nao e a toa que a maioria dos entusiastas romantiza o passado do automobilismo mm seus carros lendarios circuitos classicos e muito mais perigosos parece que ninguem ligava muito para segurança roncos nostalgicos e equipes que nao hesitavam em encontrar brechas no regulamento para se dar melhor na competiçao hoje vamos falar sobre um dos carros mais ousados a competir na nascar o yellow banana este nome se da pelo formato do carro que foi modificado para ficar mais aerodinamico e como efeito colateral ficou com esta carroceria curvada que amarela acabou rendendo o apelido em condiçoes normais um carro assim jamais teria passado na inspeçao para competir na nascar mas 1966 nao foi um ano normal para a nascar naquele ano equipes e pilotos ja estavam cansados das regras cada vez mais rigorosas para a competiçao big bill france o mesmo cara que no fim da decada de 40 havia transformado as corridas de traficantes de bebidas nos ovais de terra em uma competiçao de verdade comprou uma bela briga com a chrysler em 1965 quando decidiu que o motor hemi 426 deveria ser banido da competiçao [youtube id= er52eilb2rm width= 620 height= 350 ] a razao ate que era compreensivel o v8 com camaras de combustao hemisfericas que permitiam muito melhor fluxo e eficiencia na queima tinha 400 cv declarados mas o dominio da plymouth na temporada de 1964 com richard petty conquistando oito vitorias e o titulo com uma larga vantagem alem de uma vitoria tripla na daytona 500 geraram desconfiança em big bill que decidiu vetar o motor para o ano seguinte em resposta a chrysler decidiu boicotar a nascar naquele ano o hemi voltaria em 1966 mas naquele ano bill comprou outra briga desta vez com a ford que estava trabalhando em um novo motor o ford fe sohc cammer era um v8 de 427 pol³ que estava em desenvolvimento para combater o hemi 426 e como o nome diz tinha como principal caracteristica o uso de comandos simples nos cabeçotes single overhead camshaft ou sohc o ford sohc cammer no dragster de arrancada de don prudhomme leia mais sobre ele neste post com os comandos de valvulas nos cabeçotes as varetas que acionavam as valvulas poderiam ser eliminadas possibilitando a adoçao de dutos de admissao maiores e mais diretos o rendimento do motor era melhor e consequentemente a potencia cresceria digamos que a potencia declarada era proxima dos 500 cv mas na pratica passava dos 600 cv [youtube id= b0ess16zoti width= 620 height= 350 ] big bill contudo achava que comandos nos cabeçotes eram algo exotico e europeu demais e vetou a entrada do 427 cammer na competiçao a ford nao gostou nada disso e continuou desenvolvendo o motor na esperança de que bill mudasse de ideia ainda que conseguisse muito sucesso nas pistas de arrancada e pouco depois desse origem ao motor do ford gt40 que venceu as 24 horas de le mans em 1966 o motor jamais foi usado na nascar o que desagradou tanto a ford que a marca tambem boicotou a categoria no inicio do ano sem a chrysler em 1965 e sem a ford em 1966 a situaçao da categoria nao ficou muito boa havia poucos carros no grid o que minguou o empenho das equipes e fez com que a quantidade de espectadores nas corridas diminuisse bastante era preciso fazer alguma coisa e entao bill foi procurar a ford para fazer um acordo um de seus pilotos fred lorenzen voltaria a nascar pela ford com um carro projetado pelo ex piloto vencedor de 50 corridas da nascar junior johnson que recebeu certas concessoes por parte de big bill para fazer um carro como bem quisesse naquela epoca os carros da nascar eram realmente stock deveriam ser baseados nos modelos de produçao com carroceria fiel as formas originais junior johnson decidiu ousar e criou um dos carros mais curiosos do grid o ford galaxie 1963 teve a carroceria toda modificada em nome da aerodinamica a inclinaçao do capo foi tao acentuada que o para choque cobria uma parte dos farois o teto foi rebaixado entre 8 e 12 cm depende da fonte e o para brisa inclinado para tras em pelo menos 20° modificaçoes que permitiam que o carro cortasse o ar de forma mais eficiente ja os paineis da carroceria na traseira foram inclinados para cima de modo a agir como um grande aerofolio e melhorar o downforce a suspensao tambem fora modificada com o lado esquerdo do carro cerca de 8 cm mais baixo para compensar a inclinaçao da pista o resultado era um carro bem diferente do galaxie de rua dizem ate que lorenzen precisava de ajuda para entrar pela janela traseira visto que o vao na dianteira era pequeno demais e que como dissemos em condiçoes normais jamais passaria na inspeçao contudo a organizaçao da nascar estava tao desesperada procurando uma forma de atrair o publico de volta que simplesmente fingiu que estava tudo bem e liberou a participaçao do carro as modificaçoes deram resultado o carro se classificou em terceiro e liderou a prova ate a metade da corrida contudo a certa altura o cubo de uma das rodas dianteira quebrou e o carro bateu no muro foi a unica vez em que o carro competiu na nascar enquanto lorenzen seguiu com sua carreira que na epoca estava no auge [youtube id= xwqk_xqj4fc width= 600 height= 350 ] o piloto venceu 26 corridas terminou entre os dez primeiros 84 vezes e conseguiu 32 pole positions em sua carreira mas isto nao impediu um jornalista a epoca do acidente de dizer que nunca viu alguem conseguir pilotar uma banana a 240 km/h em alusao ao formato e a cor do carro o apelido pegou e o galaxie e conhecido como yellow banana ate hoje alem disso foi este o carro que começou a despertar o interesse de equipes e pilotos em usar perfis aerodinamicos na nascar depois do acidente o galaxie recebeu uma nova carroceria com as linhas convencionais e competiu em ovais de terra por alguns anos antes de desaparecer do mapa em 2001 foi comprado pela edelbrock que o restaurou totalmente em dezembro 2013 o carro voltou a nascar nao as corridas obviamente mas a exposiçao glory road 2 0 que celebra a historia da categoria no nascar hall of fame em charlotte na carolina do norte
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