser inconfessavel achei o taos e o tiguan absolutamente iguais sim ha mais espaço interno no tiguan mas pouco de resto iguais mesmo painel console volante infotanment teto solar cambio comportamento do motor desempenho sinceramente nao entendi sim eu sei que sao carros diferentes com motores diferentes e cambios diferentes e suspensoes diferentes e plataformas diferentes o tiguan sendo o maior e mais caro deles mas de verdade mesma coisa o taos tem um motor 1 4 litros turbo acoplado a um cambio automatico de seis velocidades o 250 tsi com 150 cv o carro pesa 1420 kg e faz 0 100 km/h em 9 4 segundos a caminho de uma maxima de 194 km/h o novo tiguan r line 300 tsi vem agora com um quatro em linha turbo de dois litros e 186 cv entre 4500 e 5000 rpm; o torque e de exatos 300 nm como diz o nome 30 6 mkgf disponivel de 1550 a 4000 rpm o cambio agora e automatico de oito marchas nao mais dct a vw diz que as mudanças deixaram o carro bem mais economico em combustivel; este e o motivo delas segundo a empresa mas como o carro pesa 1794 kg fizeram tambem o desempenho proximo do taos 0 100 km/h em 9 segundos cravados e 215 km/h nao consigo nem começar a tentar fazer voces entenderem como esses dois carros sao parecidos andando os bancos do tiguan sao obviamente mais complexos pesados e caros mas nao fazem muita diferença ao dirigir ambos sao confortaveis e com bom suporte lateral a suspensao traseira do tiguan e muito mais sofisticada tecnicamente multilink mas estaria mentindo se dissesse que percebi diferença de resto com porte igual painel igual e desempenho igual subjetivamente com motores quatro em linha turbo e cambios automaticos que se comportam de forma muito parecida sao um enigma para mim para que dois deles da para perceber que o taos e o mais barato em detalhes apenas; funcionalmente sao iguais e como sao dirigindo iguais tambem como o id buzz completamente isolados grandes demais para seu exterior confortaveis e tranquilos com boa potencia e suspensao segura se pouco comunicativa como tambem sao a maioria dos suvs de porte semelhante do mercado um mercado onde no frigir dos ovos estao ficando todos cada vez mais semelhantes apenas detalhes separam um carro do outro a nao ser entre vw; entre eles parece haver zero diferença a volta pois bem deixei o taos que usei de transporte durante o dia com a eficiente simpatica e profissional equipe da vw no hotel em sao paulo com 45 min para o inicio do horario do rodizio; entrei no meu virtus e fui embora o mais rapido que pude quando entrei na estrada diminui o ritmo e me acalmei; tudo deu certo nao me entenda mal a respeito do que falarei em seguida eu gosto muito do meu virtus mas como um meio de transporte familiar confiavel comprei ele zero km em 2019 por ser o unico na faixa de preço que podia pagar com espaço para dois adolescentes de mais de 1 8 m de altura atras por sinal paguei 62 mil reais nele metade em 24 vezes sem juros ja que estamos sendo honestos sim tem um motor e cambio bem legais e peso baixo pelo seu tamanho mas nao muito mais que isso comparado com minha ferramenta de prazer ao volante preferida e um sedazao rapido e manual mas isolado tranquilo e com a direçao morta demais mas ai e que esta depois deste dia com os novos vw este um carro com apenas 4 anos de idade poderia muito bem ser de 20 anos atras e nao digo so a parte obvia a do motor aspirado e o cambio manual nao mesmo primeiro o que nem em sonho imaginaria ser possivel piorar a tela de infotainment e o painel digital dos novos comparados aos do meu carro pois e a tela central e maior e de maior resoluçao mas e muito pior de operar ate o volume requer tocar um botao e arrastar uma barra na tela sensivel ao toque; no meu e um botao rotativo que ainda tem funçao obvia e intuitiva de liga desliga nada e intuitivo no novo e nao tem la mais funçoes que o meu sistema velho fora espelhamento sem fio caras eu ando com um vw a 4 anos; se comprasse um novo com essa tela esperando apenas mais do que ja tinha e recebesse aquilo o painel digital e os controles de ar condicionado tambem sao contra intuitivos e mais dificeis de ler e usar incrivel como pode mas isso e uma bobagem um detalhe perto do mais incrivel os tres carros novos que andei ontem sao extremamente parecidos em uma coisa na forma como a direçao e toda a experiencia de conduçao e remota remota esta e a palavra ao entrar no meu carro e andar imediatamente a direçao parecia mais fina e leve e de resposta muito melhor e vibraçoes e feedback diversos ausentes dos carros novos leve se nao e comunicativa que seja leve ne a dos modernos me lembrou o virtus gts que odiei pesada a toa o banco e tao confortavel quanto os dos novos mas voce sente o que o carro faz por eles; ha um pouco de ruido e vibraçao; os pedais tem resposta e feedback bem menos remotos; o exterior de repente manda mensagens do que acontece la fora o tempo todo coisas te dizem que voce esta dirigindo que tem que prestar atençao e agir de acordo o motor parece algo vivo que responde ao meu humor; grita quando quero andar calminho quando quero paz; o comando do cambio e embreagem positivos como so essas coisas podem ser e ainda no ar condicionado tranquilo e ouvindo minhas musicas na tela espelhada do celular o desempenho incrivel tambem parece o mesmo do posto do motorista embora conseguido de forma muito mais positiva controlada linear e gostosa objetivamente meu carro tem espaço interno muito parecido com o taos e o tiguan mas pesa so 1134 kg por isso com apenas 117 cv faz o 0 100 km/h em 9 8 segundos e regularmente retorna 16 km/l na estrada andando tranquilo simplicidade ainda da resultado; ainda mais em mecanica moderna mas o importante aqui e que nele estou dirigindo ne gente nos outros nao sei o que fiz; mostrei aonde queria ir o incrivel aqui e que o virtus no frigir dos ovos so um automovel normal comparado aos outros irmaos 2024 parece um festival de sensaçoes e informaçoes ao motorista cade aquele emoji de cabeça explodindo por essa nao esperava tinha que ter outro nome essas cameras de privaçao sensorial moveis que estao vendendo para gente a preços altissimos o taos e ao redor dos r$ 200k; o tiguan r$300 mil nem parecem mais carros por detras dos volantes e um fenomeno nao so da vw mas generalizado ; silencio e comandos remotos indiretos que podiam estar em teclados de computador; fariam nenhuma diferença e um milhao de driver aids eletronicos tentando impedir que a pessoa nao enfie ele numa vala ou coisa pior carros para quem nao sabe dirigir e nao quer ser importunado com isso [caption id= attachment_354769 align= aligncenter width= 999 ] so um carro com todo jeito de taxi; mas perto dos modernos [/caption] o automovel moderno esta virando uma sala de espera para transito a industria esta ativamente tentando vender carros para gente que nao gosta de carro nao sabe dirigir e tem raiva de quem sabe nao e a toa que acidentes so aumentam essa remoçao dos motoristas do ato de dirigir nao pode dar certo gente a gente tem que se engajar com ele prestar atençao ou andar de uber o eletrico nem parece ser um problema olhando assim e na verdade os carros a gasolina estao ficando tao chatos quanto os eletricos o que claro abre o espaço para eles ainda mais me parece sinceramente que a industria cava sua propria cova sem diferenciaçao e fazendo tudo remoto e isolado esta ficando cada vez mais uma questao de preço somente o que e realmente triste mas melhor nao ouvirem o que disse aqui como eu mesmo fiz questao de dizer sou apenas um mane que nem se ligou que podia ter economizado 5 horas de trabalho em um dia so mas mais idiota ainda eu sou mesmo por ter escrito tudo isso aqui quem quer ouvir esse tipo de verdade devia ficar quieto e so falar platitudes detalhadas sobre os carros mas como um bom idiota nao consigo quao idiota e o mao let me count the ways… esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters
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