A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

O lendário motor esquecido da Toyota

A maioria dos flatouters jogou pelo menos uma das versões do Gran Turismo. Estou certo de que o jogo ajudou a formar uma legião de entusiastas por automóveis, e também a mostrar ao mundo que o Japão guarda para si seus melhores carros — ou pelo menos as melhores versões de carros mundialmente consagrados. Um deles, em especial, era, em sua época, um grã-turismo com preço razoavelmente alto, extremamente confiável e acabou se mostrando um baita ponto de partida para projetos de preparação: Toyota Supra. Deste, apenas o Japão, em seu campeonato de carros de Turismo viu a versão de corrida. E, ao contrário do que todo mundo pensa, ele não usava o clássico 2JZ preparado. Por força de regulamento, ele usava um mundano quatro-cilindros de dois litros, 16 válvulas e um turbocompressor descomunal. Só que esse motor, ao contrário do que eu escrevi acima, não tem nada de mundano: 3S-GE ou 3S-GTE. Mítico, porém quase desconhecido frente ao 2JZ e 4A-GE dos Toyota Corolla AE86. A fam

Matérias relacionadas

A primeira Ferrari com câmbio semi-automático era do Sultão de Brunei – e você nunca ouviu falar dela

Dalmo Hernandes

DKW Candango, VW Iltis e a origem do Audi quattro

Marco Antônio Oliveira

Audi Sport Quattro RS 002: o protótipo secreto para uma categoria de rali secreta que nunca aconteceu

Dalmo Hernandes