o porsche 911 turbo ja era um carro e tanto no inicio da decada de 1990 isto e ainda mais incrivel porque estamos falando daquela que era apenas a segunda geraçao do 911 a primeira como voce ja deve saber foi lançada em 1963 e a segunda so depois de 26 anos em 1989 e mantinha a receita basica alias a carroceria ainda aproveitava o teto as portas e as colunas daquela que fora lançada em 1963 e isto continuou ate 1999 quando a geraçao 996 foi lançada trazendo uma carroceria completamente nova e motores de arrefecimento liquido e um quarto de seculo depois a formula ainda mostrava que tinha muito a oferecer so precisava de alguns incrementos e o 911 turbo s leichtbau era a prova disso a versao turbo da nova geraçao do porsche 911 ja havia chegado atrasada e por uma razao triste o mundo estava em uma crise financeira e ao mesmo tempo em que precisava conter custos a fabricante de stuttgart ainda tinha de provar que o nine eleven estava melhor do que nunca [youtube id= k0cbttigh4a width= 620 height= 350 ] modelo de nicho o porsche 930 codigo do primeiro 911 turbo lançado em 1975 ficaria de inicio sem sucessor a porsche cortaria algumas versoes do catalogo e investiria na imagem de outras como o carrera 4 que tinha traçao integral um interior confortavel e um novissimo flat six naturalmente aspirado de 3 6 litros e 250 cv nao havia outra saida ainda nao existia um utilitario esportivo com o pedigree da porsche para garantir que o dinheiro entrasse no caixa da companhia e os 911 mais radicais pudessem sair do forno se hoje a porsche pode se dar ao luxo de investir em dezenas de versoes diferentes e ediçoes limitadas do seu esportivo mais tradicional e por causa do cayenne do panamera e mais recentemente do macan em 1989 diversificar tanto a linha seria inimaginavel e isto era plenamente justificavel na decada de 1970 o entao ceo da porsche ernst fuhrmann estava decidido a tirar o 911 de linha e colocar em seu lugar o porsche 928 grand tourer com motor v8 traseiro que era um grande carro mas tinha uma proposta diferente e como sabemos hoje nao resistiu a tradiçao e ao peso do 911 simplesmente por nao ter o mesmo carisma por alguma razao fuhrmann acreditava que o segredo para recuperar vendas nos eua era substituir o flat six traseiro arrefecido a ar pelo v8 dianteiro arrefecido a agua talvez pensando em algo mais proximo dos muscle cars de que os americanos tanto gostavam quem nao estava gostando muito disto era bem ninguem la dentro da porsche estava nem mesmo ferry porsche filho de ferdinand porsche e criador do porsche 356 ele havia acabado de se aposentar mas foi um dos que se manifestaram contra o fim do 911 entao no inicio da decada de 1980 fuhrmann foi demitido provavelmente para nao colocar em pratica seus planos de substituir o 911 e substituido por peter w schutz por indicaçao do proprio ferry schutz se declarava fa de carteirinha do 911 e sua primeira atitude como novo ceo foi cancelar o cancelamento do 911 seus anos a frente da porsche entre 1981 e 1986 foram de recuperaçao para a companhia sob seu comando a equipe de engenharia passou a concentrar todos seus esforços em melhorar o 911 resultando no carrera 3 2 ultima versao inedita do 911 classico antes do 964 lançada em 1984 tambem deu se inicio ao desenvolvimento do porsche 959 supercarro baseado no porsche 911 que foi uma verdadeira vitrine de novas tecnologias como sistema de arrefecimento composto liquido para os cabeçotes a ar para o bloco dois turbos carroceria de kevlar traçao integral e suspensao ajustavel lançado em 1986 foi ali que começou uma revoluçao dentro da companhia que passou a tratar a evoluçao tecnica do 911 como prioridade a recessao mundial foi uma pedra no meio do caminho pois nao havia dinheiro para executar planos muito ambiciosos foi por isto que o 911 turbo da geraçao 964 acabou chegando apenas no ano seguinte e com o mesmo motor do 930 claro o motor foi devidamente atualizado para entregar um novo padrao de desempenho ele ainda deslocava 3 3 litros mas agora era mais suave e menos suscetivel ao turbo lag o atraso na atuaçao dos turbocompressores que compromete o desempenho do motor em baixas rotaçoes alem disso ficou mais potente passando de 300 cv para 320 cv que vinham a 5 750 rpm e 45 9 mkgf de torque a 4 500 rpm era o bastante para chegar aos 100 km/h em 5 2 segundos com maxima de 270 km/h nao dissemos que era um carro e tanto o carro foi bem recebido e deu a porsche o tempo que precisava para desenvolver um novo motor turbo de 3 6 litros e 360 cv para a versao atualizada lançada em janeiro de 1993 mas antes disso havia um compromisso moral a cumprir a porsche sempre foi obcecada por reduzir o peso de seus carros e isto era especialmente evidente na decada de 1970 o porsche 917 monstro de 12 cilindros que deu a companhia a vitoria nas 24 horas de le mans de 1971 tinha manopla de cambio em madeira balsa chave de igniçao perfurada virabrequim de titanio e gaiola de proteçao de aluminio [youtube id= or l7e4keki width= 620 height= 350 ] o porsche 911 s de competiçao do piloto frances gerard larrouse pesava so 789 kg e tinha ate os abafadores aliviados o piloto pagou uma garrafa de champanhe para cada quilo extra removido do carro aos engenheiros de weissach que no fim ganharam onze garrafas o carrera rs de 1973 tinha chapas da carroceria e ate mesmo vidros mais finos para aliviar peso mas isto havia sido mais de 15 anos antes onde estava aquela porsche entao rolf sprenger chefe do departamento de encomendas especiais da porsche na epoca estava bem incomodado com esta questao e foi por isso que em janeiro de 1992 ele enviou um memorando a cupula da companhia para criar uma versao aliviada e mais potente do 911 turbo uma ediçao limitada feita para um publico especial que realmente prezava a experiencia pura de dirigir um 911 a ideia era honrar a relaçao historica da porsche com a leveza e por isso o nome do carro seria porsche 911 turbo rs leichtbau leichtbau pode ser traduzido como baixo peso ou simplesmente leve em portugues em maio sprenger recebeu de volta um memorando que autorizava o projeto porem batizado apenas como porsche 911 turbo s embora o sobrenome leichtbau tenha sido tao utilizado que adquiriu carater oficial o documento tambem estipulava que 80 unidades seriam fabricadas em nome da reduçao de peso a equipe de sprengler nao se conteve na dieta o carro nao tinha quase nenhum isolamento acustico nem recursos como vidros e travas eletricos bancos com regulagem de altura e ar condicionado nao havia banco traseiro e a carroceria trazia paineis de fibra de carbono e fibra de vidro as janelas tambem eram mais finas em cima o interior do 911 turbo embaixo o do turbo s percebeu a diferença o resultado um carro 180 kg mais leve que o 911 turbo comum pesando 1 290 kg em ordem de marcha era um comprometimento muito grande com o alivio de peso em um carro de rua exatamente o que sprenger queria no fim das contas a produçao so começou em julho de 1992 o que faz com que todos os 86 carros que foram produzidos sejam do ano modelo de 1993 agora se voce acha que os caras se limitaram a baixar o peso do carro e porque nao conhece a porsche evidentemente que os quilos a menos deram lugar a alguns cv a mais a meta era um ganho entre 30 cv e 50 cv mas os engenheiros conseguiram 61 cv extras elevando a potencia para 381 cv a 5 750 rpm e o torque para 51 8 mkgf a 5 000 rpm com isto o tempo de zero a 100 km/h baixou de 5 2 s para 4 7 s a força a mais foi obtida com comandos de valvulas mais agressivos dutos de admissao menos restritivos turbos maiores e com mais pressao e um reajuste nos sistemas de igniçao e injeçao [youtube id= en2rbw2wmwi width= 620 height= 350 ] para acompanhar o novo padrao de desempenho o 911 turbo s leichtbau teve a suspensao rebaixada em 40 mm e retrabalhada para ficar mais firme recebendo tambem amortecedores ajustaveis da bilstein os freios com discos de 322 mm na dianteira e 299 mm na traseira eram abrigado por rodas speedline de 18 com pneus dunlop sport 8000 de medidas 235/40 na dianteira e 265/35 na traseira o turbo s 964 foi o primeiro 911 a vir com rodas de 18 de serie ajudando na dirigibilidade um diferencial com bloqueio podia colocar ate 100% da força em uma das rodas traseiras de acordo com a necessidade com isto a porsche sabia que havia feito na pratica um carro de corrida para as ruas no manual do proprietario estava escrito que embora fosse feito para as ruas o turbo s leichtbau era completamente adequado para atividades esportivas [youtube id= zlbtge7kxt4 width= 620 height= 350 ] os donos sabiam disso e boa parte deles de fato correu com seus carros com isto e tambem por causa do baixo numero de exemplares fabricados e muito dificil encontrar um 911 turbo s leichtbau a venda ainda mais um exemplar impecavel como o das fotos abaixo que vai a leilao em amelia island na florida no proximo mes de março a gooding & co agencia por tras do evento estima que o valor de arremate fique entre us$ 1 2 milhao e us$ 1 6 milhao algo entre r$ 3 8 milhoes e r$ 5 milhoes em conversao direta
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