a honda cb750 lançada em 1969 e amplamente creditada como uma das motocicletas mais importantes da historia com seu motor quatro cilindros em linha potente macio e elastico; seu desenho elegante e esportivo e sua ciclistica irrepreensivel a cb750 tornou se o template para as chamadas universal japanese motorcycles ou simplesmente ujm o termo foi criado pela imprensa especializada nos estados unidos para referir se nao apenas a cb750 mas as motocicletas com a mesma pegada que vieram depois como a kawasaki z1 e a suzuki gs750 em comum todas elas tinham o motor de media cilindrada e a vocaçao polivalente sendo bem aproveitadas em viagens ou no dia a dia e foram populares no mundo todo nao apenas nos eua ate o inicio da decada de 1980 depois disto o mercado começou a se segmentar com diferentes tipos de motocicletas surgindo a cada ano e as ujm acabaram se tornando obsoletas mais ou menos na mesma epoca porem outra fabricante japonesa invadiu os estados unidos e o restante do planeta com uma motocicleta revolucionaria que praticamente inventou um segmento sozinha falo da yamaha que em 1968 exatamente um ano antes da honda cb750 apresentou a dt 1 que pode ser encarada como a primeira moto dual purpose ou seja para off road e uso no dia a dia a atingir o mainstream ao longo da decada de 1960 o mercado de motocicletas nos estados unidos nao ia muito bem a chegada da honda cb750 foi um dos fatores que reverteram este cenario a yamaha dt 1 foi o outro e seu sucesso aconteceu em paralelo ao da honda a yamaha dt 1 foi fruto de uma pesquisa de mercado e da propria vivencia dos motociclistas a fabricante japonesa constatou que embora as vendas das motocicletas comuns para o asfalto estivessem meio devagar havia uma demanda muito grande de um publico bem especifico que era ignorada o pessoal que queria uma moto confortavel acessivel e facil de manter que pudesse ser usada durante a semana para ir ao trabalho e aos fins de semana para curtir uma trilha de leve eram caras que nao podiam comprar uma husqvarna como steve mcqueen as motos importadas da europa alem de altamente especializadas eram caras e dificeis de encontrar entao eles se viravam como podiam um escape elevado daqui um protetor de guidao ali uma suspensao mais alta acola pneus mais garrudos e um peito de aço para arrematar e pronto estava ali uma trail feita em casa foi esta tendencia de customizaçao que na verdade surgiu antes dos anos 1960 que deu origem as motocicletas que chamamos de scramblers hoje em dia o proprio mcqueen fazia isto com algumas das triumph que tinha antes e mesmo depois de adotar as husq como suas favoritas a yamaha percebeu entao que oferecer uma moto com estas mesmas caracteristicas porem de fabrica era uma oportunidade esperando para ser aproveitada e eles nao perderam tempo o grande barato da yamaha dt 1 era sua simplicidade ela nao era uma moto revolucionaria sua construçao sua mecanica e ate mesmo seu visual eram tradicionais a moto era construida sobre um quadro tubular de aço de berço duplo abrigando um motor monocilindrico dois tempos de 246 cm³ alimentado por um carburador mikuni de 26mm 18 5 cv a 6 000 rpm e cambio de cinco marchas ela chegava aos 112 km/h o que nao era muito mesmo para a epoca mas era suficiente para as intençoes da moto que pesava menos de 130 kg um dos trunfos do motor era o sistema autolube que eliminava a necessidade de se misturar oleo lubrificante ao combustivel uma das partes ruins de se ter uma dois tempos certamente sua adiçao ajudou a popularizar a yamaha dt 1 entre os entusiastas de primeira viagem ela ainda tinha uma roda de 19 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira com freios a tambor em ambas a suspensao era simples com garfos telescopicos na frente e dois amortecedores atras com bastante curso os instrumentos eram minimalistas um velocimetro um conta giros um pouco menor e as luzes obrigatorias pela lei farol lanterna e setas e em essencia era isto nao era preciso mais em seu primeiro ano a yamaha fabricou 12 000 exemplares e vendeu todos eles foi preciso aumentar a produçao para satisfazer a demanda nao havia segredo a dt 1 ja vinha de fabrica com capacidade para encarar trilhas leves mas era facilmente transformada em uma trail de respeito com modificaçoes simples como um aumento no curso da suspensao e a adoçao de pneus maiores alem e claro da usual remoçao de componentes desnecessarios para reduzir peso as modificaçoes na dt 1 foram incrementais ao longo dos anos em 1972 foram realizadas mudanças na admissao que permitiram uma curva de potencia mais ampla para o motor e em 1973 foi adotada uma nova suspensao traseira do tipo monobraço e so https //www youtube com/watch v=qefjsynv_jk em 1975 a yamaha apresentou duas variaçoes da dt 1 a dt400 uma versao maior e mais potente e a dt125 que como voce deve ter deduzido tinha um motor menor e era um pouco mais mansa mas era igualmente estilosa simples e barata em 1976 chegou a dt90 o modelo de entrada sem duvida a yamaha dt 1 foi um marco na industria motociclistica e um ponto de virada para sua fabricante fora do japao hoje em dia as chamadas dual sport motos que nao sao tao parrudas para serem consideradas modelos trail sendo indicadas para percursos off road mais tranquilos e para chegar ate eles pelo asfalto devem muito a dt 1 assim como as scrambler que foram criadas para emular o visual mas nao necessariamente o proposito da pioneira yamaha de todas as yamaha dt que vieram depois da dt 1 a versao de 125 cm³ foi a mais longeva ela foi ficando cada vez mais parecida com uma trail per se e permaneceu em produçao ate 2002 em outros mercados no brasil https //www youtube com/watch v=fotcewer4l4 a historia da yamaha dt no brasil e diferente do que aconteceu nos eua em nosso pais foi lançada em 1979 uma especie de dt 1 a brasileira a yamaha tt 125 baseada na rx125 ela realmente lembrava a dt 1 em visual trazendo a mesma construçao basica e diversas caracteristicas em comum como os amortecedores duplos na traseira a suspensao de curso generoso e a estetica geral a exceçao obviamente era o motor a tt tinha um monocilindrico de 123 cm³ ao menos era um motor razoavelmente potente com 14 5 kgfm de torque a yamaha dt chegou ao brasil em 1981 com motor de 176 cm³ e 16 7 cv ela era bem diferente esteticamente sendo largamente inspirada no motocross com formas mais retilineas para lama dianteiro maior e mais elevado suspensao traseira monobraço e baixissimo peso apenas 102 kg a roda dianteira era maior com 21 polegadas enquanto a traseira era mantida com 18 polegadas ela e amplamente considerada a primeira moto off road vendida por aqui inaugurando o segmento que mais tarde ganharia a presença da honda xl/xlx e foi fabricada ate 1997 sem grandes alteraçoes e ela ainda conviveu por seis anos com sua sucessora a dt200 lançada em 1991 com um motor maior de 195 cm³ e bem mais potente com 25 cv a 8 500 rpm ainda com dois tempos e carburador o motor da dt200 era arrefecido a liquido e capaz de levar a moto de 110 kg ate os 140 km/h em 1994 foi apresentada a dt200r com tanque de combustivel maior 12 5 litros contra 9 5 litros da dt200 e freio a disco na traseira alem de grafismos unicos da versao o projeto da dt200 era baseado na dt125 estrangeira o que refletia se em seu design bem mais moderno e imponente preservado ate o ano 2000 quando deixou de ser fabricada alias a dt200 saiu de linha em 1997 junto com a dt180 deixando apenas a dt200r que foi a ultima motocicleta com motor dois tempos fabricada no brasil
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