nos parte o coraçao ter de admitir que uma fabricante nao tem o mesmo apelo que antes o marco antonio oliveira discorreu muito bem sobre a situaçao atual da bmw nao a situaçao financeira da empresa que anda muito bem mas sua situaçao junto dos entusiastas afinal foram os fas de carros quem construiram a reputaçao das ultimate driving machines atraidos pelo sheer driving pleasure que elas sempre proporcionaram carros com design no minimo controverso que explicaçoes e retrataçoes dos proprios designers; um novo serie 1 de traçao dianteira que faz muito sentido para o mercado mas nenhum para os fas; uma mudança gradual de carros que colocavam o prazer de dirigir acima de tudo para uma marca de carros de luxo com alto desempenho acredite ha um mundo de diferença estas coisas acabaram meio que apagando o brilho da bmw para muita gente embora seus carros ainda sejam excelentes cada vez menos os carros da empresa bavara nos emocionam o m2 e um deles e infelizmente tornou se exceçao [caption id= attachment_260262 align= aligncenter width= 1920 ] bmw m2 o m3 e36 moderno[/caption] como observa o mao foi ali na transiçao entre os anos 1990 e os anos 2000 com a chegada do serie 3 e46 que a bmw começou a dar sinais desta mudança de direcionamento ele era um carro mais pesado e confortavel ainda que fosse tao bom de guiar quanto o e36 naquela epoca porem a bmw criou um de seus carros mais bacanas do ponto de vista entusiasta talvez nem tanto pelo carro em si mas por sua proposta ser a interpretaçao dos alemaes para o mx 5 miata carro que e conhecido por ser o unico que faz todos os entusiastas concordarem em alguma coisa que ele e sensacional estamos falando do bmw z3 que foi lançado em 1995 exatos 20 anos atras quer dizer um pouco mais ele foi apresentado a imprensa por videoconferencia em 12 de junho começou a ser fabricado em 20 de setembro e apareceu em 007 contra goldeneye em 15 de dezembro como o carro de james bond pierce brosnan na epoca entao temos uma boa janela para homenagea lo por seus 25 anos https //www youtube com/watch v=v0r_otq6fi4 em termos de roadsters compactos antes do z3 a bmw teve o z1 que por si so foi um dos carros mais criativos que a marca ja fez ele tinha paineis removiveis de plastico portas que entravam nas soleiras e podia ser guiado sem a carroceria a diferença era que o bmw z1 era quase um experimento para testar a recepçao do publico a um carro desse tipo um experimento que deu certo antes do lançamento em 1989 a bmw disse que havia 35 000 interessados contudo foram fabricados apenas 6 177 carros ate 1991 o z1 foi concebido desde o inicio para ser raro e exclusivo foi entao que a bmw percebeu que poderia ter um roadster esportivo produzido em massa um carro mais barato e convencional do que o z1 de preferencia usando varios componentes ja disponiveis nas estantes da bmw para diluir custos e possibilitar a produçao em alto volume o desenvolvimento do z3 começou ja em 1990 de cara dois criterios foram estabelecidos o modelo basico nao poderia custar muito mais do que um miata; e o z3 deveria vender mais de 100 000 exemplares ao longo de seu ciclo de vida o resultado foi um conceito apresentado ainda naquele ano ur roadster era baseado no z1 mas tinha formas mais robustas e portas convencionais que se abriam para fora embora sua identidade visual fosse bastante experimental para nao dizer feia com farois pequenos e redondos e largos para lamas suas proporçoes ja trazem muito do que viria a ser o z3 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 277833 277834 ] em julho de 1992 o designer japones joji nagashima — que tambem e o responsavel pelo serie 5 e39 e pelo serie 3 e90 — começou a desenhar o z3 com suas linhas definitivas a partir dai foram apenas 38 meses de desenvolvimento ate a versao definitiva começar a ser fabricada durante estes pouco mais de tres anos — um estalar de dedos na industria automobilistica — a bmw conseguiu colocar em pratica um modelo exemplar de aproveitamento de recursos ja existentes de modo a obter os melhores resultados como so os alemaes sabem fazer para baratear o projeto ao maximo e consequentemente conseguir vender o carro a um preço competitivo a bmw aproveitou muito do serie 3 e36 lançado quatro anos antes em 1991 — mais precisamente a do e36 compact a plataforma do hatchback era em essencia identica a dos outros modelos de carroceria mas tinha uma diferença fundamental a suspensao traseira que em vez de um sistema multilink usava um sistema de braços semi arrastados — alem de ocupar menos espaço era mais simples e por isto mais barato a dianteira permaneceu com o sistema macpherson por causa das mudanças a plataforma do z3 costuma ser chamada de e36/7 para evitar confusao a eventual versao fechada cupe ou hatchback depende da sua interpretaçao ficou sendo a e36/8 parte da estrategia da bmw com o z3 era concentrar a maioria das vendas nos eua por esta razao o modelo foi o primeiro a ser fabricado na entao nova planta da marca em spartanburg carolina do sul sudeste dos eua agora ao contrario do que se costuma fazer o z3 nao foi apresentado ao publico em um salao como detroit genebra ou frankfurt ele foi apresentado no cinema como o carro de james bond em 007 contra goldeneye goldeneye 1995 — primeiro na franquia a trazer pierce brosnan no papel do agente da mi6 o lançamento nao tradicional foi escolhido para gerar mais buzz sobre o z3 entre os americanos — afinal a bmw precisava provar que os modelos produzidos nos eua seriam tao bons quando os alemaes deu certo porque o sucesso do z3 foi imediato e sem precedentes dentro da proposta de ser uma alternativa um pouco mais sofisticada ao mazda mx 5 a bmw ofereceu de inicio apenas o motor de quatro cilindros 1 9 litro e 140 cv a 6 000 rpm era um bom motor e fazia sucesso no serie 3 e36 mas provou se aquem das expectativas dos clientes a bmw apressou se em corrigir a situaçao e em 1997 deu ao z3 um motor digno o seis em linha m52 com comando duplo no cabeçote 2 8 litros 192 cv a 5 900 rpm e 24 9 mkgf de torque a 4 700 rpm a partir dai as vendas decolaram de vez e o futuro do z3 estava garantido esta primeira versao com motor de seis cilindros e considerada a mais classica e desejavel por sua robustez pelo motor elastico e claro pelo fato de ser o primeiro https //www youtube com/watch v=bdapofjvtz8 ao longo dos anos uma serie de motorizaçoes diferentes foi oferecida — algumas exclusivas para os eua e outras para os mercados internacionais em 1999 o modelo de quatro cilindros foi descontinuado e a versao de entrada passou a usar um seis em linha de dois litros e 150 cv na europa e de 2 5 litros e 170 cv nos eua este foi um dos poucos casos em que o modelo americano era mais potente que o europeu e os americanos ainda preferiam o cambio automatico de quatro marchas ao manual de cinco mas a versao mais incrivel do bmw z3 era claro a versao motorsport ou m roadster a bmw nao poderia ficar sem uma variante de alto desempenho de um carro que se mostrou tao vendavel o m roadster foi anunciado em 1996 e nao foi exatamente dificil concebe lo bastou transplantar ao roadster o conjunto mecanico do m3 e36 o que significa que o m roadster tem um seis em linha de 3 2 litros e cambio manual de cinco marchas assim apesar de nao ter o nome alfanumerico tradicional da grife o m roadster era um legitimo modelo m ate mesmo a diferença de potencia entre os modelos americano e europeu se repetia do lado de ca do atlantico o motor era o s52 — de 240 cv a 6 000 rpm e 32 6 mkgf de torque a 3 800 rpm — enquanto na europa era oferecido o s50 com 325 cv a 7 400 rpm e 35 6 mkgf de torque a mais baixos 3 250 rpm o resultado se via nos numeros de aceleraçao o m roadster americano ia de 0 a 100 km/h na em cerca de 5 2 segundos enquanto o europeu era mais de um segundo mais rapido fazendo o mesmo em 4 3 segundos naquele mesmo ano uma equipe de engenheiros malucos da bmw conseguiu autorizaçao para fazer uma versao com teto fixo do m roadster — o m coupe que apesar do nome era na pratica um hatchback um dos melhores do universo alias https //flatout com br/os melhores hot hatches universo bmw m coupe sim voce leu certo/ outros componentes tambem mudavam no m roadster — muitos deles emprestados dos m3 e30 e e36 como os freios e a suspensao o m roadster tambem tinha para lamas alargados — possibilitando bitolas mais largas assim como os pneus de medidas 225/45 na dianteira e 245/40 na traseira que calçavam rodas de 17 polegadas o sistema de escape tinha duas saidas duplas que se tornaram sua marca registrada e a bmw ainda incluiu um diferencial de deslizamento limitado para aprimorar ainda mais a dinamica em 2000 toda a linha z3 foi atualizada com novos motores e um novo visual — com exceçao do m roadster que permaneceu identico por fora mas ganhou um novo motor o seis em linha s54 do bmw m3 e46 considerado por muitos entusiastas o ultimo seis em linha a moda antiga da bmw naturalmente aspirado e girador o s54 continuava entregando 325 cv a 7 400 rpm com torque de 36 mkgf a 4 900 rpm mas a disparidade entre os modelos europeu e americano diminuiu nos eua o m roadster passava a 319 cv enquanto o torque tambem era de 36 mkgf o bmw z3 durou mais dois anos saindo de linha em 2002 com muito mais de 100 000 exemplares comercializados tres vezes mais por volta de 300 000 unidades foram vendidas contando todos os mercados dizer que a bmw nunca mais teve um roadster esportivo depois do z3 e uma inverdade seu sucessor o z4 foi lançado em 2002 ganhou sua terceira geraçao em 2018 mas perto de completar duas decadas o z4 padeceu do mesmo mal que os outros bmw suas dimensoes aumentaram seu interior ficou mais recheado e o motor ficou mais potente e o envolvimento ao volante nao acompanhou novamente duvidamos que o bmw z4 seja um carro ruim ele ate foi escolhido pela toyota como base para o supra mas a bmw dificilmente vai fazer outro miata alemao se continuar com a filosofia atual e isto sim e triste sera mesmo que o mundo nao receberia muito bem outro z3
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.