eram os anos 70 e as motos estavam mudando os motores monocilindricos ate entao onipresentes começavam a perder cada vez mais espaço mais cilindros significavam mais elasticidade mais suavidade e rendimento muito maior mesmo as britanicas como norton e bsa antes adoradas pelos seus motores monocilindricos grandes e potentes começavam a render se ao mesmo tempo a yamaha tambem estava em processo de reinvençao ate a virada da decada de 1970 a gigante japonesa havia construido uma reputaçao excelente com seus motores dois tempos mais simples em concepçao mais barulhentos e menos eficientes mas tambem muito faceis de manter giradores e elasticos ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas a maior eficiencia dos motores quatro tempos começava a representar uma ameaça real aos dois tempos que bem tinham oleo misturado ao combustivel a medida em que a preocupaçao com emissoes e consumo de combustivel ficava maior ja em 1968 a yamaha apresentava sua primeira moto quatro tempos a xs 1 claro as dois tempos ainda perdurariam muitos anos a lendaria dt tambem foi lançada em 1968 e manteve se em linha ate 1985 afinal mas em ultima instancia se tornariam produtos de nicho entao quando chegou o momento de lançar uma nova dual sport de media cilindrada segmento entao recente que andava crescendo bastante a yamaha decidiu ouvir sua divisao norte americana os estados unidos estavam se convertendo em grandes consumidores de motos japonesas naquela epoca e podiam indicar o caminho e contrariando a tendencia na europa e no japao os consultores da yamaha nos eua disseram que o negocio era fazer uma monocilindrica os americanos acostumados com motores monocilindricos grandalhoes e torcudos nao se importavam em ter um motor mais simples que vibrava mais se isto significasse mais punch na parte baixa do conta giros descrente a matriz da yamaha autorizou o projeto e assim nasceu a yamaha xt sigla que significa cross trail a xt original lançada em 1976 era equipada com um monocilindrico quatro tempos de 499 cm³ com comando no cabeçote carburador mikuni de 34 mm taxa de compressao de 9 0 1 e capacidade para entregar 27 cv a 5 900 rpm era o suficiente para que a xt500 chegasse aos 132 km/h na estrada e garantir boas retomadas em rotaçoes medias sendo uma dual sport a xt500 usava chassi do tipo berço semiduplo reforçado criado especificamente para absorver as vibraçoes do motor em altas rotaçoes e tambem suportar abusos nas estradas de terra a suspensao ainda usava duplo amortecedor na traseira mas ja tinha mais curso que em uma moto street o para lama dianteiro era alto e os pneus bem garrudos e era uma moto leve com 155 kg em ordem de marcha pouco mais que uma trail pequena moderna facil de manobrar e muito agil seu tanque de combustivel de nove litros nao garantia uma autonomia gigantesca mas as outras qualidades da moto compensavam por isso acessivel robusta divertida confortavel e razoavelmente potente a xt500 foi um sucesso imediato nos eua o que deixou os executivos da yamaha respirarem aliviados o que eles nao esperavam era o sucesso da xt500 tambem na europa aconteceu porque a yamaha xt500 foi muito bem no paris dakar venceu a competiçao em 1979 e 1980 na categoria das motos ambas com o frances cyril neveu toda uma nova geraçao de motociclistas fanaticos por aventura ficaram inspirados e procuraram saber mais sobre aquela moto japonesa capaz de encarar 10 000 km no deserto se ela aguentava o dakar aguentava qualquer coisa seria uma oportunidade perdida nao investir na imagem aventureira da xt500 a primeira geraçao foi produzida ate 1983 e nesse meio tempo deu origem a toda uma familia de motocicletas a xt250 de 1982 por exemplo era a mais em conta extremamente simples sem qualquer tipo de carenagem mas ja com suspensao traseira monochoque chamada pela yamaha de mono cross mais estavel e adequada para o off road a medida em que a yamaha experimentava outros deslocamentos foram lançadas a xt350 a xt400 e a xt550 todas muito semelhantes o visual oitentista incluia farol pequeno e quadrado com carenagem e quadro pintado em cores vibrantes foram motos que duraram pouco tempo no maximo tres ou quatro anos a exceçao foi a xt600 lançada em 1984 ela foi fabricada por quase 20 anos ate 2003 foi com a xt600 que a yamaha deu inicio a uma de suas linhagens mais emblematicas a tenere inspirada pela regiao de mesmo nome no sul do deserto do saara onde esta a arvore mais isolada do mundo a arvore do tenere a xt600 normal era parecida com as outras motos da familia xt a tenere porem assumia de vez a vocaçao para enduro viajar para longe pelo caminho mais dificil com um volumoso tanque de 23 litros ambas dividiam porem uma serie de melhorias em relaçao a xt500 como o motor de quatro valvulas por cilindro os freios a disco e o sistema eletrico de 12 volts e nao 6 volts como era antes o motor monocilindrico de 595 cm³ desenvolvia saudaveis 44 cv a 6 500 rpm e levava a moto tranquilamente ate os 150 km/h em sua longa vida a xt600 teve uma serie de versoes que mudavam pouco mais que a estetica da moto o que realmente fez a diferença foi a adoçao em 1990 de um sistema de partida eletrica na chamada xt600e que tambem trouxe um novo quadro que usava o escapamento como componente estrutural um tanque de 13 9 litros para a xt600 e rodas de aço em vez de aluminio foi nesta epoca que a xt600 fez sucesso tambem no brasil por aqui ela fazia sucesso desde 1988 quando a xt600 tenere começou a fabricada em manaus am ainda sem carenagem frontal fixa que so veio em 1990 naquela epoca a linha xt ja era muito respeitada por sua robustez e muitos brasileiros que procuravam uma moto de media cilindrada para longas distancias ajudaram a tornar a tenere um icone por aqui quando a yamaha decidiu importar a xt600e em 1993 substituindo a tenere muitos torceram o nariz mas nao demorou para que a novidade conquistasse o publico com 45 cv contra 42 da tenere ela era mais potente e mais veloz passando dos 160 km/h em condiçoes ideais alem de pesar menos e trazer a mesma suspensao confortavel e robusta logo a xt600e ficou conhecida como trator pelos entusiastas que ate hoje cultuam o modelo como uma das melhores motocicletas que a yamaha ja vendeu no brasil onde a xt600e permaneceu em linha ate 2005 sua substituta tanto aqui quanto la fora foi a xt660r uma moto com motor arrefecido a agua e injeçao eletronica de combustivel com a xt660r a versao tenere voltou a ser oferecida no brasil e ambas deixaram de ser fabricadas em 2018
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