fala galera do flatout aqui e o carlos viana atualmente sou o responsavel pela area estrutural de projeto da equipe fenix racing da unesp de ilha solteira espero que todos gostem do post em que vamos mostrar um pouco do nosso trabalho se voce nao lembra da nossa historia leia aqui o primeiro post e aqui o segundo bom o projeto do sistema estrutural da nossa equipe engloba a concepçao e manufatura nao somente do chassi mas tambem do assoalho e corta fogo do veiculo que sao importantissimos na proteçao dos sistemas internos do veiculo em relaçao aos detritos da pista assim como a proteçao em casos de incendio realizando a proteçao do cockpit outro item importante que e desenvolvido por nossa area e o chamado atenuador de impacto que consiste em um dispositivo responsavel pela absorçao de energia em situaçoes de impacto frontal ao veiculo falaremos melhor sobre o chassi e o atenuador de impacto nessa oportunidade proposito do chassi dentro do universo formula sae podemos observar que os carros das equipes em sua maioria possuem o mesmo formato geral o mesmo jeitao isso nao ocorre por acaso ou por copia de projetos mas sim devido ao regulamento geral da competiçao que impoe dimensoes caracteristicas e comportamentos minimos e maximos para os sistemas com isso a diferenciaçao entre os carros na competiçao se da por variaçoes dentro destes limites mas por outro lado tambem pela criatividade e inovaçao para o chassi o regulamento da competiçao abre a possibilidade de fabrica lo com material metalico ou composito chamado de monocoque uma das funçoes do chassi de um veiculo formula sae e abrigar todos os demais subsistemas ou seja o projeto do chassi envolve adequaçoes ajustes e conversas com as outras areas para que a harmonia final seja alcançada e todos os subsistemas possam funcionar de acordo com os seus requisitos [gallery columns= 5 link= file ids= 85839 85840 85841 85842 85843 ] outro ponto importante de estudo no chassi e a questao da rigidez torcional este tema ja foi abordado aqui no flatout e faz mençao a uma propriedade da estrutura assim dizendo dada pela facilidade ou dificuldade em torcer em termos da relaçao com as areas a rigidez torcional e importante porque serve de base para o comportamento dinamico do veiculo devendo ser compativel com a rigidez do sistema de suspensao para que o veiculo nao perca desempenho em conjunto na pista devido aos carregamentos verticais o automovel e uma estrutura apoiada no solo por apenas quatro pontos bem ignore o morgan 3 wheeler por alguns instantes os pneus conectando os pneus a carroceria temos o conjunto de suspensao composto por diversos itens tais como mangas de eixo bandejas molas amortecedores buchas etc situaçoes de curva obstaculos lombadas buracos etc frenagens e aceleraçoes causam transferencias de peso que se convertem em forças verticais essas cargas sao captadas pelos pneus e rodas e transmitidas a carroceria a partir do sistema de transmissao pelos pontos de fixaçao cada componente absorve um pouco desta energia especialmente os mais flexiveis como os pneus buchas de suspensao molas e amortecedores para imaginar uma situaçao de pista simule uma curva para a esquerda em alta velocidade devido a inercia o peso e transferido para a direita e os pneus do lado direito recebem muito mais carga que os do lado esquerdo os vetores hipoteticos de forças se tornam desiguais e e essa diferença de torque aplicado na carroceria que causa a torçao se ha frenagem ou aceleraçao combinados na curva cada um dos quatro vetores ficaria com uma magnitude afinal frear e acelerar causam transferencias longitudinais de peso que se transformariam em diagonais nestas circunstancias para voce entender a torçao de forma facil pegue uma folha sulfite e cole nela quatro dedos seus com fita crepe um em cada vertice simulando os pontos de apoio da suspensao agora force o papel para cima com estes dedos fazendo multiplas combinaçoes apenas um em duplas cruzados so de um lado so de outro voce vai ver que a folha flerte em varios sentidos e logico que a carroceria nao dobra desta forma mas a força atua da mesma maneira ao definir inicialmente o material da estrutura busca se a geometria para os tubos de acordo com aqueles limites minimos e maximos do regulamento nao iremos tratar aqui das partes especificas do chassi mas basicamente dando uma explanada geral o chassi formula sae e composto por dois arcos principais chamados de front hoop e main hoop ligados a estes dois arcos estao os tubos laterais do side impact e na parte da frente os primeiros tubos sao denominados de front bulk head assim a geometria da estrutura e gerada com adequaçao de todos os outros sub sistemas chegando portanto a um desenho inicial que passara pela fase de analises simulaçoes e testes teoricos em software nesta etapa sao impostas as condiçoes que o chassi podera sofrer em situaçoes como impactos frontais traseiros capotamento flexoes e comportamentos de pista sendo que as premissas de segurança do piloto e integridade do veiculo devem ser colocadas em primeiro lugar sempre o chassi como sabemos o pais passa por uma situaçao economica pouco favoravel o que afetou claramente as universidades publicas por esse motivo nao dispomos de muita verba para o financiamento do projeto total e manufatura em nossa equipe utilizamos um chassi tubular metalico de aço sae 1020 por ser talvez o material mais barato dentro das imposiçoes de resistencia que buscamos os tubos utilizados no projeto foram disponibilizados por patrocinio pela empresa coferpol tubos de aço no mesmo periodo um membro da equipe realizava um projeto pessoal de construçao de um carro de corrida para si mesmo e fez uma pesquisa na internet sobre como fazer o encaixe dos tubos as famosas boquinhas tendo encontrado uma ferramenta que gerava o desenho do encaixe isso foi demais pois sim cliquem aqui para acessar essa ferramenta usamos isto como maneira principal de manufatura das boquinhas dos nossos tubos apos o desenho do encaixe o material era removido com o esmeril mesmo que a alternativa mais viavel seria utilizar a fresadora para remoçao o material esta gerava muito tempo de setup da angulaçao o que acumulava um tempo exorbitante no final assim essa foi uma alternativa barata facil e ate mesmo divertida pergunte aos membros da equipe sobre as boquinhas hahaha para manufatura dos tubos [gallery columns= 5 link= file ids= 85850 85851 85852 85853 85854 ] o atenuador de impacto localizado logo a frente do anteparo frontal o chamado atenuador de impacto deve ser deformavel e absorvedor de energia a fim de garantir segurança ao piloto e um dispositivo instalado a frente dos tubos do front bulk head com pelo menos 200mm de comprimento e orientado para frente a equipe deve apresentar dados de testes para validaçao do atenuador de impacto o ensaio pode ser feito com o chamado drop test em que literalmente um peso despenca em queda livre e deforma o dispositivo ou no formato chamado quase estatico com uma deformaçao progressiva e lenta do atenuador para o projeto considera se a massa do veiculo ~300kg em colisao com uma barreira solida de impacto devendo apresentar uma velocidade de impacto maior ou igual 7m/s resultando numa desaceleraçao de aproximadamente 20g’s essa desaceleraçao deve ter um pico de menor ou igual a 40g’s assim o dispositivo deve ser capaz de absorver uma quantidade maior que 7 350 j aproximadamente todo veiculo de qualquer categoria que obedeça a padroes de segurança e orgaos regulamentadores deve obrigatoriamente conter um atenuador de impacto que no caso de uma colisao absorvera parte da energia proveniente da batida no caso de um veiculo de passeio o atenuador de impacto esta dividido em varias partes como no caso dos para choques que exerce a funçao de evitar o amassamento da lataria em caso de alguma colisao mais leve ja para batidas mais fortes o air bag entra em açao protegendo o motorista e isso ai espero que tenham curtido a nossa area e nosso projeto sao muitos detalhes envolvidos que infelizmente nao cabem em apenas um post mas qualquer duvida comentario critica sugestao que tiverem fiquem a vontade para comentar ou entrar em contato com a nossa equipe as novidades continuam sendo atualizadas na nossa pagina do facebook https //www facebook com/fenixracing ate a proxima flatout d #vaifenix por carlos viana project cars #04
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