hoje a porsche e uma das maiores potencias do automobilismo especialmente agora que em 2016 os alemaes conquistaram sua segunda vitoria seguida nas 24 horas de le mans coincidentemente foi em le mans que tudo começou o primeiro carro de competiçao da porsche foi inscrito na corrida em 1951 e foi o vencedor de sua categoria esta e sua historia se voce nos acompanha ha algum tempo ha chances de ter lido este post no qual contamos a historia do primeiro carro produzido em serie pela porsche ferdinand porsche o fundador da marca e projetista do iconico vw fusca queria que o modelo de estreia de sua companhia fosse um esportivo por isso o fusca foi vendido como vw e nao como porsche na epoca a porsche operava em gmund na austria pois ferdinand porsche nao queria correr o risco de que sua companhia fosse destruida em um bombardeio assim o carro projetado seu filho ferdinand ferry porsche nao seria fabricado na alemanha em stuttgart como deveria ser desde o inicio e sim na austria foi a primeira serie do porsche 356 fabricada entre 1948 e 1949 que ficou conhecida como gmund coupe foram feitos cerca de 50 carros que diferiam dos 356 fabricados depois em zuffenhausen em alguns aspectos importantes primeiro a carroceria era de aluminio e nao de aço tinha para choques mais discretos quase embutidos um capo maior e para brisa dividido ao meio por dentro uma detalhe interessante a chave de igniçao nao ficava a esquerda como e tradiçao nos porsche e sim bem no meio do painel nao acredita olha ai diz a lenda que a ideia da igniçao do lado esquerdo surgiu por causa das 24 horas de le mans quando a largada ainda tradicional ainda era realizada com os pilotos de um lado da pista e os carros do outro a localizaçao da chave fazia a diferença depois de correr ate o carro e entrar o piloto economizava alguns segundos dando a partida no motor com a mao esquerda e engatando a primeira marcha com a mao direita pois foi justamente nas 24 horas de le mans que o gmund coupe brilhou pela primeira vez o que aconteceu foi o seguinte durante o salao de paris de 1950 os organizadores da corrida tentaram convencer ferdinand porsche a participar eles conseguiram e o professor ferdinand autorizou seus engenheiros a buscar formas de tornar aquele carro competitivo o motor era um flat four de origem volkswagen e modificado pela porsche com 1 1 litro de deslocamento e pouco mais de 40 cv a carroceria de aluminio era mais leve o que ja era uma vantagem e suas formas aerodinamicas tambem lhe serviriam bem especialmente com as rodas cobertas e o assoalho plano instalados pelo time de engenharia eram os chamados 356 gmund sl onde sl quer dizer super leve dito isto os automoveis precisavam ser completamente legalizados para as ruas por isto o interior foi mantido praticamente intacto e nada da igniçao a esquerda dois carros sem pintura afinal o prata era a cor nacional da alemanha no automobilismo foram levados para o circuito de la sarthe em 1951 um deles o de nº 47 sofreu um acidente e foi destruido durante os treinos de classificaçao mas nada de mais grave aconteceu exceto que a porsche agora so tinha um carro para a prova nao ha tantos detalhes das ediçoes mais antigas das 24 horas de le mans quanto gostariamos mas o que importa e o seguinte o carro venceu sua categoria 1 1 litro e ainda ficou em 19º lugar na classificaçao geral com a dupla de pilotos franceses auguste veuillet e edmond mouche ao volante a frente de diversos rivais mais potentes diga se foi um belo resultado para uma estreia isto e inegavel sendo assim e de se imaginar porsche tratou o carro com muito carinho depois da corrida nao e pois entao eles simplesmente venderam o carro para o importador americano max hoffman aquele mesmo que pouco tempo depois convenceu a mercedes benz a criar o 300sl que enviou o 356 para os estados unidos la um revendedor porsche chamado john von neumann do sul da california decidiu compra lo o que ele fez cortou fora o teto e o vendeu serio o 356 gmund sl nº 46 passou por mais um ou dois donos antes de em 1957 ser comprado por um piloto de nome chuck forge forge era nosso tipo de cara uma vez com o carro em maos e provavelmente sem saber se tratar de um modelo historico tao importante ele simplesmente foi para a pista com o carro constantemente por 53 anos ate que em 2010 ele morreu o carro entao foi anunciado para venda mas nao publicamente e sim para um seleto grupo de compradores em potencial quem diz isto e rod emory dono da restauradora e preparadora californiana de carros de corrida emory motorsports e o cara que junto com o amigo cliente e avido colecionador de porsche cameron healey comprou o gmund coupe #46 a ideia era restaura lo exatamente como era quando venceu em le mans [youtube id= ox6jda0j40o width= 620 height= 350 ] [gallery columns= 4 link= file ids= 122210 122212 122213 122214 ] as referencias usadas foram em sua maioria fotos em preto e branco da epoca nao foi um trabalho facil embora o carro estivesse integro seria necessario reconstruir boa parte da carroceria afinal ele nao tinha teto e competiu por meio seculo com o mesmo cara ao volante no entanto como da para ver os caras capricharam de verdade [youtube id= x44rkhrsrbe width= 620 height= 350 ] tanto que o reconhecimento veio da propria porsche o serviço de recuperaçao foi concluido bem a tempo para o rennsport reunion evento para carros de corrida historicos realizado pela porsche que em 2015 chegou a sua v ediçao o gmund coupe sl #46 foi exibido ao lado de outras lendas de stuttgart em le mans como o porsche 917k o porsche 962c e o porsche 919 hybrid nada mais justo seu lugar e mesmo junto deles no video abaixo rod emory mostra o carro em detalhes a jay leno que tambem aproveita para dar um role inveja dele imagina [youtube id= azmwgxgm3em width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.