eu nao quero passar a impressao de que aqui no flatout somos fas incondicionais do late great evil dr piech mas certamente o assinante desta ilustre publicaçao sabe que nao existe o mal nem o bem absoluto; dentro de todo heroi mitico ha um lado negro que se nao for reprimido bem cuidadosamente pode fazer coisas horriveis todo grande vilao e capaz sim de coisas incrivelmente boas e vice versa [caption id= attachment_294914 align= aligncenter width= 640 ] piech e o xl1[/caption] em nenhum outro ponto da historia do automovel isso aparece tao claramente quanto na historia do dr piech nascido neto de herr doktor ing hc ferdinand porsche em 1937 brincava na sala e debaixo das mesas onde o avo discutia o futuro com oficiais da ss sim e filho de uma familia claramente nazista que trabalhou bem perto de hitler nao so em seus projetos civis automobilisticos mas tambem em material belico de todo tipo; ha evidencias inclusive de trabalho escravo na fabricaçao de bombas v1 ao fim da guerra em si uma arma de vingança apenas em wolfsburg administrada pelos porsche dizem que era um herdeiro do espirito do avo para o bem e para o mal; tinha uma ambiçao sem limites e nenhum obstaculo era capaz de para lo cresceu ja como um milionario no que rapidamente se tornara uma das familias mais prosperas do pos guerra europeu foi educado naquele berço de psicopatia aristocratica que sao as escolas internas suiças longe da familia como um bom nobre europeu em sua historia profissional demonstra claramente um forte desprezo pelo semelhante e traços claros de uma sociopatia nunca encarada pelo que era uma doença mental [caption id= attachment_294915 align= aligncenter width= 864 ] com o 910 bergspider 1968 [/caption] demitia gente sem nenhum remorso usava de ameaças e tortura mental como metodo de administraçao de negocios a cultura da vw sob piech era faça o que o chefe pediu nao importa como ou ele vai achar outra pessoa para fazer seu trabalho bob lutz conta uma famosa historia que resume muito bem quem era o evil doktor certa vez em um salao parabenizei piech pelas minusculas folgas entre paineis de seus carros certamente na liderança da industria ele me disse voce quer isso na chrysler e assim que se faz chame todos os que trabalham com carroceria em sua sala diga a eles que voce quer gaps de tres milimetros em seis semanas ou serao demitidos eu disse a ele que isso era aham culturalmente dificil nos estados unidos ele respondeu essencialmente que eu era fraco demais para conseguir o que precisava da minha empresa na epoca eu era presidente e diretor de operaçoes da chrysler corporation mas tenho certeza de que piech me considerava apenas mais um benevolente e fraco executivo que nao tinha coragem de fazer o que era preciso essa cultura certamente e o que causou o dieselgate nunca foi provada culpa pessoal de piech claro ele nao seria tao tolo apenas exigia; como o povo abaixo dele chegou na soluçao ele nao queria saber ate seu aumento de qualidade dos carros em geral que nos da hoje a excelencia do carro moderno parece ter vindo como um plano para tirar toda a poesia do automovel uma cruel e subversiva forma de acabar com o automovel em si o fazendo perfeito ah a requinte de crueldade que isso seria mas provavelmente so um acidente um subproduto inesperado piech podia ter muitos defeitos mas amava o automovel [caption id= attachment_294931 align= aligncenter width= 999 ] o vw xl1[/caption] um doutor alemao careca e tiranico nascido em uma rica familia nazista um megapoderoso lider de um conglomerado gigante famoso na imprensa e intocavel pela lei piech era tal qual musk ainda e um vilao de filme de bond tao obvio e exagerado que estivesse ele num filme moderno de 007 seria caricato demais para ser um sucesso que ele era um vilao nao ha duvida mas por mais que hoje esse tipo de dualidade seja dificil de ser digerida era tambem um de nos sim era um entusiasta de automoveis que conhecia eles profundamente tanto tecnicamente como um engenheiro de mente matematica brilhante como em todos os aspectos metafisicos ligados a esta maquina maravilhosa historia paixao amor era um avido colecionador de automoveis; gostava de coisas diferentes de todos os tipos metia a mao na massa e sabia dirigir como um piloto experiente [caption id= attachment_294938 align= aligncenter width= 875 ] vr6 passado reciclado[/caption] durante toda a historia de suas criaçoes se ve a historia em açao quando nao existia espaço debaixo do capo dos vw para v6 tradicional em traçao dianteira traz um lancia antigo seu para a fabrica com motor em v a 15° e um so cabeçote para mostrar aos seus engenheiros e dali saiu o vr6 o sistema de traçao nas quatro rodas da audi era inspirado no trabalho de harry ferguson que estava entao totalmente esquecido quando lhe disseram que o audi v8 nao podia ter pneus serie 60 e freios suficientes trouxe um freio obscuro abandonado pela porsche nos anos 1960 de volta a vida podemos discutir e julgar o quanto quisermos a vilania de piech mas permanece o fato de que realmente fez o que se propos a fazer tudo de bom e o inevitavelmente ruim que existe em toda mudança radical que existe no automovel moderno o incrivel salto em qualidade estabilidade segurança ativa e desempenho acontecido nos ultimos 20 anos aconteceu por obra dele subiu a barra de qualidade do automovel expandiu as barreiras do possivel e mudou tudo sabemos o mal que causou e os metodos para chegar la mas usufruimos do que ele criou todo santo dia mas a mais incrivel maneira com que expandiu as fronteiras do possivel foi de novo sendo um tirano veja o caso do veyron apenas disse o que queria nao so 400km/h; ja existia isso antes o que queria era 400km/h num carro plenamente usavel com ar condicionado e direçao assistida e conforto de carro de luxo e que obedecia as mesmas regras de durabilidade e confiabilidade de um golf ao preço que isso custasse pode parecer uma futil busca mas serviu seu proposito as liçoes que se aprendeu ali sao lentamente filtradas depois para todo resto da industria quando ele apareceu 400cv eram um absurdo; hoje mais de 600 sao comuns ate uma empresa sem um lider poderoso e disposto a mudar o futuro nunca faria isso nao e um investimento com um bom retorno mas piech sabia que conhecimento de verdade vem de expandir as fronteiras do possivel e quem tem este conhecimento lidera a industria e pode cobrar mais caro por isso em todos os seus carros todo mundo conhece o veyron mas pouca gente prestou atençao no outro carro que piech criou para expandir os limites do possivel o carro de um litro nao um litro de cilindrada; um litro por 100km tal como fez no veyron exigiu a criaçao de um carro capaz de 100 km/l mas nao so isso porque existiam carros de competiçao de economia que faziam mais que isso 100km/ litros em um carro plenamente usavel com ar condicionado e direçao assistida e conforto de carro de luxo e que obedecia as mesmas regras de durabilidade e confiabilidade de um golf ao preço que isso custasse o vw 1 litro alta performance como sabemos significa foco um uma funçao especifica nao so desempenho um jeep e tambem um veiculo de alta performance neste caso capacidade de transpor obstaculos um rolls royce em silencio e conforto de marcha e assim por diante sabemos serem estes os carros mais interessantes os focados em uma tarefa especifica piech usava isso para ir mais alem para expandir os limites possiveis para um carro de rua como um projeto apolo da nasa nao daria lucro ou seria algo realmente util; mas e importante para criar um futuro melhor tecnologicamente a epopeia deste projeto começa junto com o bugatti assim que piech se torna chefe maximo da vw seu primeiro prototipo de um carro vendavel que atende todas as normas de carro de rua mas faz 100km/l ou mais toma inspiraçao no passado de novo o messerschmitt kr175/200 kabinenroller criado pelo engenheiro aeronautico fritz fend em 1953 era um minusculo carro com dois lugares como em motocicletas um atras do outro assim a area frontal podia ser minuscula ajudando muito o pequeno motor de motocicleta a empurrar o veiculo com economia de combustivel decente importante na alemanha de 1953 [caption id= attachment_294941 align= aligncenter width= 512 ] messerschmitt inspiraçao[/caption] so lembrando o arrasto aerodinamico segue a formula f=a cx v² onde o f e a força necessaria para empurrar o veiculo realizada pelo motor dele claro v a velocidade cx o coeficiente de forma da carroceria e a a area frontal e claro entao que area frontal e tao importante quanto o cx mas e menos comentada porque na maioria das vezes ninguem a altera muito um carro normal tem uma area minima frontal definida pelo motor dois ocupantes lado a lado retrovisores etc mas o antigo messerschmitt provava que existiam caminhos diferentes que reduziam a area frontal drasticamente e entao e ai que se inicia o projeto o primeiro prototipo fica pronto em abril de 2002 para um evento especial como parte da reuniao anual de acionistas da vw piech o dirige de wolfsburg a hamburgo 170km com apenas um litro de combustivel alem dos dois bancos em fileira e uma ridiculamente pequena area frontal este primeiro prototipo tinha um cx baixo tambem claro 0 159 para reduzir a area e o cx nao existiam retrovisores; cameras externas e telas internas estavam no seu lugar o motor era um minusculo diesel monocilindrico de 300cm³ e 8 hp acoplado a um cambio manual com embreagem automatica o carro era um chassi de magnesio e uma carroceria de fibra de carbono; media 3470mm e apenas 1100mm de largura; freios de aluminio rodas de fibra de carbono e cubos de roda de titanio vazio pesava 290kg mas o mais impressionante cumpria todas as exigencias para a venda como um carro de produçao areas de deformaçao em crash airbags e freios abs tudo conforme a lei o consumo de 0 99l/100km era combinado estrada/cidade piech orgulhoso dizia que estaria a venda ate o fim da decada; certamente seus funcionarios tremiam com a afirmaçao [caption id= attachment_294942 align= aligncenter width= 999 ] o presidente numa aventura [/caption] mais duas geraçoes diferentes do prototipo apareceram ate a decada acabar mas nada de produçao em 2011 finalmente apareceria no salao do quatar o xl1 final as vendas de verdade demorariam porem apenas em 2014 e em 250 unidades so apenas para a europa e a 111 mil euros cada um deles caro e exclusivo sim mas ainda assim um supercarro como nenhum outro um que levava a economia de combustivel ate as ultimas consequencias e nao velocidade era ainda mais economico que o prototipo inicial com 0 9l/100km ou 111km/litro em ciclo combinado cidade/estrada xl1 o carro final e realmente sensacional continuava um dois lugares mas agora nao mais em fileira mas tambem nao exatamente lado a lado como olhando de novo para o passado explico carros de corrida ate meados dos anos 1920 deviam manter um banco para um mecanico de bordo o que aumentava bastante a area frontal desde aquela epoca ja identificada como algo nocivo a altas velocidades possiveis num dado veiculo a soluçao que se adotou era simples o passageiro ficava ligeiramente atras do motorista mas ainda a seu lado isso porque a parte mais larga de nosso corpo e na altura do ombro; colocando os ombros em offset pode se praticamente juntar os bancos ate encostarem e diminuir se sensivelmente a area frontal piech novamente buscando na historia do automovel soluçoes que ajudem a avançar o futuro genial assim o carro podia ficar menos estranho mais parecido com um carro normal e ainda colher os beneficios de uma area frontal menor os espelhos retrovisores continuavam ausentes substituidos por cameras em pods aerodinamicos e telas nas portas a carroceria em si evoluira para um monocoque central em fibra de carbono e dois subframes de aluminio na frente e atras a carroceria era extremamente aerodinamica claro sem vidro traseiro e com as rodas traseiras cobertas usava portas diedrais como a mclaren f1 para facilitar a entrada no minusculo interior ate a pintura era leve com 0 1mm de espessura era 50% mais leve que o normal era obviamente muito aerodinamico cx de 0 189 e area frontal minuscula de 1 5 m2 ainda era um carro pequeno 3888mm em um entre eixos de 2225mm extremamente baixo a 1153mm e apenas 1600mm de largura total em ordem de marcha pesava apenas 795 kg e apenas 23 2% menos de ¼ disso era metal; ate os freios e rolamentos eram de material ceramico o motor era traseiro um dois cilindros turbodiesel tdi de 800cm3 e 47cv acoplado a uma caixa vw de dupla embreagem e sete velocidades com um motor eletrico de 27 cv entre os dois os pneus eram especiais para o carro de resistencia a rolagem ultrabaixa desenvolvidos pela michelin 115/80r 15 na frente e 145/55r 16 na traseira inflados a 44 psi o carro de novo para economizar peso levava apenas 10 litros de combustivel mesmo assim podia chegar a 1000km sem reabastecer em estrada um avaliador observou que em uso normal no transito com ar ligado e andando sem ligar para consumo o carro fazia normalmente 44 km/l realmente dirigindo economicamente ja foram reportadas medias de 130km/l com o xl1 nenhuma manta antirruido existia os barulhos mecanicos todos desagradaveis de pneus rolando freios barulhentos e motor sem graça eram filtrados ao interior porem; nada vem de graça atras do motor la atras um generoso porta malas mais que suficiente para duas pessoas para economizar peso tambem os pequenos vidros laterais dentro de uma janela maior como num subaru svx descem por manivelas e nao eletricamente dentro dele tanto o painel quanto o volante sao em fibra de carbono; e como um mclaren feito para economizar e nao andar rapido o carro tinha um desempenho totalmente inesperado para algo deste tipo embora nao fosse nenhum canhao era um carro normal 11 segundos de 0 100km/h e uma velocidade final de 160 km/h tirando o barulho dizem ter conforto e estabilidade bem agradaveis vindo principalmente do baixo peso claro e da baixissima massa nao suspensa ate os pneus finos dao aderencia decente com tao baixo peso [caption id= attachment_294895 align= aligncenter width= 999 ] xl1 sport um tipo diferente de supercarro [/caption] o carro era uma base tao interessante que a vw mostrava ao fim de 2014 um conceito de salivar a boca o xl1 sport equipado com um motor da moto ducati panigale a ducati sabemos fazia parte ja do grupo vw com o v twin de 1 2 litros e 197hp a incriveis 11000rpm acoplado ao cambio dsg de sete marchas fazia imediatamente do xl1 um supercarro mega eficiente nada menos que 0 100km/h em 5 segundos e uma final de 270 km/h com menos de 200cv parem para imaginar isso no seu interior piech colocou um sutil detalhe de seu passado a bola de cambio de madeira do porsche 917 por isso da para ter certeza que o sport era um projeto dele talvez o ultimo antes de se aposentar pena que nao virou realidade [caption id= attachment_294897 align= aligncenter width= 999 ] o interior do xl1 sport [/caption] mas voltando a realidade do xl1 o carro na verdade nao representava uma nova tecnologia que mudava tudo era apenas o meticuloso estudo de cada minusculo componente para chegar se a um objetivo ambicioso no caminho expandindo a tecnologia disponivel para cada componente subindo a barra do possivel em produçao seriada igualzinho o veyron apenas com objetivos diferentes a porsche sempre preferiu evoluçao a revoluçao; claro que piech aprendeu isso de berço nao foi um sucesso duradouro como o veyron claro mas ao se aposentar em 2015 era o ultimo presente deste incrivel e controverso engenheiro para o mundo; seu ultimo grande feito sem contar o dieselgate que estourou logo depois claro o dieselgate obviamente muda a vw que tentava colocar coisas como o xl1 como opçao aos eletricos da tesla uma pena que nao deu certo mas era inevitavel o cara que tentava empurrar esse caminho de eficiencia por combustao interna por sua moral desviada causou tambem o fim dela por motivos diferentes nada realmente e perfeito nesse mundo
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