o argentino horacio pagani pode dizer que venceu na vida como muitos de nos em sua juventude ele era um admirador dos supercarros italianos mas diferentemente da maioria ele conseguiu fundar sua propria fabricante de superesportivos tornando se um daqueles em que se espelhava e seu primeiro modelo era tao incrivel que vinte anos depois se recusa a ficar obsoleto obviamente estamos falando do pagani zonda como contamos neste post publicado ha um bom tempo horacio pagani começou a ensaiar muito cedo a carreira que seguiria pelo resto da vida aos dez anos de idade ele ja era completamente doente por supercarros e desenhava incontaveis esboços em qualquer pedaço de papel que encontrava aos 15 ele construiu sua primeira moto com a ajuda de um amigo e em 1972 aos 17 deu forma a seu primeiro veiculo de quatro rodas um cupe esportivo de fibra de vidro feito sobre um renault dauphine com 23 anos ja formado engenheiro mecanico pagani construiu um monoposto de formula 2 com a ajuda do lendario oreste berta o monoposto chamou a atençao de ninguem menos que juan manuel fangio o pentacampeao de formula 1 que acompanhou as corridas de automoveis na argentina ate seus ultimos dias quando se mudou para a italia em 1982 atras do sonho de construir seus proprios superesportivos pagani levou na mala algumas cartas de recomendaçao escritas pelo proprio fangio e as entregou aos principais fabricantes locais incluindo obviamente ferrari e lamborghini sem sucesso com a primeira pagani foi logo contratado pela segunda e foi assim que a coisa começou a ficar seria na lamborghini horacio teve seu primeiro contato com a fibra de carbono um fabuloso material tao resistente quanto o aço ou o aluminio porem muito mais leve depois de criar alguns conceitos para a lamborghini e de insistir em vao para que a empresa comprasse uma autoclave industrial equipamento indispensavel no manejo da fibra de carbono pagani decidiu que era hora de agir por conta propria e foi assim que em 1992 ele fundou a fabricante batizada com seu sobrenome e imediatamente começou a trabalhar em seu primeiro projeto 100% autoral [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241022 241023 ] o pagani zonda inicialmente iria se chamar fangio f1 em homenagem ao responsavel pelo ingresso de horacio na industria contudo como o piloto veio a falecer em 1995 pagani achou que usar seu nome seria oportunista e desrespeitoso o nome escolhido zonda e inspirado em um vento que sopra nos alpes argentinos e pode chegar aos 200 km/h sendo o principal responsavel pelas nevascas da regiao mais do que apropriado para o que pagani pretendia com seu automovel fazer dele um dos mais velozes do mundo entre a concepçao e o lançamento do pagani zonda passaram se sete anos a primeira versao de produçao chamda zonda c12 foi apresentada no salao de genebra de 1999 antes dele foram feitos cinco prototipos todos construidos em 1998 e equipados com o motor v12 mercedes benz m120 o mesmo do classe s e do classe sl da epoca com bloco de aluminio e capacidade para entregar 400 cv um numero excelente ha vinte anos apesar de ser fa dos superesportivos italianos pagani optou pelo motor alemao por insistencia do proprio fangio que conhecia muito bem a reputaçao da engenharia da mercedes afinal ele proprio venceu corridas com o w196 monoposto na temporada de 1955 da formula 1 o primeiro prototipo do zonda foi supostamente destruido em um crash test enquanto o segundo foi mantido aos cuidados da pagani e utilizado em testes de durabilidade ele chegou a rodar mais de um milhao de quilometros antes de ser totalmente restaurado e colocado em exibiçao permanente na sede da pagani em modena na italia os outros tres carros acabaram sendo entregues aos sortudos primeiros compradores do zonda originalmente o pagani zonda c12 de produçao dispunha de 450 cv a 5 200 rpm e 65 3 kgfm de torque a 4 200 rpm acoplado a uma caixa manual de cinco marchas pesando cerca de 1 200 kg ele era capaz de ir de zero a 100 km/h em quatro segundos 0 5 segundo mais rapido que o lamborghini diablo e atingir os 298 km/h ja em 2001 a pagani apresentou o zonda c12 s que trazia como principal novidade o motor v12 de sete litros criado originalmente para o mercedes benz clk gtr com 550 cv a 5 500 rpm e 76 5 kgfm de torque a 4 100 rpm o motor era acoplado a uma nova caixa manual de seis marchas e era capaz de levar o supercarro de zero a 100 km/h em 3 7 segundos com velocidade maxima de 335 km/h foram feitas 15 unidades do zonda c12 s em 2000 e 2001 antes que a pagani fizesse uma nova atualizaçao no projeto https //www youtube com/watch v=xuetmj vq10 lançado em 2002 o zonda s 7 3 entregava o deslocamento em seu nome 7 291 cm³ exatamente como no mercedes benz sl73 amg o motor 7 3 tinha 555 cv a 5 900 rpm e o mesmo torque do zonda c12 s e os numeros de desempenho divulgados pela pagani eram exatamente os mesmos mas pela primeira vez o zonda vinha equipado de serie com controle eletronico de traçao e freios abs a fim de torna lo menos arredio em alta velocidade foram feitos 17 exemplares do zonda s 7 3 que na epoca tornou se o recordista entre os carros de produçao em nurburgring nordschleife com um tempo de 7min44s meses depois do cupe a pagani apresentou o zonda s 7 3 roadster versao aberta que trazia os mesmos componentes mecanicos e tinha 30 kg a mais por conta dos reforços na estrutura segundo a fabricante o zonda s roadster nao sofria qualquer perda de desempenho em relaçao a versao fechada curiosamente foram feitos bem mais conversiveis do que cupes 40 no total entre 2002 e 2005 o pagani zonda s 7 3 foi sucedido pelo zonda f de fangio naturalmente com ele o supercarro recebeu seu primeiro facelift; com novos para choques; farois triplos antes eram duplos ; uma nova asa traseira que tornava a aerodinamica mais eficiente; e novos retrovisores externos [gallery type= grid link= file size= medium ids= 241033 241034 241036 ] o motor continuava sendo o m297 da amg porem com um novos coletores de admissao e escape e uma reprogramaçao na ecu com isto chegava aos 602 cv aos 6 150 rpm e 77 5 kgfm de torque a 4 000 rpm o cambio tambem era uma evoluçao do que se via no zonda c12 s porem com engrenagens reforçadas e novo escalonamento com isto o zonda f era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 6 segundos enquanto a velocidade maxima aumentou consideravelmente e passou a 345 km/h https //www youtube com/watch v=1gwufzazh9m o novo supercarro tambem trazia freios brembo com discos de carbono ceramica comuns hoje em dia porem rarissimos na epoca e rodas oz racing alem disso a estrutura da dianteira foi redesenhada para ficar mais leve e mais resistente no caso de uma colisao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241038 241039 ] foram fabricados 25 exemplares do pagani zonda f entre 2005 e 2011 paralelamente horacio pagani seguiu melhorando a receita quando a versao aberta do zonda f novamente com o sobrenome roadster foi lançada em 2006 o motor v12 7 3 passou aos 650 cv a 6 200 rpm e 79 5 kgfm de torque a 4 000 rpm assim apesar de ter alguns quilos a mais o roadster era mais rapido e mais veloz que o cupe o zero a 100 km/h era cumprido em 3 4 segundos e a velocidade maxima chegava aos 350 km/h https //www youtube com/watch v=s10jibknjze este mesmo motor foi usado no pagani zonda f clubsport uma versao que incorporava elementos de carbotanium uma mistura de fibra de carbono e titanio patenteada pela modena design a divisao da pagani responsavel pelo desenvolvimento de novas tecnologias com isto ele era consideravelmente mais leve tinha 1 230 kg contra mais de 1 300 kg do zonda f comum e tinha os mesmos numeros de desempenho do zonda roadster embora levasse vantagem nas curvas prova disto foi a volta de 7min24s que o zonda f clubsport deu em nurburgring com o piloto alemao marc basseng ao volante https //www youtube com/watch v=_4isihlavtg em 2007 o pagani zonda recebeu sua primeira versao de pista o zonda r nao era um carro de corrida e sim um brinquedo de luxo para track days e de acordo com horacio 90% dos componentes eram novos ou modificados em relaçao ao zonda f a aerodinamica foi extensivamente retrabalhada com um entradas de ar maiores no para choque dianteiro alem de um spoiler bem mais generoso feito de fibra de carbono e uma grande asa traseira ajustavel enquanto o assoalho era totalmente plano a traseira era completamente diferente os componentes mecanicos eram quase todos expostos e as lanternas eram minusculas a ideia era proporcionar um caminho mais livre para que o ar aquecido pelo motor e pelo sistema de escape deixasse o cofre reduzindo as chances de superaquecimento o monocoque de fibra de carbono tinha uma gaiola de proteçao integrada e na traseira havia um tanque de combustivel de borracha selado com quatro bombas de combustivel o entre eixos era 47 mm mais longo a fim de aumentar a estabilidade direcional e a suspensao teve a geometria totalmente retrabalhada as rodas eram de cubo rapido em liga de magnesio forjada e o zonda r tinha ate meso um airjack para facilitar as trocas de pneus na pista outra novidade era um sistema de telemetria capaz de exibir o downforce produzido sobre cada roda de forma instantanea e diversos outros dados em tempo real incluindo tempos de volta aferidos por gps muito antes de esta tecnologia se tornar lugar comum entre os esportivos e supercarros [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241043 241044 ] o motor do zonda r era o m120 de seis litros mas apesar do menor deslocamento o v12 entregava nada menos que 740 cv a 7 500 rpm com torque de 72 3 kgfm o cambio pela primeira vez era sequencial de seis marchas desenvolvido e fabricado pela xtrac com ele o carro que pesava apenas 1 070 kg era capaz de alcançar os 100 km/h em tres segundos cravados enquanto a velocidade maxima era de nada menos que 375 km/h https //www youtube com/watch v=jl2b_wn4xw0 em julho de 2009 foi a vez do pagani zonda cinque que era em essencia uma versao de rua do zonda r com o mesmo tratamento estetico e aerodinamico o motor porem era o v12 m297 de 7 3 litros recalibrado para chegar aos 678 cv e 79 5 kgfm de torque o zonda cinque era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 4 segundos e tinha velocidade maxima de 349 km/h [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241045 241046 ] foram feitos apenas cinco exemplares do cupe e mais cinco do zonda cinque roadster todos eles foram vendidos antes do inicio da produçao e havia uma boa razao para a procura inicialmente o cinque foi anunciado como o ultimo zonda todos sabemos porem que ele nao foi https //www youtube com/watch v=ulskbvlm2c0 ja em 2010 a pagani mostrou o zonda tricolore criado em homenagem aos frecce tricolori a equipe de acrobacias aereas do exercito italiano a mecanica e a carroceria eram praticamente iguais as do zonda cinque a diferença estava no acabamento a fibra de carbono recebia uma camada de verniz azul com uma listras nas cores da bandeira italiana ladeando o v do capo na epoca a pagani disse que o tricolore seria um one off mas no fim das contas foram feitos tres exemplares [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241049 241050 ] foi ja no começo de 2011 que horacio pagani revelou o sucessor do zonda o huayra que tambem ja e um veterano no entanto o sucesso do zonda foi tao grande que entre 2012 e 2017 a pagani seguiu atualizando o projeto usando os carros que ja haviam sido produzidos fosse por encomenda de clientes especiais ou por iniciativa propria como detalhamos neste post mais recentemente no salao de genebra de 2019 a pagani exibiu o primeiro de todos os prototipos do zonda sim o carro que foi destruido em um crash test entretanto a fabricante o restaurou caprichosamente para deixa lo exatamente como era em 1999 e o apresentou no salao de genebra para comemorar o aniversario de vinte anos do modelo em uma homenagem mais do que justa ao pagani que começou tudo
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