top gear lançado para o super nintendo em 1992 e um dos maiores classicos de corrida da era 16 bits sua estetica datada e charmosa suas excelente trilha sonora e a jogabilidade simples que agradava dos gamers casuais aos mais hardcore sao tudo o que falta nos jogos de corrida modernos na opiniao de muita gente [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 ] mas vamos nos concentrar nos carros voce provavelmente lembra do carro vermelho do carro branco do carro roxo e do carro verde azul cada um com seu design inspirado em um superesportivo do mundo real e com suas proprias caracteristicas de dirigibilidade aceleraçao velocidade maxima e consumo de combustivel ha quem diga que a inspiraçao para o carro vermelho e a ferrari testarossa enquanto o carro roxo lembra o jaguar xjr 15 por exemplo a inspiraçao jamais foi assumida pelos desenvolvedores mas nos entusiastas gostamos de encontrar conexoes entre as coisas que envolvem carros somos assim zender vision 1s 1983 se fosse para dar um tiro no escuro diriamos que as criaçoes da zender nos anos 80 podem muito bem ter sido inspiraçoes na hora de desenhar os bolidos de top gear se voce prestar atençao vai perceber as linhas retas; os vincos exagerados; as proporçoes meio fora de esquadro com dianteira baixa e teto alto; as entradas e saidas de ar em profusao; os farois escamoteaveis claro pode ser so impressao mas foi a primeira impressao e esta e a que fica a zender que leva o nome de seu fundador o alemao hans albert zender começou as atividades em 1969 como customizadora especializada em bancos esportivos aparatos aerodinamicos e alargadores de para lamas nos anos 70 a zender começou a se aventurar preparando carros de corrida em 1974 alguns modelos da ford recebiam peças da zender na carroceria em 1977 a zender modificou um volkswagen scirocco para participar de competiçoes de turismo seguindo as regras do grupo 5 da fia que na epoca tinha poucas restriçoes quanto as mudanças na aerodinamica do carro contanto que o capo as caixas de ar as portas o teto e a tampa do porta malas nao tivessem a largura alterada todo o resto podia ser radicalmente transformado e por isso que o scirocco da zender era assim nao ha muito mais informaçoes a seu respeito apenas algumas poucas fotos nesta mesma epoca porem a zender começou a distribuir suas peças para mais de 40 paises melhorando as condiçoes financeiras da empresa e dando a hans albert zender a oportunidade de realizar um sonho antigo fabricar seus proprios carros para isto em 1980 foi fundada a zender exklusiv auto como outras fabricantes da epoca a ferrari com sua f40 e a primeira que salta a mente a zender colocou como um de seus pilares a moldagem de fibra de carbono para a construçao de seus carros começando pelo zender vision 1s apresentado no salao de frankfurt de 1983 o formato da carroceria era um amalgama de influencias conseguimos enxergar um pouco das ferrari 308 e 288 gto na dianteira com farois escamoteaveis principais e auxiliares no para choque o perfil era longo e baixo e a traseira tinha lanternas que podem ter vindo do bmw serie 5 e28 ou do vw jetta de primeira geraçao ainda estamos em duvida ja o motor era um cinco cilindros turbo da audi com deslocamento de 2 144 cm³ 2 1 litros arredondando para baixo e 300 cv nao parece muito mas ao menos ele tinha um motor porque o zender vision 2 que apareceu no salao de frankfurt de 1985 nao tinha era um modelo estatico ainda mais parecido com algo que se esperaria ver em top gear mas tambem lembrava um pouco uma reinterpretaçao oitentista alema do lamborghini countach fora isto nao ha muito mais para falar a seu respeito exceto que talvez ele nao tenha recebido um motor porque a zender estava ocupada demais criando kits de customizaçao e preparaçao para carros de outras marcas nesta epoca um dos mais bacanas e sem duvida o mercedes benz 500 set a versao perua do 500 sel w126 que a mercedes nunca fez completo com um v8 de cinco litros e 270 cv e a capacidade de ir de zero a 100 km/h em 7 5 segundos em 1987 a zender voltava a frankfurt com o vision 3 que nao por acaso aproveitava o motor v8 da mercedes benz com deslocamento ampliado para 5 6 litros e capaz de render 300 cv para chegar aos 280 km/h ele ainda tinha um visual derivativo na dianteira mas a traseira esbanjava personalidade ao adotar as lanternas traseiras praticamente no para choque e uma enorme saida de ar acima delas com os cortes abruptos barbatanas vincos e arestas da carroceria ele certamente e o que mais lembra um carro de top gear seu sucessor foi o zender factor 4 ele rompia com a nomenclatura tradicional da companhia e tambem introduzia novos elementos de estilo mostrado em 1989 mais uma vez no salao de frankfurt ele tinha farois fixos cobertos por uma lente transparente e parecia uma ferrari f50 mais futurista um detalhe curioso fica na traseira a abertura da tampa do motor ia ate o topo do para choque e as lanternas ficavam ao lado dela no cupe elas eram nada menos do que as peças da volkswagen caddy picape derivada da primeira geraçao do golf ja o roadster usava as lanternas do golf mk3 que foi apresentado na europa naquele mesmo ano de 1989 o interior era totalmente amarelo provavelmente o mais amarelo de todos os tempos mas ha de se dar a ele o credito por suas formas arredondadas e limpas como se veria com muita frequencia na decada de estava prestes a começar o motor voltou a ser audi mas desta vez era o v8 de 3 6 litros da primeira geraçao do seda a8 que havia sido lançada no ano anterior originalmente a potencia deste v8 era de 250 cv mas preparado com dois turbocompressores pela zender o motor chegava a saudaveis 450 cv ele foi o primeiro conceito feito pela empresa a ser construido sobre uma estrutura monocoque de fibra de carbono [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] nos anos 90 a zender explorou outros estilos e conjuntos mecanicos o progetto cinque por exemplo de 1955 era uma visao mais arredondada e contemporanea do alfa romeo spider da epoca o motor porem era um volkswagen vr6 montado na dianteira ja o conceito straight 8 apesar do nome nao usava um oito cilindros em linha apresentado em 2001 ele utilizava a plataforma e a mecanica do bmw m coupe norte americano ou seja tinha um seis em linha de 3 2 litros e 240 cv o modelo europeu tinha 325 cv ele nao era um carro muito bonito na verdade e talvez por isto ele tenha sido o ultimo dos carros originais desenvolvidos pela zender a companhia contudo continuou na ativa no entanto passou a focar se mais na fabricaçao de componentes de fibra de carbono para outras marcas tanto que em 1998 foi aberta uma filial na italia dedicada exclusivamente a isto mesmo os leitores mais fieis do flatout talvez tenham dificuldade de lembrar afinal ja faz quatro anos mas no salao de genebra de 2014 foi apresentado o fiat 500 abarth 695 biposto versao de dois lugares do hot hatch da fiat com uma versao de 190 cv do motor 1 4 t jet e gaiola de proteçao integral no texto dissemos que a carroceria de fibra de carbono foi fabricada pela zender era a unica mençao a eles em todo o site ate agora problema resolvido
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