A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Motos

Yamaha DT-1: a história da pioneira das motos off-road

A Honda CB750, lançada em 1969, é amplamente creditada como uma das motocicletas mais importantes da história. Com seu motor quatro-cilindros em linha potente, macio e elástico; seu desenho elegante e esportivo e sua ciclística irrepreensível, a CB750 tornou-se o template para as chamadas Universal Japanese Motorcycles, ou simplesmente "UJM". O termo foi criado pela imprensa especializada nos Estados Unidos para referir-se não apenas à CB750, mas às motocicletas com a mesma pegada que vieram depois, como a Kawasaki Z1 e a Suzuki GS750. Em comum, todas elas tinham o motor de média cilindrada e a vocação polivalente, sendo bem aproveitadas em viagens ou no dia-a-dia – e foram populares no mundo todo, não apenas nos EUA, até o início da década de 1980. Depois disto, o mercado começou a se segmentar, com diferentes tipos de motocicletas surgindo a cada ano, e as UJM acabaram se tornando obsoletas. Mais ou menos na mesma época, porém, outra fabricante japonesa invadiu os Estados Unidos (e

Matérias relacionadas

Aston Martin V8 Vantage: quando o carro mais potente do mundo tinha… 600 cv

Dalmo Hernandes

Il Commendatore: a trajetória de Enzo Ferrari, dos Grand Prix aos carros mais rápidos do mundo – Parte 4

Dalmo Hernandes

Boschert B300: o 300SL Gullwing dos anos 1990 que a Mercedes não fez

Leonardo Contesini